sexta-feira, 21 de abril de 2023

EURODANCE: CRYSTAL B. - "I DON'T WANNA BE" (1994)

Depois de escrever linhas quilométricas sobre a minha aventura em Curitiba-PR (no show de Annerley Gordon), resolvi dar uma pausa nos textões e poupar os leitores com algum conteúdo mais prático e rápido, hahaha.


 CRYSTAL B - "I DON'T WANNA B" (1994) É MAIS UM EURODANCE SENSACIONAL LANÇADO PELA DWA

Hoje vamos falar rapidamente sobre uma deliciosa faixa da Eurodance intulada de "I Don't Wanna Be", do projeto italiano Crystal B. Conhecem??


CRYSTAL B - "I DON'T WANNA BE" (1994)
"Você não ouve as minhas orações!!!"


Acho que alguns leitores devem conhecê-la, pois aqui no Brasil saiu pela Spotlight Records, podendo ser encontrada na excelente compilação "Summer Dance". 

Aliás, este CD foi lançado em 1994 e nos trouxe outros híts fenomenais que você deve conhecer, como Ice MC - "It's A Rainy Day", Playahitty - "The Summer Is Magic", Fourteen 14 - "Don't Leave Me", Double You - "She's Beautiful", Gottsha - "You Can Do Magic", DJ Bobo - "Everybody", DUE - "Under The Same Sun", entre outros.

Sinceramente eu indico essa coletânea à todos os fãs do gênero, pois, além de conter grandes hinos da época, ainda os apresenta em suas versões estendidas. Um outro detalhe interessante, é que a música "Under The Same Sun" do DUE aqui não é cantada pela conhecida voz da Alexia (Alessia Aquilani). Trata-se de uma outra intérprete, além da versão ostentar alguns versos comandados por um rapper... Contudo, a produção continua sendo da DWA e a vocalista não nos decepciona.

Outra curiosidade a cerca dessa coletânea, é que temos duas faixas na voz da cantora Gottsha... Sim meus amigos, além da já citada "You Can Do Magic", você poderá ouvir a música "Mania de Você" - uma regravação pop-dance do clássico de Rita Lee - na voz de Sandra Maria "Gottsha", que saiu apenas com o seu primeiro nome: Sandra.


CRYSTAL B. 

"Eu não quero ser algo para você fazer..."

O projeto Crystal B. é mais uma produção do selo italiano DWA, que como vocês já sabem, é uma marca lendária de Eurodance fundada por Roberto Zanetti (conhecido também como Savage e dono de sucessos como "Don't Cry Tonight" e "Don't You Want Me"). 

Uma outra característica marcante da DWA, é que a empresa é muito lembrada pelos fãs da Dance Music por ter lançado Alexia, Double You, Netzwerk, Ice MCCorona e vários outros artistas ao estrelato...

Os produtores do Crystal B?? Eles foram Francesco Alberti, Massimo Gianfranceschi, Sabrina Marchetti e Pasquale Scarfi, que infelizmente só trabalharam nesse único single para o referido projeto. Dá para acreditar? Eu fico imaginando aqui, como seria legal se tivessemos mais músicas do Crystal B...


Francesco Alberti
Crédito da foto: Facebook de Renzo Cantarelli

Francesco Alberti (que compôs alguns sucessos de Po.Lo., Alexia, Double You, Tracy Ann, Blizzard...) foi também o Engenheiro de Som nas gravações de Crystal B., além de ter colaborado como um dos produtores, como citado acima.

Os créditos da composição também trazem os mesmos nomes: Francesco Alberti, Massimo Gianfranceschi, Pasquale Scarfi Sabrina Marchetti.


"EU NÃO QUERO CAIR EM SEUS BRAÇOS NOVAMENTE..."

"I Don't Wanna Be" infelizmente não é tão conhecida do grande público, pois saiu em pouquíssimas coletâneas ao redor do mundo (aqui no Brasil, parece que só saiu no disco "Summer Dance"), mas é um grande single, super viciante, com um estupendo vocal, uma vibe lá pra cima, melodia envolvente até o talo, e possui aquela produção magnífica com o carimbo da DWA/ Extravaganza Publishing Srl.

Sobre o nome do projeto, "Crystal B" é uma referência ao Kristal Studio, onde o single foi gravado e mixado em 1994. Nesse mesmo estúdio também foram gravadas diversas produções de esplêndidos projetos, como Blizzard (X-Energy), Corona (DWA), Netzwerk (DWA), entre outros.  

A música foi tocada nos clubs brasileiros em meados de 1994, assim como também apareceu em listas dos singles mais vendidos de algumas lojas:


JULHO DE 1994
Crystal B apareceu nos charts de alguns clubs paulistas, como Arena e Broadway, sempre divindo o espaço com músicas mais radicais, embora também era bem disputada pelos DJs das "dance" mais comerciais. Já a loja Flash (do Rio de Janeiro) listou o single como o 2º mais vendido do mês de julho de 1994.

Quanto à sua vocalista, demorei alguns meses para descobrir a sua real identidade, mas finalmente consegui localizá-la, e trazer também aos leitores a sua devida e necessária materialidade.

Uma observação importante, é que consta o nome dela no time de produtores / compositores, então isso facilitou muito o meu trabalho, embora não há nenhum crédito à ela como "vocalista", nem no CD-single, nem no Vinil.

O nome dela está anunciado ali em cima como uma das produtoras e compositoras do single: SABRINA MARCHETTI


A voz do Crystal B - "I Don't Wanna Be"


SABRINA MARCHETTI, A VOCALISTA TAMBÉM COLABOROU NA COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO DO SINGLE

Aliás, sempre quando quiserem descobrir o nome de algum vocalista, primeiro deem uma olhada nesses créditos, pois em muitas vezes o nome dele/dela está informado ali, junto aos compositores. Mas também tenham muito cuidado ao fazer essa checagem, porque às vezes o compositor não gravou a música, ele apenas a compôs e colocaram um outro artista para gravar, vide o caso de Taleesa - que escreveu "Ride On Meteorite" para o Antares (Clara Moroni gravou), e Annerley Gordon - que escreveu "Melody" para o Black Rose (Rossella Graziani gravou). Enfim, a Dance Music é isso aí, uma verdadeira balbúrdia, mas acho que é por isso também que a amamos!! hahaha

"Tá, Rikardo, mas como você tem certeza que ela é a cantora?"

Por que procurei por ela, então depois de "vasculhar" por dezenas de perfis de pessoas com o mesmo nome, finalmente encontrei-a e fiz aquela pergunta clássica e indispensável: "É VOCÊ, A VOCALISTA??"


Sabrina Marchetti confirmou, com exclusividade ao Blog, ser a vocalista de "I Don't Wanna Be" (Crystal B)


Sabrina Marchetti confirmou que sim, que é a vocalista do Crystal B, além de citar que gravou outras músicas com a sua voz, e de ter escrito letras para outros artistas (assim como fez Annerley, Taleesa, Regina, Nathalie Aarts nos anos 90). É por isso que ressalto que, temos que ter muita atenção em averiguar se a composição é de fato da mesma pessoa que está cantando. Aqui, simplesmente tivemos sorte; uma coincidência de ser a mesma vocalista que escreveu a letra.


A VOZ

Uma voz que arrepia!

Sabrina Marchetti tem uma voz forte, contagiante, enfática e que causa arrepios e afinidades no ouvinte. Ela nasceu em Viareggio, Toscana, Itália, e apesar de ser uma excelente artista (produtora, compositora e cantora), se formou em Turismo em 1989. Ela ainda é fã da banda Queen e se apresenta em bares, bistrôs e cafés, além de trabalhar nos bastidores dos estúdios. 

Para gravar o projeto Crystal B, Sabrina Marchetti recebeu o convite de Francesco Alberti, mas já gravou também para outros estúdios e produtores.

Percebi também que Sabrina é super discreta, e creio que tive muita sorte em conseguir alguma resposta (a cantora pouco atualiza as redes sociais). Outro ponto que nos deixa "perdidos", é que não se encontra nada sobre a pessoa e nem sobre a artista pelos sites.

Por exemplo, se você fizer uma busca com o seu nome "Sabrina Marchetti", aparecerá diversas matérias e links sobre uma outra italiana que possui essa mesma identidade... Mas, essa senhora (com cabelos tingidos de vermelho) que os sites de busca lhe trarão, não tem relação alguma com a verdadeira vocalista do Crystal B... A indivídua em questão ganhou fama ao falar sobre a síndrome de Tourette, se tornando atualmente numa web-star italiana.


Sabrina Marchetti - Ela é mais uma Diva da Italodance

Infelizmente também não existe nenhum video-clipe para Crystal B - "I Don't Wanna Be", distanciando ainda mais essa música do grande público. 

Mas, há uma chance de ver essa talentosa morena em ação, e eu lhes digo como. Sabrina Marchetti pode ser vista pelos curiosos de plantão (assim como eu, hahaha) num outro trabalho visual... Olha ela aqui nesse video do projeto Heart Of Space:


Heart of Space - "Lose Your Love"
Video Official

Sabrina Marchetti gravou com a sua voz para o projeto Heart Of Space  – na música  "Lose Your Love" (2009). Esse projeto é de Alessandro "Alex" Barattini, um músico que já participou de uma turnê como tecladista para o Netzwerk (outro projeto da DWA), em 2004, na Espanha. 

Por consequência desse trabalho com o Netzwerk, Barattini fez uma parceria com o selo Smilax Records, que é uma propriedade de Alberto Margheriti (produtor que já trabalhou na DUE Records, com Nell, Black 4 White...), nascendo então a música "Lose Your Love" (2009), com Sabrina Marchetti nos vocais.

A parceria entre Alex Barattini, Andrea Margheriti e Sabrina Marchetti continuou em outras faixas, como "Free To Love" (2010), onde a vocalista foi creditada como "Sabry", assim como lançou músicas de house music sob o nome de Solange (como "The Way I am"), e também compondo alguns singles de eletro.


SABRINA MARCHETTI
FOTO DE 2017
Crédito da foto: Facebook de Sabrina Marchetti

Infelizmente Sabrina Marchetti não ficou tão conhecida como Double You, Alexia e Corona, mas a sua pérola "I Don't Wanna Be" para o projeto Crystal B continua empolgante, envolvente e merece ser redescoberta pelos fãs mais fiéis da Eurodance. 

Ouça, e tente ficar parado.


AGRADECIMENTOS:

À Sabrina Marchetti.


8 comentários:

  1. Cada vez que entro aqui me surpreendo com uma matéria sempre interessante! Obrigado mais uma vez e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, grande Alexander!! Essa música é épica demais e me leva de volta ao ano de 1994! Abração!

      Excluir
  2. Parabens por mais essa descoberta incrivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ;) Eu deduzi que fosse o nome dela, mas o mais difícil foi encontrar suas fotos e falar com a pessoa certa. Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pela pesquisa e obrigado pela matéria incrível.

    ResponderExcluir