sexta-feira, 14 de junho de 2019

NENHUM DE NÓS E SUA TRISTE POESIA EM FORMA DE DENÚNCIA

"CAMILA, CAMILA", DA BANDA NENHUM DE NÓS, É UMA MÚSICA ATEMPORAL E COM UMA LETRA FORTE QUE POUCOS ENTENDEM

Esta, talvez seja uma das músicas mais intensas já produzidas no Brasil dos anos 80!
"Camila, Camila" é um clássico do rock nacional e que fez muito sucesso em 1987, com gravação original da banda gaúcha Nenhum de Nós.
O que poucas pessoas sabem, é que a música foi baseada num caso de violência doméstica que realmente aconteceu.

Os integrantes da banda tinham uma colega do colégio que era constantemente agredida pelo seu namorado violento.
Acompanhe o que o vocalista, Thedy Corrêa, disse sobre a música e seu real significado:


"Essa canção foi inspirada em fatos reais, envolvendo uma jovem que nós conhecíamos na época, em 1985. Era uma colega de escola bastante bonita com um namorado violento. Ficávamos intrigados com os motivos que levavam uma garota assim a se submeter e ser maltratada por um rapaz tão estúpido. Ouvimos algumas histórias de situações constrangedoras que ela sofreu e essa foi nossa “faísca criadora” para uma canção que falasse da violência contra a mulher. Por isso os “olhos insanos”, a “vergonha do espelho naquelas marcas”, além da tristeza e indignação na melodia. Hoje, ela vive super bem, tem uma linda família e está bem longe desse antigo namorado… Ainda bem!"

Thedy Corrêa (26 de julho de 1963)


Thedy Corrêa ainda disse mais em outras conversas:
"Acho importante num país como o Brasil fazer músicas desse tipo. Aqui é mais confortável fazer letras que estimulem o sexismo ou utilizem violência como ingrediente. Na real, acho que ninguém fala de abuso porque não vende. A questão está no que cada um acredita e quer.”

"Sentíamos na obrigação de dar nossa contribuição. Como a questão chegou até nós de forma natural, nos inspiramos a também cumprir esse papel de retomada de consciência que vinha caracterizando nossa geração."
ANOS 2010'S
E pensar que hoje os estupros coletivos acontecem no Brasil quase que regularmente, e ainda fazem funk ironizando as mulheres como "vadias"... E o pior: Por incrível que pareça, muitas destas mulheres ajudam a exaltar este tipo de música. Cadê a evolução?
Infelizmente, os brasileiros perderam o rumo mesmo. Isso é um retrocesso!

Depois reclamam (e me enviam indiretas) quando eu digo que música boa é música velha, rs.

Curtam esta obra-prima que o Nenhum de Nós fez em tom de denúncia, numa atitude longe de ser praticada atualmente, já que a moda agora é aplaudir quem canta temas invertidos:


Nenhum de Nós "Camila, Camila"
As cenas são do filme "O Silêncio de Melinda" com Kristen Stewart


E quem não gosta da minha opinião em relação às músicas atuais, é só deixar de me seguir, oras! Faça isso e vá curtir em paz às suas "flatulências sonoras de satanás" ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário