quinta-feira, 31 de março de 2022

SILVIO "SILVER" POZZOLI - CANTOR DE ITALO DISCO

 SILVIO POZZOLI - UM GRANDE CANTOR QUE CONTINUA TRABALHANDO SERIAMENTE NA MÚSICA ITALIANA

Silvio Pozzoli na década de 80


Silvio Pozzoli nasceu em 19 de julho de 1953 em Milão, na Itália. Antes de seu nome se tornar conhecido como uma das estrelas da Italo-disco, Silvio trabalhou nos estúdios de gravações em vários projetos musicais, e um dos mais notáveis ​​foi o Club House, que tinha a sua música mais conhecida "Do It Again" - e trazia a instrumental de "Billie Jean" de Michael Jackson. 

Essa produção de 1983, "Do It Again (Medley With Billie Jean)", fez sucesso quando o artista tinha 30 anos de idade, ganhando reconhecimento em vários países europeus, especialmente no difícil mercado britânico. 

Ainda antes, em 1980, Silvio, junto com Vincenzo Tempera, formou a dupla Gli Ypsylon, com quem gravou a música "Astro Robot Contatto Ypsylon" para a televisão italiana. Ao mesmo tempo, ele também gravou o single "La Principessa Sapphire" com outros três músicos. Essa última música foi gravada para um conto de fadas infantil na TV e foi lançada como E Cavalieri Di Silverland, em 1980. De qualquer forma, não foi a única produção desse tipo em que Silvio participou, pois a partir de 1979 ele trabalhou no estúdio de desenhos na I Micronauti e no Grupo Louisiana.



O verdadeiro salto na carreira de Silvio Pozzoli foi o momento em que foi convidado a colaborar com o selo Many Records - especializado em disco music, mais tarde conhecido como "italo-disco". Em 1984, Silvio foi contratado para gravar o projeto Den Harrow com "Mad Desire".  A música foi um grandioso sucesso, mas quem aparecia nos palcos e vídeos era o modelo Stefano Zandri, que apenas dublava.

Silvio Pozzoli explicou melhor sobre essa sua colaboração no projeto Den Harrow ao site italiano Lemeleverdi. O vocalista disse: 

"Havia uma gravadora, a Baby Records, uma empresa que fazia compilações; então uma amiga (Naimy Hackett) me disse que eu tinha que cantar uma música, ela era a autora dessa música; Não é que eu tenha emprestado a voz... Fui lá porque estava sendo pago; só mais tarde soube que o rosto era de um outro cantor. É claro que fiz, mas quando me pediram para fazer de novo, não aceitei mais; então não é que eu emprestei minha voz, eu não emprestei nada pra ninguém, eu vivenciei uma situação... Os anos 80 eram todos meio estranhos, havia tantos blefes..." - Silvio Pozzoli

Mais tarde, Silvio Pozzoli foi substituído neste projeto por Tom Hooker. No verão de 1985, como "Silver Pozzoli", ele gravou o hit "Step By Step", e depois "Around My Dream" - seu maior sucesso e uma das faixas italo-disco mais reconhecidas do continente europeu. 


Den Harrow - "Mad Desire" (1985)
O projeto Den Harrow tem cada música massa, não é mesmo? Só hits estupendos... Pena que sempre foi uma farsa, e o modelo loiro bombadão, que aparece no video acima, apenas dublava!!! O verdadeiro artista da música "Mad Desire" é ele: Silvio Pozzoli, que não aparecia. Ouvi muito com minha família em festas nos anos 80;


Silvio Pozzoli - "Around My Dream" (1985)
Música espetacular e viciante da Italo Disco, uma das minhas favoritas de "Silver". Escutei muito em festinhas familiares nos anos 80, assim como tocava muito em festas de casamento.



Silvio Pozzoli - "Step By Step" (1985)
Outra velhinha da Italo Disco na bela voz do mestre "Silver"


Silvio Pozzoli também foi uma das vozes principais (talvez a principal) do mega-hit "Tarzan Boy" de Baltimora (projeto que tinha um modelo, Jimmy McShane, que só dublava). Essa canção também foi escrita pela sua amiga Naimy Hackett, a mesma autora de "Mad Desire" do Den Harrow, mas gravada em 1984. Essa compositora trabalhou com Silvio Pozzoli ainda em "Around My Dream", lançado como Silver Pozzoli, em 1985.

Antes do primeiro álbum de Silver ser lançado, saiu o terceiro single "From You To Me" (1986), que infelizmente não repetiu o sucesso dos dois singles solo anteriores. O álbum "Around My Dream" foi lançado em 1987 e incluiu os três primeiros singles, bem como algumas músicas novas que também foram promovidas como maxi-singles. As mais populares foram "Pretty Baby", "Chica Boom" e "Cross My Heart" - todas lançadas em 1987.

No verão de 1988, Silver Pozzoli visitou a Espanha, onde cantou como backing vocal na produção do segundo álbum de David Lyme. Ele ainda colaborou como arranjador da música "Never Say You Love Me", além de ser um co-autor do hit "Let Me Be Your Love"

Com o tempo, a música ítalo-disco foi sendo esquecida aos poucos, embora os artistas dessa tendência e também Silvio Pozzoli  continuavam gravando mais músicas (sem muito sucesso). Um dos últimos sucessos de Silver Pozzoli foi o single "Love Is The Best" produzido pela famosa dupla de produtores - Farina & Crivellente para o selo Time Records. O estilo dessa produção ficou mais para o Hi NRG - um derivado da italo-disco no fim de sua popularidade na Europa.


Silvio Pozzoli atualmente (foto de 2020)


A década de 90 foi um período que Silvio dedicou o seu trabalho ao estúdio, onde se dispôs a cantar como backing vocal nas produções de diversos artistas. No entanto, ele lançou 3 maxi-singles, principalmente no estilo que prevalecia nas pistas de dança das discotecas europeias da época. Em 1992, foram sucessivamente singles: "All My Love" "With Or Without You" - um cover da banda U2 junto com "The Logical Song" do repertório do Supertramp - ambos mantidos em clima de Italo-House. 

Em 1994, quando o Eurodance estava no auge, Silvio gravou uma única música que se assemelhava a essas produções europeias - "Don't Forget Me". Infelizmente, na enxurrada desse tipo de produção, este single quase não foi percebido pelos fãs de Eurodance.


Grande Silvio Pozzoli também passou pela Eurodance


Então Silvio passou os próximos longos anos trabalhando no estúdio. Depois de muitos anos, ele decidiu gravar o seu segundo álbum. O disco "Around Your Dreams: Acoustic Versions Of 80's" foi lançado em 9 de setembro de 2009 e foi uma espécie de homenagem musical à fantástica década de 80, em uma versão acústica peculiar e próxima de Silvio Pozzoli. O álbum inclui interpretações de sucessos como "Smalltown Boy" (Bronski Beat), "Tarzan Boy" (Baltimora), "Self Control" (Raf) ou "You're My Heart, You're My Soul" (Modern Talking).

No período de 2012 a 2017,  ele ainda foi um treinador vocal no programa musical de TV "Tale e quale show", muito popular na Itália.


Aqui, Silvio Pozzoli está com Corrado Castellari, pai da cantora Melody Castellari


Em 21 de abril de 2018, Silver Pozzoli foi a estrela do evento anual "Baltic Party", a bordo da balsa Stena Line e onde cantou seus maiores sucessos ao vivo para vários fãs poloneses. Este show certamente será lembrado por todos os fãs de Silvio, que puderam admirá-lo em duas versões: disco - durante o show da noite e acústica - durante o show de violão na tarde seguinte.


"Silvi": Prestes a completar 69 anos de idade

Silvio Pozzoli é, sem dúvidas, um dos grandes mestres italianos da maravilhosa e inesquecível Italo Disco!! Muito sucesso e longevidade para essa marcante voz que tanto nos encanta há mais de 40 anos!


Leia mais sobre Silvio Pozzoli no artigo Baltimora - "Tarzan Boy" (1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário