quinta-feira, 7 de setembro de 2023

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (A.I.) CHEGA NA EURODANCE

WILLIAM NARAINE (DOUBLE YOU) ELOGIA COVER CRIADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O MEGA-HIT DE HADDAWAY

William Naraine do Double You solta a "sua" voz no mundo da Inteligência Artificial 

E um dos assuntos mais comentados de 2023 tem sido a exposição do uso da Inteligência Artificial (I.A. ou A.I.), não concordam?

Tudo está sendo recriado, desde fotos, vídeos, textos e até mesmo alguns covers inesperados da música. Por exemplo, se você digitar no Youtube "I.A. Cover" irá encontrar várias músicas publicadas com vocais de artistas que não as gravaram oficialmente. Interessante essa opção, de ouvirmos um trabalho sob uma outra perspectiva, não?

Mas junto a esta grande novidade, chega também uma polêmica que está incomodando alguns artistas e tirando o sono das gravadoras, que é o descumprimento à lei que protege os direitos autorais e a dúvida sobre quais trabalhos podem ser considerados realmente originais ou não.

Para quem não está por dentro da temática, a A.I. consegue coletar inúmeras características vocais dos cantores e até gerar novas músicas com as tais vozes, então muito vem sendo discutido sobre os limites para o seu uso e de como garantir que nenhum artista será prejudicado nesse novo momento tecnológico.

Enquanto ainda não sabemos quais são estes limites e quem os define, recentemente a plataforma Spotify removeu 7% das músicas criadas pela A.I. a pedido da Universal Music. A Universal também solicitou que os principais serviços de streamings bloqueassem as A.I.s após viralizar uma música chamada “Heart on My Sleeve”, criada inteiramente por A.I. e utilizando as vozes dos cantores Drake e The Weeknd.

Covers com artistas já falecidos - como Michael Jackson e Freddie Mercury - também se tornaram virais, devido a grande procura pela emoção e prazer de ouvi-los novamente. Outro exemplo que deixou o público atraído foi o "retorno" da dupla Oasis em um novo disco. É lógico que os dois irmãos não voltaram a trabalhar juntos, mas a A.I. se encarregou de criar um álbum inteiro da banda inglesa Breezer, “AIsis: The Lost Tapes”, que reproduz o som do Oasis tão perfeitamente que já foi ouvido por mais de 40 mil vezes no YouTube em sua semana de estreia. Com a alta procura e curiosidade do público para ouvir o "Oasis", chegou também a polêmica sobre as vozes imitadoras.

No entanto, enquanto há uma desconfiança e grandes dúvidas sobre o futuro da música por parte da indústria e dos artistas, William Naraine - o cantor do Double You, parece que gostou e ficou animado com um interessante A.I. Cover que fizeram para o clássico "What Is Love" de Haddaway....  e que traz a sua voz!

A música de Haddaway - que recentemente completou 30 anos de aniversário - foi recriada pelo produtor brasileiro Anderson Luis Souza, trazendo um vocal bem próximo da voz real de William Naraine... 


Clique na imagem para uma melhor visualização

Mr. Naraine teve acesso a essa versão de "What Is Love" e postou em seu instagram: "Eu recebi o link de um 'cover' via inteligência artificial de uma das músicas mais incríveis da Dance music mundial e que também foi um sucesso estrondoso no Brasil."

Anderson, que tem o nome artístico de Sunset, respondeu na postagem: "Fui eu que fiz isso, que bom que gostou", e William o parabenizou em seguida: "ahhhhh que legal!!! Parabéns! Ficou muito incrível."


Ouça essa curiosa I.A. Cover envolvendo estes dois grandes mestres da Eurodance:

Double You - "What Is Love" (A.I Cover)

Procurado pelo Blog, Anderson disse que clonou também as vozes das cantoras Annerley Gordon e Jenny B.

 "-No caso de Annerley foi difícil pois ela usa bastante backing vocals". 

Ele ainda contou ao Blog que criou duas músicas novas da dupla Pet Shop Boys, onde intensificou: "eles não sabem disso".


Anderson 'Sunset' surpreendeu positivamente o cantor da banda Double You


Anderson 'Sunset', que é produtor musical há 20 anos, continuou:

"-Produzi Trance por 18 anos, mas hoje eu faço mais Eurodance... Sou mais produtor fantasma... Fico fazendo música para outros artistas... Estou produzindo agora a nova música de Just Luis."

E aí? O que vocês acharam de "What Is Love" na voz de William Naraine? Perceberam muitas divergências ou a voz "engana" como se fosse a original?


Para ouvir outros covers, como Annerley Gordon cantando J.K., acesse o canal de Anderson no Youtube:

A.I. Cover Azzalto

Soundcloud:

 Active Sunset




8 comentários:

  1. Eu queria muito ver músicas antigas sendo remasterizadas por IA através de amostras de voz. Pense em poder refazer o arranjo com a tecnologia atual e colocar a IA pra cantar como o artista? Nossa, que sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathan, eu acho que dá para usar a IA de maneira bem positiva na Dance Music, mas... eu acho que os vocais não soam tão emocionados quanto os vocais reais... Sinto uma perquena artificialidade, mesmo quando bem próximos da voz real / natural. Mas para quem curte as eletrônicas com bastante autotune e efeitos, não fará muita diferença e poderá ficar realmente com um resultado bem satisfatório! Eu gostei muito do cover de Double You para "What Is Love", assim como também curti o cover na voz de Evi Goffin do Lasgo para "Castles In The Sky", mas em alguns momentos dessas versões eu senti um pequeno "bloqueio" indicando a ausência de emoção e empolgação no tom "cantado" ... Mas repito: Gostei do resultado!

      Excluir
  2. Quero ver fazer com a voz do Scatman! Hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha... Não vão conseguir entonar aquela mesma emoção do vocalista, que era tão evidente em suas músicas. Nesses casos envolvendo a IA, a voz soa bem mecânica em alguns trechos "cantados", ainda mais quando trata-se de Scatman John, que destrinchava as suas frustrações em versos cantados.

      Excluir
  3. Um sonho é ver todos os clips de eurodance sendo remasterizados em 4K e ver a I.A criar clipes de músicas que não tem clipes oficiais, por exemplo a música Got no love do Double You.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tirando as características originais dos artistas e não alterando o conteúdo do material de época, acho que será uma boa... Só espero que não mudem muito, tipo retocar faces, tirar "defeitos", realizar correções corporais dos artistas... aí é broxante...

      Excluir
  4. Eu penso que a IA vai nos permitir descubrir a no limite da arte , porque mesmo se é um algoritmo , foi creado por humanos , a arte et a tecnologia van da mão , e foi grasa a Chat GPT que estou lendo o contenido desse foro 🤩🤩🤩

    ResponderExcluir