domingo, 11 de setembro de 2022

BASIC CONNECTION - "HABLAME LUNA" (1997) 25th ANNIVERSARY

Olá meus amigos! Hoje vamos recordar de uma música lá do ano de 1997 e que muita gente conheceu através das saudosas coletâneas da Paradoxx Music... Vamos lá?


BASIC CONNECTION -"HABLAME LUNA" (1997) - 25º ANIVERSÁRIO

A FUSÃO DA ITALODANCE COM O TRANCE DOS ANOS 90


Para ser sincero, a primeira vez que ouvi "Hablame Luna" eu a julguei como tediosa, irrelevante e até descartável, mas com o passar dos meses essa faixa só foi me conquistando... 

Digamos que transmitia uma sensação diferente da sentida nas músicas da Gala, Simone Jay, 2 Eivissa, Angelina - entre outras mais comerciais da época.

Há um toque de Trance aqui, um apelo maior em emocionar o ouvinte num som poético, sem falar naquele tecladinho... ah, o tecladinho está fenomenal, fazendo um contraste delirante com os vocais da canção. 

"Hablame Luna" tocou poucas vezes nas FMs brasileiras e também não virou um "hitaço" dos clubs, mas tem o seu charme, o seu diferencial e uma atmosfera notívaga que ainda encanta:


Basic Connection - "Hablame Luna" (1997)
Video Official

Fala-me Lua, quero te escutar
Você me conta, o que será...

O Basic Connection foi um projeto italiano formado na cidade de Milão e esteve ativo entre 1996-1999. Eles até chegaram a lançar um álbum no ano de 1998, devido ao sucesso dos singles "Hablame Luna", "Angel (Don’t Cry)" e "You Are My Love". O título desse disco? É claro que é "Hablame Luna", o trabalho de maior expressão do projeto. 

Já nos palcos, o Basic Connection foi representado pela dupla Cris Star (Cristiano Piva) e Alice Guarnieri, enquanto que os produtores e verdadeiros cantores foram outras pessoas... 


O dançarino Cris Star e a modelo Alice Guarnieri

Trata-se daquela velha e conhecida história: Quem pagava o ingresso para assistir aos shows assistia apenas aos componentes visuais do projeto, não a equipe criativa dos estúdios.

Cris Star foi - e ainda é - um dançarino profissional e criador das coreografias das faixas "Hablame Luna", "You Are My Love""Angel (Don't Cry)" e "Feel Like I Feel", e a plateia o assistia dançando nos palcos. Quanto a outra performer, Alice Guarnieri, ela era uma linda modelo para representar as partes femininas (embora Alice apareça creditada em alguns sites como se fosse a vocalista, ela apenas dublava).

Já no estúdio de gravação, o Basic Connection tinha um outro time de pessoas trabalhando... os artistas reais, digamos assim. Quem escreveu, produziu e deu instrumentais dançantes às músicas foi Mauro Tondini, um talentoso músico que já trabalhou com diversas outras estrelas da Itália, como Sandy Marton e Alexia. Atualmente Tondini continua trabalhando nos estúdios e no que se refere a área dos bastidores:


Mauro Tondini: Antes e Agora
Ele é o cara que produziu e escreveu a letra de "Hablame Luna", além de outros singles do Basic Connection 

É preciso ressaltar ainda que há um equívoco em algumas informações centralizadas no site discogs, e no caso de “Hablame Luna”, a vocalista que aparece creditada por lá é a Dhany (Daniela Galli), e isso não está correto. Dhany nunca esteve atrelada ao projeto, o que houve foi uma confusão em quem adicionou o nome da vocalista no site, envolvendo outra “Daniela”.

Em relação as cantoras reais do Basic Connection, elas eram das mais variadas, como Julie Mary Harrington (faixas "Feel Like I Feel", "You Are My Love"), Laura Robles (faixa "Rising Sun Melody"), Helen Jayne Davies (faixa "Falling Deep In Love"), Joanne Houchin (faixa "Angel"), e claro, Daniela Gorgoni Gufoni - conhecida também como Dana - a voz real de "Hablame Luna".

Todas estas cantoras nunca se apresentaram como integrantes oficiais do Basic Connection, e nem mencionam estes "bicos" em suas home-pages, diferente do coreógrafo Cris Star, que representa oficialmente o projeto até hoje, dando entrevistas, publicando videos da época em seu instagram, comparecendo em emissoras de rádios, entre outros:


Cris Star Atualmente
Cris Star continua dançando e representando oficialmente o Basic Connection. Atualmente ele também tem produzido suas próprias músicas, além de soltar sua voz como cantor, porém, naquela época, Cris Star era apenas um dançarino e montou as coreografias para o Basic Connection.
(foto: instagram de Cris Star)

Os realizadores e mentes criativas por trás de "Hablame Luna" respondem por Daniela Gufoni Gorgoni e Mauro Tondini, que gravaram "Hablame Luna" no estúdio Bull & Butcher Recordings  - Milão (Itália), para o selo No Colors Records - também da cidade italiana de Milão. 

O single ainda acabou influenciando outras produções contemporâneas, como exemplo "La Noche De La Luna" do projeto Francisca (Francesca Ceselli do Black 4 White nos vocais, e produção estonteante de DJ Dado).

Outra grande colaboradora "terceirizada" do Basic Connection (e que merece ser sempre mencionada), foi a cantora Sandy Chambers - a verdadeira Corona -  pois ela escreveu as letras de "Angel (Don't Cry)" e "You Are My Love", singles posteriores a "Hablame Luna"


DETALHES DE "HABLAME LUNA"

O embrião para "Hablame Luna": 
A música não tinha uma letra e foi lançada como "Faithless"

Como já citado, o Basic Connection lançou outras faixas que também tiveram algum destaque em países europeus, como "You Are My Love", "Angel (Don't Cry)" e "Feel Like I Feel", mas aqui no Brasil somente "Hablame Luna" se tornou conhecida entre os fãs da música eletrônica, naquele ano de 1998.

Aqui temos uma letra totalmente cantada em espanhol, então isso a diferenciava das outras tracks que complementavam os CDs "TV Dance Vol. 3", "Tempo de Alegria", "Top 18", "FM Dance Force Vol.3" e etc... mas, você sabia que "Hablame Luna" foi lançada primeiramente sem nenhuma letra?

Pois é, essa produção havia sido lançada inicialmente em 1996 sob o nome original de "Faithless (Hablame Luna)" e só constava com uma instrumental no estilo Progressive Trance, além de algumas lamúrias emitidas por Dana. Ouça-a


Basic Connection - "Faithless (Hablame Luma)" (Extended Mix)
Apesar de não conter as letras cantadas por Dana, essa primeira versão também é esplendorosa!

Como a primeira versão esbanjou competência e foi bem recepcionada em charts de diversos países, então o produtor Mauro Tondini resolveu trabalhar em novas versões, convidando a vocalista Dana para dar mais "alma" à faixa. 

Dana, além de cantar, também colaborou importantemente com Mauro Tondini na composição da letra, esta que, mais tarde, adentraria nas coletâneas da Paradoxx Music (como as citadas acima).

E apesar da cantora nunca ter participado dos eventos ao vivo do Basic Connection, ela foi escalada para participar do vídeo oficial de "Hablame Luna", portanto, isso significa que aquela ruiva de cabelos curtos - que você conheceu na VHS "TV Dance Vol.3" -  realmente é a cantora e compositora da música.

Não podemos deixar de citar também a versão criada pelo fantástico produtor Todd Terry, que está inclusa nesse single de 1997:

Basic Connection - "Hablame Luna" (1997)
Todd Terry Straight Pass 7"

O projeto teve um grande sucesso na Alemanha, Áustria, França, Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra e Suécia, motivando então o lançamento do álbum "Hablame Luna", que lógico, foi ignorado pela Paradoxx Music e não distribuído aos brasileiros.

Além de Todd Terry, outro famoso produtor que se “misturou” ao Basic Connection foi o consagrado alemão Sash! - um verdadeiro mestre do Trance dos anos 90 - que remixou o registro "Angel (Don't Cry)". 

Com a cena Trance mais em alta no início dos anos 2000, "Hablame Luna" foi regravada por uma outra voz conhecida do gênero... Vocês se lembram da loiríssima Maria Rubia? Tenho certeza que sim! A vocalista do Fragma - "Everytime You Need Me" (2001) lançou um cover desse clássico em 2004, através do mesmo selo responsável pela versão original: No Colors Records.


Rubia - "Hablame Luna" (2004)

E no ano que completa-se o 25º aniversário de "Hablame Luna", resolvi escrever para a compositora e vocalista original, enviando então um e-mail à Daniela "Dana" Gufoni, que prontamente respondeu: 

"Olá  ...obrigada pelo carinho, e sim, eu gravei "Hablame Luna", mas foi há décadas e não estou mais interessada em música 😂 Hoje eu trabalho em eventos culturais, com crianças, castelos e vilas."

Dana ainda disse que não gravou para outros projetos: "Não teve mais faixas com minha voz :) só gravei essa canção. Desejo-lhe tudo de bom."


DANA: DANIELA GORFONI GUFONI

Dr. Gorgoni Gufoni
Atualmente


Dana é Fundadora e Presidente da Associação Cultural Viaggiatori del Tempo, em Milão, sua cidade natal e também a cidade onde nasceu o Basic Connection.

Como informado acima pela própria Dana, ela está fora da música há muitos anos, onde tem se dedicado neste tempo em atrações infanto-juvenis, incorporando alguns projetos educativos em eventos temáticos destinados à crianças e adolescentes. 
É como se essa atração fosse uma mesclagem de teatro - parque - acampamento, onde apresenta ao público teen um pouco de história, folclore, cenários com monumentos históricos, castelos, parques, entre outros. 


Dana deixou a música e se conectou com uma outra arte…
Créditos da foto: Facebook de Daniela Gufoni



E para fechar esta homenagem ao Basic Connection e seu single de 1997, deixo vocês com a versão cantada em inglês de "Hablame Luna", que a Paradoxx Music não lançou por aqui. Os refrões foram mantidos em espanhol, já os versos foram alterados para o inglês, e espero que gostem tanto quanto eu!!!

Abraços àqueles que leram até aqui, àqueles que admiram essa bela música, e àqueles que olham para a Lua e não resistem uma boa conversa com Ela!

Basic Connection - "Hablame Luna" (English Version) 1997




8 comentários: