quinta-feira, 31 de março de 2022

P. LION - "HAPPY CHILDREN" (1984) CLÁSSICO DOS ANOS 80 E DA ITALO DISCO

 

QUEM É P.LION, O CANTOR DE "HAPPY CHILDREN"?


P. Lion é o nome artístico de Pietro Paolo Pelandi, músico, cantor e produtor musical italiano. Ele nasceu em 29 de junho de 1959, em Alzano Lombardo, na Itália, sendo mais conhecido como um artista do gênero Italo Disco - estilo de música com muitos sintetizadores e que bombou na década de 1980.

P. Lion era da mesma geração dos cantores Den HarrowKen Laszlo, Gazebo, Tracy Spencer e Sabrina Salerno, contribuindo muito para o mercado da Italo Disco. Suas canções mais conhecidas foram "Dream" "Happy Children", principalmente a última, que também foi um grande hit no Brasil.


P Lion lançou dois álbuns ao longo de sua trajetória:

• Springtime (Carrère Records, 1984)

• A Step In The Right Way (FMA Records, 1995)


O SUCESSO "HAPPY CHILDREN" 

Eu sou um grande fã de "Happy Children" desde o ano de 2000, quando tive acesso à uma coletânea chamada "15 Hits" que ganhei de um querido amigo já falecido (André Luis Green, descanse em paz, meu eterno amigo!). 

Já em 2018, eu vi uma montagem de "Happy Children" feita por Carlos 21 (também falecido, infelizmente), e achei esse material super interessante... Carlos mesclou cenas do antigo videoclipe de "Happy Children" com cenas de uma apresentação mais recente de P. Lion, onde o vocalista canta esse clássico oitentista no meio de uma plateia. 

Veja que massa, o ANTES e o DEPOIS:


P. LION - "HAPPY CHILDREN" (1984 e 2018)


Em uma entrevista ao site Italo-Interview's, P. Lion se definiu:

"P. Lion é Paolo Pelandi. Nasci em 29 de junho de 1959. Comecei a tocar piano e a escrever minhas próprias músicas muito cedo. Acho que sou muito romântico e às vezes muito 'sonhador', mas sinto a música como uma ótima maneira de me comunicar. O "P" é porque meu nome completo é Pietro Paolo Pelandi, e "Lion" é porque o leão é o símbolo da minha família."


Álbum clássico da Italo Disco - "Springtime"


A sua música de maior sucesso com certeza é "Happy Children", um verdadeiro hino, e tem uma letra muito interessante também, reflexiva e com uma levada meio melancólica... Esteve no topo das paradas na Europa durante 1984 e 1985, aliás, ANOS PODEROSOS para a Italo Disco. 

O artista começou a trabalhar nesse hit logo no comecinho de 1983, gravando a sua "demo" numa fita K7 e depois levando-a até ao produtor Davide Zambelli, este que acreditou no potencial de P. Lion. 

A música e a letra também foram compostas inteiramente por P. Lion, fatos que lhe enchem de orgulho sempre quando fala sobre essa produção.

Por um lado P. Lion demonstra satisfação por falar de sua composição, mas por outro demonstra tristeza, pois segundo ele, o significado da música faz muito sentido ainda nos tempos atuais... A letra fala sobre conflitos, guerras, embates e poucos sorrisos, que a esperança de dias melhores estão nas crianças, e que nós precisamos ser essas crianças para assim termos um mundo melhor.

Lançado em 1 de setembro de 1983, "Happy Children" levou P. Lion ao estrelato. Na Suíça, a música entrou na posição número 24 em 1º de abril de 1984, subindo para o número 11 por três semanas. Na Alemanha e na Holanda chegou ao 15º lugar e na Bélgica o sucesso da música foi ainda maior, chegando a 5ª posição por onze semanas. 

O próprio P. Lion chegou a citar que foram necessárias cercas de quatro horas para escrever "Happy Children", tanto o texto quanto a melodia, e apenas seis horas de arranjos foram necessárias antes de ir para o estúdio de gravação. As seis horas de arranjos aconteceram em sua casa, em sessões de duas horas: “para não incomodar os vizinhos”.

A música foi hit instantâneo e sem nenhum tipo de marketing ou promoção, ao contrário do que acontece quando nascem as produções atuais, com uma publicidade muito massiva, como vemos muito na TV e principalmente no youtube e spotify.

O produtor de "Happy Children" foi o já mencionado Davide Zambelli, o mesmo de Scotch, Finzy ContiniSilver Pozzoli, etc. E esse tremendo sucesso está no primeiro álbum "Springtime", distribuído pela lendária gravadora Discomagic

P. Lion também colaborou na produção de alguns singles como "Believe Me" e "Under The Moon", lançados pela gravadora Durium. Em 1995, ele criou o segundo álbum "A Step In The Right Way", pela gravadora FMA

Paolo Pelandi costuma trabalhar com diversas músicas e não sabe se estas irão para outros artistas ou se tornarão seus lançamentos pessoais, ele apenas afirma que gosta mais de escrever e produzir, completando com: "Eu não sou um bom cantor". 

Modesto ele, não é mesmo?


P.LION É UM DOS SIMBOLOS DA ITALO DISCO


OUTRAS CURIOSIDADES:

-O artista italiano realizou os vídeos de "Happy Children" e "Dream" em Paris, no ano de 1984.

-Neste seu primeiro álbum, P. Lion trabalhou com alguns músicos como Paolo Costa, Max Costa e Marco Gotti, grandes colaboradores conhecidos na Itália. 

-Dessa época da Italo Disco, o cantor ainda afirma que o seu artista favorito foi Gazebo.

-P. Lion trabalhou como cantor em algumas produções que poucas pessoas sabem que esteve envolvido, como Wish Key - "Easy Wayos", de 1984. Ele também foi o arranjador de projetos como De Nuevo Tu, Betty Villani e do álbum de Tony Sheridan - "Dawn Colours" .


P. Lion atualmente (em foto de 2018)


-P. Lion se divorciou em 1990, após 14 anos. Casou-se novamente (sua atual esposa se chama Loredana). Ele também tem 2 filhos: Massimiliano e Edoardo;

-Ele gosta muito de escrever músicas, mas sonha é escrever para filmes;

-A música de P. Lion - "Happy Children" foi muito tocada aos domingos do SBT, mais especificamente em 1995 no programa "Domingo Legal", do falecido Gugu Liberato. Quem não se lembra da sua introdução no quadro "Taxi do Gugu"?? Que saudades... época inesquecível!!


Seus singles oficiais foram:

• Happy Children (Discomagic - Carrere Records, 1983)

• Dream (Discomagic - Carrere Records, 1984)

• Reggae radio (Discomagic - Carrere Records, 1984)

• Believe me (Durium Records, 1985)

• Under the moon (Durium Records, 1986)

• You'll never break my heart (Durium Records, 1987)

• Burn In His Hands (P.Lion Production, 1991)

• A Salty Dog/Sea So Blue (<plp> Records, 2014)

• MONeY (<plp> Records, 2015)

• Remember (<plp> Records, 2015)

• Happy children - Remake 2018 (<plp> Records, 2018)



Atualmente este grande ícone da música Italo está prestes a completar 63 anos de idade... Que ele tenha muita saúde e muitos outros anos de vida felizes pela frente!!! 

E espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre este grande e inesquecível artista italiano que gosto muito!!

P. LION!!

"Acho importante encontrar coragem para tentar novos caminhos musicais, não apenas pensando no retorno financeiro" - P. Lion

Nenhum comentário:

Postar um comentário