segunda-feira, 21 de setembro de 2020

HI-TECH - "DON'T ASK ME WHY" (1995)

A música escolhida de hoje é "Don't Ask Me Why", do projeto Hi-Tech, lançada em 1995 e que esteve em algumas coletâneas, como a popular "Festa Mix 4" da Som Livre.

Eu era adolescente e estava com minha família num supermercado (Extra, da cidade de Campinas-SP) em um domingo à tarde, quando acabei encontrando este CD dando sopa nas prateleiras do departamento de discos. 

Não deu outra! Comprei essa coletânea imediatamente, pois eu também já estava super animado com a sua publicidade que tinha visto na TV.  Voltamos para casa ouvindo o CD na caminhonete do meu pai, faixa por faixa, naquela ansiedade e expectativa de “devorar” cada hit radiofônico do produto recém comprado!

Lembro daquele brilho solar entrando pelas janelas da D10 bege, aquela batida da música ecoando em nossos ouvidos, e da família toda em harmonia - ouvindo as grandes melodias do Eurodance 90's!


 Comercial do CD 'Festa Mix 4' (Som Livre)

Hi-Tech - "Don't Ask Me Why" (1995)
 Alguns toques nos lembram "The Rhythm Of The Night" de Corona
Ouça e reconheça essa rápida amostra, a partir dos 3'13''.

Essa compilação tem algumas faixas bem legais, como os hits de Nicki French, Corona, GilletteC&C Music Factory, Tony Garcia, Real McCoy ("Operator", puxa, como eu curtia essa música!!) ... sendo que todos estes projetos citados já tinham uma imagem apresentada ao público. 

Por exemplo, eu já tinha visto alguns clipes na MTV, assim como lido matérias em revistas, ou visto algumas performances na TV, mas o projeto Hi-Tech com a sua música "Don't Ask Me Why" era totalmente novidade para mim. Eu era muito fã da música mas não sabia absolutamente nada sobre a tal.

A faixa tem um refrão bem pegajoso, uma melodia lindíssima e um vocal bem marcante, que você não esquece jamais, mesmo depois de 25 anos! O duro mesmo é gostar da track mas não fazer a menor noção de quem a canta...


A coletânea "Dancefloor Culture" (da Top Tape) possui "Don't Ask Me Why" em seu repertório


RAIO X

HI-TECH

Pois bem, depois de todo esse tempo, posso dizer que tenho a resposta que tanto procurei nesses últimos anos. Primeiro de tudo, digo à vocês que o Hi-Tech foi um projeto nacional.

Eu podia jurar que se tratava de um projeto italiano, pois realmente o som nos transmite o estilo Italo-Dance. Mas foi um projeto totalmente brasileiro!

Assim como Gottsha, que estava fazendo um grande sucesso na época (e lançando o seu álbum "No One To Answer"), o Hi-Tech também procurava um lugar ao sol, diante de tantos projetos que tocavam nas rádios e nas noites de 1995.

O responsável pelo Hi-Tech era o mineiro Rondon Andrade Porto, formado em Ciência Política no ano de 1990. Ele foi o vocalista e gravou "Don't Ask Me Why" quando tinha 26 anos de idade:

"Eu sou mineiro de Visconde do Rio Branco, mas desde 1983 vivo em Brasília. Essa gravação foi feita no Downtown Studio com o Paulo Jeveaux e o Nino Carlo."


Rondon Andrade Porto

Nessa época, Rondon estava no Rio de Janeiro e também trabalhou no álbum "No One To Answer" da Gottsha:

"Eu tenho um spotify só com minhas composições, inclusive você poderá encontrar algumas músicas da Gottsha que escrevi, como 'Break out', 'Dance the night away', 'Nobody does what you do' e 'Sunshine in your eyes'".

Rondon Andrade também é produtor, então perguntei-lhe se produziu algumas dessas músicas para a Gottsha, mas ele informou que quem concluiu as instrumentais foram Paulo Jeveaux e Nino Carlo, que também trabalharam na sua faixa "Don't Ask Me Why":

"Eu fazia uma pré....E mandava para ela. Ali foram os dois produtores Paulo Jeveaux e DJ Nino Carlo...Todos amigos".


Rondon Andrade: Ele foi o responsável pelo projeto Hi-Tech

Rondon ainda me enviou mais duas músicas do projeto Hi-Tech, que eu ainda não conhecia mas que achei muito boas:"So Have A Great Time" e "Big Time".

Através dessas canções, constatamos que a voz de Rondon Andrade lembra um pouco os vocais de David Gahan (Depeche Mode), principalmente em "Big Time"

Ah, nessas faixas temos também a participação da cantora Paula Gaby. 

Vale a pena conhece-las!


"So Have A Great Time" (1995) e "Big Time" (1995)


"Don't Ask Me Why" não foi só gravada na voz de Rondon Andrade, como também foi escrita por ele. O músico ainda disse que a faixa quase foi lançada pela Sony Music... porém, depois, acabou saindo apenas em algumas coletâneas, como a já citada "Festa Mix 4" (Som Livre) e "Dancefloor Culture" (Top Tape).

As coletâneas noventistas "Festa Mix 4" e "Dancefloor Culture"


Depois destes trabalhos, Rondon Andrade continuou cantando e produzindo, além de compor letras para outros artistas:

"Eu ainda vou organizar todas as minhas músicas antigas... tem também as minhas composições com o Goya... Além das faixas que entraram na novela 'Polyana' do SBT".

Rondon, que fala outros idiomas como inglês, francês e espanhol, voltou a gravar com Paula Gaby pouco tempo depois do projeto Hi-Tech. Eles ficaram 14 semanas nas paradas musicais da Alemanha e Áustria, com a música "Seeing Myself".

"Tínhamos uma proposta forte para lançarmos tudo na Europa, porém a Gabi só tinha 16 anos na época... Mas mesmo assim, ainda lançamos o nosso vídeo por lá".


Janeiro - "Seeing Myself" (1997)
Assista ao vídeo de Rondon Andrade e Paula Gaby



RONDON NA MÚSICA 
ATUALMENTE

Rondon também fez alguns remixes para Depeche Mode - "Behind The Wheel" (que chegou a tocar na Europa) e Usher - "Yeah", além de algumas faixas românticas.

Atualmente ele trabalha na área da Tecnologia da Informação, mas também continua se dedicando à música e trabalhando em seus outros projetos pessoais. Inclusive, como um bom fã de Kraftwerk que ele é, acabou de lançar um tributo à Florian Schneider (falecido em 21 de abril de 2020):

Kraft Memories by Rondon
"Tenho trabalhado para isso, justamente para lembrá-los..."


Agradecemos à Rondon Andrade por seu empenho na Dance Music brasileira, pois além de suas composições à Gottsha, ele ainda compôs e cantou a sua canção "Don't Ask Me Why", uma bela trilha sonora de momentos inesquecíveis dos anos 90.

Desejamos também à Rondon que continue exercendo o seu excelente papel na música eletrônica, sendo produtor, DJ, compositor ou o admirável cantor que conhecemos no projeto Hi-Tech. 

O nosso muito obrigado!



Para conhecer suas mídias sociais e outros trabalhos, acesse:

Soundcloud   Youtube   Instagram    Diversas Músicas   Diversas Músicas II

10 comentários:

  1. Eu não conhecia e já fiquei fã, ele tem ótima voz e é uma pena não ter gravado um álbum inteiro.
    Parabéns pela postagem, adorei conhecer o High Tech e o Rondon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ítalo! Ele é bem talentoso. Seria legal mesmo, ter um álbum com outras músicas do Hi-Tech.

      Excluir
  2. Valeu pela descoberta Ricardo. Comentei no Facebook que conhecia a faixa do Festa Mix 4 e esqueci que tenho tanto este CD quanto o outro em que ele aparece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andrews! O Festa Mix 4 eu tenho, a outra coletânea eu não conhecia... Abração

      Excluir
  3. A voz dele lembra Cassiel - Day after em alguns momentos. Obrigado por divulgar mais este projeto "Made in Brazil"

    ResponderExcluir
  4. Bacana! Nunca ouvi essa música antes, mas eu ia sacar na hora que se tratava de uma produção nacional porque possui os mesmos elementos de "Celebration" do Mr. Jam.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido Hi Tech na coletânea festa mix 4. A voz dele é linda! Aliás, por falar nessa coletânea, no lançamento em CD, a faixa anterior a Don't ask me why (Hi Tech) é Total eclipse of the heart (Nicki French), porém lá a faixa foi creditada ao Delegation. Foi uma mancada imperdoável, esse erro de digitação! O curioso é que no lançamento em vinil a faixa Total eclipse of the heart foi creditada corretamente a Nicki French. Vai entender o que foi que aconteceu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jorge, é verdade! No CD "Festa Mix 4" a faixa de Nicki French foi erroneamente divulgada como de Delegation. Eles confundiram totalmente, já que na mesma coletânea tem a música "Wanna Be The Winner" do próprio Delegation. Não sabia que no vinil essa informação está correta... Obrigado por informar...realmente, bem estranho!

      Excluir