sábado, 1 de outubro de 2022

KYLIE MINOGUE - "FEVER" (2001) 21º ANNIVERSARY

"FEVER" DE KYLIE MINOGUE É UM GRANDE ACONTECIMENTO DA MÚSICA POP-DANCE, E COMPLETA 21 ANOS DE LANÇAMENTO

A talentosa e boa moça, Kylie Minogue, apresentando na época o Fenômeno "Fever"

Hoje, dia 1º de Outubro, faz 21 anos que um dos álbuns mais importantes da música Pop-Dance foi lançado.  “Fever” de Kylie Minogue se consolidou como um dos melhores discos da "Música Dance" dos anos 2000, e com toda a certeza, é até hoje um dos pilares da cena dançante. 

Quem curtiu aquele início de século XXI, sem dúvidas não conseguiu tirar da cabeça uma das canções mais tocadas: “Can't Get You out of my Head”, considerada a mais famosa música de Kylie - praticamente a sua assinatura. 

Este lead single teve um sucesso estrondoso, conquistando o 1# em mais de 40 países e ocupando atualmente o 51# dos singles mais vendidos de todos os tempos.

É unânime que todo ser humano já tenha ouvido o refrão dessa canção, pelo menos uma vez na vida. Não se limitando a isso, Kylie, que já era uma musa do mercado fonográfico europeu, conseguiu números ainda superiores com o lançamento do "Fever". A estrela australiana entrou nas paradas de todo o mundo, inclusive no mercado americano...


A capa clássica da obra musical "Fever" (2001)

Na parada mais importante de singles, a Hot 100 da Billboard, “Can't Get You out of my Head” estreou em 3# na primeira semana e mais tarde obteve o reconhecimento de platina tripla pela Recording Industry Association of America pelas vendas de 3.000.000 cópias. Na mais recente atualização, os números são de 13 milhões de cópias vendidas no mundo todo, um recorde para uma cantora não americana.


Nem Kylie Minogue tinha noção do tamanho ícone que se tornaria o álbum "Fever"

Apresentando uma boa experimentação da música Dance, House, Eurodance, Synth-Pop e Neo-Disco, "Fever" é uma base forte para tudo aquilo que se pode chamar de “Música Dance”, até hoje em dia. Liricamente as canções tratam sobre amor, fascínio, romance, flerte, alegria e compreensão, sendo um leque de canções alegres e cheias de energia, além das atmosferas e sonoridades saborosas que preenchem os nossos ouvidos... lances que Kylie Minogue sabe fazer perfeitamente (ela está na ativa há mais de 30 anos e com dezenas de álbuns já lançados).

Em algumas faixas, vemos um apelo melódico que gruda na cabeça, como na principal “Cant Get you Out of my Head” e na melancólica e agradável “Come Into My World”. Há também a radiante “Love At First Sight”, onde os sons de guitarra e o groove da batida dominam, e a contagiante e uma das favoritas do disco:"In Your Eyes". Vale a pena conferir o álbum "Fever", onde Kylie Minogue entrega um raro exemplo de “pop perfection”.


O MARCO E O IMPULSO QUE "FEVER" OCASIONOU NA MÚSICA POP

Sensualidade, arte, carisma, talento, dance music, e atemporalidade

"Fever" é simplesmente um álbum atemporal que serviu de ponto de partida para a febre da música Dance nos anos 2000. Nessa época a Eurodance ainda estava em alta, e muitos outros artistas e projetos caminharam com Kylie na mesma estrada rumo aos Clubs e FMs, como Madonna ("What It Feels Like For A Girl"), Lasgo ("Something"), P!nk ("Get This Parted"), Grenada ("Superstar"), Ian Van Dahl ("Castles In The Sky"), Iio ("Rapture"), Fragma ("Everytime You Need Me"), Paulina Rubio ("Don't Say Goodbye"), Daft Punk ("One More Time"), Sophie Ellis Bextor ("Murder On The Dance Fllor")...e tantos outros.

E "Fever" consolidou de vez a figura de Minogue no mercado do entretenimento, servindo ainda claramente de inspiração para cantoras da atualidade, como Dua Lipa, Rina Sawayama e Rihanna

Um exemplo disso, é que a atmosfera refinada e ao mesmo tempo dançante de "Fever" se reflete no “Future Nostalgia” de Dua Lipa, ou até mesmo em outros trabalhos dos anos 2000 como o álbum “Confessions On a Dance Floor” (2005) de Madonna, que é inegavelmente um reflexo daquilo que foi feito por Kylie. 

Com esse disco, Kylie Minogue conseguiu o primeiro e até então único Grammy de sua carreira, o de Melhor Gravação Dance por “Come Into My World”.

Grande Album, grande Momento... 

Grande FEBRE MINOGUE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário