segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

PROJETOS DE EURODANCE NO BRASIL EM 1995 E 1996 (DOUBLE YOU, MARTINE, TALEESA, RANDY BUSH, FOURTEEN 14 E WHIGFIELD)

CANTORES E MODELOS DO EURODANCE EM SHOWS NO BRASIL, NOS ANOS DE 1995 E 1996

Espia só que legal estas fotos antigas! 
Martine, Double You, Randy Bush, Whigfield, Taleesa e Fourteen 14, quando estiveram no "Club 22 de Agosto" em Araraquara-SP.
Eu conversei com o amigo Fábio Moura e ele autorizou a publicação dessas imagens.
Meus agradecimentos ao Fábio, por permitir que estes registros históricos se tornassem públicos.


Maria Capri, a cantora de inúmeros sucessos da Dance Music dos anos 90 também foi a vocalista do projeto Martine, que incendiou as pistas de dança e rádios de todo o Brasil com o hit "Tough Girl".
Após esse single de sucesso, Martine lançou ainda a música "Just A Runaway".

Essa talentosa artista também se apresentou em alguns programas de TV na época, como "Raul Gil" e "Xuxa Hits".


William Naraine é o vocalista do Double You, grupo que continua na ativa e com muitos shows por todo o Brasil. Assisti ao show do Double You no ano de 2017 e posso dizer que o grupo ainda permanece extraordinário! 

Difícil citar todas as músicas pois seus sucessos são numerosos... mas "Run To Me", "Party-Time Lover", "She's Beautiful", "I Got To Love", "Who's Fooling Who" e "Please Don't Go" são faixas obrigatórias em todos os seus shows, até hoje.


Sannie Carlson era muito bonita, né? Mas apesar de tanta beleza e hits, seus fãs e seguidores fiéis mereciam saber a verdade...

Essa garota que aparece frente ao Whigfield, é apenas a modelo do projeto. Nessa época quem gravava as músicas do Whigfield era a cantora de estúdio Annerley Gordon.

Em 1996 Sannie veio ao Brasil pela primeira vez e dublou em todos os shows a voz de Annerley Gordon... Ou seja, muitos pagaram ingressos para ver a cantora, mas o que viram foi uma modelo que fingia cantar...

Os principais sucessos do Whigfield estavam sempre nos topos das rádios, como "Sexy Eyes", "Another Day", "Think Of You", "Close To You" e o estrondo "Saturday Night".


Emanuela Gubinelli também foi modelo em sua carreira profissional, mas ao contrário de Sannie Carlson, ela realmente foi artista e sempre foi a verdadeira cantora nas músicas. Ela começou a cantar com apenas 9 anos de idade, e no início dos anos 90 começou a assinar suas produções como Taleesa.
 A talentosa italiana foi muito bem nas paradas, principalmente quando se juntou ao grupo Co.Ro. cantando singles como "Because The Night", "There's Something Going On" e "4 Your Love". Depois Taleesa partiu para a sua carreira solo e continuou a sua saga de hits, com "I Found Luv", "Let Me Be", "Burning Up", "Falling In Love", "You And Me", entre outros.

Neste ano de 1995, Taleesa também se apresentou nos programas de TV "Xuxa Hits" e "Raul Gil".


Patrizia Cavalieri era muito bonita e sexy, mas não era a verdadeira voz do projeto Randy Bush, como imaginávamos que fosse. 
Em 1995 a moça veio ao Brasil e fez cerca de 30 shows por diversas cidades brasileiras.
Mas não é meio bizarro, isso? A pessoa não é a cantora das músicas, mas vem aqui dublar a voz de outra? Se o público soubesse de toda a verdade ao menos, tudo bem... mas estrategicamente ela não tocava no a$$unto.

Eu gosto da modelo Patrizia Cavalieri, porém se você analisar essa prática, irá sentir que isso não foi muito correto. O estranho é que o Milli Vanilli foi super apedrejado nos anos 90, mas as "gostosas" do Dance ficaram impunes e continuam na ativa até hoje... Vai entender!

Em 1995 Randy Bush tinha "Sounds Like A Melody" e "Elevation" na boca da galera, que nem imaginava que tinha uma verdadeira vocalista por de trás destes sucessos...


Fourteen 14 era o nome do projeto, e as músicas "Don't Leave Me" e "Goodbye" foram seus êxitos nas rádios e discotecas. 
Exato! Também foi mais um projeto que nos "passou a perna"! 

A cantora dessas duas faixas é a italiana Alexia, que estava super atarefada na época, se apresentando com Ice MC e também correndo contra o tempo para lançar o seu primeiro single solo "Me and You" (lançado finalmente na primavera de 1995).

A modelo que veio se apresentar no Brasil era a belíssima Sabryna Perugini (a bela loira acima), que também informava que era DJ em sua biografia (não sei se devemos confiar nessa informação, pois cantora temos certeza que ela não era).

Sabryna Perugini dublou a voz da Alexia em diversos shows pelo Brasil, inclusive na TV, nos programas "Xuxa Hits" e "Raul Gil".

Já em 1996, o Fourteen 14 voltou com "Another Crack In My Heart", agora na voz da cantora Alessandra Fazio (a voz de Nell - "Better Life"). 





Considerações finais: Não tenho nada contra as modelos, mas também não pulei de alegria quando descobri toda a verdade, afinal fui em shows fakes e aplaudi quem não cantava. 
Apenas tenho aversão a essa prática, de enganar as pessoas. 

Sim, isso já foi há muito tempo, vida que segue! Mas lembrem-se: o que está feito, já está feito! 
Os fãs de modelos precisam entender que borracha nenhuma apaga esse passado obscuro, então inevitavelmente isso sempre será lembrado. 

“Ah, mas isso era normal naquela época”, Ok! Já que era tão normal, então não há motivos também para ficarem tão incomodados com a divulgação dos dados. Era normal, não era? Então não se irritem à toa!!
Deixem a verdade prevalecer e chorem menos!

Agradecimentos pelas imagens: 
Fábio Moura

4 comentários:

  1. O pior era quando mudavam a vocalista e mantinham a mesma modelo dublando. É incrível como na época eu não suspeitava de nada, ou quase nada. No projeto Fourteen-14 tá na cara que a voz é da Alexia, mas eu nem associava. No single Everytime we touch já é outro vocal com a mesma modelo na capa. O Milli Vanilli perde é feio para esses projetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Jorge! O Fourteen 14 meio que "zombava" de seus ouvintes, pois eles trocavam de vocalistas por inúmeras vezes, mas a modelo era sempre a mesma: Sabryna Perugini! Essa música que você citou "Everytime We Touch" é com outra vocalista (aliás, eu gosto muito dessa música, mas eu não sei ainda quem é a cantora real). Antes de "Everytime We Touch", em 1996 eles lançaram também "Another Crack In My Heart" cantada pela mesma vocalista do Nell - "Better Life" (minha música favorita do Fourteen 14)...além de outras músicas, como "Down Down" (uma outra vocalista que quer imitar a Ann Lee)...ou seja... várias cantoras realmente... Eu gosto do projeto, mas eles parecem subestimar a inteligência dos fãs, rs.

      Excluir
  2. Olá Rikardo! Blz!?

    Bem, primeiramente eu quero parabenizar você por esse blogue extraordinário e informativo, e fico feliz que existe um local adequado onde se possa ter informações detalhadas sobre esse maravilhoso gênero no Brasil. Na minha opinião, o que também contribuiu para a falta de sucesso desse projeto, foi porque mesmo em 1996 a 2002, o Corona ainda estava focado em fazer a "tradicional eurodance", que realmente não estava mais popular nessa época. Eu acredito que se ela tivesse embarcado nos gêneros que eram tendência como trance, house e dance-pop, ela poderia ter mais continuidade na fama.

    Eu com 16 anos, aindo prefiro ouvir todas às canções de Corona e demais projetos de eurodance/bubblegum dance, do que ouvir músicas "pornográficas", "sem criatividades", "Repetitivas" e que faz da mulher um objeto de prazer (sim, estou me referindo ao Funk...).

    Uma coisa que eu acho engraçadoé que um projeto alemão de eurodance chamado "Sqeezer" parece inverter o papel nessa 'empreitada fake' (de vocais), pois enquanto o Corona, Randy Bush e Fourteen 14 mudavam frequentemente às vocalistas de estúdio, o Sqeezer mudava frequentemente de modelos, e sendo que a vocalista de estúdio permanecia sempre à mesma!!!

    Eu realmente não sei o que é pior! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado David Thyago pelos seus elogios! Sim, a dance music mudou no final da década de 90 , então muitos artistas tradicionais acabaram caindo no esquecimento, mas teve alguns que tentaram acompanhar as mudanças e mesmo assim foram "ignorados" pelas rádios, DJ's e pelos ouvintes de "dance" ...eu acho que o público da Dance Music naquela época queria novos nomes também... estavam cansados dos artistas dos 90's...
      Acho que pra eles não ia ter jeito mesmo, pois a imagem desses projetos estavam "queimadas"...ou saturadas...
      Sim, e o Squeezer era legal, pena que não fez muito sucesso por aqui! Eles mudavam de modelos, mas o vocal era sempre o mesmo kkkkkkk

      abraços

      Excluir