Todo mundo conhece um pouco da história do grupo Milli Vanilli, famoso por ser uma das maiores farsas da música mundial.
Depois de 31 anos que o grupo ganhou o Grammy de "Melhor Artista Revelação" (tendo que devolvê-lo após a descoberta de fraude), um de seus verdadeiros vocalistas, John Davis, infelizmente veio a falecer nessa noite (24/05/2021).
Sua filha, Jasmin, informou o triste ocorrido através de uma postagem no facebook do cantor:
"Aqui é a Jasmin, filha de John. Infelizmente meu pai faleceu nesta noite por causa do coronavírus. Ele fez muita gente feliz com seu sorriso, espírito alegre, amor e principalmente através de sua música. Ele deu tanto para o mundo! Por favor, dê a ele a última salva de palmas. Sentiremos muita falta dele ♥ ️ ♥ ️"
Johnny Davis Lewis foi um grande vocalista, além de compositor e baixista. Nascido nos Estados Unidos, na Carolina do Sul, ele se destacou musicalmente na Alemanha quando começou a cantar por trás do Milli Vanilli. Antes ainda, ele chegou a gravar vários discos sob diferentes nomes e em muitos grupos.
John Davis também tocou e cantou com diversas estrelas do showbusiness, como Luther Vandross, Babyface (produtor de Toni Braxton), Eric Burdon, Robin Beck, Uwe Ochsenknecht, Marianne Rosenberg, Sasha e muitos outros.
RELEMBRE A HISTÓRIA DO MILLI VANILLI - A MAIOR FARSA DA MÚSICA
A ideia de colocar modelos para dublar as músicas cantadas por John Davis, Charles Shaw e Brad Howell (os verdadeiros artistas do Milli Vanilli) partiu do próprio produtor Frank Farian, que gostou do visual da dupla Robert Pilatus e Fabrice Morvan, transformando-os em componentes visuais do polêmico grupo de pop-dance.
Mas.. se eles cantavam alguma coisa?? Não cantavam uma nota sequer! Eram como Sannie Carlson do Whigfield, ou Olga de Souza do Corona, que vieram anos depois com esse mesmo propósito: fingir aos fãs e decorar palcos e capas de CDs.
O MAIOR CULPADO É FRANK FARIAN
O controverso produtor Frank Farian já havia feito sucesso com um outro grupo dançante nos anos 70: Boney M. Ele era experiente nessa prática de "enganar" o público com falsos cantores, e o próprio Boney M era interpretado por artistas nos estúdios, porém, nos palcos eram os modelos performáticos que faziam o show acontecer.
Boney M lucrou com 100 milhões de discos vendidos, graças a boa qualidade das músicas e também pelo físico e gingado dos membros decorativos, os “cantores” que o público tanto se simpatizou.
Devido à este grande sucesso de Boney M, Frank Farian continuou apostando nessa prática, nascendo então, anos depois, o Milli Vanilli (embora ele tenha produzido, ao longo de sua carreira, gente também talentosa, como La Bouche, No Mercy, Jayne Collins...)
"GIRL YOU KNOW IT'S TRUE" FOI O PRIMEIRO SUCESSO MUNDIAL DO MILLI VANILLI
Os performáticos Fab Morvan e Rob Pilatus já eram conhecidos nos clubs em Munique, por seu estilo chamativo e por seguirem a tendência fashion da época, além de serem dançarinos oficiais da cantora Sabrina (simbolo sexual da Italo Disco dos anos 80).
Então Frank Farian viu uma dessas apresentações e se interessou pela dupla. O produtor pediu à eles que fizessem algumas performances em discotecas com a finalidade de apresentar ao público a sua mais recente produção...
A música? "Girl You Know It’s True"!!
Sim, um hino até hoje, e que já estava pronta e gravada, apenas esperando por alguém com uma boa imagem para representá-la:
A dupla de modelos passou o ano de 1988 promovendo a canção em discotecas e casas de shows, até levá-la ao topo dos charts de 14 países, além de atingir o #1 na Alemanha, Áustria e Espanha.
Frank Farian, o idealizador da farsa, ganhou milhões com o Milli Vanilli, e a canção "Girl You Know It’s True" foi lançada nos Estados Unidos em janeiro de 1989, tendo um grande sucesso comercial. Pronto, não tinha mais como voltar atrás e desmentir, pois todos já estavam encantados com os talentos vocais e com as performances da dupla.
Mesmo com algumas desconfianças vindo à tona (devido ao sotaque da dupla, além de nunca cantarem ao vivo), os novos singles foram sendo lançados, como "Baby Don’t Forget My Number", "Girl I’m Gonna Miss You" e "Blame It On The Rain".
Eram poucas as pessoas que estavam se atentando à essas pequenas divergências...a maioria estava embalada no sucesso e no visual da dupla, que conseguia convencer a grande massa.
E é aí que eles foram impulsionados a iniciar uma turnê americana, onde ocorreu o grande e fatal erro...
MILLI VANILLI: DA ASCENSÃO À QUEDA
Enquanto a dupla performava a gravação de "Girl You Know It’s True", o CD enroscou e começou a tocar repetidamente apenas o trecho “Girl, you know it’s”. Desesperado e sem saber o que fazer, Rob deixou o palco correndo, diante de um público de 80.000 pessoas, numa ironia perfeita: o CD enroscou justamente antes da palavra “true” (verdade):
Depois dessa "tragédia", Charles Shaw (um dos artistas reais do Milli Vanilli) começou a espalhar entre os jornalistas que ele era o rapper original de "Girl You Know It’s True", com isso, depois desse playback desastroso, ainda tiveram que enfrentar essas acusações de Charles Shaw... Iniciava então, o pesadelo na vida dos modelos do Milli Vanilli.
Logo depois de pagar 140.000 euros para esse rapper manter a boca fechada, Farian deu uma entrevista coletiva e resolveu contar toda a verdade, que Pilatus e Morvan eram somente os modelos que dublavam no Milli Vanilli, e que os cantores reais não apareciam.
Frank Farian ainda tentou justificar (de maneira desleal e incoerente), dizendo que Madonna, Janet Jackson, Village People, entre outros popstars também faziam playback e que isso era normal, mas todos esses artistas citados usavam de suas vozes nos estúdios...podiam fazer playback nos shows sim, com a finalidade de entregar coreografias impecáveis à plateia, mas estes artistas cantavam de verdade em seus discos, ao contrário de Pilatus e Morvan.
A verdade é que Frank Farian tentou ser fraudulento até em suas justificativas! Apresentou um argumento de má fé, duvidoso, e acusando até mesmo outros artistas, que nada tinham a ver com aquele escândalo que ele próprio criou.
Outro fato que chamou a atenção na época, é que muitos fãs processaram o Milli Vanilli nos tribunais, exigindo a devolução de seu dinheiro gasto com discos, ingressos de shows e produtos de merchandising (e aqui no Brasil vemos fãs de modelos ameaçando de processar cidadãos honestos, rsrs literamente, o famoso "poste mijando no cachorro", rs).
Pilatus e Morvan ficaram com a eterna fama de mentirosos e enganadores, mas havia todo um esquema por de trás envolvendo muitas pessoas, não somente a dupla. Os dois afirmavam que, além de Frank Farian, todos da gravadora Arista sabiam da mentira, incluindo o seu presidente, Clive Davis.
Depois de tanto vexame e de carregarem toda a culpa sozinhos, a dupla de dançarinos tentou voltar à música, e desta vez cantando de verdade sob o nome artístico de Rob e Fab. O disco foi lançado em 1993, mas foi um grande fracasso, vendendo apenas 2.000 cópias. Afinal, quem iria acreditar neles depois de tudo? (aqui no Brasil sim, existem fãs de modelos, mas lá fora o pessoal é mais exigente...).
Já o produtor Frank Farian, ele também quis continuar lucrando e trouxe ao público The Real Milli Vanilli, com os vocalistas originais (Brad Howell e John Davis) mas que também foram super rejeitados pelo público.
É aquela velha história de "Pedro E O Lobo"... justo quando as pessoas se cansam de acreditar nas mentiras de Pedrinho, o Lobo resolve aparecer de verdade... E aí? Como Pedrinho faz para convencer as pessoas, que agora ele está dizendo a verdade??
E no caso de Frank Farian? Será que ele ainda continuava com algumas mentiras? Surpreendentemente sim... Acontece que as capas dos discos do "Real Milli Vanilli", e até no relançamento do 1º álbum, informavam que a backing vocal das músicas era Gina Mohammed, mas essa garota não cantou uma nota sequer nestas gravações.
"Frank Farian havia contratado Gina Mohammed para substituir Linda Rocco e Jodie Rocco, pela etnia. Frank queria fazer um grupo inteiro de negros apenas. Porém, o segundo álbum já estava pronto quando Gina se juntou ao projeto. Tudo o que ela fez foi dublar as vozes da Linda e Jodie, ou cantar sobre as vozes delas e receber os créditos por algo que ela nunca fez parte. Não sabemos porque creditaram ela no CD, sendo que no primeiro lançamento do álbum (em 1988) o nome dela não aparece nos créditos dos vocais, no entanto o nome de Linda e Jodie estão presentes. Gina nem era parte do grupo quando o primeiro álbum foi gravado e ela ainda recebeu créditos como uma das vocalistas...isso é ridículo".
Informou o fã, Miguel Santos.
Devemos ressaltar que Gina Mohammed é cantora realmente, não só uma modelo como Pilatus, Fab, Olga de Souza, Sannie e tantos outros que não gravavam nada na Euro-pop. Gina é uma boa artista, gravou alguns singles famosos e que são bem conhecidos pelos fãs de eurodance... O problema é ela mentir sobre isso até os dias atuais e confirmar que gravou no Milli Vanilli, sendo que não é verdade (provavelmente faz isso para pegar carona e visibilidade no meio dessa polêmica, que é uma verdadeira vitrine para ela). Você pode ouvir a voz real de Gina Mohammed no projeto de eurodance Loft, por exemplo.
No Milli Vanilli, Gina Mohammed não gravou nenhuma música embora tenha sido creditada por ser "a negra do grupo". A cantora também gravou em sua carreira solo, procure e ouça: Gina Mohammed - "Love Is All I See".
LINDA ROCCO SOBRE JOHN DAVIS
Linda Rocco, que também fez inúmeros trabalhos musicais (e até foi vocalista do Masterboy entre 1996/1998), escreveu em seu facebook um triste pesar sobre o falecimento de John Davis:
"Hoje acordei com a triste notícia de que meu amigo e colega Johnny Davis havia morrido. Estou chocada e profundamente triste com esta notícia. Minhas sinceras condolências para a sua filha Jasmin e toda a família. Conheci Johnny muito antes de fazermos Milli Vanilli juntos. Sempre achei que ele era o cara mais legal. A última vez que o vi foi quando fomos entrevistados por Oprah Winfrey, sobre nossos papéis no Milli Vanilli, há alguns anos. Ele deixou a sua marca na história da música "Girl I´m Gonna Miss You" que fizemos juntos com a minha irmã gêmea Jodie. Descanse em paz Johnny." - Linda Rocco
O DESTINO DOS MODELOS
Sobre os modelos do grupo, depois de tantas decepções e de carreiras arruinadas, uma fatalidade acontecia com um dos personagens centrais desta instigante história.
Pilatus morreu em abril de 1998, aos seus 32 anos de idade, num hotel de Frankfurt por uma overdose de tranquilizantes misturados com álcool. Aparentemente Pilatus não soube lidar com o fracasso e com o desprezo que recebeu após o escândalo se tornar público... Deve ter sido doloroso e traumatizante para ele, sair do mundo do glamour e da fama para se tornar numa das maiores piadas mundiais. Ele, inclusive, já havia se autoproclamado à revista Time como mais talentoso que os astros Bob Dylan, Mick Jagger e Elvis Presley. Então, imaginem a cobrança e a vergonha em cima do modelo depois que toda a verdade veio à tona...
Já Fab Morvan se aprimorou no canto e atualmente canta muito bem, além de atuar também como DJ. Ele ainda fez shows (ao vivo) em parceria com John Davis, com o nome de "Face Meets Voice: A True Milli Vanilli Experience" ("O Rosto se encontra com a Voz: uma autêntica experiência Milli Vanilli").
Morvan soube conduzir muito bem a sua carreira - apesar das dificuldades- , usando de toda essa fama negativa como aprendizado. Ele até deu palestras motivacionais para as pessoas "não desistirem, apesar de seus problemas".
Confiram o belo espetáculo "Face Meets Voice: A True Milli Vanilli Experience" (realizado em janeiro de 2020), com a dupla John Davis e Fab Morvan:
É uma perda! O cara (verdadeiro vocalista) era talentoso. Quem foi sucesso nos anos 80 aos poucos vai nos deixando.
ResponderExcluirSim, e o pior é que ele não teve muito reconhecimento... Até mesmo quando ele faleceu, levou 3 dias para os os outros sites anunciarem. 3 Dias!! Antes de publicar aqui eu quis checar outros sites, para ver se tinha alguma nota...e nada!! Só depois de 3 dias um turbilhão de sites passou a informar. Triste isso, pq o cara tinha talento, mas não o reconhecimento.
Excluir