quinta-feira, 3 de junho de 2021

PAUL PARKER & ANGIE GOLD - "I FINALLY FOUND SOMEONE" (1997)

PAUL PARKER & ANGIE GOLD - "I FINALLY FOUND SOMEONE" (1997): UMA VERSÃO QUE AINDA CAUSA SUSPIROS
Um dueto que emocionou e fez muita gente dançar nas noites de 1997!!


Diante de tantas regravações bem sucedidas na Eurodance, como as de Nicki French, Undercover, Suzann Rye e Ken Laszlo, é lógico que alguém iria fazer uma versão dance para essa balada romântica também, não é mesmo? Era só uma questão de tempo!

"I Finally Found Someone" é cantada originalmente pelos astros internacionais Barbra Streisand & Brian Addams, sendo também trilha sonora do filme "O Espelho Tem Duas Faces", de 1996 (Barbra é uma das protagonistas).
O longa-metragem foi bem popular nos cinemas brasileiros e víamos o seu teaser muitas vezes em suas transmissões diárias pela TV, mas quanto a música oficial... bem, eu acho que não foi muito conhecida na época...  Pelo menos eu nunca a ouvi tocar nas rádios.

Mas a versão Eurodance, produzida em 1997... Ah, essa tocou muito na Jovem Pan e nas danceterias da época!! Puxa, quem que não se lembra dessa maravilhosa versão?
Também saiu em diversas coletâneas da Building Records, e praticamente foi a faixa que me impulsionou a comprar o meu 1º CD da gravadora: "MAXI PAN VOL. 2" (que trazia ainda outros hits espetaculares, como as belíssimas Kelly B - "Love Like Never Before" e SIU - "Its' So Easy").

 Literalmente é uma das músicas que melhor traduziu o ano de 1997!!!
Automaticamente cantamos junto com a dupla:
 
"Someone...Ooooooooh yeaahh"


A música foi lançada no Brasil em junho de 1997, e em agosto começou a despontar nas paradas. Atingiu o #8 nas noites de São Paulo (Outubro de 1997), seu pico máximo. Na Jovem Pan, a maior rede de rádios do Brasil, conseguiu o #9 no chart das mais tocadas em setembro de 1997.

QUEM SÃO ELES?
Essa versão dançante foi criada pelo produtor Ian Anthony Stephens, um especialista no gênero Dance e que produziu muito nos anos 80 e 90, como a épica Abigail - "Dont You Wanna Know?" (1994), além de outras inúmeras releituras de grandes clássicos da música pop. 

Abigail - "Dont You Wanna Know?" (1994)
A música foi escrita e produzida por Ian Anthony Stephens, um grande talento das produções... Repare que a base lembra bastante a produção de "I Finally Found Someone", principalmente os teclados... 
Ah, e essa faixa também está no CD "Maxi Pan Vol. 2"

Então juntamente com o selo Klone Records, Stephens resolveu trazer Paul Parker e Angie Gold, numa cartada certeira para esse seu mais recente trabalho.

Para a revista DJ Sound (nº84, 1998), Angie Gold disse: "Me ligaram de Londres, onde eu estava praticamente de férias, e em 48 horas eu já aterrissava em solo californiano. Em três dias a música estava pronta".
Contatei Angie Gold, para que ela nos falasse mais a respeito dessa querida e nostálgica produção, e perguntei à ela se conheceu pessoalmente o cantor Paul Parker, então ela disse: "Não ,,,,, eu fiz minha parte no estúdio de gravação de Londres e Paul em San Francisco."
Mas peraê! É impressão minha ou as informações da DJ Sound estão meio desencontradas? Pois a revista nos deu a entender que Angie Gold foi fazer as gravações na Califórnia... enquanto a própria cantora nos afirma que gravou em Londres mesmo...

O trio que fez "I Finally Found Someone" brilhar nas pistas!

Angie ainda complementou dizendo que até hoje não conheceu pessoalmente Paul Parker... E sabe, é engraçado saber disso só agora pois eu sempre senti muita química nesse dueto, sempre encontrei muita profundidade nessas duas interpretações, então é estranho pensar que eles nunca se viram pessoalmente (e que muito menos pisaram juntos num estúdio de gravação...).

Na DJ Sound havia ainda mais informações, e era sobre a repercussão positiva que a música obteve em 1997, que "os dois cantores foram pegos de surpresa com este sucesso".
O produtor Stephens adiantava na curta matéria que não teria um novo single entre eles, muito menos um álbum, justificando a distância que separa Paul Parker (que mora nos EUA) e Angie Gold (Reino Unido). 
Stephens ainda disse: "Na maioria dos fins de semanas nós contatamos Angie e trocamos algumas ideias sobre um possível novo trabalho. Nós estamos à procura de um novo bom single para gravá-lo já no início deste ano".

Paul Parker

Bom, sobre uma nova parceria com Paul Parker, isso jamais aconteceu novamente, porém Angie lançou muitos outros singles com este seu produtor, e alguns até se tornaram bem conhecidos entre os fãs de eurodance...
Sabe aquela versão dance de "You Learn" da Alanis Morissette, que foi lançada em 1996 sob o nome de ANGELINA?? Então, essa música me deixou confuso naquele ano, pois automaticamente co-relacionava com a Angelina de "Release Me", mas na realidade se trata novamente dela: Angie Gold.

Basicamente "Angie Gold" é um dos pseudônimos de Angelina Fiorina Kyte, seu verdadeiro nome, e ela se iniciou como cantora há muito mais tempo que a Angelina do freestyle...


ANGIE GOLD
A voz de muitos singles dançantes do Reino Unido

Nascida em Manchester (Reino Unido), no dia 08 de novembro de 1959, Angelina Fiorina Kyte começou a se apresentar nos clubs aos 8 anos de idade, e aos 17 fez a sua primeira apresentação num programa de TV.

Em 1978, ela ainda lançou um single na Alemanha pela Polydor, chamado "Der schönste Tag". Já aos seus 22 anos, participou de um programa de TV aos sábados à noite chamado "Search for a Star", onde foi vista pela gravadora CBS / Epic Sony, que a convidou para assinar um contrato. 
Com esse suporte, ela lançou o seu primeiro trabalho oficial como “Angie Gold”: um single chamado "Every Home Should Have One". Depois ela lançou também o seu 1º álbum, em 1982.

Angie Gold em 1982

A partir daí, "Angie Gold" investiu totalmente nesse nome artístico, embora também usasse outros pseudônimos, como fazia qualquer outro artista da cena dance européia...
Seu segundo álbum não demorou muito, e com ele veio também uma canção intitulada "Get It Over With", que fez bastante sucesso no Japão. Na verdade, Angie Gold tem uma relação bem íntima com o público japonês, pois a maioria de suas canções sempre foram bem conhecidas por lá.

Em 1985, a cantora lançou "Eat You Up", que teve um bom desempenho na “Billboard Disco Chart”, e sendo um de seus mais memoráveis trabalhos. Nesse ano, ela também se destacou com uma versão em inglês para um hit japonês, intitulado de "Dancing Hero" (cover de Yōko Oginome), e conquistando quatro semanas consecutivas no topo dos charts.

Com o passar dos anos, Angie Gold lançou dezenas de singles de relativos sucessos, além realizar também várias parcerias com alguns grupos, como People Like Us, Girlfriends, Illusive, Stepsisters, Suns Of Shiva, e etc... mas aqui no Brasil, a britânica só se tornou conhecida mesmo graças à linda versão de "I Finally Found Someone":

Paul Parker & Angie Gold - "I Finally Found Someone"
Indicação na coluna "Dance Floor", em junho de 1997


Angie Gold cantou várias músicas de Dance Music, lançadas aqui no Brasil pela Building Records



Outras músicas de Angie Gold também chegaram por aqui, como as regravações de Madonna, "Into The Groove" e "You'll See", mas distribuídas sob o nome de Prima... Lembraram dessas tracks, né?? 
Inclusive, a sua versão para "Into The Groove" é maravilhosa e também está na coletânea "Maxi Pan Vol. 2".

Prima - "Into The Groove /  You'll See"
Indicação na coluna "Dance Floor", em setembro de 1997

Prima - "Into The Groove" (1997)
Desculpe Madonna, mas eu prefiro a sua prima!

Outro projeto que tem a sua voz é Princess Paragon, que possui faixas conhecidas como "Kiss The Rain" (1998), regravação dance de Billie Myers e que chegou a tocar nas danceterias brasileiras, assim como algumas rádios. Sobre esses variados pseudônimos, ela justifica:

"Ao mesmo tempo em que eu trabalhava como Angie Gold, estive envolvida na gravação de muitas outras produções, então a minha gravadora decidiu usar diferentes nomes para mim, como PRINCESS PARAGON e PRIMA. Os dois também tiveram muito sucesso, e o Prima teve um hit Nº 1 na Billboard dos EUA com "DONT CRY FOR ME ARGENTINA", e PRINCESS PARAGON, com "ANGEL OF MINE" e "KISS THE RAIN", além de outras canções. Todas essas músicas foram produzidas pelo meu amigo e talentoso Ian Anthony Stephens."
-Angie Gold

Princess Paragon - "Kiss The Rain" (1998)
Indicação na coluna "Dance Floor", em julho de 1998

Além de se simpatizar com o público japonês, a vocalista tem uma boa relação com o público LGBT do Reino Unido, que a reverencia como uma "Diva - Gay". Angie Gold sempre esteve colaborando com as causas desse grupo, assim como participando de campanhas solidárias e doando parte de seus rendimentos às instituições que tratam de soropositivos.
Ela está atualmente com 61 anos de idade e morando em Marbella, na Espanha. 

Sobre a sua colaboração (à distância) com Paul Parker, surgiu pois seu produtor também trabalhava com o cantor (nessa época), e para Stephens, ela foi a voz ideal para cantar com Paul.
Ao todo, Angie Gold lançou 5 álbuns oficiais e dezenas de singles, numa carreira que continua à todo vapor, sempre realizando shows e participações em eventos pelo mundo afora.

Veja um vídeo de 2012 da artista, onde canta absolutamente ao vivo:

Angie Gold - "Eat You Up" (Live In Blackpool Gaypride 2012)



PAUL PARKER

Se Angie Gold é um ícone gay, o cantor Paul Parker também não fica muito atrás... já que ele é assumidamente gay e ativamente participante da cena LGBT americana. 
Assim como Angie Gold, ele praticamente não menciona o sucesso de "I Finally Found Someone" pois este só foi um projeto isolado da dupla, fora que ambos possuem músicas bem mais sucedidas em suas carreiras...

Aliás, o seu maior sucesso é "Right On Target" (1982), que alcançou o primeiro lugar nas paradas Hot Dance Music / Club Play:

Paul Parker - "Right on Target"  (1982)
Ótima canção e muito tocada na rádio holandesa de ítalodisco Stad Den Haag 

"Right on Target" é uma canção de 1982 e lançada pela Megatone Records. Foi produzida e escrita pelo lendário Patrick Cowley, um compositor e multi-instrumentista norte-americano de disco music, que ao lado de Giorgio Moroder, é considerado um dos pioneiros da música eletrônica.
Patrick Cowley queria uma voz que soasse como a de um homem negro, mas como Paul Parker era seu amigo, ele cantou tentando atingir a esse objetivo e foi um sucesso total. Foi o primeiro single do álbum "Too Much To Dream", e também o seu primeiro e mais bem-sucedido single nos charts, sendo #1 por duas semanas.

A carreira de Paul Parker é bem semelhante com a de Angie Gold, eles basicamente cantam no mesmo gênero musical (Hi-NRG Disco) e se iniciaram profissionalmente na mesma época. Ele também é conhecido por sua entrega energeticamente masculina, por sua voz forte e potente, e por ter um comportamento bem-humorado, tais características que conquistaram fãs leais na Europa, Austrália e alguns países americanos.

Em 2019, por exemplo, ele esteve se apresentando na Argentina, onde é muito conhecido e respeitado: "Fui convidado para vários programas de rádio e fiz uma aparição na TV num dos programas matinais. Pediram-me para cantar em todos os lugares que eu ia e, felizmente, minha voz resistiu, mesmo com a viagem cansativa ... Viagem maravilhosa! Obrigado novamente à todos os meus amigos de Buenos Aires!"
-Paul Parker

Ele tem mais músicas conhecidas pelo mundo, mas aqui no Brasil é somente lembrado pela versão dance de “I Finally Found Someone”...

Se o italiano Ken Laszlo é uma lenda da Italodisco, considere Paul Parker uma das lendas vivas da Hi-NRG americana!! Ele também é muito querido no México e está sempre indo à América Central realizar seus shows, onde é muito aplaudido. 
Uma curiosidade, é que não existem informações sobre a sua data de nascimento, o que é uma pena... (é sempre muito bom saber a idade atual dos nossos vocalistas favoritos dos anos 90), mas pelas contas ele deve estar na casa dos 70 anos. 
Paul Parker continua morando nos EUA, na Califórnia.

Ao todo, o cantor lançou 4 álbuns oficiais e dezenas de singles, numa carreira que continua firme e forte até hoje. Ou melhor, "Pushing too hard", como diz uma de suas músicas.


PAUL PARKER E ANGIE GOLD ATUAMENTE
Paul Parker em 2019 e Angie Gold em 2020

Sucesso e vida longa à esse casal que tanto embalou as nossas festinhas nos anos 90, as melhores de nossas vidas!!! E obrigado à eles por nos conceder tantas emoções!!

3 comentários:

  1. Então essa Angie Gold era a Prima!! Que interessante! Eu tenho ainda o CD Maxi Pan vol.1 e tem a faixa Don't cry for me Argentina, cantada pela Angie Gold com o pseudômio de Prima. Já o Paul Parker, ma música I finally found someone, acho os vocais parecidos com o do Ken Lazslo, mas só um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, o vocal dele lembra um pouco Ken Laszlo mesmo... até citei o Ken Laszlo na postagem pq o nome dele não saía da minha cabeça enquanto escrevia sobre Paul Parker, rs. Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir