sábado, 26 de novembro de 2022

MORRE A CANTORA IRENE CARA

Irene Cara representou os anos 80 com sua voz e atuação


Ela foi um ícone dos anos 80, se destacou atuando e cantando no filme "Fama" (1980), e depois estourou mundialmente com a música "Flashdance…What A Feeling", tema do sucesso de bilheteria "Flashdance" (1983).

Irene Cara se apresentou ao grande público pela primeira vez através do filme "Fama", onde atuou a personagem "Coco Hernandez", e também cantou dois dos maiores hits do longametragem: "Fame" e "Out Here On My Own". A canção "Fame" foi seu single de estreia e alcançou o sucesso nas principais paradas musicais, inclusive, chegando ao #4 na mais que disputada Billboard americana. O filme em questão foi tão bem sucedido que também originou uma série de TV, em 1982.

Muitos brasileiros ainda podem se lembrar que, aqui no Brasil, "Fame" ganhou uma versão abrasileirada nos anos 90 pela cantora Sandra de Sá - "Soul de Verão", sendo também muito veiculada nas rádios (em torno de 1996). 


Irene Cara - "Flashdance... What A Feeling"


Cantora, compositora e atriz, Irene Cara brilhou novamente no cinema em outro filme, desta vez cantando o tema de um dos maiores clássicos dos anos 80 - "Flashdance" (1983). E é claro, ela chegou ao #1 na Billboard, além de vencer diversos prêmios, como o Oscar de "Melhor Canção" (1983), o Grammy Award por "Melhor Performance Pop Vocal Feminino"(1984), o Globo de Ouro por "Melhor Canção Original", entre outros.


Irene Cara e seu merecido Oscar por "Flashdance...What A Feeling..."


 "Flashdance…What A Feeling" é ainda hoje um dos maiores hinos das pistas de dança, e foi composta em parceria com as lendas do Pop/Disco Giorgio Moroder / Keith Forsey, os mesmos produtores de várias outras peças atemporais, como "Neverending Story" de Limahl

O hit ainda rendeu diversas regravações em Dance Music - que os baladeiros e fãs do gênero conhecem muito bem -  como os inesquecíveis Global Deejays - "What A Feeling (Flashdance)" (2005) e DJ BoBo & Irene Cara - "What A Feeling" (2001) (com a própria vocalista se juntando ao suíço DJ BoBo).


Francesca Ceselli (Black 4 White)


Em entrevista dada ao Blog em 2018, a cantora italiana Francesca Ceselli (do projeto Black 4 White) até citou que "Fama" (1982) era a sua série de TV favorita. Com o falecimento de Irene Cara, a cantora dos singles "Cannibal" e "Do You Know" lamentou hoje em seu facebook: 

"Ela foi a voz que me inspirou a cantar... Quando eu era pequena e cheia de sonhos, eu corria para casa depois da escola para assistir 'Fama'. Descanse em paz Irene." 


DJ BoBo e Irene Cara

DJ Bobo também deixou uma mensagem sobre o falecimento da artista:

"Querida Irene, Obrigado por compartilhar seu talento e paixão comigo. A música 'WHAT A FEELING' me inspirou a ir ao cinema assistir "FLASHDANCE". Lá descobri a minha paixão pela dança e pelo breakdance. Gravar uma nova versão com você foi uma experiência incrível, muitas boas lembranças no palco e nos bastidores. Para sempre, seu DJ BoBo."


Irene Cara tinha 63 anos de idade, e a causa de sua morte ainda não foi divulgada.

RIP Irene Cara




Nenhum comentário:

Postar um comentário