sexta-feira, 18 de junho de 2021

TIËSTO - "THE BUSINESS" (2020) - QUEM É O VOCALISTA DESSE MEGA-HIT?

TIËSTO - "THE BUSINESS" (2020): "SONHOS QUE TEMOS, NUNCA DESAPARECEM"

"Então vamos começar, vamos ao que interessa"

Em setembro de 2020 um fenômeno aconteceu. DJs de todo o mundo recebiam o novo single do famoso e universal Tiësto - "The Business", que hoje é um dos sons mais tocados nas rádios e plataformas digitais do mundo inteiro. Poderia ser diferente? Sim, poderia ser melhor ainda, caso não tivéssemos vivendo um ano pandêmico, "The Business" poderia estar também entre as mais tocadas nos clubs mundiais...

Essa é mais uma ótima surpresa vinda do veterano e premiado produtor holandês Tiësto (Tijs Michiel Verwest), que consegue nos provar - aos seus 52 anos de idade -  que ainda está em plena forma depois de tantos singles de sucesso ao longo de sua bela trajetória na Dance Music. 

Apenas para se ter uma ideia, esta atual faixa de Tiësto está com mais de 300 milhões de transmissões no Spotify e 80 milhões de visualizações no Youtube, ou seja, já é um dos maiores hits da carreira do DJ / Produtor. 


DJ e produtor Tiësto - Um dos mais premiados e prestigiados do Mundo

Este single, que alcançou o primeiro lugar em vendas digitais no chart Dance/Eletrônico da Billboard e entrou no Top 50 de 25 países no Spotify, agora também ganha uma nova roupagem chamada "The Business II", trazendo vocais adicionados do rapper Ty Dolla Sign.

Mas na minha humilde opinião, nada supera a versão original que já é super eficiente e cumpre muito bem com o seu papel: tocar na alma do ouvinte e fazê-lo dançar. 

Esse "remix" novo é apenas um método para fazer a música subir mais ainda nos gráficos (o verão europeu está começando), além de atingir outros públicos (já que a participação agora é de um rapper).

Continuando com o meu ponto de vista, nem Tiësto esperava esse sucesso tão grande de "The Business", e agora ele quer trabalhar de todas as formas possíveis para aproveitar esse boom repentino. Então ele contratou esse rapper, acrescentou alguns trechos na letra e soltou a nova versão, que não ficou ruim ou perdeu sua essência, mas a original é bem melhor...


COMEÇANDO OS TRABALHOS

Apesar da primeira versão trazer um cantor desconhecido, a voz dele consegue fazer uma conexão com o público das noites, dando um tom sombrio à música e uma atmosfera perfeita para quem gosta da verdadeira balada. 

Esse cantor, que não recebeu destaque algum no single, é James "Yami" Bell, que pouco (ou quase nada) falaram sobre ele.

Não sabe de que música estamos falando? Aposto que você deve tê-la ouvido por aí, pois é até agora um dos hits mais tocados neste 2021. A melodia melancólica e introspectiva, uma vez que tocada, não há como sair de você!!! 

Como uma maldição (ou seria uma benção?) você vai se pegar cantando: "Let's get down, let's get down to business..."

Detalhe para o vídeo abaixo, traduzido pela própria Warner Music Brasil:


Tiësto - "The Business" (2020)
Video Oficial - Legendado em PT

Como de costume, o cantor não aparece em cena, nem ao menos o produtor. Os responsáveis resolveram contratar um casal de dançarinos que protagonizam o vídeo... Então vemos uma garota ressuscitar um rapaz num necrotério e ela passa a noite inteira com ele, um zumbizão dançando pela cidade. O vídeo é interessante, o rapaz dança bem, mas dá aquela impressão de que nada desse material tem a ver com a letra... Ou será que a mensagem está em metáforas e eu não consegui traduzi-las? (EDIT: Assisti mais uma vez e cheguei numa conclusão - Existe um conceito no vídeo que precisa ser interpretado: O zumbi seria a pessoa da relação que aceita as humilhações de sua amada, mas não tem coragem de finalizar o relacionamento. Ele vai aguentando tudo, até que no final ele consegue se libertar e sair dessa relação abusiva. Você consegue entender isso depois de ler a entrevista abaixo com o compositor/vocalista, onde ele comenta sobre o que a letra significa, então as cenas do vídeo vão fazendo mais sentido. No início, a moça ressuscita o zumbi pois ele deixava-a conduzir a relação; eles terminavam mas ela sempre voltava pra ele quando achava vantajoso). 

 É um bom vídeo, principalmente se você gostou do estilo mórbido visto em The Soundlovers - "Run-Away" (1997) 


The Soundlovers - "Run-Away" (1997)
Vídeo Oficial


QUEM É O VOCALISTA DESSA VERSÃO ORIGINAL??

Ele é o vocalista de um dos maiores hits do momento

Muitos sites (inclusive brasileiros) destacaram bastante a música nos últimos meses (o que é muito bom, inclusive), mas ninguém falou sobre o vocalista / compositor de "The Business" em notícias e matérias veiculadas... É muito fácil você encontrar por aí informações sobre Tiësto, Ty Dolla Sign (vocalista da nova versão) ou sobre outros DJs famosos que fizeram suas novas versões... Mas, e a pessoa que colaborou com sua letra e voz? Por que ninguém cita essa voz que está no topo das paradas?

Ele é James "Yami" Bell, que apesar de cantar desde a sua infância, esteve trabalhando mais como compositor para alguns cantores. "The Business" foi um trabalho que ele escreveu ao lado de outros compositores, como Anton Rundberg e Julia Karlsson, porém nesse caso, foi também a primeira canção que James Bell gravou com a sua voz.

O nome completo dele é James Michael George Bell, tem 28 anos, nasceu na cidade de Reading e atualmente mora em Londres, no Reino Unido. Outra coisa que percebemos, é que esse artista não é muito popular e também não apresenta aquela imagem "padrãozinha" que a mídia quer empurrar aos jovens da atualidade. Apesar disso, James "Yami" Bell é muito talentoso, canta, escreve, toca violão, piano, gaita e tem um contrato com a BMG desde 2018. 


James "Yami" Bell: 
O artista que colaborou com letra e voz para "The Business" (Tiësto)

Antes de trabalhar na BMG (como compositor criativo), ele trabalhou na área da Tecnologia da Informação, passou ainda por uma floricultura e foi garçom numa pousada de sua cidade natal. 

James tinha cerca de 22 anos quando começou a escrever canções, ao mesmo tempo em que trabalhava nesses empregos. Quando já estava com 25 anos, ele assinou o seu primeiro contrato com a BMG e, desde então, escreveu para vários artistas, incluindo AJ Mitchell, Ava Max, Lewis Blissett, TY Dolla Sign, Yungblud, Polo G, PrettyMuch e KSI.

Ao jornal britânico "Henley Standard", ele deu uma entrevista (matéria publicada em 12 de março desse ano), e disse que estava muito feliz com esse sucesso:

 “Estou muito grato e é tão irreal tudo o que está acontecendo agora. Sempre acreditamos que somos bons o suficiente para fazer X, Y ou Z, mas quando realmente acontece você fica tipo, 'Não acredito, isso é loucura'. Sinto-me um privilegiado, pois alguns músicos nunca chegam a este ponto em suas carreiras”  - James Bell

Matéria no Jornal Henley Standard
Obrigado à Thalles Soares

Bell, que canta desde criança, complementou dizendo que o objetivo de "The Business" é falar sobre a tentativa que temos de consertar alguns relacionamentos que não tem mais futuro, que o melhor a se fazer é finalizar e não insistir nessas relações, principalmente se somos maltratados.

"Trata-se de não perder tempo resolvendo esses problemas que não tem mais solução, tem que começar a trabalhar, agir e olhar para a frente"  - James Bell

Uma curiosidade, é que os compositores demoraram apenas duas horas para escrever "The Business".

“Escrevemos a música rapidamente, pois eu precisava pegar um vôo naquele dia e estava com pressa”, disse Bell. "Tenho uma gravação minha tocando no mundo, e essa música foi feita enquanto comia um pacote de sushi com molho de amendoim. Estava abrindo e despejando molho de amendoim, cantando: 'Vamos ao que interessa'. Muitas músicas minhas são feitas comendo molho de amendoim e eu mantenho isso." - James Bell


James Bell

Sobre essa composição da faixa, o artista informou que aconteceu há cerca de dois anos e que ele já havia se esquecido desse trabalho, até que a música começou a subir nas paradas de 2020.

O rapaz disse ainda: “Quando Tiësto ouviu a música pela primeira vez, demorou uma semana para ele gravá-la. Foi muito estranho, pois eu não tinha ouvido a música da maneira como ele a ouviu - ele teve uma ideia na cabeça e a seguiu. Quando eu ouvi pela primeira vez, pensei, 'Oh, isso pode ser bom e algo que as pessoas possam gostar'. Então foi #1 em alguns países, e é loucura, pois ganhou ouro no Canadá. É a primeira música minha que se saiu tão bem nas paradas internacionais.”

Ele ressaltou na entrevista que, foi "insano" ouvir a sua voz na música: "É muito diferente de apenas escrever a música. As pessoas querem comprar sua música e isso é incrível, mas quando elas gostam de sua voz, isso é muito melhor, parece tão pessoal."

O britânico mora com seu pai Robert Bell (advogado), com sua mãe Rebecca Bell (cantora soprano) e com seu irmão Henry (de 20 anos). 

Sua mãe também é uma nadadora, então a sua equipe de natação resolveu homenageá-la recentemente:

"Às vezes não se trata apenas de nadar ... estamos super orgulhosos de nossa maravilhosa colega de equipe Rebecca Bell e seu filho Yami Bell, que atualmente está em #3 nas paradas com o DJ Tiësto e 'The Business'. Grande acontecimento!!"

A Sra Bell dirige o coro infantil da Igreja de Todos os Santos e também é organista. James Bell então explica a origem de sua veia artística:  “Comecei a fazer ópera e canto clássico sob o olhar atento de minha mãe, que costumava fazer muitas apresentações. Minha mãe dirige muitos coros e ela sempre quis que eu recebesse uma boa educação musical, então tiro o chapéu para ela.”

E a mãe de James Bell gostou de "The Business""É uma música estrondosa - eu adoro e escuto o tempo todo. É incrivelmente cativante e as pessoas elogiam bastante. Eu me acostumei com 'Jamie' no rádio, ainda tenho amigos e familiares que me ligam para dizer que ouviram meu filho - ele está em todo o mundo. Ele sempre amou compor e quando ele saiu da escola se voltou para isso. 'Jamie' escreveu muitas músicas, mas nada que contasse com sua própria voz, então esta é a sua primeira vez, e é um grande feito. Eu queria que ele cantasse mais, que mostrasse a sua voz em todas as suas músicas, mas ele tem orgulho de ser, às vezes, só o compositor também."


Ele planeja cantar mais músicas em breve...

Recentemente James Bell escreveu também uma música chamada "Medicine", cantada por James Arthur e que está se destacando no Reino Unido. 

Mas o cantor / compositor  de "The Business" deseja gravar e lançar a sua própria música em breve, dizendo que gosta de escrever todos os gêneros e acreditando que não existe uma maneira "certa" de criar uma música.

James Bell está por enquanto maravilhado com todo o sucesso que sua música ganhou recentemente e agradece:

"Eu não tinha uma música no top 10 antes, então obrigado à todos vocês pelo streaming e por comprá-la. Com a abertura em breve dos clubs, gostaria muito que a música fosse tocada. Esperamos que a música tenha um outro impacto nesse nosso verão europeu.” 


E se você ainda não experimentou a força de "The Business", pode conferir, é o tipo de música que levanta até defunto. 

AGRADECIMENTOS:

Obrigado à Thalles Soares, por enviar a matéria do Jornal.

10 comentários:

  1. Muito boa essa música mesmo, esse tom sombrio é muito bom. E que bom que a moda de dubstep está passando kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que passe mesmo, e venha mais músicas com essas batidas no estilo "The Business"

      Excluir
  2. Documentário perfeito, como todos os documentários deste blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu amigo por nos brindar com essa excelente reportagem!Bom demais!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por esse post. Eu estava exatamente procurando saber quem era o dono dessa voz maravilhosa e sombria. Tiesto nunca decepciona na escolha de vozes para seus hits.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado à vc, Ivana, por ter gostado do post! Fico feliz em saber que te ajudei de alguma maneira, em saber quem é o verdadeiro cantor.

      Excluir
  5. Que trabalho excelente, parabéns, você deu alma a Música, deu o sentido, trouxe a história isso é digno de elogios...

    ResponderExcluir