segunda-feira, 11 de abril de 2022

X PONE FEAT REGINA - "STRANGER IN PARADISE" (1997) - VOCÊ CONHECE ESSA RECICLAGEM?

X PONE FEAT. QUEEN REGINA - "STRANGER IN PARADISE" (1997)


X Pone feat. Queen Regina- "Stranger In Paradise" (1997)


Esse som é definitivamente maravilhoso! "Stranger In Paradise" é uma Dance Music do ano de 1997 que nos colocou para dançar com suas empolgantes batidas sampleadas de Todd Terry - "Wrong" (EBTG) e com a mais que estupenda voz de Queen Regina

Vocês também devem se lembrar quando essa faixa saiu em muitas coletâneas da época, como o saudoso CD "As 7 Melhores da Pan Vol.8" by Paradoxx Music, certo? E ainda devem concordar comigo que esta foi uma das melhores tracks desse disco! Estou errado?

Pois bem, a cantora da música todos sabem que é a brasileira Regina Aparecida Saraiva, que assinou na época como "Queen Regina", mas o que poucas pessoas sabem, é que essa música não é tão original assim, como pensávamos que fosse...

Calma, eu explico melhor...


Duas grandes vozes; Duas diferentes músicas. A mesma melodia!


"Stranger In Paradise" não é uma regravação oficial como foi "Killing Me Softly" - onde Regina refez a versão original de Roberta Flack (em 1996) - mas trata-se de uma melodia totalmente inspirada de um som antigo, trazendo ainda um título e uma letra diferentes (!).

Isso mesmo! Existe uma música original de 1987 chamada "Don't You Want Me" da cantora americana Jody Watley, que quando ouvida, de imediato tem a sua melodia reconhecida pelos fãs mais assíduos da Dance Music dos anos 90. 

Obs: Apesar de Regina ter gravado a sua versão de “Killing Me Softly” a partir da regravação do Fugees, o correto é citarmos sempre a versão original (aqui no caso, de Roberta Flack). O Fugees também se baseou na original.

Participe dessa experiência e depois me diga o que achou:

Jody Watley - Don't You Want Me (Official Video)
MCA Records (1987)


Prestem atenção na melodia de "Don't You Want Me", pois é exatamente a mesma presente em "Stranger In Paradise" do projeto X Pone, entretanto, percebam ainda que a equipe italiana alterou o título da canção e também a sua letra, por isso considero que "Stranger In Paradise" está mais para uma "reciclagem", que para uma regravação. Acrescento ainda que apenas estou repassando uma informação, e que aqui não existe o intuito de tirar os méritos dos produtores italianos e nem da vocalista Regina, que juntos fizeram uma versão espetacular. 

Se vocês estão acostumados a ouvir a rádio holandesa Stad Den Haag (FM de Italo Disco e outros sons dos anos 80) já devem ter escutado esse clássico oitentista tocando por lá... e com certeza, assim como eu, também devem ter se surpreendidos com a nítida similaridade entre os dois singles.


CRÉDITOS?

Em relação aos créditos atribuídos, não há nenhum no single de "Stranger In Paradise" para os músicos da canção de 1987... E isso me deixou um pouco intrigado pois essa melodia foi claramente "chupada" do single de Jody Watley, sendo assim então, os italianos deveriam ter dado os devidos créditos aos artistas americanos.


Os compositores de "Don't You Want Me"(Jody Watley) são os americanos David Paul Bryant, Francine Vicki Golde e a própria Jody Vanessa Watley
Já em "Stranger In Paradise" (X Pone) aparecem nos créditos os italianos Alberto Facchi, Roberto Casassa, Massimo Castrezzati, Simone Pagliari, além do americano Ronald Hugo Jones. Sobre os arranjadores e produtores da melodia, estes também são de diferentes identidades em ambos os singles. 
Não há nenhum nome nos créditos que se correlacionam entre os singles.

Para ter acesso aos álbuns e singles de Regina, como “Stranger In Paradise”, acesse https://eurodance-brazil.blogspot.com


PLÁGIO? CÓPIA? INSPIRAÇÃO? 

Esse evento pode ser configurado como plágio? Difícil dizer, aparentemente tudo leva a crer que “Stranger In Paradise” é uma cópia da música de 1987, mas não sabemos o que de fato rolou por trás das negociações (e se elas aconteceram)... Talvez houve uma divisão de lucros, ou ainda a compra da melodia, como se fosse um "sample melódico".

Vale também relembrarmos que este tipo de "reciclagem" é bem comum na Eurodance, e que foi aplicada em diversos projetos italianos:


UM BOM CLÁSSICO NÃO MORRE JAMAIS

Say When X Corona


Sabem toda aquela polêmica em torno da farsa do Corona? Então, as pessoas ficaram muito focadas na história "Modelo x Cantora real" e não deram muita atenção para a melodia que consta no hit "The Rhythm Of The Night" (1993). 

Nesse caso do Corona, a letra foi escrita pela compositora/cantora Annerley Gordon (a voz real do projeto Whigfield) e por Giorgio Spagna, porém a sua melodia já existia e foi "roubada" de um single coincidentemente também do ano de 1987. Ouçam Say When! - "Save Me" (1987). 

Detalhe que, assim como em X Pone, não há créditos no single do Corona para a produção de Say When!, nem ao menos uma citação ou referência foi dada.


Alton McClain & Destiny X Lee Marrow


Outra faixa dos anos 90 que usou dessa mesma prática é Lee Marrow feat Charme - "I Want Your Love" (1992) (olha o produtor italiano do Corona aí novamente, hahaha), agora arregaçando as suas manguinhas e se "inspirando" na melodia do clássico de Alton McClain & Destiny - "It Must Be Love" (1978).

Assim como nos casos de X Pone e Corona, a letra de "It Must Be Love" e o seu título original foram alterados na versão de Lee Marrow, então, pode-se dizer também que houve uma "reciclagem" por parte do produtor italiano, através da melodia criada em 1978. 

O mesmo já não se aplica para a cantora de House Music Robin S., que em 1997 fez uma legítima regravação para "It Must Be Love", respeitando o título e a obra original. Lembram-se dessa?



Temos ainda Dr. DJ Cerla - “Everybody Pom Pom” (1995), que se inspirou na melodia criada pela banda de rock America - “Golden Sister Hair” (1975), além de muitas outras inspirações curiosas e inesquecíveis...

Enfim pessoal, independente de tudo, essas músicas citadas são esplêndidas e estão mais que eternizadas em nossas memórias e corações.

X Pone Feat Regina - "Stranger In Paradise" (1997) está completando 25 anos, e continua excepcional!! E que interpretação absurda na voz da cantora Regina!!

Jody Watley -  "Don't You Want Me" (1987) é um som que descobri recentemente, mas que toca ainda em rádios voltadas aos anos 80, como a já citada Stad Den Haag, e onde a ouvi pela primeira vez.

Sinceramente? Particularmente prefiro a versão reciclada! O dançante e animado sucesso na voz de Regina! 

É sensacional até hoje!!!

E vocês, qual preferem? Sabiam desse remake "não assumido"? 


Abraços.


7 comentários:

  1. Quanto mais os anos se passam, mais eu fico chocado com a falta de originalidade da Eurodance... chega a ser constrangedor... passei a adolescencia toda acreditando em farsas inimagináveis. PS: Ouvindo bem a musica de Jody Watley, sonoramente é bem melhor.
    Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Washington! Eu já prefiro a versão na voz de Regina mesmo.... mas a versão original também é ótima! Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá caro Rikardo!Parabens por trazer assuntos bem relevantes para a História da Dance Music.Um grande abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexander Tovar... essa foi novidade para mim também....descobri faz pouco tempo. Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá, Rikardo! Por essa eu não esperava! Achava que a música Stranger in Paradise fosse uma versão original. Realmente a melodia foi toda copiada, mas quer saber? Prefiro a versão do X Pone do que a versão original. Já os demais casos citados nesse artigo eu já sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é JLC, eu também fiquei surpreso quando descobri a versão original... E igual a vc, prefiro a versão do X PONE. Grande abraço!

      Excluir
  4. Amo Annerley, mas ela tem vários casos de plágios em suas músicas

    ResponderExcluir