sábado, 24 de setembro de 2022

CAPTAIN JOY - "MY SUNSHINE" (2001)

Apesar do clima ser ainda de friozinho, a primavera está anunciando que finalmente está de volta no hemisfério sul... E com essa mudança de estação, chega também uma pequena matéria para esquentar os amantes da boa Italodance:


CAPTAIN JOY - "MY SUNSHINE" (2001)

"Meu raio de sol". 

Essa é a tradução exata do título dessa linda canção de 2001, lançada pelo projeto Captain Joy

Podemos dizer tranquilamente que essa é a prima de Kriss Grekò - "Surrender" (2000), sucesso das boates e FM's do ano de 2001, e que também ganhou um artigo aqui no Blog. 

Perceba que "My Sunshine" traz essa mesma carga emocional em seu refrão, um vocal poderoso, além de seus teclados e breaks viajantes serem bem similares com a produção de Kriss Grekò - "Surrender"

E digo mais: Você pode não conhecer "My Sunshine" do projeto Captain Joy (ouvi poucas vezes tocar nas casas noturnas, em 2002), mas se você é fã dos famosos projetos de Vocal-Trance, vide Fragma, Alice DJ, Lasgo, Ian Van Dahl, Dee Dee, Astroline, e da própria "Surrender" de Kriss Grekò, tem tudo para se amarrar também em "My Sunshine":


Captain Joy - "My Sunshine" (2001)

"Meu raio de sol,

Você me faz sentir vivo,

Você sabe que é único para mim,

Você sabe que é a minha vida..."


A produção de Captain Joy - "My Sunshine" é mais uma vez de Roberto Gallo Salsotto, o mesmo produtor de Kriss Grekò ("Surrender"), Fabrica ("I'm Missing You"), Sals8 ("Downtown"), Paps N Skar ("Get It On"), Billy More ("Up & Down"), Souvenir D'Italie ("Boys and Girls"), entre outras toneladas de grandes hits da Dance Music.


Essa é a capa do single de "My Sunshine" do Captain Joy, lançado em vinil e CD


E assim como aconteceu com o single de Kriss Grekò, aqui Salsotto recebeu os vocais "acapella" já gravados, então ele não teve nenhum contato no estúdio com a vocalista do Captain Joy.

Já a romântica letra da música ficou a cargo da cantora Nathalie Aarts, a conhecida voz do The Soundlovers, e que também escreveu e cantou para outros inúmeros projetos da Italodance (Regina - "Day By Day" é só um exemplo de composição exercido por Nathalie). 


Nathalie Aarts escreveu a letra de "My Sunshine"


Outros nomes que aparecem creditados no single são de Roberto Zucchini e Umberto Ferraro, que foram os cabeças do projeto. Essa dupla criou os arranjos e a produção inicial da música, e após terem finalizado o "rascunho", contrataram Salsotto para dar aquela "viajeira" final.

Já o selo que lançou Captain Joy é o italiano No Colors, o mesmo que apresentou em 1997 o sucesso "Hablame Luna" do Basic Connection.


O CD "Lunch Break Vol.4" (2002)


No Brasil, a gravadora Building Records foi rápida no gatilho e licenciou a faixa, entrando inclusive na coletânea "Lunch Break Vol.4" (lançada em 2002).

Quanto à vocalista de "My Sunshine", ela é a talentosa Melody Castellari, muitas vezes já citada aqui no Blog por ter sido a vocalista também de Connie Nice ("Dancing In The Night"), A.D.A.M. ("Zombie"), Surama K ("Remember"), entre outros estrondos dançantes dos anos 90.


Melody Castellari é a vocalista e Roberto Gallo Salsotto é o produtor da faixa "My Sunshine" do Captain Joy

Com exclusividade ao Blog, Melody Castellari deu alguns detalhes sobre "My Sunshine", curiosidades que antes eu não fazia ideia...

A cantora disse que, quem a convidou para gravar "My Sunshine" foi Fabio Serra, produtor cultuado da S.A.I.F.A.M. e que dispensa maiores apresentações:

"Oi Rikardo, gravei essa música na S.A.I.F.A.M. Studios, fui chamada pelo Fabio Serra, que me disse na época que seria um trabalho de canto regular."

Fiquei surpreso com essa declaração da Melody, pois o nome de Fabio Serra não aparece nos créditos do single, muito menos existe alguma referência à S.A.I.F.A.M. na capa do disco.


Não foi lançado nenhum video-clipe para "My Sunshine", e Melody nunca a cantou ao vivo


Melody disse ainda que nunca cantou "My Sunshine" ao público em seus shows, pois segundo ela: "não fui creditada na música".

Ao escrever essa matéria, descobri ainda que existiu um single anterior do Captain Joy, e que eu jamais havia escutado antes... É a música "I'm Dreaming", lançada em 2000, também com a mesma produção de Roberto Gallo Salsotto, mas desta vez com vocais masculinos. É outra excelente ítalo do selo No Colors, porém, acho que é menos conhecida do público brasileiro.

"My Sunshine" do Captain Joy é mais uma sensacional Dance Music dos anos 2000 e lançada num ano que foi muito favorável para o Vocal Trance: 2001. 

Este subgênero agradou toda uma geração de jovens no início daquela saudosa década, e ainda respira fortemente no coração de uma boa porcentagem deste público, todos atualmente com seus mais de 35 anos de idade. Vertente deliciosa, amada e com um legado indelével, graças à todas essas faixas clássicas, hits alucinantes e emocionantes, como a própria - "My Sunshine" de Captain Joy.



Agradecimentos: Melody Castellari e Roberto Gallo Salsotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário