DOO DAD: A DANCE MUSIC CAMPINEIRA EM SUA MELHOR - E JAMAIS SUPERADA - FASE
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
BIOGRAFIA
O Doo Dad também fazia uma dance music bem diferente do que era proposto naquela época... Afinal, você já ficou sabendo de algum outro artista de "dance" que misturava opera com eletrônica? Não, né? Eles foram pioneiros, ousados, e provavelmente únicos, em realizar este tipo de trabalho, chamando a atenção de muitas pessoas devidamente a esta curiosa junção.
Doo Dad
Assim como o Mr. Jam - que era um projeto "dance" do Rio de Janeiro - e o Sect - que era um projeto "dance" de São Paulo, tínhamos o Doo Dad que era natural de Campinas, e eles eram representados pela Fieldzz Discos neste período.
O diferencial do Doo Dad era exatamente este, misturavam dance music com música erudita, e isso colaborou muito para que cantassem as suas músicas em shows performáticos e em diversas apresentações na TV, como exemplo Raul Gil e Jô Soares Onze e Meia.
Lembro que conheci a dupla justamente assistindo ao programa do Raul Gil, em 1997. No início, achei que a dupla fosse uma "atração internacional", para depois as coisas ficarem mais claras durante a entrevista...
Fernando Von Zuben, o líder do Doo Dad, em destaque na mídia regional
O Doo Dad nasceu em 1995, sob o comando de Fernando Von Zuben, criador, produtor e vocalista do projeto. Segundo o próprio artista, o nome "Doo Dad" surgiu de um termo antigo da língua inglesa, que nem é utilizado mais, e a palavra também remetia a algo parecido como "bagulho", "negocinho", "troço", entre outros. Foi a partir daí que surgiu a inspiração para dar nome ao seu projeto Doo Dad (ou Doo-Dad para alguns...)
Sobre a entrada de Joe Welch ao Doo Dad, aconteceu por acaso, em fevereiro de 1996. No início, a artista nem sonhava em ser cantora, sendo na verdade uma atriz de teatro infantil. Foi quando, neste mesmo ano, ela foi gravar a trilha de uma peça no estúdio de Fernando Von Zuben e ele se encantou com sua voz, na mesma hora lhe convidando para integrar ao seu projeto, como vocalista principal ao lado dele.
Joe Welch
Joe Welch aceitou o convite, e então, a estimulante "dupla de loiros" estava formada. Logo eles fecharam um contrato com a Fieldzz Discos (associada à grande BMG) e conseguiram produzir algumas tracks bem interessantes aos amantes da dance music. Foi neste mesmo período que nasceu a maravilhosa "Fruto de la Passion", música bem tocada pelos DJs nas noites paulistas de 1997, sendo também a minha faixa favorita deste duo campineiro.
Mas não podemos deixar de citar a canção "Ola", também muito conhecida entre os fãs da dance music dos anos 90, e que consta com a participação especialíssima da vocalista do Outta Control, a Kimberley Wetmore (lembram-se do mega-hit "Sinful Wishes"?).
Na minha opinião, 'Fruto de La Passion" é a música que traduz toda a essência e singularidade do Doo Dad. Uma letra extremamente romântica, positiva, cantada em espanhol, com uma melodia apaixonante e com vocais harmoniosamente encantadores.
Quer uma melhor definição?
Poesia em forma de música!
DOO DAD - "FRUTO DE LA PASSION" (1997)
ENTREVISTA COM JOE WELCH
Tive a honra de conversar recentemente com a simpática cantora, Joe Welch, e ela nos falou um pouquinho mais sobre a sua carreira no Doo Dad:
-RIKARDO: Joe, qual das suas músicas no Doo Dad é a sua favorita?
- JOE WELCH: Eu e o Zuben fomos namorados na época do Doo Dad, e isso trouxe muita música bacana. A que eu mais amava era a própria "Doo-Dad". Mas com a vinda de "Fruto de la Passion", acabou se tornando também. Mas tem tantas... e outras que nem foram lançadas, outras que fizemos juntos e saiu no meu CD... tipo a "Tell me"...
Vamos deixar a "Fruto" mesmo. Kkkk
-RIKARDO: Você começou a cantar com quantos anos de idade?
- JOE WELCH: Comecei aos 15 anos e como profissional, mesmo, aos 19 anos ao lado do Zuben.
-RIKARDO: Qual é a sua maior lembrança desta época, no Doo Dad?
- JOE WELCH: Com certeza a apresentação no Jô Soares, mas tem também as divertidas viagens e os amigos bailarinos que ficaram até hoje. A péssima atuação da empresária, na época, nos fez muito mal, me trouxe lembranças ruins também. Óbvio que em sua grande maioria, são lembranças boas desta época.
-RIKARDO: Das cantoras de eurodance desta época (anos 90), quais são as suas favoritas?
- JOE WELCH: A Nicki French, sem dúvidas!! Até regravei "Total Eclipse Of The Heart", por causa da interpretação majestosa em sua voz!
-RIKARDO: Tinha uma música que não sei se vocês chegaram a lançar, que era muito linda também, chamada “Dreams Finally”, que vocês cantaram num programa de TV (Tchambers). O que houve com esta faixa?
- JOE WELCH: Infelizmente essa música acabou ficando pra lá... Não foi gravada...Realmente era muito linda, mas na época a gravadora rejeitou.
-RIKARDO: Naquela época não tínhamos as informações como temos agora (com a internet), então tínhamos que recorrer ao boca a boca... um fã de vocês me disse algo parecido, que a Fieldzz Discos não estava colaborando muito... Uma pena, pois eu tinha curtido todas as músicas lançadas por vocês, inclusive “Ola”, com a participação da Kimberley Wetmore. Foi uma época gloriosa para a boa música Dance, e o Doo Dad fez parte desta história...
- JOE WELCH: Pois é. A música "Ola" só saiu apenas num promo, infelizmente, e a ênfase foi somente para o vocal da Kimberley Wetmore. Mas... tudo acontece do jeito que tem que acontecer. Nem mais, nem menos.
-RIKARDO: E vocês, integrantes do Doo Dad, o que andam fazendo atualmente?
- JOE WELCH: Hoje, Fernando Von Zuben segue fazendo peças de musicais, e eu continuei cantando house music. Fiz enfermagem, exerci pouco tempo e voltei para a música definitivamente.
Mas aos 43 anos a vitalidade já não ajuda muito. Agora com bebê novinho, é pior ainda. Virei médica veterinária, minha maior paixão junto com a música... CACHORRO!
Diminuí o ritmo, mas não parei. Paro só quando Papai do céu mandar!
E assim, seguimos!
-RIKARDO: Muito obrigado, Joe Welch, pela sua atenção e simpatia! Desejo tudo de melhor para você e sua família. Qual o nome do seu bebê?...Meu próximo show de uma artista de dance music tem que ser o seu. Já tracei isso como meta...
- JOE WELCH: Obrigada, querido! Meu bebê é o Liam! Liam Welch! Meu show será dia 14/09/2019, só flash house, tudo o que amamos e jamais deixei de cantar em todos esses anos.
Onde era a antiga PACHÁ!
Quero te ver lá!
Beijos e obrigada pelo carinho!!!!!
Acreditem ou não, mas o Doo Dad tinha que fingir que era um projeto "gringo" de Dance Music à platéia em seus shows, e isso os incomodava bastante. A dupla tinha que simular um sotaque desnecessário, pois segundo os contratantes, era isso que atraía o público. Quanto mais aparentasse ser "internacional", mais conquistava também o interesse das pessoas...
Felizmente, com o decorrer do tempo, eles conseguiram se livrar deste procedimento, assumindo a sua nacionalidade nos palcos;
O visual de Fernando Von Zuben era quase sempre "classudo", bem formal, com roupas pretas, mangas cumpridas e tecidos longos. Próximo do que chamamos de "vintage". Talvez para combinar mais com a "opera-dance", o forte do Doo Dad.
Ambos os artistas torcem para a Ponte Preta, de Campinas;
No vídeo abaixo, o Doo Dad participa, canta e fala sobre sua carreira. É uma gravação de agosto de 1998, do programa "Tchambers", do canal 25 da Net Campinas. Tem bastante detalhes a cerca de sua trajetória, além de uma entrevista também com a italiana Taleesa.
"Nós somos seguidores da Taleesa e também fazemos um som dance-pop"
- Fernando Von Zuben (Doo Dad)
DOWNLOAD
O CD single de "Fruto De La Passion" traz 4 versões, para todos os gostos e estilos!
1 Fruto De La Passion (Cool Cut Euro Mix) 3:54
2 Fruto De La Passion (Noel Version) 4:07
3 Fruto De La Passion (Cool Cut Garage Mix) 4:32
4 Fruto De La Passion (Raffa's Original Mix) 4:45
A DUPLA, ATUALMENTE
FERNANDO VON ZUBEN:
Fernando Von Zuben, em foto atual, agosto de 2019
Um pouco antes de entrar em cena no seu musical "Forever Young"
Após "desligar" o Doo Dad, Fernando Von Zuben se tornou pianista contratado do Sallon Show no parque temático Hopi-Hari (1999/2000). Ele também foi produtor musical, cantor e ator principal do palco das Noites do Terror do Playcenter (São Paulo) (2001 a 2009).
Von Zuben atuou também no Musical "Chicago", como ator e cantor no papel de Mary Sunshine (2004), além também de atuar no Musical "My Fair Lady", como ator e cantor. Ele também é diretor, maestro e compositor de várias produções musicais.
Atualmente, Von Zuben se encontra em cartaz com seu Musical "Forever Young".
JOE WELCH:
"Só paro com a música só quando Papai do céu mandar!"
Joe Welch, em agosto de 2019
Joe Welch Delcanton Guimarães (nascida em 14 de março de 1976) também é atriz e compositora. Trabalhou contratada pela Buiding Records, na época em que a gravadora investia pesado em seus artistas voltados à cena "dance", como Joe K, Tiko´s Groove, Rico Mansur, Tom Hopkins, Samara, entre outros.
Hoje, ela continua morando em sua cidade natal (Campinas), e se casou com o DJ e produtor Junior Kain.
Além de se dedicar em sua carreira solo, Joe Welch também se apresenta em casas noturnas, eventos e festas diversas por todo o país. Como ela teve seu filho recentemente (e alguns projetos para desenvolver), precisou se ausentar um pouco da vida noturna, mas agora está retornando com tudo aos palcos.
Sintam-se convidados:
Joe Welch continua na ativa, com muita fidelidade e amor à dance music!
Festa "Flash Hits" no Campinas Hall
Data: 14/09/2019
Joe Welch e banda, além de varios DJs convidados
Dúvidas e informações
019-9-9100-9336 com Lucia
Fernando Von Zuben e Joe Welch são sem sombra de dúvidas, dois grandes talentos da música brasileira e desejamos à eles muito sucesso, conquistas e reconhecimento!
Que os frutos desta paixão (pela música), sejam sempre colhidos abundantemente...
Obrigado DOO DAD!
AGRADECIMENTOS:
À vocalista Joe Welch, pela colaboração, tempo dedicado, carinho e pelas informações cedidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário