segunda-feira, 20 de agosto de 2018

WILL-I-AM PLAGIOU O PRODUTOR IAN CAREY, EM MÚSICA DE RIHANNA?

 SAIBA MAIS SOBRE A MÚSICA QUE GEROU "INSPIRAÇÃO" AO TIME DE PRODUTORES DE RIHANNA
A Dance Music de 2008, influenciando o Pop de Rihanna

Quem me conhece, sabe que eu gosto muito da cantora Rihanna (20 de fevereiro de 1988), assim como admiro muito o timbre de sua voz, e também, a maneira como ela conduz a sua carreira. 
Mas mesmo assim, irei manter esta publicação que desfavorece um pouco a vocalista de 30 anos. 
Não estou aqui para criticá-la, ou acusá-la de nada, pois como eu já disse, eu até gosto dela e a reconheço como uma boa artista, tendo inclusive todos os seus álbuns e DVDs.

O fato é que fiquei muito intrigado com uma canção dela chamada "Photographs", de 2010. Trata-se de uma faixa do seu álbum "Rated-R" (2010) e que é muito parecida com uma outra música, já conhecida por mim e pelos vários amantes da música eletrônica.

A outra música, a que me refiro, chama-se "Keep On Rising", do DJ / produtor Ian Carey (13 de setembro de 1975) e que fez bastante sucesso nas rádios e club's do Brasil no ano de 2008. 
É notável que ambas tem a mesma melodia, e como a música de Rihanna foi lançada dois anos depois, podemos então concluir que a faixa não é tão original assim.















A cantora não participou da produção e nem da composição de "Photographs", apenas cantou a música. Então a culpa não seria totalmente dela, mas sim de quem produziu a faixa. Seu erro, na minha opinião, foi ter confiado na idoneidade e competência de alguns profissionais contratados para a produção deste seu 4º álbum de estúdio.
O responsável pela "cópia"- possivelmente - foi Will-I-Am (o integrante do grupo Black Eyed Peas), pois ele foi o produtor desta música, além também de cantar em um trecho com a barbadiana.

Quem é fã da música eletrônica dos anos 2000, e ouviu esta música da Rihanna, com certeza deve ter percebido claramente esta "inspiração". Outras pessoas devem ter tido a sensação de já terem ouvido esta melodia antes, apenas não conseguindo identificar a música original, já que o produtor Ian Carey não é um nome igualmente popular quanto a dupla de popstars, não é mesmo? Não tem nem como comparar a popularidade dele com a de Rihanna, Will-I-Am, Black Eyed Peas... 

A melodia no refrão em "Photographs" é extremante parecida com o ritmo da música de Ian Carey, e incrível como ninguém "sacou" estas similaridades, tão gritantes! 
Ou, talvez sim! Alguém pôde ter realizado uma reclamação judicial, gerando um acordo financeiro e, consequentemente, legalizando a música de Rihanna. 

Como a música de Rihanna não foi single de trabalho, poucas pessoas conhecem este som e a tal "polêmica".


Confira você mesmo os dois vídeos abaixo, e diga: 
"Photographs" de Rihanna é ou não, uma chupada de "Keep On Rising" de Ian Carey

Ian Carey - Keep On Rising (2008)


Rihanna - Photographs (2010)

Obs.: Só os fãs alienados vão negar, hahaha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário