sábado, 17 de agosto de 2019

DEMO DE "PIECE OF ME" DE BRITNEY SPEARS FOI GRAVADA NA VOZ DE ROBYN

"PIECE OF ME" FOI GRAVADA NA VOZ DA CANTORA ROBYN, E ASSIM, APRESENTADA À BRITNEY SPEARS


Numa certa ocasião, informamos aqui no Blog que a música "Toxic" foi apresentada aos produtores de Britney Spears, sendo cantada pela cantora e compositora Cathy Dennis.

Leia aqui.
"TOXIC" DE BRITNEY SPEARS TEM VOCAIS DE CATHY DENNIS
Foi a partir desta versão "demo" que a equipe de Britney bateu o martelo e comprou "Toxic", que posteriormente se tornou num grande hit em 2004.

Bom, acontece que nesta semana vazou mais uma demo, e que também foi gravada e vendida à Britney Spears nos anos 2000...
Estou me referindo a música "Piece Of Me", que antes de se tornar num grande sucesso na voz da loira popstar, foi gravada primeiramente na voz da cantora sueca Robyn, e assim, entregue à cantora americana e seus produtores.

Single oficial de "Piece Of Me", de Britney Spears. 
No verso do CD, os créditos foram atribuídos à Robyn como "backing vocal".

Inicialmente, "Piece Of Me" foi gravada na voz da Robyn (versão "demo") e sua composição foi realizada por Christian Karlsson, Pontus Winnberg e Klas Åhlund. 
Após ouvir e gostar da música, Britney e seus produtores resolveram então gravá-la e inseri-la no controverso álbum "Blackout" (2007), disco lançado numa fase complicada da cantora, em meio à tantas crises, perseguições, surtos, e algumas apresentações "ao vivo" que deixaram muito a desejar.

Apesar das polêmicas da época (e que todo mundo ainda se lembra), Britney conseguiu mais um sucesso em sua carreira. A canção, lançada na sua voz, conquistou os charts e um certificado de platina.
"Piece Of Me" também foi eleita pela importante revista Rolling Stone como uma das 15 melhores de 2007, sem citar que o seu vídeo oficial conquistou três VMAs (premiação da MTV que premia os melhores do ano).

VOCAIS DE ROBYN ESTÃO NA
 VERSÃO FINALIZADA DE BRITNEY

Mas o que poucos sabem, é que alguns vocais da cantora Robyn foram mantidos também na versão de Britney Spears, assim como ocorreu com a voz da Cathy Dennis em "Toxic". Com isso, a Robyn foi creditada como backing vocal neste single de Britney Spears.

Mas, isso não soa meio "injusto"?
A Robyn é uma cantora de grande potencial, mas foi "trocada" por Britney Spears pelo fato da "princesa do pop" ser bem maior, em termos de popularidade.
A sueca gravou a demo para "Piece Of Me", mas depois foi apenas reconhecida como uma "voz de fundo".
Inusitado isso, porém, isso é comum e acontece bastante.

A FUNÇÃO DA MÚSICA DEMO
A gravação "demo" é basicamente um trabalho de estúdio, sendo similar à um rascunho, realizado para mostrar o que futuramente a música pode vir a ser, depois de concluída.

Estas versões demos, na maioria das vezes, ficam apenas conhecidas entre seus envolvidos, não se aproximando muito do grande público, mas é um tipo de trabalho extremamente importante e que colabora muito na produção de novos hits mundiais, assim como também gera alguma renda para estes artistas pequenos (mas grandes no talento).

Ouça abaixo a rara versão cantada pela Robyn, e em seguida, a versão finalizada na voz de Britney Spears:

ROBYN - "PIECE OF ME"

BRITNEY SPEARS - "PIECE OF ME"
(versão finalizada, mas contem ainda vocais de Robyn em alguns trechos)

A ARTISTA ROBYN 
E ALGUMAS INJUSTIÇAS
ROBYN

A cantora Robyn nasceu na Suécia, país considerado o berço da música pop melódica, em 12 de junho de 1979. Ela se chama Robin Miriam Carlsson e sempre esteve na batalha pelo seu reconhecimento como artista, gravando, produzindo e compondo diversas canções.

Em 1998, ela fez sucesso aqui no Brasil com "Show Me Love", música que você irá se lembrar (sem dúvidas) quando apertar o play do vídeo abaixo:

ROBYN - "SHOW ME LOVE"
Não confundir com o clássico da house music,"Show Me Love" , da cantora Robin S., sendo títulos e nomes meramente parecidos.

Após 10 anos de "Show Me Love", ela voltou a "bombar" aqui no Brasil com um outro grande sucesso. Desta vez ela fez uma parceria com o produtor (também sueco) Andreas Kleerup, lançando então a música "With Every Herbeat" (Robyn with Kleerup), um dos hits mais lembrados de sua carreira até hoje.
Este single tocou muito nas pistas de dança e também nas FM's, sendo um pop eletrônico / experimental muito agradável e harmonioso de se ouvir e dançar nos clubs.

Sem dúvidas, "With Every Herbeat" foi uma das músicas eletrônicas que melhor representou este período (2007 / 2008):

ROBYN WITH KLEERUP - "WITH EVERY HEARTBEAT"


Robyn

Apesar de lançar outras inúmeras canções, a cantora não conseguiu maiores reconhecimentos pelo mundo a fora.

Recentemente a internet ressaltou muito bem este fato, pois o vídeo oficial de sua música "Dancing On My Own" (muito elogiada pelos seus fãs) tem poucas visualizações, se compararmos com o vídeo atual de seu cover, feito pelo cantor inglês Calum Scott.
O vídeo oficial da Robyn foi publicado em 2010 e tem 50 milhões de visualizações, sendo que o cover (de 2016) consta com atuais 367 milhões (!).

Robyn é uma artista completa, sendo muito talentosa, com extrema competência e qualidade, além de possuir uma grande versatilidade musical.

Esperamos que a estrela de Robyn volte a brilhar, cada vez mais. Pois ela merece, e os nossos ouvidos também!

2 comentários:

  1. Jamais pensei q fosse ver a Robyn aqui. Ja ouviu Robyn feat Royksopp - Do it again?
    Se gosta de musica com uma pegada melancolica essa é a musica.����
    @cruvineljason

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, eu escrevo mais sobre eurodance , pois a galera interage mais, rs. Mas eu gosto de outros gêneros também...no começo do blog era mais sobre rock -pop e anos 80. Sinceramente não me lembro de Robyn feat Royksopp - "Do it again", mas vou ouvir aqui. Abraço!

      Excluir