quinta-feira, 29 de novembro de 2018

"TOXIC" DE BRITNEY SPEARS TEM VOCAIS DE CATHY DENNIS

"TOXIC" DE BRITNEY SPEARS, UM DOS GRANDES SUCESSOS DE 2004, TEM VOCAIS TAMBÉM DE SUA COMPOSITORA
l
Quero deixar bem claro que sou muito fã dos trabalhos de Britney Spears (02 de dezembro de 1981) e não há a intenção aqui de reunir haters da artista com o propósito de difamá-la. Conheço os singles da cantora desde quando ela surgiu em 1998 - com o hit "...Baby, One More Time" - e sei o quanto ela marcou uma geração com músicas divertidas e dançantes. Mas verdades precisam serem ditas a respeito da produção de "Toxic", um de seus clássicos dos anos 2000.
k
A talentosa cantora e compositora Cathy Dennis

"Toxic" foi lançada como single em janeiro de 2004 e está contida no quarto álbum de estúdio "In The Zone" (2003) da cantora Britney Spears. 

Vale lembrar que esta música foi composta também pela talentosa Cathy Dennis (25 de março de 1969) e oferecida inicialmente para a australiana Kylie Minogue (28 de maio de 1968), que recusou a música. 
Neste período, Kylie estava trabalhando no seu álbum "Body Language" e de alguma forma achou que a música não combinava com as outras faixas deste seu disco.

"Toxic" de Britney Spears foi um dos maiores hits dos anos 2000

Não sei se vocês se lembram, mas a britânica Cathy Dennis já havia escrito a canção "Cant' Get You Out Of My Head" e oferecido à Kylie, que adorou de imediato e fez deste um de seus mais memoráveis trabalhos. Mas em "Toxic" a parceria não ocorreu, fazendo com que a música fosse oferecida à uma outra grande artista do pop mundial, neste caso: Britney Spears.

Britney Spears (ou seriam seus produtores?) gostaram muito de "Toxic" e aceitaram trabalhar com a música, sendo depois um grande sucesso na voz da popstar americana. 

Mas oque poucas pessoas sabem, é que a compositora gravou uma demo de "Toxic" que foi parar nas mãos da equipe de Britney Spears, porém, seus produtores aproveitaram 60% dos vocais presente nesta demo e usaram também a voz de Cathy na versão de Britney Spears (!)

Confira a demo original de Cathy Dennis (vídeo abaixo) e preste atenção no pré-refrão em 00:44 e no refrão em 01:00 (principalmente no fim do refrão em 01:10):


Demo de "Toxic" by Cathy Dennis. 
Agora vá para o break em 02:31 e veja que até esse recurso foi retirado da voz da Cathy Dennis e adicionado na versão da Britney Spears.  

Compare com a versão finalizada de Britney Spears:
"Toxic" by Britney Spears

Cathy Dennis hoje não lança mais discos, mas nos anos 90 ela gravou alguns sucessos, como "Touch Me", de 1991. 
Uma artista adorável e completa!

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Não estou aqui para fazer nenhum julgamento do talento de Britney e de sua equipe, tanto é que esta tática funciona também em outras várias produções, não sendo uma exclusividade de Britney Spears. 

E outra, Cathy Dennis, além de ter sido creditada como compositora da faixa, também foi devidamente creditada como "Background Vocals", ao lado de outras vozes que também participam de "Toxic", como BlackCell e Emma Holmgren

A única sensação estranha que fica, é que você sempre achou que os vocais eram 100% de Britney Spears, e agora, depois de 15 anos de lançamento, você descobre que em alguns trechos tem as vozes de outros artistas. 

Bem, mas isso faz parte do jogo, né? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário