domingo, 20 de maio de 2018

SOFT CELL - "TAINTED LOVE" (1981)

SOFT CELL: MUITAS PESSOAS DANÇARAM "TAINTED LOVE" NOS BARES ENFUMAÇADOS DA DÉCADA DE 80


Soft Cell é um duo conhecido por diversas características, mas nos anos 80 foram muito criticados pelos mais conservadores pois suas letras eram muito polêmicas, sempre envolvendo sexo, perversão, aventuras sexuais proibidas, entre outros.
A dupla é formada por Marc Almond e Dave Ball, e sempre tiveram uma tendência artística ao teatro e artes visuais, ficando bem explícito isso nas capas dos seus discos. 
Quanto ao hit "Tainted Love", é sem dúvidas uma das minhas músicas favoritas dos anos 80. A canção foi lançada em 1981 e ficou incríveis 43 semanas nas paradas americanas, entrando inclusive para o Guinness Book.

 "Tainted Love" é uma grande música pop, sendo gravada originalmente em 1964 pela cantora Gloria Jones. Já a versão do Soft Cell veio numa época de muita irreverência/ ousadia, onde eles demonstravam muita devoção à perversão, aos neons de sex-shops e à extravagância dos cabarets em seus discos e video-clipes. 
Imagine um grupo que compusesse um punhado de canções sobre a rua Augusta, cantando sobre os seus personagens, dramas, boates, inferninhos... 
Até o Renato Russo os plagiou: "Tire suas mão de mim, pois não pertenço a você", é verso de "Tainted Love". 




PIONEIROS NA ARTE DO 
TECNOPOP

Além da forte relação que eles tem com o sucesso "Tainted Love", o Soft Cell é fortemente reconhecido também por ser um dos pioneiros a misturarem o pop com a dance music, numa época em que poucos artistas se arriscavam com os elementos da música eletrônica. Eles são lembrados também por poderem figurar facilmente entre as bandas góticas dos anos 80 e pela sua sonoridade extremamente semelhante às muitas bandas daquele rico e vasto período. 
A dupla foi uma das inúmeras sensações pop efêmeras dos anos 80. Depois se tornou uma banda cult. O álbum "Non Stop Erotic Cabaret" (disponível abaixo para download) é uma espécie de álbum conceitual. 
Soft Cell é tão bom que basta tocar em uma pista que todos vão dançar, além disso, a música do anos 80 marcou época com grandes bandas, como The Smiths, The Police, Duran Duran, New Order, Echo and The Bunnymen, Joy Division e o próprio Soft Cell (só para citar alguns). Eles são mais um dos bons frutos desta época.

No recente dia 21/08/2018, eles voltaram com uma música nova: "Northern Lights". Trata-se de uma única novidade que estará presente numa coletânea de hits da banda, marcada para lançamento em 28 de setembro.



O clássico e controverso álbum 
"Non-Stop Erotic Cabaret"(versão japonesa)


Marc Almond - Vocais
David Ball - Instrumentais, Elementos eletrômicos
Mike Thorne - Produção
Já os backing vocals são de Vicious Pink Phenomena



Ouça o hit de 1981:
SOFT CELL - TAINTED LOVE 
"Eu já corri para você. Agora eu corro de você".


 Zeca Camargo, jornalista da TV Globo, defini a música como "irresistível" e "sensacional":

"Se você quiser sucesso no pop, o jeito é pegar alguma canção que deu muito certo no passado (às vezes nem tão longínquo assim) e… regravar! Às vezes o resultado fica tão bom que as pessoas até pensam que é original. Talvez o melhor exemplo de todos os tempos seja “Tainted love”, do Soft Cell. Que na verdade, é uma música gravada originalmente por Gloria Jones, em 1964, brilhantemente renascida pelas mãos do dueto composto por Marc Almond e Dave Ball, quase 20 anos depois. Você sabe que música é essa… Aposto que você até já dançou “Tainted love” – especialmente se você já foi a uma festa em que eu toquei como DJ (eu sempre toco essa música!). É irresistível. Pois que conste nos anais que essa é uma reinterpretação – e, diga-se, sensacional!"
 - Zeca Camargo
Fonte: http://g1.globo.com/platb/zecacamargo/2010/11/


Além de "Tainted Love", existem outras músicas maravilhosas da dupla, como "Torch", "Memorabilia" e "Sex Dwarf", mas "Tainted Love" foi a música de maior sucesso deles e teve inúmeras regravações, versões, remixes, homenagens... 
A barbadiana Rihanna utilizou muito bem dos samples deste hit para a sua canção "S.O.S" (2005), sendo o primeiro grande sucesso dela na HOT 100 da Billboard. Outras homenagens ao sucesso "Tainted Love" perduram até os dias atuais, como a sua merecida e recente inclusão no premiadíssimo filme "La la Land (2016)". 

Música boa é assim mesmo! É versátil e passeia por diversas camadas que a arte pode nos oferecer, sem medo de ser feliz ou do que os outros irão pensar. 


O Soft Cell é pop, é eletrônico, é dark, é new wave, é muito mais que isso...
É um símbolo da cultura pop que permanece vivo e faz história até os dias mais atuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário