sábado, 4 de junho de 2022

GIGI D'AGOSTINO X OLA ONABULE - "I'LL FLY WITH YOU" (1999)

VIDEO DE GIGI D'AGOSTINO - "I'LL FLY WITH YOU" É DESATIVADO DO YOUTUBE SOB REIVIDICAÇÃO DO VOCALISTA

Gigi D'Agostino - "I'll Fly With You" (1999) é um dos grandes acontecimentos da Dance Music

Acho que todos sabemos que o vocalista desse super hit é o nigeriano-britânico Ola Onabule, certo? 

Pois bem, como o responsável pelos vocais não foi creditado nesse grande sucesso, parece que agora ele está recorrendo à justiça e processando o famoso produtor italiano... 

Ola Onabule quer ter o seu reconhecimento por seu trabalho em “Ill Fly With You (L'Amour Toujour)”, que com certeza lucrou muito nesses mais de 20 anos de sucesso.

E vamos combinar, né? Todos estes cantores de estúdio, como Sandy Chambers, Annerley Gordon, Jenny B, Samira Besic, Melody Castellari, e o próprio Ola Onabule, foram essenciais na elaboração destes sucessos da Dance Music que tanto tocaram nas rádios e clubs mundiais, então, é mais que justo também que sejam creditados e recompensados por todos esses anos...

Um caso semelhante à este aconteceu há 31 anos, em 1991, quando Martha Wash, que cantou o imponente refrão de "Everybody Dance Now" de  C&C Music Factory, processou o citado grupo depois que a modelo Zelma Davis dublou as suas partes no videoclipe da música. 

Segundo a revista Rolling Stone, a luta de Marta Wash por seu crédito vocal ajudou a estabelecer um importante precedente para os direitos autorais dos artistas, fazendo com que a legislação exigisse créditos dos vocalistas em todos os álbuns e videoclipes, embora também saibamos que muitos artistas de estúdios (principalmente os italianos) continuaram a gravar “escondidos” para diversos produtores (e quem ganhava visibilidade e reconhecimento eram sempre outras personalidades e modelos). 


A voz que escutamos na música de Gigi D'Agostino é de Ola Onabule, inclusive no fragmento "feminino"... Nesse trecho a voz dele foi alterada intencionalmente para que a produção se assemelhasse a um dueto entre um casal

No caso de Gigi D'Agostino, o vídeo oficial de “I’ll Fly With You (L’Amour Toujours)” foi desativado recentemente do YouTube sob solicitação de Ola Onabule, e continuará sem render visualizações até a data que o tribunal tomar decisão sobre os seus direitos.

Você pode conferir o link do vídeo aqui neste artigo (publicado em 2020), que vai constar a seguinte mensagem: 

“Este vídeo não está mais disponível devido a uma reivindicação de direitos autorais de Ola Onabule”. 


Atualmente Gigi D'Agostino postou em suas redes sociais que está sofrendo com sintomas e dores de uma doença misteriosa (que ele não divulgou qual seria). Esperamos que o mestre da Dance Music tenha uma excelente recuperação e que fique saudável o mais quanto antes.

Quanto ao assunto desta publicação, antes de escrever esta nota entrei em contato com a empresária de Ola Onabule, para que, se possível, nos fornecesse mais algum detalhe a respeito do tal processo, mas infelizmente ela não retornou as mensagens enviadas.

Mas fica aqui a nossa torcida e também uma frase que diz tudo:

Dar o devido reconhecimento é um ato de justiça.

   

9 comentários:

  1. Boa Tarde Rikardo!!De fato e uma situação complicada, porém como vc bem termina o texto :" É um ato de justiça"!Abracos, parabens por essas belas matérias!

    ResponderExcluir
  2. Ok, mas porque fazer isso só agora, mais de 20 anos depois? E outra, quando esses cantores gravam, eles não assinam um contrato aceitando esses termos? Acho tudo muito estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo contigo, muito estranho. Mesmo sabendo que Ola Onabule merece nosso reconhecimento, entendo que as pessoas assinam contrato e devem respeita-los .

      Excluir
  3. Onde fica o ganho do artista que grava projetos em estúdio.

    ResponderExcluir
  4. É estranho o vocalista original só lutar pelo reconhecimento depois de mais de 20 anos. Poderia ter feito isso na época. Vai entender!!!
    Por anos pensava que nessa música, fosse um dueto, até que certa vez em um vídeo na internet, descobri que se trata do mesmo vocalista. O cara tem uma voz bonita.

    ResponderExcluir
  5. Hey man, just wanted to make sure you'll read this message. It's regarding the Gigi D'Agostino singers and stuff.
    La passion's singer is Carlo Montagner. That's what Paolo Sandrini, the producer, said it in a live stream a year ago or so.
    Just wanted to give you this little piece of information.
    Thanks for your work

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hi friend... where can i see this interview? on the UK single Adam Austim was credited (vocals).... See the image: https://1.bp.blogspot.com/-VUEbFFPwjCA/X00YIPH7NzI/AAAAAAAAFoU/K_pERWamL-EruZML-_3iQI93g2pEzdGlQCLcBGAsYHQ/s1600/R-1305971- 1530704530-7378.jpeg.jpg

      Excluir
    2. this whole video interview is full of details about the singers of Gigi's song. The part about La Passion is at minute 8:20
      https://www.youtube.com/watch?v=Luds1SM04aY

      Excluir
  6. Gigi Dagostino é uma das coisas mais chata e insuportáveis dos últimos tempos.

    ResponderExcluir