segunda-feira, 7 de maio de 2018

10 ANOS DE "JUST DANCE" - O GLOBO ESPELHADO DE LADY GAGA

"JUST DANCE", O 1º GRANDE SUCESSO DE LADY GAGA COMPLETA 10 ANOS!

dançar [verbo]
rebolar, balançar as pernas, rodar, circular

Lady Gaga: Fechando os anos 2000 com chave de ouro

No decorrer da história da música pop, muitos foram os artistas que conseguiram a façanha de nos colocar para balançar os nossos esqueletos. Uma das qualidades que mais deve ser admirada num artista, na minha humilde opinião, é essa: a magia que ele tem sobre nós, fazendo com que paremos um minuto de pensar em nossas preocupações e nos induzindo a dançar, a nos divertir, como se não houvesse um amanhã. E se houver, que nos estimule a pensar que é domingo!

Muitas gerações já "enceraram a pista" em alguma discoteca, danceteria, casa noturna, boate… com algum clássico animado dos Bee Gees, Cher, Olivia-Newton, ABBA, Vilage People, Madonna, Michael Jackson, Cyndi Lauper, Corona, Doublu You, Kylie Minogue, Lasgo, David Guetta..... entre muitos outros artistas, especialistas em nos transformar em pequenos "John's Travolta" locais. E nessa vibe "disco" surgiu "Just Dance", da até então desconhecida: Lady Gaga (28 de março de 1986).

E você, dançou muito essa música de 2008?

O sucesso de "Just Dance" e o visual excêntrico da cantora a transformaram num fenômeno da música Pop

O tempo passou rápido demais, não é mesmo? Parece que foi ontem que ela surgiu... Há exatos 10 anos, LADY GAGA aparecia nos charts mundiais com "Just Dance", uma canção com a cara da noite: alegre, divertida, dançante e vibrante, assim como todas as músicas dos artistas acima citados. 

O grande diferencial deste hit de Lady Gaga, é que a música era a união do hip-hop (muito popular naqueles anos 2000) com a enérgica música eletrônica. Muitos artistas beberam desta fonte posteriormente, mas com certeza a “moda” foi iniciada aqui por Lady Gaga… inclusive, muitos ouvintes e fãs afirmavam que ela havia revolucionado o pop naquele período.

A letra de "Just Dance" não é nenhum primor, pois é bem simples e fala sobre noitadas, bebedeiras, ressaca do dia seguinte, coisas que esquecemos que fizemos, ou seja: não obedece nenhum sentido poético e está bem longe de ser algo grandioso para a história da música pop. Mas, ainda assim, devido a sua sonoridade, qualidades vocais da moça, e de toda a atenção que conseguiu atrair para si, foi um marco e dificilmente será esquecida pelos bons apreciadores da música dance-pop.

Pode parecer um exagero essa minha análise, mas "Just Dance" é um dos mais expressivos trabalhos da cantora, que surpreendeu à todos no final daqueles criativos anos 2000, numa época que a vocalista tinha apenas 22 anos de idade. 

CURIOSIDADE: A VOZ NO RAP
A canção é uma parceria de Lady Gaga com o rapper Colby O'Donis Colón (14 de março de 1989) e foi composta por Gaga, Akon e pelo produtor RedOne. 

Mas, agora uma reflexão... Vocês não acham que a voz do rapper soa mais como Akon que Colby O'Donis

Na imagem Colby O'Donis e Akon.
Resumidamente ouvimos mais a voz de Akon em "Just Dance" que de Colby O'Donis


"Just Dance" foi criada inicialmente por Akon, ele trabalhou em todo o processo de produção, realizou arranjos, escreveu os versos e gravou a sua parte em rap na versão original.

Mas depois, infelizmente não pode inserir o seu nome oficialmente na faixa por questões contratuais. Então,  sabe o que Akon fez? Chamou o rapper Colby O'Donis (ele era um artista produzido por Akon) e solicitou que ele refizesse os vocais masculinos em "Just Dance", mas claramente ainda ouvimos muito mais a voz de Akon...

Repare no rap da canção. Acredito que Colby O'Donis tenha participado minimamente da faixa, pois o que se destaca é sem dúvidas o backing vocal de Akon

Ouça também outras músicas de Colby O'Donis e sinta que a sua voz e o seu estilo nada tem a ver com o que ouvimos em "Just Dance"... 

Reforço ainda que Colby O'Donis não é apenas um modelo, desses que só dublam (como o grupo Milli Vanilli), ele realmente é um artista e gravou a faixa, mas não existe muito de seu desempenho artístico neste trabalho. Colby colaborou mais com a sua presença física e com o seu nome no "feat". O processo de produção, composição e boa parte dos vocais é de Akon, que foi liberado para aparecer no vídeo mas não pode ter o seu nome atrelado ao projeto “Lady Gaga” naquele momento.

Chamar Colby O'Donis para a faixa foi só uma estratégia que o rapper Akon encontrou para divulgar a música que ele tanto acreditou, e ele acertou em cheio em suas "previsões", pois a música foi realmente um grande sucesso mundial.

Colby O'Donis apenas "quebrou um galho" para Akon e depois sumiu de cena. Você conhece algum outro hit do artista? Provavelmente não, pois sua discografia é estranhamente minúscula.

Ouça "Just Dance":
Lady Gaga feat. ColbyO'Donis - "Just Dance" (2008)


CANTOR AKON NÃO QUIS MAIS TRABALHAR COM  LADY GAGA

Nos tempos do "The Fame", quando Lady Gaga procurava a sua fama (ao lado de Akon)

Curiosidade: Em entrevista para uma rádio em 2014, Akon afirmou que já previa a queda de Lady Gaga em 2013, e que esses foram um dos principais motivos ao qual fez terminar o contrato com a cantora:

“Eu saí quando as coisas ainda estavam quentes. É como um negócio, você constrói para poder vender aquilo. Quando me dei conta de onde estávamos, senti que não havia mais para onde ir, só para baixo e por isso eu saí. Em outras palavras, eu vendi minha parte e saí antes que fosse tarde demais”, declarou Akon.

Mas, enquanto isso, Tony Bennett estendeu suas mãos para Lady Gaga em um dos momentos mais difíceis de sua carreira. Diferentemente de Akon, que tratou sua relação com Lady Gaga como "um ambiente de negócios", Tony não se importou se Gaga não vendia mais como antes, ou se estava sendo massacrada pela mídia.


Lady Gaga foi amparada pelo mestre Tony Bennett, após ao seu fracasso "Artpop"

Então, entre os dois cantores surgiu uma grande parceria para o álbum "Cheek to Cheek", e que rendeu o Grammy de 'Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional', em 2015.

Depois da dolorosa e profunda depressão que Lady Gaga passou no álbum "Artpop", muitos fãs detestaram a ideia da cantora fazer um álbum de Jazz com Tony Bennett. Porém, é necessário lembrar que todo esse retorno triunfante da popstar aos palcos se deve justamente pelo apoio emocional que Tony deu à Lady Gaga. Essa foi a razão que a fez tatuar um trompete em seu braço com o sobrenome do cantor.

E hoje, o Akon, vocês sabem me dizer onde está? Lady Gaga ganhou um respeitado prêmio não faz muito tempo... Será que Akon tem algum Oscar em sua estante?


DEPOIS DE "JUST DANCE"
Logo após ao grande sucesso de "Just Dance", Lady Gaga chegou na sequência com outro arrasa quarteirões: "Poker Face", que emendou 2009 sendo um dos hits mais tocados naquele ano.
A Era "The Fame" é a minha favorita, pois possui um espírito jovem, além de exibir uma essência retrô e ao mesmo tempo futurística, causando uma sensação interessante e agradável. 

As músicas deste já clássico disco são alegres e dançantes, como "Poker Face", "Paparazzi", "Eh, eh (Nothing Else I Can Say)", "Disco Heaven", e lógico, a música responsável por esta publicação: "Just Dance". 

Depois do álbum "The Fame", Lady Gaga - apesar de continuar fazendo muito sucesso -  não conseguiu a mesma popularidade que alcançou com este trabalho.

Foi a fase de sua carreira que o mundo a descobria, e quando era uma grande sensação no cenário pop. 

Foi aqui também que ela atraiu todos os holofotes para si, tudo isso devidamente ao seu enorme talento, e logicamente pelo seu chocante visual, sempre exagerado e muito divertido.


RELEMBRANDO O INÍCIO DE LADY GAGA
RedOne, Lady Gaga e Akon

Em uma entrevista recente, os produtores Akon e RedOne compartilharam vários detalhes sobre o início de carreira de Lady Gaga, principalmente dos momentos vividos nos backstages durante a produção de "Just Dance".

Confira a tradução completa dessa interessante análise dos dois músicos, que contam inúmeras curiosidades da época:

Artista batalhadora da cidade de Nova York, Lady Gaga assinou um contrato e logo foi demitida pela Def Jam, quando ela tinha 20 anos. 
Depois que o compositor Rob Fusari abriu as portas para encontrar o produtor Vincent Herbert (que trabalhou comToni Braxton, Destiny’s Child), ele assinou com Gaga em sua nova marca Streamline Records na Interscope em novembro de 2007, sob a supervisão de Jimmy Iovine. O trabalho começou com o seu álbum de estreia, "The Fame", com a colaboração do músico Akon e do produtor RedOne.


REDONE: Naquela época, eu tinha acabado de fazer o meu primeiro hit com Kat DeLuna chamado “Whine Up.” Depois daquele single, eu disse ao meu empresário que eu queria trabalhar com artistas estabelecidos, mas eles me ligaram e disseram, “Hey, nós queremos que você trabalhe com uma garota…. Ela é talentosa, se você quiser conhecê-la por cinco minutos.”…. Eu a conheci do lado de fora do prédio da Sony em Nova York, e eu curti a vibe que eu estava sentindo! Ela ficava tipo, “Meu Deus, Eu amo ‘Whine Up!’” [risos]. Naqueles cinco minutos eu senti que ela era muito especial. E aqueles cinco minutos se transformaram em algumas sessões de estúdio.

Gaga gravou “Boys Boys Boys” no estúdio "Queen" do RedOne naquele dia.

REDONE: Estávamos falando sobre a música rock, tipo o som de Mötley Crüe, sabe, “Girls, girls, girls!”, hit que depois acabou influenciando a nossa produção “Boys, boys, boys!”… e aquilo criou os sons do álbum inteiro. Para “Just Dance” eu queria fazer uma música de rock com grandes tambores, mas ao invés de guitarras eu queria sintetizadores. É assim que “Just Dance” é! A abertura [sintetizadores] são como um refrão de guitarra…. Então eu comecei levando a Gaga para para todas as sessões que eu tinha com outros artistas, mas como compositora. E todos os artistas ficaram com medo dela e me pediram para não levá-la novamente. Eu lembro de dizer à ela: “Gaga, você é uma artista incrível e eles sentem a sua energia!” Ela era tão criativa, dando ideias para eles sobre como se vestir e como se comportar, e eles começaram a se sentir pequenos. E Gaga começou a chorar, falando “Eu só quero ajudá-los”. Eu disse, “Sim, mas mantenha essas ideias para você. Você é uma artista incrível.” Em uma dessas sessões, eu a apresentei para um amigo na indústria chamado Efe, e a primeira vez que eu toquei a música dela para ele, ele disse, “Meu Deus, essa garota é a próxima Madonna!”

AKON: Eu estava fascinado por ela em geral. Quando eu vejo uma estrela eu reconheço. Desde o momento que ela apareceu para nossa primeira reunião, a aparição e a atitude dela pareceu nova e fresca. Ela era tão destemida. Eu tive discussões com Jimmy Iovine, desde o momento que tudo acendeu. Nós ficamos animados com ela, começamos a fazer músicas e começamos a trabalhar na imagem dela. Naquela época, ela estava fazendo música no estilo de jazz, e eu acho que ela precisava de alguém para ouvi-la de verdade e ver o que faz sentido nas suas ideias, no seu look, e então combiná-la com sua música que se entrelaçou em uma única plataforma.

REDONE: Depois disso, nós fizemos todas as icônicas músicas: “Just Dance,” “Poker Face,” “LoveGame”… e Akon disse, “Red, segure essas músicas. Não dê para ninguém até eu chegar, porque eu quero levar essas músicas para Jimmy para nós tornarmos ela nossa prioridade!”

Os dois apresentaram o trabalho para Iovine, que brevemente sugeriu que a música “Just Dance” fosse enviada para o grupo feminino Pussycat Dolls, que estavam no auge na época. Ele queria essa música da Gaga para o álbum de 2008 delas, “Doll Domination”.

AKON: Eu fui contratado para fazer músicas para as Pussycat Dolls e eu tive bloqueio para escrever, então eu perguntei ao RedOne se nós poderíamos colaborar juntos para abrir nossas mentes… e “Just Dance” foi originalmente submetida para as Pussycat Dolls. Quando nós terminamos, de forma alguma “Just Dance” seria para elas.

REDONE: Nós nos encontramos com Jimmy Iovine e ele ouviu as músicas. Ele disse, “Eu amo a música. Posso dá-la para as Pussycat Dolls?” E Akon disse, “Não! É da Gaga! Ela pode ser a próxima grande coisa!” Jimmy disse, “Ok, mas tem uma coisa: eu tenho um problema com as similaridades de Gaga com uma outra artista pop” Eu disse, “Quem é a outra artista pop?” E ele continuou, “Gwen Stefani. Ela me lembra a Gwen Stefani." E Akon ressaltou, “Não, ela é totalmente diferente!” [Hoje Jimmy Iovine diz que Akon e RedOne estavam certos em expressar o desejo de manter a música para Gaga.]

A vontade de Gaga de gravar no estúdio ajudou na química instantânea, e o seu álbum de estreia, "The Fame", foi terminado aproximadamente em um mês depois, através da KonLive de Akon, Interscope, Streamline, e a Cherrytree de Martin Kierszenbaum.

AKON: Literalmente cada música que nós escrevemos foi feita de 30 minutos a uma hora. Foi tudo química. "The Fame" foi feito em 30 dias: mixado, masterizado e pronto para ser lançado. Foi outra razão pela qual eu estava tão animado em trabalhar com ela, porque as ideias e coisas que ela despertava eram tão frescas. Nós abrimos nossas mentes e tentamos tudo. Sem grades, sem barreiras, de forma que nos sentíamos bem, falando o que queríamos. Foi a primeira vez que ela não tinha ninguém a dizendo o que deveria fazer ou como ela deveria fazer.

REDONE: Gaga me lembrou uma artista que foi toda a inspiração para o seu som, seu nome é Leila K, da Suécia. Eu disse, "Gaga, quero tocar pra você esta artista, porque se nós conseguirmos fazer o que ela fez e fizermos isso agora, podemos mudar o mundo." É desse jeito que eu queria fazer um álbum que fosse diferente para todos na época - com sintetizadores, grandes tambores, grandes refrões - mas com a atitude de Gaga, inspirada por Leila K.

Com a sensação de que "Just Dance" se tornaria um hit em todo o mundo, Akon gravou seus vocais em destaque na música, mas uma disputa de gravadoras supostamente bloqueou o lançamento.

AKON: Eu estava na música original, mas a Universal não liberou meus vocais. [Vários funcionários da Universal e da Interscope não entraram em contato para falarem sobre esse assunto que envolvia os direitos autorais do artista naquela época.] 
Foi um momento louco, então eu consegui o Colby O'Donis para cantar a música e fazer o que seria o meu papel. Mas eu mantive o meu vocal como backing vocal na música, porque os vocais de fundo não são considerados como participação, então assim foi liberado. Havia várias políticas acontecendo, uma grande competição entre a Interscope e a Universal. E eu não queria lutar contra isso. A canção estava feita, terminada, pronta para percorrer seu caminho até dois dias antes de filmarmos o vídeo, e foi quando recebemos o aviso de que não tínhamos a autorização [para minha participação]. Foi um grande choque para Gaga, porque este era o seu primeiro megaprojeto e o seu primeiro momento real.

Colby O'Donis era um artista da mesma gravadora do Akon, já tinha lançado algumas músicas de R&B e fazia um pequeno sucesso com o público jovem, mas não era ainda um grande nome na cena. Sem um nome conhecido na música, as perspectivas comerciais não diminuíram...

REDONE: A melodia era boa de qualquer maneira. Quem ouvia não se importava se era Akon ou não. Eles iriam ouvir uma música boa. Foi escrita para ser uma boa canção… E ainda assim a música levou nove meses depois do lançamento para alcançar o #1 na Billboard Hot 100, em janeiro de 2009.


O single de "Just Dance" finalmente conseguiu um lugar ao sol



REDONE: Nós a lançamos no dia 8 de abril de 2008 e levou um longo tempo para as pessoas amarem a música. Não foi bem aceita na América, mas ela se tornou nº 3 imediatamente na Suécia, porque esse é o país do pop e eles adoram!

AKON: Meu lema sempre foi nunca colocar um rótulo em qualquer música, tem que deixá-la encontrar o seu próprio público. Esse foi um dos maiores desafios, mesmo no início, e o motivo de ter demorado tanto tempo para estar nas rádios. Nós tentamos as rádios dos EUA, e não deu certo porque era uma música que soava como os anos 80, e aquele não era o som popular naquele momento. "Just Dance" não se encaixava no formato. Não era uma música que um DJ pudesse tocar antes ou depois de qualquer música que fosse um hit naquele momento. Voamos para o Reino Unido e tentamos fazer as coisas acontecerem lá, mas não funcionou. Quando fomos para o Canadá, foi aí quando aconteceu. Há um grande número de pessoas internacionais lá que são mais ousadas, tanto quanto ao que estão dispostos a ouvir. Então, os EUA começou a tocar e isso mudou o jogo inteiro, criou um novo movimento, especialmente na Costa Oeste e em São Francisco, onde o público era realmente eclético e deu a ela uma chance. A comunidade gay estava tipo, "essa música é um hino da p*rra", e eles a apoiaram a partir daquele momento, se tornando seu público principal. De lá, todos os outros pegaram a onda. Tudo na rádio soava exatamente da mesma forma... e você tinha uma nova artista saindo com algo novo! 
Não tentamos encaixar isso, deixamos o público escolher. Isso foi o que eu disse numa rádio que fui: "Eu sei que vocês tem uma playlist específica para tocarem, mas toquem essa música que vocês perceberão que não soará como nenhuma outra. Apenas nos dê uma chance justa! Vocês não precisam tocá-la toda hora, basta uma vez por semana. Dê a música ao público e deixem ele tomar a decisão!". Levou quase um ano para se tornar popular nos EUA. Quando fizemos a turnê promocional com a Interscope, não conseguimos uma corrida completa, então eu a levei na minha turnê promocional, que era para o meu álbum. Não podíamos desistir. Eu me recusei a desistir porque sabia que ela era uma grande estrela; era apenas uma questão das rádios lhe darem uma chance justa. Estou feliz por ter feito isso. No final do dia, isso começou uma nova onda no mundo da música. Valeu a pena a luta!

Em última análise, a canção foi certificada 8x platina nos EUA e está a caminho de se tornar um dos singles mais vendidos de todos os tempos.


Depois de "Just Dance", vieram outros singles dançantes e de muito sucesso...



REDONE: Toda vez que eu ouço a música, é como se fosse ontem. É tão lindo! É a música que mudou nossas vidas. As letras são da Gaga. Não posso aceitar nenhum crédito pelas letras geniais. Elas vem a ela tão rápido. Eu amo a perfeição e Gaga deu perfeição em “Just Dance”. Ela é uma máquina! Ajudei com palavras aqui e ali, mas não posso dizer que escrevi ou co-escrevi a letra de "Just Dance". Mas posso levar crédito pelas melodias, progressões de acordes e produção.

AKON: Os artistas que têm a porta aberta para serem eles mesmos são os únicos que ganham. Suas opiniões devem ser a primeira coisa que importa. As gravadoras se envolvem e tentam te dizer para ir em uma determinada direção ou para tentar algo que vá render hits, isso é besteira. É tudo sobre você trazer algo novo para o jogo e funcionar, todos os outros vão se apegar a isso e tentar fazer o mesmo. Se você é o criador, você tem longevidade no negócio e isso lhe dá a criatividade e liberdade para tentar algo novo e fresco, e sempre funciona.

E ainda, os fãs pensam que Gaga está dizendo "Red Wine" em vez do nome do seu produtor.

REDONE: As pessoas sempre me dizem, "Oh, meu Deus, eu pensei que ela estava dizendo 'vinho tinto' (Red wine)! Esta é a história da minha vida, o mundo pensa que ela está dizendo "vinho tinto"!, Mas é 'Red One', o meu nome. Especialmente porque Gaga canta, "Eu bebi um pouco demais" no início, aí as pessoas pensam que ela está falando sobre álcool, como se ela tivesse bebido um pouco a mais de vinho tinto. Eu ainda estou feliz que nós fizemos história, então eu não me importo! É uma coisa linda da qual eu participei. Nós criamos uma história que vai durar pra sempre.


Fonte da entrevista: EW


A música "JUST DANCE", há 10 anos, cumpria muito bem com o seu papel, fazendo você esquecer de seus problemas rotineiros e te pedindo somente para dançar!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário