sábado, 3 de fevereiro de 2024

ENTREVISTA EXCLUSIVA DJ JUANITO (SINGLES DE LINA SANTIAGO, DJ JUANITO, ARTIE THE 1 MAN PARTY)

Essa é mais uma entrevista que o Blog teve muito orgulho em realizar! Trata-se de um bate-papo com um dos meus primeiros ídolos dos anos 90: DJ Juanito. Naquela época os produtores não tinham tanta fama e reconhecimento como vemos hoje em dia, os destaques ficavam 100% com os cantores (ou modelos - no caso de projetos fakes como Whigfield, Corona, Randy Bush...), mas DJ Juanito teve uma considerável fama entre os fãs de Dance Music, e talvez seja um dos primeiros produtores a ter este reconhecimento que muitos tem atualmente.

Bora para mais uma??

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM 

DJ JUANITO

DJ Juanito atualmente 
"O maior risco da vida é não correr um" (citação favorita)

RIKARDO: DJ Juanito, quem foram os músicos que te inspiraram a se tornar um produtor musical? 

DJ JUANITO: Não comecei como produtor, comecei como DJ... mas, acho que a música que me inspirou a ser músico foi o FREESTYLE dos anos 80! Todos aqueles sucessos! 

RIKARDO: Em 1995 você fez o maior sucesso com Lina Santiago na música "Feels So Good" e agora lançou uma versão nova deste grande clássico. Como seus fãs responderam a esta nova versão? 

DJ JUANITO: As pessoas que ouviram gostaram muito, mas ainda temos que ver o que os fãs acham! Eu mal divulgo os meus novos trabalhos ao público!

 RIKARDO: Nesta versão nova de “Feels So Good” temos a voz de Christina Marie... Como você a conheceu? 

DJ JUANITO: Eu a conheci há alguns anos, ela é uma garota de São Francisco aqui onde moro. Ela também vem do estilo FREESTYLE... 

RIKARDO: Hoje em dia muitos produtores vêm regravando músicas dos anos 90, ou inserindo samples desses antigos sucessos em produções atuais. Qual a sua opinião sobre isso? Os anos 90 estão de volta? 

DJ JUANITO: Oh sim! Muitas músicas hoje têm sons e inspirações dos hits dos anos 90! Acho que os anos 90 foram ótimos para o House e os produtores da atualidade sabem disso! Começamos neste movimento, que hoje é chamado de EDM! Para nós era apenas House Music ou Nu Freestyle.


Outdoor com anúncio do álbum de Lina Santiago, nos EUA (1996)

RIKARDO: Como você conheceu a cantora Lina Santiago? 

DJ JUANITO: Eu a conheci em Hollywood, Califórnia (Los Angeles). Meu amigo Tony Ramirez a trouxe para o meu selo, Groove Nation Records. 

RIKARDO: Quando foi a última vez que você conversou com a Lina Santiago? Vocês continuam sendo amigos? 

DJ JUANITO: Nos conversamos pela última vez nos anos 90! Infelizmente a gente se desentendeu.


Lina Santiago - "Feels So Good" (Video Official)
Na época, a cantora não tinha nem 18 anos de idade...

RIKARDO: DJ Juanito e Lina Santiago fizeram um grande sucesso ao redor do mundo, mas nunca mais lançaram nada juntos. Por que a dupla não colaborou novamente? 

DJ JUANITO: Essa questão é muito complicada! O que eu digo para as pessoas que me perguntam sobre isso é que leiam o livro que irei lançar! Um dia detalharei tudo e muito mais sobre a minha vida musical! Não escreverei o meu livro por enquanto porque ainda não terminei a minha missão, acho que estou apenas começando.

RIKARDO: Os charts americanos são bem difíceis de serem alcançados, principalmente quando se trata de artistas latinos, mas nos anos 90 você, DJ Juanito, quebrou essa barreira e conquistou as paradas americanas junto com Planet Soul e Angelina. Como foi isso para você? 

DJ JUANITO: Naquele momento eu não raciocinei direito sobre esta conquista, então não senti nada, pois estava muito focado na música e queria permanecer neste meu objetivo... Só mais tarde é que vi o que fiz! Senti muito orgulho deste meu feito. Nunca na minha vida pensei que a UNIVERSAL RECORDS iria lançar o meu primeiro álbum! Com certeza foi um sonho realizado!


DJ Juanito e Lina Santiago chegaram ao #35 da Billboard Hot 100 com o hit "Feels So Good (Show Me Your Love)"

RIKARDO: Como surgiu a ideia de produzir "Feels So Good"? Qual foi a sua inspiração? Você pode descrever aos seus fãs brasileiros o processo de produção deste grande e inesquecível hít mundial? 

DJ JUANITO: Eu tinha uma gravadora chamada BUST A GROOVE, era uma gravadora de loops puros e batidas feitas de samples puros... então um dia eu disse ao meu amigo que era hora de produzir e lançar músicas originais. Esse amigo me apresentou a Lina em Hollywood e imediatamente comecei a escrever FEELS SO GOOD. Lina me deu ideias para a música, mas não gostei das ideias. Como eu tinha a batida que eu gostava, gravei em fita cassete e um dia, voltando do estúdio para a minha casa, comecei a ouvir esta batida no som do meu carro e também fui escrevendo a letra ao mesmo tempo! Quando cheguei em casa já tinha a música escrita! Foi a batida, que criei primeiro, que me inspirou a criar FEELS SO GOOD. 

RIKARDO:  Nos anos 90 você também fez outras parcerias que se destacaram, como "A Mover La Colita". Como foi trabalhar com Artie The One Man Party? 

DJ JUANITO: Na verdade, eu não trabalhei com o Artie, ele me deu uma pequena ideia de "A Mover La Colita" mas eu produzi totalmente a música, é simples assim. Mas é claro que ele disse para todo mundo que produziu a música, e eu só dou risada!!


"A Mover La Colita" é um dos maiores sucessos de DJ Juanito e também está na trilha sonora do filme "Nunca Fale com Estranhos" (1995), com Antonio Bandeiras e Rebecca De Morney

RIKARDO: DJ Juanito, você foi o produtor executivo do álbum "Feels So Good" de Lina Santiago, lançado aqui no Brasil pela Universal Music em 1996. Por que a música "Dale que Dale" não foi lançada em CD-Single? Essa música foi muito ouvida em club's e rádios, então o público ainda se pergunta o por que disso... 

DJ JUANITO: Essa foi uma decisão da Universal, eu apenas produzi a música. A gravadora que decidia quais faixas virariam singles.


Lina Santiago e bailarinos, em 1995

RIKARDO: O grande hit “Feels So Good” pertence ao gênero Freestyle/Electro, mas muitas das músicas do álbum de Lina Santiago são românticas e pertencem ao gênero R&B. Essa ideia foi de Lina Santiago, sua ou da gravadora? 

DJ JUANITO: É CLARO QUE NÃO FOI MINHA DECISÃO!! Essa foi a decisão do presidente da Universal Records de Nova York, Daniel Glass! Neste caso, eu insisti que tínhamos que fazer um álbum de DANCE PURO, mas ele insistiu que tínhamos que usar compositores consagrados da indústria (Diane Warren, Emilio Esteban, etc.)! Eu disse a ele que era uma má ideia! Eu tentei fazê-lo entender sobre isso e não concordei sobre ter que criar músicas românticas / lentas para uma cantora que tinha explodido com um hit dançante... mas Glass não me ouviu! No ano seguinte, a Universal o demitiu!

Eu tinha dado uma outra ideia para ele, que também não gostou... Contei para ele se poderíamos colocar o meu nome na capa do disco, como "DJ JUANITO APRESENTA", mas ele me disse que isso nunca iria funcionar... agora é tudo o que mais vemos por aí: David Guetta, Tiesto, John Summit...apresentando vários artistas! Tive essa ideia nos anos 90, quando ninguém estava fazendo isso! 


Daniel Glass (ex-presidente da Universal Music)

RIKARDO: O gênero freestyle teve uma fusão perfeita com a música House/Electro. Você acha que um dia esse mix poderá ter o mesmo efeito que teve nos anos 90? 

DJ JUANITO: NÃO. Mas um dia farei outro Mix Freestyle/EDM para meus fãs! O que vocês do Brasil acham?


RIKARDO: DJ Juanito, para finalizarmos esta entrevista  você poderia deixar uma mensagem aos fãs brasileiros, por favor? Aqui no Brasil muitos DJs começaram a tocar graças aos seus discos...

DJ JUANITO: Sim, eu fiquei sabendo sobre isso...muitos DJ's brasileiros me contaram e eu fico feliz de saber! Hermanos, eu gostaria de fazer um agradecimento muito especial a todos vocês! Eu sei que a maioria dos meus fãs estão aí no Brasil! Muito obrigado a vocês! Tenho trabalhado em muitas músicas novas e espero que vocês possam ouvir e gostar.


"A maioria dos meus fãs estão no Brasil" - DJ Juanito

RIKARDO: Quer deixar suas mídias sociais para que seus fãs brasileiros possam te seguir? 

DJ JUANITO: É claro!

FACEBOOK

SPOTIFY

INSTAGRAM

www.djjuanito.com 

www.streamagroove.com 

Estou sempre procurando por artistas talentosos, se você é um artista e procura por um produtor experiente, aqui estou eu! Envie-me uma demo por email ou envie-me uma mensagem, e não se esqueça de me deixar os seus dados. Obrigado!

 E-mail: djjuanitopresents@gmail.com 

Obrigado Rikardo!


AGRADECIMENTOS:

Agradeço ao DJ Juanito por participar desta entrevista, a única feita a um site brasileiro. Definitivamente, um cara talentosíssimo, acessível e muito atencioso!

Espero que os fãs do Freestyle-Eletro dos anos 90 tenham gostado destas informações exclusivas - que mais uma vez conseguimos! Obrigado a todos pela leitura e até a próxima matéria sobre a boa e velha Dance Music!!!

Leia também: 

ANGELINA CAMARILLO (Matéria sobre a cantora de "Release Me", "I Don't Need Your Love", "Tide Is High", entre outros.)

ENTREVISTA COM LAURA MARTINEZ (Das músicas "Ritmo Latino" e "Te Quiero Amar")

5 comentários:

  1. Sensacional entrevista !

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, Alexander! Vem mais novidades por aí... só entrevistas que darei um tempo

      Excluir
  3. Muito legal a entrevista. Eu ouvi muito as músicas do DJ Juanito, tenho discos aqui inclusive. Ele é fera!

    ResponderExcluir