sexta-feira, 3 de julho de 2020

CONNIE NICE - "DANCING IN THE NIGHT" (1995)

NÃO SÃO APENAS NOTAS MUSICAIS LANÇADAS AO AR,
SÃO 25 ANOS DE CONNIE NICE E SEU SUCESSO "DANCING IN THE NIGHT" (1995)

Dançando na noite!

A história já é conhecida: Em 1995, o dial das rádios e as pistas brasileiras estavam tomados pela Dance Music italiana. Entre as várias faixas do gênero que bombavam neste período, tínhamos ela: "Dancing In The Night" do projeto Connie Nice.
Este projeto foi composto pelos produtores italianos Alessandro del FabbroMarco Vincelli, Paolino Bova e Tiziano Grassi, sendo uma produção da Dig It International.

O lançamento da música ocorreu inicialmente em maio de 1995, apenas na Itália. Depois da boa repercussão, "Dancing In The Night" foi lançada internacionalmente no mês seguinte (junho / 1995), vindo a ser licenciada no Brasil pela Paradoxx Music. Ou seja, faz 25 anos que você conhece essa "pedrada" do Connie Nice:


Video Oficial Connie Nice - "Dancing In The Night" (Vídeo Remasterizado)


CONNIE NICE - "DANCING IN THE NIGHT" (1995)

Rapidamente "Dancing In The Night" conquistou a preferência de vários DJ's e ouvintes brasileiros de eurodance, pois tem uma boa melodia, uma base forte e um vocal animalesco com muita atitude, algo que lembra o estilo de Taleesa e Jackie Bodimead (TH Express - "Missing In The Rain").

Apesar da verdadeira cantora ser muito bonita, quem aparece no video oficial é uma modelo, que dubla pessimamente! É nítido que ela não sabe nem a letra da música. Sannie Carlson do Whigfield (verdadeira voz: Annerley Gordon) também deixa muito a desejar em alguns vídeos, em especial no vídeo de "Another Day", onde temos uma sincronização labial nada convincente.
Sobre essa tal modelo do Connie Nice, segundo informações se chama Consuelo Pires, mas não encontrei nada sobre ela, pesquisando com este nome.

A vocalista verdadeira de "Dancing In The Night" é a talentosa italiana Melody Castellari. Sim, a mesma voz de Surama K ("Remember") e ADAM ("Zombie"), ambos também representados pelas modelos Surama de Castro e Sissi Zosi (respectivamente).

Mas você sabia que "Dancing In The Night" havia sido gravada inicialmente por uma outra talentosa cantora?? Eu conversei com Marco Vincelli sobre a minha intenção de criar esta publicação, então ele se reuniu com Alessandro del Fabbro e Tiziano Grassi e me enviaram várias informações exclusivas, que espero que vocês gostem.


DE VOLTA PARA AS
DANÇANTES NOITES DE 1995
Novas descobertas e as perspectivas com o quarteto de produtores do Connie Nice

A animada faixa "Dancing In The Night" foi totalmente inspirada nas melodias e sonoridades existentes naquela época, os divertidos anos 90. Quem criou a melodia da música foi Tiziano Grassi, que estava experimentando várias idéias, sozinho em seu estúdio e manipulando seus equipamentos de som. Nesse objetivo de criar um riff com um refrão cativante, ele conseguiu e foi bem-sucedido nas primeiras idéias.
Marco Vincelli, que era DJ em alguns dos principais clubs de Toscana, ficou responsável pela letra de "Dancing In The Night". Ele havia retornado recentemente de uma viagem dos EUA e estava inspirado com os momentos que ele vivenciou naquele país, quando vagava pelas noites e clubs americanos. Marco Vincelli disse que há muita paixão e amor pela Dance Music nas letras de "Dancing in the Night", pois ele absorveu muitas influências dos clubs e vendo as pessoas dançarem naquelas noites.

Após criados os primeiros arranjos, Marco Vincelli e Tiziano Grassi então contaram com o profissionalismo de Alessandro Del Fabbro, também conhecido como DJ Gomma, com quem passaram dias inteiros em seu estúdio para dar o som definitivo à "Dancing In The Night", que mais tarde seria finalizado no estúdio de Gianni Bini.

Gianni Bini

Um apoio importante nesta produção foi da cantora Petra Magoni, que foi, entre outras coisas, a cantora original de "Dancing in the Night". Isso mesmo, a vocalista de outras tracks do eurodance havia sido a primeira vocalista deste sucesso, há 25 anos... 
Leia aqui sobre Petra Magoni e saiba quais são os outros hits poderosos que ela cantou;

Surpreso com esta declaração de Marco Vincelli, o indaguei sobre a substituição da vocalista, pois apesar de Melody Castellari ser uma cantora muito talentosa e de ter feito um grande trabalho, Petra Magoni também é fenomenal.
Marco disse que Petra Magoni era sua amiga desde os tempos de escola e que eles adoraram gravar com ela, mas foi o pessoal da gravadora que optou em regravar a música.

Petra Magoni

Tudo aconteceu após a promoção de "Dancing In The Night", que já estava concluída na voz de Petra Magoni. Paolino Bova apresentou a faixa à Dig It International, um dos principais selos de dance music dos anos 90, e eles gostaram muito da música. Na verdade foi mais que isso, a gravadora viu em "Dancing In The Night" uma resposta para um outro sucesso de verão promovido por eles: Playahitty - "The Summer is Magic" (1994)

Então, por decisão da Dig It, o material apresentado teve que ser gravado novamente e a voz foi confiada à Melody Castellari, recebendo também o nome de "Connie Nice". 
Devemos ressaltar que essa opção da gravadora foi uma surpresa para Marco Vincelli e Tiziano Grassi, pois eles estavam satisfeitos com o som criado no estúdio de Gianni Bini e também com a voz de Petra Magoni.

EDIT: CONSEGUIMOS ESSA VERSÃO RARA, 10 MESES APÓS A ESCRITA DESSE ARTIGO.
CONFIRA AQUI


Marco Vincelli

Marco contou-me um pouco sobre a equipe por trás de "Dancing In The Night": 
"Eu e Tiziano Grassi somos amigos há muitos anos. Já Alessandro Del Fabbro foi o DJ das minhas primeiras noites de discotecas. Quanto a Paolino Bavo, na época ele tinha uma importante loja de DJs em Toscana, foi ele que ajudou na divulgação. Cada um teve o seu papel importante para o sucesso da música... Nós eramos um time chamado 4 Free. 
A versão original foi gravada com Petra, uma amiga minha da escola, mas infelizmente a Dig It queria a Melody. Eu acho que ainda tenho o vinil original com Petra..."

Este comentário de Marco Vincelli explica algumas dúvidas que eu tinha em relação ao nome "4 Free", pois existem algumas coletâneas que exibem este nome ao lado da faixa "Dancing In The Night" (ao invés de exibirem "Connie Nice") e achava que era um erro da gravadora. Mas então faz sentido, pois era um nome fantasia dos produtores.


O LANÇAMENTO DE
"DANCING IN THE NIGHT"
Junho de 1995, indicação na revista brasileira DJ Sound

A música "Dancing In the Night" foi lançada em 27 de maio de 1995, alcançando as paradas de verão na Itália e sendo inclusa em mais de 7 compilações. Depois, já era um dos singles mais dançados da Europa e um sucesso em outros países fora também, como o Canadá e Brasil.
Marco Vincelli tem grandes lembranças dessa vigorosa canção, ele conta que estava com Tiziano passando alguns dias na turística Riccione, naquele verão de 1995, e que foi surreal entrar na histórica Baía Imperiale e ouvir "Dancing in the Night" sendo executada.

Lembrei-me nesse instante do vídeo clipe da música (que você pode conferir no topo deste artigo), e perguntei se ele sabe o nome da garota bonita do vídeo, ressaltando ainda que muito marmanjão brasileiro enlouqueceu com a beleza da jovem...
"-Hahaha !! Eu também, mas eu não a conheço. Pode parecer estranho, mas eu descobri o vídeo alguns meses, após o lançamento da música. A capa do single também tem uma bunda, mas eu também não sei de quem é hahaha!" - Marco Vincelli.
CONNIE NICE – "Dancing In The Night"
Selo: Dig It International ‎
País: Itália
Lançado: 1995
Gênero: Eletrônico, Dance Music, Eurodance

Lista de faixas
1 Dancing In The Night (Extended) 4:58
2 Dancing In The Night (Radio) 4:02
3 Dancing In The Night (XL Mix) 5:00
4 Turn Around 2:36

Gravado: Nonsense Studio
Mixado: Nonsense Studio
Letra: Marco Vincelli
Arranjos: Alessandro Del Fabbro, Paolino Bova
Produtores: Alessandro Del Fabbro, Marco Vincelli, Paolino Bova, Tiziano Grassi
Vocais: Melody Castellari

Connie Nice - "Dancing In The Night" foi super bem nas rádios e clubs, saindo também em várias coletâneas de alguns países. Aqui no Brasil, por exemplo, esteve presente em diversos discos famosos da Paradoxx Music, como "Master Hits", "As 7 Melhores Volume 3", "Loco Dance", entre outros.

Diante deste sucesso, a gravadora Dig It tratou-se de produzir um novo single para o Connie Nice, chamado "Heaven", mas se você verificar, perceberá que temos uma outra produção e sonoridades totalmente diferentes. Não são os mesmos idealizadores de "Dancing In The Night"
"-Não tem nada a ver conosco, foi uma tentativa estúpida da gravadora de repetir o sucesso. Nós não estamos nessa música. Connie Nice é somente "Dancing In The Night". 
- Marco Vincelli


A VOZ QUE DEU VIDA À 
"DANCING IN THE NIGHT":
 MELODY CASTELLARI

Melody Castellari é cantora, compositora e produtora italiana. Nascida em 10 de junho de 1975, em Bolonha (cidade que fica a 80km de Florença), ela herdou o talento de seus pais, os também cantores Corrado Castellari e Liana Castellari (Norina Piras). 

É bom ressaltar que o foco da cantora era os estúdios de gravação e não aparecer frente aos projetos. Melody Castellari apenas realizou negócios profissionais com os produtores do Connie Nice, "vendendo" a sua voz e não tendo relações mais próximas com estes músicos. Por isso, as gravadoras se viam obrigadas a recorrer às modelos, quando estas músicas faziam sucesso.


O INÍCIO DE MELODY CASTELLARI
Melody começou sua carreira nos anos 80 (quando criança), interpretando canções de desenhos animados. Aos 15 anos, ela começou a trabalhar como backing vocal, não demorando muito para que iniciasse sua carreira como cantora de estúdio, emprestando a sua voz para vários projetos de dance music. 

Com 20 anos de idade, Melody Castellari gravou Connie Nice - "Dancing In The Night", logo emendando outros trabalhos memoráveis, como ADAM - "Zombie", D.E.A.R. - "Talk To Me", Surama K - "Remember"D.E.E.P. "Gimme a Sign", entre outros...



Além de cantar eurodance para vários produtores, Melody Castellari também canta rock'n roll e tem também a sua própria banda, chamada Melody Squad

Eu tomei a liberdade e perguntei à Melody, quais lembranças que ela guarda de "Dancing In The Night". Simpática como sempre, a vocalista não deixou de nos responder e de saciar a nossa curiosidade:

"Oi Rikardo!
'Dancing In The Night' foi uma das primeiras canções de Dance Music que eu cantei, então eu era muito jovem e vou ter que buscar isso em minhas memórias...
Lembro que gravei em um estúdio de gravação localizado em Genova, aqui na Itália; a parte mais difícil foi o "OH OH" do refrão.
O produtor os queria muito "secos", eles tinham que ser "OH" e não simplesmente "Uohh ohh", que é muito mais fácil de cantar. Então eu tive que gravar essa parte repetidas vezes para fazê-lo perfeitamente.
Naquela época, os softwares não eram eficientes e avançados como estão agora, então tive que cantar até a "perfeição" que o produtor queria.
Bem, eu sei que não é muito, mas espero que seja bom para você.
😊
Um grande beijo!"
- Melody Castellari
Melody Castellari - "Dancing In The Night"

Sobre outras produções do quarteto 4 Free, Marco Vincelli finalizou o nosso bate-papo citando que, infelizmente, eles não se juntaram novamente para produzir mais singles após ao sucesso de "Dancing In The Night", pois eventos pessoais os forçaram a interromper a colaboração. Mas eles estão sempre em contato e com o desejo de criar novos sons:

"Algum tempo depois eu abri meu club e não tinha mais tempo. Quem sabe não lançamos, em breve, algo novo?... Pois nós temos muita paixão nisso, e também colocamos muito desta paixão em 'Dancing In The Night'. E obrigado à vocês, pelo interesse e por ajudar a tornar estas lembranças mais duradouras". 
- Marco Vincelli



Considerações Finais:
Sinceramente achei fascinante essa história sobre a primeira vocalista, as perspectivas e as expectativas da gravadora, os detalhes no estúdio contados pela cantora...pois o eurodance é tão carente de informações que quando descobrimos algum detalhe, é como se tivéssemos voltando àquela época de ouro dos grandes lançamentos. É um turbilhão de emoções ao descobrir histórias antes não reveladas.

"Dancing In The Night" permanecerá viva em nossos pensamentos e iremos dança-la ainda por muitas noites, durante muitos anos...
OH-OH-OH-OH!!



Agradecimentos:
À Marco Vincelli, Tiziano Grassi, Alessandro Del Fabbro e Melody Castellari por colaborarem com seus depoimentos. 
Muito obrigado pela gentileza de todos e parabéns pelos 25 anos deste sucesso.

23 comentários:

  1. Essa é pancada! Showwww!!
    @cruvineljason

    ResponderExcluir
  2. Não ouvi Rodrigo, mas fiquei curioso e pedi ao Marco Vincelli. Ele disse que o vinil não está na casa dele, que vai tentar digitalizar e me enviar. Imagino que essa versão deve ter ficado muito boa também, pois Petra Magoni canta muito... ela deu um show em "This is The Night" do New System e "Close Your Eyes" do Lunja, que são espetaculares!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o cd As 7 melhores da pan vol 3 com essa música. É uma de minhas faixas preferidas desse cd. Aquel ano (95) foi um ano fantástico para a eurodance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, eu comprei este CD mais por causa dessa música. As outras faixas também são boas, mas estão em muitas outras coletâneas.... Acho "Dancing In The Night" foi um pouco mais rara, na época era mais difícil de encontrá-la. Sim, concordo com você, 1995 foi um ano maravilhoso para o eurodance.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero isso, Adriano. Não vejo a hora de poder ouvir. ;)

      Excluir
    2. Acho que removi seu comentário sem querer

      Excluir
  5. o Rikardo, seu blog é espetacular. Voce vai alem dos limites. Obrigado por estar registrando tao bem.

    ResponderExcluir
  6. Dj Deyvison, acabei de publicar um artigo sobre a cantora do Black Rose- "Melody", que espero que vc também goste! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. cara adorei!! tenho single dela é memorável, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Hi Rikardo!
    Again a great post ! You are right , the woman in the video is so gorgeous and sexy ;) .
    Love Melody Voice . She sing too Inside to outside from Lady Violet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, Melody Castellari also sang in Lady Violet, but this project was not successful in Brazil .... a pity! Hugs!

      Excluir
  9. Valeu Rikardo.SÓ UMA PERGUNTA ....ALGUÉM SERÁ QUE TEM A VERSÃO ORIGINAL NA VOZ DE Petra Magoni? MAS QUE É DEMAIS ESSA MUSICA NINGUÉM DUVIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rick Lima, então, só quem tem essa versão com Petra Magoni é o produtor... eu também pedi para ele. Ele respondeu que iria tentar digitalizar o vinil.... mas ainda não retornou... espero que ele não esqueça da gente. Abraços!

      Excluir
  10. RIKARDO...VC TEM ALGUMA COISA SOBRE A MUSICA ""YOU LET ME DOWN"" DO BASE DEPARTMENT ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rick Lima, não sei nada sobre essa música que vc citou...aliás, eu nem a conhecia....porém é boa!

      Excluir
  11. Sou Deejay por paixão e me envolvi com música dançante no início dos anos 90. Seu blog contribui imensamente com este mundo maravilhoso da dance music.
    Muito obrigado pelo excelente trabalho e esforço de pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DJ Marcos França, esse tipo de mensagem é sempre muito inspiradora!! Muito obrigado por suas palavras e um forte abraço.

      Excluir
  12. Sensacional esse post, parabéns Rikardo pela pesquisa, sem palavras!!! Alguém tem a letra de dancing in the night?

    ResponderExcluir