segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

TECHNOTRONIC (PUMP UP THE JAM) É UMA GRANDE FARSA DA EURODANCE

O TECHNOTRONIC MOSTRAVA A MODELO FELLY AO PÚBLICO, MAS ELA NÃO ERA A VERDADEIRA CANTORA... 

A dupla original do Technotronic: Ya Kid K e MC Eric

O grupo belga Technotronic atingiu o sucesso com o seu hit matador “Pump Up The Jam”, que todo fã de Dance Music tem a obrigação de conhecer.

A dupla era composta por MC Eric e Manuela Kamosi, mais conhecida como Ya Kid K, contudo, quem aparecia no vídeo oficial não era a verdadeira cantora, mas sim a modelo Felly Kilingi, uma negra exuberante e muito mais atraente que Ya Kid K.


A modelo Felly Kilingi apareceu no video, capas de discos, shows do Technotronic, e etc... 
O que os seus olhos viam não era verdadeiro... Basicamente você estava sendo "enganado" por mais um grupo dos anos 90!

Apesar da cantora Ya Kid K ter uma aparência de um menino e de não possuir uma imagem "bela" exigida pelos padrões de beleza da época, os demais integrantes do Technotronic alegaram que a escolha pela modelo não tem nada a ver com a aparência física da cantora.

Em 2009, 20 anos depois do single "Pump Up The Jam" ter sido lançado, MC Eric confessou:

“O contrato feito com Ya Kid K era ilegal porque ela era menor de idade. Quando todas as pessoas envolvidas se deram conta, era tarde, porque a canção já era um grande sucesso nas discotecas. Por isso, encontraram esta linda modelo que parecia africana e tinha uma imagem muito mais forte. A empresa escolheu-a sem que soubéssemos”. - Mc Erik


Ya Kid K parecia mais um menino, não tinha uma imagem sexy e feminina como a maioria das artistas de Dance/Pop, mas o obstáculo não foi esse... É que ela ainda era menor de idade (!)


FINALMENTE, YA KID K SE ASSUMIU... 

A VOCALISTA VERDADEIRA

Nascida em 26 de janeiro de 1973, Manuela Barbara Kamosi Moaso Djogi, mais conhecida como Ya Kid K, foi a cantora e compositora em "Pump Up the Jam" em 1989, porém, o Technotronic apresentou a modelo Felly Kilingi como sua vocalista no vídeo oficial, e sem o consentimento de Ya Kid K. 

"Pump Up The Jam" foi um marco absoluto para a música eletrônica, levando a moda "poperô" da Dance Music para todo o globo, incluindo o Brasil, onde o grupo se apresentou por diversas vezes... 

Por isso não é exagero nenhum dizer que o Technotronic "inaugurou" a Eurodance, pois foi através de seu surgimento que o gênero começou a conquistar milhões de adeptos pelo mundo.

E tem mais, o "Pump Up the Jam" do título foi comicamente apelidado aqui no Brasil como "poperô", se tornando uma gíria para classificar as músicas do gênero Dance Music.

Na época, esse grande single dos clubs conquistou o mundo com sua produção pois apresentava ao público uma fusão de elementos do hip hop e house music, virando consequentemente numa incrível moda e influenciando outros diversos projetos europeus - num estilo dançante que misturava rap e refrões grudentos, sendo uma forte tendência da Dance Music e que sobreviveu até o ano de 1996.

Ya Kid K escreveu a sua historia na Dance Music sendo uma das grandes estrelas do gênero

A partir do lançamento do segundo single, "Get Up!", Ya Kid K passou a aparecer finalmente como uma imagem do Technotronic, então esteve nas capas dos discos, atuou nos vídeos, cantou ao vivo nos palcos... mas a popularidade do grupo nunca mais foi a mesma, embora eles conseguissem ainda outros sucessos, como a própria "Get Up!"

Em 1992, o Technotronic e Ya Kid K conseguiram também se destacar com a faixa "Move This", outro single retirado do álbum "Pump Up the Jam: The Album", de 1989. 

Ya Kid K ainda emprestou a sua voz para Hi Tek 3, um projeto de Dance Music cujo único single - "Turn the Wheel" - apareceu no filme "As Tartarugas Ninjas". 

Ya Kid K: Além de cantar no Technotronic, também atua como solista e em outros projetos

Em 1995 o Technotronic ressurgiu nos Estados Unidos com Ya Kid K como vocalista, agora trabalhando no segundo álbum: "Recall". 

Vocês se lembram da cantora Daisy Dee, aquela mesma que cantou lindamente em "Dance If You Cannot" do projeto Alter Ego? Pois é, após ao single "Move It To The Rhythm" , Ya Kid K se juntou a ela no single "Are You Ready", uma parceria das duas para o Technotronic.

Ao todo, o belga Technotronic vendeu mais de 14 milhões de álbuns... mas, se você pensa que eles pararam...está redondamente enganado! 

O grupo continua se apresentando em diversos palcos e festivais de Dance Music dos anos 90. Em 2016, por exemplo, eles estiveram aqui perto, no Chile, e fez a alegria do público chileno com seus inesquecíveis hits.

Veja o vídeo do maior sucesso do Technotronic, que infelizmente tem a presença da modelo e não da verdadeira cantora Ya Kid K:

Video Oficial: Technotronic - "Pump Up The Jam", com a modelo Felly Kilingi

3 comentários:

  1. Apesar de, o segundo álbum, de 95, não ter o mesmo impacto. Eu achei a músicas bem avante do seu tempo. E com uma qualidade sonora impecável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu concordo com vc! São excelentes também, embora estas músicas não tenham causado o mesmo impacto na sociedade.

      Excluir