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domingo, 29 de novembro de 2020

PROGRAMA ROTA 91 DE ARARAQUARA-SP E SUA HISTÓRIA DE MAIS DE 25 ANOS NA DANCE MUSIC

Hoje o nosso Blog vai fazer diferente e homenagear um programa de rádio que sempre destacou a Dance Music!! 

PROGRAMA "ROTA 91" DA BAND FM, RUMO AOS SEUS 27 ANOS E COM MUITA DANCE MUSIC AINDA PULSANDO!!

É isso mesmo, a cena "Dance" teve um grande impacto no Brasil nos anos 90, mas não podemos nos esquecer daqueles que apostaram e ajudaram neste crescimento e fortalecimento. É lógico que tivemos o apoio fundamental de algumas gravadoras (Paradoxx Music, Spotlight Records, Fieldzz...), das rádios (Jovem Pan, 97 FM, Metropolitana, Nova FM...), das revistas (DJ Sound e DJ World), dos diversos clubs (Krypton, B.A.S.E., Toco, Overnight, Pachá Campinas, Babel Itatiba, Grêmio CP Jundiaí ...), dos vários DJ's (Ronaldinho, Marky, Iraí Campos, Ricardo Guedes, Mauro Borges...), e também de alguns programas de FM's ("As 7 Melhores", "Ritmo da Noite", "Hot Nine Seven", "Só Se For Dance", "Lunch Break" e etc). 

Entre os variados programas que ajudaram a divulgar o nome do eurodance, tivemos também o tradicional Rota 91 (Band FM), que comemorou os seus 25 anos de aniversário em 2019. O programa ganhou a sua estreia no dia 16 de março de 1994, e embora fosse transmitido aos sábados, nesse dia curiosamente caiu numa quarta-feira. Segundo o idealizador do projeto, DJ Marcos Gimenes, essa foi a data em que ele foi oficializado junto ao então gerente da retransmissora citada, Marcelo Lollato.

Rota 91: 
Adriano Pelegrino, Marcos Gimenes, Edison Japa e Fábio Negão

Inicialmente o programa foi “tocado” pelo DJ Marcos Gimenes e DJ Edison Japa, este que fez o curso preparatório para DJ´s com Iraí Campos em São Paulo e que trabalhava na própria Band FM. O "Japa" também trabalhava como ninguém com um gravador de rolo na edição das vinhetas da casa, e claro, também nas vinhetas do programa Rota 91.

No inicio eram duas horas de programa, aos sábados das 18h as 20h, com sets de 30min, embalados pelos dois e, seriam sets gravados!!! Sim, gravados, porem esta manobra tornou-se um problema em pouquíssimo tempo...

Durante a gravação, vários momentos de desconcentração ocorriam e, falhas nas viradas aconteciam, com isso os sets eram regravados, várias vezes. Quem acompanhou isso de perto foi Fábio Negão, que até então não era integrante da equipe, mas sempre foi um amante da discotecagem e sempre estava ali ao lado da dupla Marcos e Edison, acompanhando desde o início. Aliás, Fábio Negão, muito honrado nos contou que aprendeu a arte da discotecagem com Marcos Gimenes, na sua casa com uma Gradiente DD1 e uma Polivox TD 5000. 

DJ Fábio Negão - Em 16/03/1997, aos 3 anos do Rota 91

Marcos Gimenes, perfeccionista que era, percebeu que o tempo demandado, tanto pra ele como para Edison Japa, estava dificultando seus outros afazeres, pois além da responsabilidade do programa e da confecção dos sets, cada um tinha seus compromissos profissionais diários o que demandava muito tempo durante a semana.

Com a chegada do seu par de MK II, surgiu a brilhante ideia de se fazer o programa ao vivo, e então DJ Fábio Negão foi convidado a fazer parte desta equipe, um mês após o seu inicio. O Rota 91 da Band FM então apresentou sua grade da seguinte forma, sempre com um convidado abrindo o programa e os outros sets sendo com os DJ´s residentes, no caso Marcos Gimenes, Edison Japa e  Fabio Negão. Em seguida, entra na equipe o DJ Adriano Pelegrino, que fazia mais a função de MC, um mestre de cerimonia, um animador, apresentador, e que deu muito certo nesta composição!


Adriano Pelegrino,  Marcos Gimenes, Edison Japa e Fábio Negão: 3 Anos de Rota 91

Festa no 22 de Agosto 
Cabine dos DJs: Edison Japa, Marcos Gimenes e Adriano Pelegrino uniformizados

Uma característica marcante do programa foi sempre dar espaço aos DJ´s da cidade e de outras vertentes musicais também. Marcos Gimenes e Edison Japa também ministraram um curso para DJ's em Araraquara, então os melhores alunos ganhavam a oportunidade de fazer um set no programa, com a vertente que mais lhe interessava ou gostava. 

O programa tomou grandes proporções de audiência na cidade e conseguia apoio de entidades do comércio, com isso conseguiu ir para o horário nobre do sábado, das 19h às 22h, agora com sets de 1h, ou 30 min, dependendo da ocasião.

Uma das festas lotadas promovidas pelo pessoal do Rota 91, no Clube 22 de Agosto, em Araraquara-SP

Depois de 6 meses de programa, eles tiveram a oportunidade de abrir o show do CO.RO feat Taleesa no Clube Araraquarense, fazendo uma entrevista com a vocalista no estúdio da Band FM, por volta de uma hora de duração. Foi a 1ª vez da vocalista na cidade, sendo que ela praticamente abriu o circuito dance com outros shows de artistas do gênero. Fábio Negão lembra também quando o microfone da Taleesa apresentou problemas pouco tempo antes do CO.RO. fazer a sua apresentação, então eles tiveram que "correr" para conseguir um microfone para a cantora italiana. Uma das táticas do DJ Marcos Gimenes foi de anunciar ao vivo na rádio Band FM, durante a transmissão do Rota 91, que se algum ouvinte tivesse algum microfone sem fio, que emprestasse à eles para realizar o show. Ouça abaixo este anúncio, feito por Marcos Gimenes:

No áudio, Marcos Gimenes anuncia na Band FM que os microfones deram problemas (incluindo o substituto), e solicita ajuda aos ouvintes...
Na imagem temos DJ Fábio Negão, Sly-G (Michael Corkran), Taleesa, DJ Marcos Gimenes e Marcio Fabiano (ex-representante da revista DJ Sound) nos estúdios da Band FM de Araraquara-SP, em 21/05/1994

Tempo depois, Marcos Gimenes conseguiu também trazer Dj Trajic no Clube 22 de Agosto onde foi o recorde na casa, com 2400 pessoas só na boate, fantástica marca na época!!!

O Rota 91 seguia então de vento em popa, além do programa, tinha também festas nos finais de semana em Araraquara e região, com semanas que a balada começava na quinta e terminava no domingo, tamanha era a agenda de eventos. E esse foi o problema para Fábio Negão, pois ele trabalhava na área da saúde (dentista) e não estava conseguindo conciliar profissão com a vida noturna, deixando então a equipe no final de 1997 e inicio de 1998, entrando em seu lugar DJ Sergio Borsari, com 16 anos na época e “virando” muito!!!

Confira também abaixo, alguns destaques que o Clube 22 recebeu na revista DJ Sound, bem no início de 1998:

DJ Marcos Gimenes com sua equipe no Clube 22 na festa do Rota 91 (Band FM)

Rota 91 da Band FM começando bem o ano de 1998

Clube 22 - Araraquara - SP

FALECIMENTO DE MARCOS GIMENES

Drasticamente uma fatalidade ocorreu entre a equipe e os amantes do Rota 91. DJ Marcos Gimenes foi pego de surpresa com um angiossarcoma, em 1998, que levou ao seu falecimento em março de 1999 (mesmo dia de aniversário do seu irmão).

DJ Marco Gimenes, o mentor do Rota 91, feliz e sorridente com sua equipe. Infelizmente ele faleceu em março de 1999.

O Rota 91 prosseguiu então com Sergio Borsari e Edison Japa, além de outros colegas importantes de Araraquara. 

Em 2000, o programa foi finalizado por questões gerenciais relativo à Band FM, e DJ Edson Japa se referiu a isso com uma frase: “.....É apenas uma pausa, não vamos dizer que acabou, certo??.....” de forma melancólica até. E cada um foi para o seu lado.

Mas em meados de 2012, adicionaram Fábio Negão num grupo de whatsapp com toda a rapaziada das antigas e os da nova geração também. Começou então a acender uma luz no Fábio, pois desde 1998 ele nunca mais havia pego no braço de um toca-discos.

Em 2019, o Rota 91 fez 25 anos e um “insight” fez Fábio procurar Edison Japa, Sergio Borsari e Adriano Pelegrino, na tentativa de fazerem uma festa para celebrar este aniversário.

Toparam de bate-pronto e nessa incluíram na equipe o DJ Everton Lumieri, que era ouvinte assíduo do programa e que se diz realizado em poder fazer parte da equipe que tanto ouviu quando "moleque".

E a festa saiu, sim! Aconteceu no mesmo Clube 22 de Agosto, e nem poderia ser em outro lugar, não é mesmo? E não teve só esta, mas foram feitas mais duas festas, além ainda de um canal criado no Youtube do próprio Rota 91.

Este canal acontece com a participação de DJ Elton, DJ Fabio Moura, DJ Mauricio Animal e DJ Ronan C. As transmissões ocorrem às sextas-feiras, das 21h as 00h, tocando as clássicas que todo mundo gosta, as velhinhas dos 80, 90, 2000, e também as músicas atuais!!!

 DJ's que compareceram na festa de 25 Anos do Rota 91. Outros também estavam lá mas não saíram na foto

Outros grandes colaboradores do Rota 91 são: DJ Gê ("o quinto elemento"), DJ Binha, DJ Bruno S, DJ Willian, DJ Chico 22, DJ Rods (autor do novo logo do Rota 91), e muitos outros da cena... Sem toda essa rapaziada, nada disso teria acontecido!!!! E especialmente DJ Marcelo Zambala (in memorian), Dj Marcos Bomba (in memorian) e claro, ele, o querido DJ Marcos Gimenes ( in memorian), o mentor do Rota 91 Araraquara.

Parabéns galera! Não apenas pelo aniversário do Rota 91, mas especialmente por todo o empenho, dedicação e espalhamento da música eletrônica nestes mais de 25 anos!!!


O Rota 91 continua!!

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quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PLAYAHITTY - THE SUMMER IS MAGIC (1994)

HÁ PRATICAMENTE 25 ANOS, A MODELO FELINE VEIO AO BRASIL REPRESENTAR O PROJETO PLAYAHITTY

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA 

 

Divulgação da época - Show Playahitty - 17/11/1995
Imagem cedida por Sergio Silva

O italiano Playahitty visitou o Brasil em novembro de 1995... Quem viveu esse momento? 

Pois é, aconteceu bem na época do sucesso de "1,2,3 (Train With Me)", porém eles já tinham uma outra música muito famosa mundialmente, "The Summer Is Magic" (1994), que também foi um estrondo nos clubs e rádios no ano anterior.

Nessas apresentações do Playahitty, o público viu uma bela modelo dublando nos palcos, pois a voz verdadeira nesses dois contagiantes singles é da cantora italiana Giovanna Bersola (Jenny B), que nunca apareceu frente ao Playahitty ou qualquer outro projeto noventista. 


Playahitty - "1, 2, 3! (Train With Me)"/ "The Summer Is Magic" (LIVE Bravoshow 1995)
Obrigado ao Stefano Maiolo pelo vídeo postado!
Essa apresentação aconteceu na Alemanha, e basicamente 
foi algo parecido que os brasileiros assistiram por aqui


Também é a voz de Jenny B nos hits "The Rhythm Of The Night" do Corona, "Take Me To Heaven" do Nevada, "Closer To Me" do Libra"You And I" do J.K. e "Lady Dont Cry" do Red Velvet, além de outras dezenas de faixas clássicas do gênero. Ou seja, a mulher arrebentava com seu vozeirão e todas essas músicas se tornavam hits mundiais. 

Como Jenny B não era uma cantora fixa de nenhum projeto, ela não aparecia nesses vídeos, assim como também não estava nas capas dos discos e apresentações do Playahitty. Quem exercia a imagem do Playahitty eram as modelos Marion Zhapa e Feline, dupla que só "enfeitava" os palcos e entregava ao público alguns playbacks (assim como as farsas Whigfield, Corona, Randy Bush, Milli Vanilli...).

Confesso que na época, eu achava que eram todas músicas "da Corona", justamente pelo motivo da cantora ser a mesmíssima. E pensando bem, eu não estava totalmente errado por ter essa concepção, embora estivesse sendo incentivado a acreditar numa mentira...


Feline (Playahitty) com um espectador brasileiro em seu show no Paraná, em 1995
Foto cedida por Sergio Souza



Playahitty - "1, 2, 3! (Train With Me)" (1995)
Video Oficial


Quando o mega-hit "The Summer Is Magic" explodiu em 1994, quem apareceu no vídeo oficial do Playahitty foi a modelo Marion Zhapa. Não sabemos quais os motivos levaram a sua substituição, mas em 1995 Feline tomou a frente do projeto e já apareceu dublando "1,2,3! (Train With Me)", que era single novo dos italianos. As modelos são de fato bem bonitas, porém nunca foram cantoras profissionais e nunca gravaram no Playahitty (e talvez em nenhum outro projeto ou grupo).

Marion Zhapa sempre foi dançarina e atua na dança até os dias de hoje. Ela trabalhou em grandes escolas de dança parisienses (Paris-Centre, Le marais, Studio Harmonic ...) e com isso sempre se esbarrou com grandes nomes da música, participando também de alguns programas de TV. 


Playahitty - "The Summer Is Magic" (1994)
Video Oficial


Marion Zhapa foi coreógrafa de Johnny Hallyday (cantor francês falecido em 2017), em seguida ela conheceu o coreógrafo Olivio Sarrat e criou a sua própria companhia de dança flamenco na Espanha. Ela é conhecida também por ser uma atenciosa professora, pedagoga, e uma inspirada coreógrafa que conhece as limitações de artistas que cantam e dançam ao mesmo tempo. Ela trabalha atualmente na escola de dança Broadway Dance Factory e mora na França.

Sobre a modelo Feline, segundo alguns dados da época, é brasileira e nascida no Rio de Janeiro, contudo não existem registros que evidenciam essas informações, então é recomendável não se apegar muito a isso (talvez seja apenas mais uma invenção de seus produtores).


Marion Zhapa, a primeira modelo do projeto

Provavelmente, os fãs que assistiam aos vídeos e performances "ao vivo" do Playahitty não entendiam muito bem o que acontecia ali, pois inicialmente quem aparecia era Marion Zhapa, que depois foi substituída por Feline, contudo, a voz do projeto não mudou e continuou sendo a mesma (?). Os pagantes pelos ingressos deviam pensar "Poxa vida, onde eu tô? Oque está acontecendo?! Quem é a cantora??"


A TRAJETÓRIA DO PLAYAHITTY

Marion Zhapa, Feline e Giovanna Bersola

O Playahitty esteve ativo entre os anos de 1994 e 1998, e foi um projeto produzido por Emanuele Asti, em colaboração com Stefano Carrara.

O nome "Playahitty" deriva da união da palavra espanhola "playa" (praia) e "hit" (sucesso), tendo o seu objetivo de assumir o significado: "sucesso de praia" ou "hit do verão". Ao todo este projeto teve 5 músicas lançadas, mas apenas esses dois primeiros singles foram bem sucedidos.


CD-Single: Playahitty - The Summer Is Magic 

Ano : 1994


CD Single: Playahitty - 1,2,3 (Train With Me)

Ano : 1995


O produtor do Playahitty, Emanuele Asti, com a modelo Marion Zhapa, em 16/03/2011


Além de Marion Zhapa e Feline, outras modelos também são mencionadas como front-ladys do Playahitty, são as desconhecidas Sandra e Gabrielle, que provavelmente foram adicionadas para divulgar as músicas que vieram posteriormente: "I Love The Sun" (1996), "Another Holiday" (1997) e "The Man I Never Had" (1998).

Não tenho absolutamente nada contra as modelos, mas fatos são fatos. Elas não são cantoras e não gravaram nenhuma música do Playahitty, e dizer a verdade não é denegrir ninguém. Portanto, fãs de belas modelos, fiquem tranquilos! Entendo também a necessidade dos produtores de recorrerem às modelos, visto que a cantora original não poderia se apresentar no projeto, mas isso não muda a verdade: Que elas apenas dublavam a verdadeira vocalista, independente se os shows eram animados, se elas eram simpáticas, divertidas, e etc. O carisma, a simpatia e a educação não transformam modelos em artistas. Simples assim.


PLAYAHITTY 2020

Não se sabe o que Feline anda fazendo e como está atualmente, mas Marion Zhapa ocasionalmente reaparece dublando "The Summer Is Magic" em alguns festivais pela Europa:


Festival de Dance anos 90, em 31/08/2019


Stefano Carrara
Em 11/08/2020
Músico que colaborou com os arranjos e composições do Playahitty. Ele continua na música, produzindo e também tocando ao vivo em alguns espetáculos. Ele toca instrumentos, como contrabaixo e sintetizador para variados artistas italianos.


O produtor Emanuele Asti, também continua no ramo musical. Em 2016, ele fez uma nova versão para o hit do Ondina - "Into The Night", que é uma música do ano de 1996 e produzida originalmente por John Oakfield.

-Leia mais aqui sobre o Ondina e sua misteriosa vocalista.

-Conheça também a página de Emanuele Asti (Conte Max) no Facebook, onde ele posta suas novidades e lançamentos.


JENNY B: A VERDADEIRA ARTISTA QUE NÃO APARECIA AO PÚBLICO

Giovanna Bersola aka Jenny B

Giovanna Bersola (20 de julho de 1972) nasceu em Catania, na Sicília, e é filha de mãe siciliana e pai senegalês. No Playahitty ela apenas cantou "The Summer Is Magic" e "1,2,3! (Train With Me)", já nas demais músicas do projeto são outras vocalistas desconhecidas. 

Jenny B foi uma das mais requisitadas cantoras de estúdio da Itália, então por essa razão não se "prendia" a nenhum projeto e também não aparecia nos videos, capas de discos e cantando ao vivo nesses shows. Resumidamente ela apenas "vendia" a sua voz como um "produto" aos produtores de eurodance. Quando esses singles se tornavam hits mundiais, então esses produtores tinham que correr atrás de alguma modelo para representá-lo, como fizeram com Marion Zhapa e Feline. Afinal, ninguém quer perder a chance de lucrar, não é mesmo? Independente se os fãs sabem ou não da verdade, o importante é arrecadar o máximo que conseguir... Então, dá-lhe shows fakes no povão!!

Enquanto isso, Jenny B partia também para muitas gravações com outros produtores, e assim conseguiu estabelecer fortemente o seu nome entre as grandes vocalistas mais produtivas da Dance Music. 

Devido ao seu grande talento e linda voz, Jenny B ganhou em 2000 o prêmio de melhor vocalista feminina e também o prêmio de imprensa, no festival San Remo. 

No vídeo abaixo, você pode conferir um pouco dos excelentes hits que Jenny B gravou no eurodance:


Apenas uma pequena amostra do grande potencial de Jenny B, 
ainda faltaram muitos outros sucessos...

Já em 2012, Jenny B se apresentou numa parceria com Rudeejay, num show da Radio Stop Festival (Marina di Cecina) cantando pela primeira vez ao público os hits do Corona e Playahitty (imagino que a modelo brasileira Olga de Souza deve ter suado frio nesse dia). 

Depois de uma mudança para Nova York, onde se apresentou cantando jazz e funk, Jenny B deu uma pequena pausa em sua carreira. Em 2015, o músico Trevor Thwaites ouviu falar a seu respeito e levou-a de volta aos holofotes, com apresentações no Auckland Jazz & Blues Club.

Em 2017, Jenny B iniciou um novo negócio para ajudar artistas a melhorar suas apresentações, ministrando aulas para pessoas que desejassem se tornar grandes artistas.


Jenny B - A voz real dos hits do Playahitty

Atualmente, ela segue cantando e se empenhando muito à música, mas infelizmente não se dedica muito no ramo da Dance Music, como fazia nos anos 90. Ela se aventura mais em outros gêneros, como o pop e o jazz, inclusive, cantando também em italiano. 

Recentemente o grupo de hip-hop Black Eyed Peas lançou uma música chamada "Ritmo", que traz o sample vocal de "The Rhythm Of The Night" do Corona, então Jenny B comemorou em suas redes sociais:


"É a minha voz!"



Sinceramente eu não gostei muito dessa nova música do Black Eyed Peas, mas ao menos podemos ver que a música original ainda continua rendendo bastante, mesmo depois de quase 30 anos... 

Bacana também ver a cantora empolgada e honrada com essa abrangência que tomou o seu trabalho...
Sucesso sempre à ela!!!


segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LADY - "EASY LOVE" (2000)

LADY - "EASY LOVE" COMPLETA 20 ANOS E CANTORA LANÇA NOVA MÚSICA

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA



HIT FÁCIL, DARLING


É indiscutível!!! Embora a Trance Music estivesse em alta no início dos anos 2000, tivemos também muita House Music de qualidade que marcou a nossa juventude, não é mesmo? 

Foi uma época de excelentes produções, e muitas destas músicas ganharam grandes destaques nas noites brasileiras... Entre alguns exemplos memoráveis, podemos citar Modjo - "Lady (Hear Me Tonight)", Love Connection - "The Bomb"Milk & Sugar - "Higher & Higher"Helahit -"You stole My Heartbeat", Spiller - "Groovet", além de outros clássicos supremos desse início de milênio!

Ainda nessa vertente, acho que podemos incluir facilmente a música "Easy Love" da Lady, que inclusive chegou a lançar um álbum aqui no Brasil.


Lady - "Easy Love" (2000)
Video Oficial
Neste vídeo, Lady resolveu atacar de agente 007 e atira no sucesso!
Este material também está presente no DVD "Planet Pop Vol.2", lançado pela Building Records em 2003



E digo mais, lembro-me do dia em que liguei a TV e dei de cara com essa cantora no "SuperPop" da Luciana Gimenez, performando este seu grande hit "Easy Love" (2000). 

Essa apresentação na TV aconteceu em 2002, e "Easy Love" ainda era muito executada nas noites e rádios de todo o Brasil. Infelizmente eu nunca mais encontrei esse vídeo, então não me recordo se ela cantou algum outro sucesso dessa época, como suas outras faixas "Dance To The Music" e "I Need You, I Want You", apenas sei que o motivo de sua vinda era justamente para divulgar o seu vibrante álbum "Easy Love", recém lançado pela Building Records. 

Uma curiosidade em relação à este disco, é que em outros países ele foi lançado com o título de "Can You Feel It", porém aqui no Brasil estrategicamente foi chamado de "Easy Love", com 17 faixas e lançado em 2001.


Lady - "Easy Love" (2000)
Foi um grande sucesso nas rádios e danceterias de todo o Brasil entre 2001 / 2002


Lady com sua filha "Lilou", em 2006

IDENTIDADE DA VOCALISTA

Seu nome real é Tania Claire e nasceu em 27 de julho de 1975, em Guadalupe. A cantora, que é fluente em inglês e francês, adorava cantar música gospel quando criança -  além de ser muito fã de Aretha Franklin e Shirley Basset (incrível como a maioria das cantoras de Dance Music cresceram ouvindo a Aretha Franklin, né?). 

A sua infância era muito dividida entre Guadalupe e Estados Unidos, e isso foi determinante para que ela conhecesse a fundo estilos diferentes de música, indo do tom típico de sua ilha de origem até aos ritmos dos clubs de New York.

Em 1994, Tania Claire conheceu Philip Boumat, um produtor francês que estava vivendo nos EUA e procurando por novos talentos, então logo ela assinou um contrato com ele e lançou seus primeiros singles:

-"Funky Music" (1995)

-"Can You Touch Me" (1996)

-"Show Me the Way" (1998) 

 -"I Miss Heaven" (1999)

 Todas essas músicas citadas saíram com um nome diferente e não como "Lady", pois na época a cantora assinava ainda como Tania Dixon


Tania Dixon - "Show Me The Way" (1998)
Assim como outras cantoras do eurodance, ela também tem seus pseudônimos...

Morando em Paris, Tania Claire lançou esses pequenos trabalhos e realizou também algumas apresentações em casas de jazz, mas a guadalupense destacou-se mesmo no ano 2000, quando oficialmente passou a se apresentar como Lady.

Seu single "Easy Love" estourou nas FM's e club's, além de sair em muitas coletâneas aqui no Brasil, como "As 7 Melhores 2002" (que é um CD muito bom e recomendável, pois contém diversos outros hits). 

Muita gente não soube na época, mas "Easy Love" tem os samples de Billy Ocean - "Stay The Night" (1981) e atingiu a marca de 380 mil discos vendidos, só na França.


Billy Ocean - "Stay The Night" (1981)

Essa levada disco / funk bem swingada de "Easy Love" existe graças à este sample de Billy Ocean, mas também devemos mencionar o seu refrão altamente contagiante, que faz você cantar e dançar alegremente na pista de dança: 

"Easy love that you're looking for baby, Easy love that I need, darling, All the things you're giving me, Just makes it hard to see". 

Outras músicas de Lady também se tornaram populares nas danceterias (e algumas rádios), como "Dance To The Music" e "I Need You, I Want You", ambas também ótimas e bem tocadas entre 2001 e 2002.


Indicação de DJ Tom Hopkins na coluna "Dance Floor" para o lançamento "I Need You, I Want You", na edição nº 104, agosto/setembro de 2001, da revista DJ Sound.


LADY ATUALMENTE:

A boa notícia é que a cantora continua em atividades, só que agora assinando como Lady Dyal. Aos seus 45 anos de idade, ela continua morando em Paris, tem uma filha adolescente, e lançou em junho o seu mais novo trabalho: "I Don't Know Why" (2020)

Veja o vídeo dessa sua recente faixa de trabalho e perceba que, depois de 20 anos, ela continua ainda muito parecida fisicamente com a "Lady" do começo dos anos 2000:


Lady DYAL - "I Don't Know Why" (2020)


LADY DYAL - "I DON'T KNOW WHY" (2020)
CLAW RECORDS
"Lady" se mantém fiel ao seu público e não se rendeu muito ao EDM das músicas atuais, talvez apenas com uma pitada de “Deep House”. 
Você vai perceber que "I Don't Know Why" é uma música mais leve e nos apresenta alguns grooves que evocam a dance music dos anos 90. A melodia também é original e fica enobrecida com a interpretação de Lady DYAL.

Sobre a produção de "I Don't Know Why", teve a mão de Luka Turco, um eclético artista italiano radicado em Paris e conhecido por ser compositor, DJ, produtor e cinegrafista.
A faixa, que também conta com a colaboração do inglês Leroy Quintyn (músico e produtor), foi lançada pela Claw Records, uma das gravadoras independentes mais ativas da Itália e gerenciada pelo DJ Joe Berté.
“I Don't Know Why” já está também disponível no iTunes e em outras plataformas de música online.

Vale a pena conhecer e arriscar essa novidade nas noites!


Fique também com essa foto mais recente de Lady DYAL
A cantora Lady Dyal na rádio francesa "Aligre 93.1"
Foto publicada em sua rede social em junho de 2020



quarta-feira, 14 de outubro de 2020

JAIR & VANISE - "THE STORY OF ME AND YOU" (2020)

É amigão...O ano está acabando... E você? Já deixou a sua marca em 2020? A dupla brasileira de irmãos Jair & Vanise está fazendo isso com a música "The story of me and you", lançada internacionalmente pela gravadora alemã DMN Records. 

Aliás, você já conhece essa faixa?

Jair & Vanise - "The story of me and you" (2020)


Quem é acostumado a acompanhar a cena Dance com certeza já ouviu falar na DMN Records, que tem investido pesado no gênero e divulgando alguns dos maiores artistas que foram produzidos ou licenciados pela gravadora. Atualmente a DMN apresenta em seu cast artistas importantes como B.G. The Prince Of Rap, Ice MC, Lane McCray, CB Milton, Linda Rocco, Lori Glori, Corona, Regina, Rozalla, 20 Fingers, The Outhere Brothers, e muitos outros nomes conhecidos, apenas para você ter uma ideia do quanto que a gravadora está focada e apostando no eurodance em pleno ano de 2020.

Com esse olhar voltado ao Dance, a DMN também promoveu algumas músicas da dupla gaúcha Jair & Vanise, como esse último trabalho intitulado de "The story of me and you", uma produção totalmente nacional e lançada inicialmente em fevereiro de 2020 (até então, por um selo independente).

"The story of me and you" é bem no estilo Ace Of Base, trazendo aquela batida clássica conhecida também como "Bobo Beat" (termo que faz referência aos hits de DJ Bobo, como "Everybody" e "There Is A Party"). Os vocais são dos irmãos Jair Nardon dos Santos e Vanise Santos, que começaram a cantar ainda na infância. "Nós cantávamos na igreja com o nosso pai", disse Jair ao nosso Blog.

Jair escreveu e produziu "The story of me and you", assim como todas as outras músicas lançadas pela dupla, e disse ainda que estão em atividades desde 1994. 
Quer saber quais são as inspirações da dupla para fazer suas músicas? O músico disse que a inspiração vem totalmente da Dance Music Européia, principalmente da banda Ace of Base e da super cantora Giovana Bersola (Jenny B).


A dupla brasileira que canta Dance Music desde 1994:
Vanise Santos e seu irmão Jair Nardon dos Santos

A primeira vez que alguém comentou comigo sobre essa dupla da cidade de Alegrete / RS, foi num comentário da página DJ Sound - Dance Music Raíz, mais especificamente numa postagem de aniversário da cantora carioca Gottsha. Essa pessoa era Gerson Cardoso, que fez uma propaganda bem convidativa sobre a dupla gaúcha, então tive que conferir com meus próprios ouvidos a música deixada por ele em seu comentário. 

Depois de poucos dias, o amigo Cassiano Anderson também me recomendou "The story of me and you", e ainda citou que já havia incluído a faixa na programação de sua rádio online Radio Energia Dance.

Gostei bastante dessa música, inclusive da letra... que exala o romantismo assim como muitos clássicos que ouvimos e dançamos nas vozes de Double You, Nicki French, Alexia, Haddaway, e tantos outros artistas da saudosa década de 90. Você se sente levemente embalado nessa sútil letra, que em alguns trechos diz:


"Eu não posso esquecer o jeito que você costumava me beijar

E do seu sorriso que ainda me mantém vivo

Porque eu tenho você bem no fundo do meu coração

Querida, seu amor é tudo que eu preciso

Você é uma parte de mim"


J&V "Tell Me Why" - The Album (2016)

Essa nova música "The story of me and you" lembra muito também as produções do Randy Bush... Você se lembra desse projeto italiano? Pois é, aqueles produtores também se inspiraram muito no quarteto Ace Of Base, de maneira que chegava a impressionar e fazer muitos confundirem com as músicas da própria banda sueca.

No caso de Jair & Vanise, o que mais me impressiona é ver dois brasileiros trabalhando na Dance Music... É até surreal encontrar alguém fazendo esse tipo de música aqui no Brasil, afinal, todos sabemos que este é um país que nunca valorizou muito a categoria, então logo deduzimos que essa dupla deve realmente amar muito o que faz. Com certeza não é nada fácil se dedicar a algo e depois não ver o retorno do público, da imprensa e do mercado fonográfico. 

Jair também deu a sua opinião sobre essa triste realidade:

"No Brasil falta mais apoio do público. Sempre existiram muitos projetos bons de eurodance mas ficaram limitados às suas regiões. Muito difícil fazer dance music por aqui, pela falta de apoio do público e da mídia em geral. Todo mundo trata a eurodance como um estilo que já foi; uma coisa do passado". 


Produtor, compositor e cantor Jair Nardon dos Santos

Sobre as expectativas em relação ao futuro, Jair diz:

"Sem muitas expectativas para o futuro. Deixando rolar... no cenário atual não se sabe o que pode acontecer, só Deus sabe. Mas em relação a nossa música, esperamos atingir o máximo de pessoas possível."

Perguntei também se eles já pensaram em desistir do gênero e partir para um outro que fosse mais aceito ou rentável, então ele nos respondeu:

"Desistir não, até porque fazemos eurodance porque realmente gostamos, nos sentimos realizados em poder concluir qualquer projeto nosso. Nem que seja apenas para nós mesmos, para simplesmente sentarmos e depois ouvir ou dançar. Eu que sou o compositor e produtor não faço música pensando nos outros ou só no sucesso. Faço por mim mesmo e porque me sinto bem."

Jair, que é muito fã de euro-ragga e Ace of Base, ainda citou que a dupla tinha convites para se apresentar numa turnê pela Europa, mas que a pandemia atrasou as coisas e que agora ele não sabe qual será o futuro desses shows.

Sobre seus fãs gringos, você pode vê-los se manifestando pelas redes sociais, principalmente em seus comentários no Youtube. Segundo o próprio Jair, a música que esses fãs internacionais mais gostaram da dupla, até agora, é "Fly".


"Nosso projeto é 100% verdadeiro" - Jair Nardon dos Santos

Perguntei à ele oque acha desses projetos fakes da Dance Music, que escondiam os verdadeiros cantores e mostravam apenas as modelos que fingiam cantar, se ele não concorda que isso também prejudicou o gênero, pois com essa prática desonesta a Dance Music acabou sendo muito ridicularizada - e assim longe de ser levada a sério pelos empresários, investidores, e pelo próprio público em geral, então ele complementou:

"Ah, sim! Com certeza isso prejudica muito o estilo todo. Acredito que, não tanto pelos artistas (modelos), mas pelos produtores que costumavam fazer isso. Usar pessoas para interpretarem ou dublarem apenas nos projetos... infelizmente isso tirou muito a credibilidade da eurodance mundialmente. No nosso projeto é tudo 100% verdadeiro e nosso. Sou bem a moda gaúcho. Sou até meio chato com isso. Não gosto de muita gente em volta dando palpites. Se não for pra fazer tudo do nosso jeito, já nem faço nada. Até já aceitei cantar para outros projetos europeus mas tinha que ter meu nome creditado, autoria e com minha foto também."

Para as pessoas que gostaram de "The story of me and you"Jair menciona que poderão gostar também de faixas como "Save me!", "Fly" "Feel the rhythm".

Vanise Santos, a voz feminina do projeto gaúcho

Pois é, se você acha que a Dance Music é uma coisa antiga, ou que só teve relevância nos anos 90, é melhor começar a rever seus conceitos pois o gênero continua vivo, com bons artistas e ótimos lançamentos, porém, necessitando ainda de espaço nas mídias e do apoio de seus ouvintes, DJ's e empresários de rádios. 

Acho que é bacana ouvir os clássicos dos anos 90, mas penso que não é muito saudável ficar preso apenas no passado e nos "flashs backs" da vida, pois é necessário viver o momento atual e prestigiar também todos esses artistas que continuam aí em atividades, apostando e fazendo a Dance Music com muita garra e paixão. 


Parabéns ao Jair e à Vanise, desejamos boa sorte e bastante reconhecimento à dupla!

Obrigado também por optarem pela Dance Music!!


Conecte-se com Jair & Vanise

sábado, 10 de outubro de 2020

MON A Q - "STAY IN LOVE" (1996)

A música "Stay In Love" foi uma das mais tocadas nas danceterias e rádios de todo o Brasil no início do ano de 1998. Naquela época, não tinha uma pessoa que não "caía na gandaia" ao som de Mon A Q.

Quer relembrar desse inesquecível clássico das noites e saber quem é a tal da vocalista? Então, como já diz a letra: "C'MON BABY"...

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA

MON A Q - "STAY IN LOVE" (1996)

Por mais incrível que pareça, essa música foi lançada originalmente em 1996, sofrendo de um grande “delay” para chegar ao Brasil. Pois é, realmente rolou toda essa demora, mas quando chegou ao nosso país logo ganhou a preferência por parte de muitos DJs e ouvintes brasileiros de Dance Music.

O projeto chamava-se Mon A Q, mas ninguém tinha certeza sobre a sua pronúncia pois alguns locutores da Jovem Pan o chamavam de "Monaqui", enquanto que outros profissionais o chamavam de "Monequiu". No entanto, a única certeza que tínhamos era da sua grande popularidade entre todos. “Stay In Love” realmente bombou no primeiro semestre de 1998, saindo também em diversas coletâneas de Dance Music, tanto da Paradoxx Music quanto da Spotlight Records (as duas companhias aparentemente tinham os mesmos direitos, pois lançaram a faixa em diversos CD’s, como "Hot Nive Seven Vol. 7" e "Ritmo da Noite Vol.7", respectivamente dessas duas gravadoras).


O INÍCIO DO MON A Q

Tudo começou quando a vocalista estava trabalhando na cidade de Tampa (estado americano da Florida), onde ela cantava jazz e R&B. Alguns produtores gregos que estavam ali gostaram de sua apresentação e foram falar com ela sobre um projeto que eles estavam organizando. Eles acharam que a voz dela era perfeita para esse tipo de trabalho, então assinaram um contrato com a vocalista. Depois de três meses veio o fruto dessa união: 12 músicas gravadas no gênero R&B. 

Como os produtores tinham uma conexão com a Sony Music da Grécia, consequentemente enviaram as gravações para o responsável de lá, que ouviu mas não ficou muito satisfeito com a sonoridade, além de informar que havia um "toque grego" demais nessas músicas. A partir dessa recusa, eles então tentaram "salvar" a faixa "Stay In Love", que como citado era originalmente uma balada de R&B. 

A invasão de "Stay In Love" nos CD's brasileiros
(Paradoxx Music, Som Livre e Spotlight Records)

"Stay In Love" logo foi recriada e transformada na versão dance que conhecemos. O produtor que a refez era um vendedor de teclados, então ele deixou a música com uma base mais dançante e depois acrescentou os vocais femininos. O interessante é que a cantora teve que improvisar algumas palavras a mais, para caber naquela nova instrumental, por isso ouvimos algumas palavras demasiadamente prolongadas e repetidas, como "heeeeeeey", "c'mon baby, c'mon baby", "so real, so good, right now", e etc.

Em entrevista antiga ao site Global Dance, a vocalista disse: "Para o resultado final de 'Stay in Love' eu tive que improvisar, então acrescentei algumas palavras. No final, a música acabou se tornando apenas uma coisa que eu inventei."

Ouça "Stay In Love":

Mon A Q - "Stay In Love" (Dance Radio Mix - Promo): Essa é uma versão diferente da que tocava nas rádios brasileiras, repare que tem muito mais palavras em seus versos... Também a considero bem superior, justamente por apresentar esse diferencial, dando mais identidade à música.

Mon A Q - "Stay In Love": A versão que tocou no Brasil


Naquela época muitas pessoas pensavam que Mon A Q era o nome da cantora, mas este era apenas o nome do projeto, orquestrado pelos músicos George Boulahanis, Bobby Daflos, Emmanuel Gonatos e Mike Koursiotis
Mas o nome Mon A Q tem sim uma ligação com o nome real da cantora...


A CANTORA DO MON A Q

A dona da voz em "Stay In Love"


Os sites apenas mencionam o nome do projeto, mas a identidade da vocalista também precisa ser revelada. O nome real dela é Monique Smith Myers, e "Stay In love" foi seu single de estreia no mercado musical. 

Nascida em Los Angeles, no estado da Califórnia, Monique afirma que quis seguir a carreira de cantora pois admirava muito a sua irmã Betty Gouche (hoje com 81 anos), que já era uma cantora enquanto ela era apenas uma menina. 

Quando ainda era uma criança, Monique cantava num coral de igreja e também gostava muito das divas Tina Turner e Aretha Franklin, suas cantoras favoritas e que são grandes sinônimos de talento e potência vocal. Tudo isso também a influenciou positivamente na sua carreira musical...


APÓS O SUCESSO

Monique Smith: "Eu não estava preparada para o sucesso"

Depois de estraçalhar com "Stay In Love" no mundo todo, a artista lançou outros singles, como "Feel The Rhythm" (2000) e "I Want You For Myself" (2000), mas nenhuma outra música fez um sucesso comparável à "Stay In Love", principalmente aqui no Brasil.

A cantora também rompeu com seus produtores logo após emplacar mundialmente "Stay In Love", então esse deve ter sido um dos motivos dessa escassez de novos lançamentos (lançou "Stay In Love" em 1996 e só voltou depois em 2000). Monique também disse ao site Global Dance:

"Toda vez que eu cantava, eles me paravam e diziam: 'não é assim que queremos que você cante', então eu estava realmente confinada"

Ela cita também que, na época não entendia muito sobre a indústria da música, e que este não era um projeto dela; mas sim um trabalho contratado. Que pessoalmente, profissionalmente e fisicamente não estava preparada para esse sucesso, que não tinha ideia do que estava enfrentando e que a Dance Music não era a sua "praia".


Mon A Q se apresentando em danceteria americana e cantando o hit "Stay In Love". O vídeo foi postado no dia 26 de novembro de 2010, ou seja, há quase 10 anos. Acredito que essa apresentação ocorreu exatamente nessa época , já que a filmagem é compatível com a dos celulares daquele período.

A artista diz ainda que gosta de Dance Music, mas que apenas tem uma preferência maior para a Black Music, R&B e Jazz. 

O Mon A Q lançou um álbum de estreia também, "Unleashed", que saiu em 2001 e apenas nos EUA. Nos anos de 2005, 2006 e 2007, o projeto lançou outras músicas avulsas, mas que não obtiveram nenhum destaque ou conhecimento do grande público.

Em 2016 os produtores reanimaram o projeto para celebrar os 20 anos de "Stay In Love", então sob o nome de The KromOzone Project Featuring Mon A Q eles lançaram o disco "Take My Love (20th Anniversary Remixes)", mas sem muitos feitos.

Atualmente, Monique Smith Myers tem 61 anos de idade e canta mais músicas voltadas ao meio gospel. Ela é uma pessoa muito religiosa mas nunca deixou a música de lado. Ela mora na cidade The Villages (estado da Florida) e também gerencia um comércio local.


Monique Smith Myers, atualmente com 61 anos

Tentei falar com Monique, mas ela não me respondeu em nenhuma das tentativas. Tive alguma esperança quando ela me enviou um convite de amizade, mas tornou a ignorar minhas mensagens que ressaltavam o sucesso de "Stay In Love"

Creio que a cantora não gosta mais desse assunto, pois deve ser cansativo para ela ter que sempre voltar ao passado para falar sobre essa mesma música...

Falei com um dos compositores da track, Mike Koursiotis, que atualmente é corretor de imóveis:

"Oi Rikardo, sim, eu fui um dos compositores de "Stay in Love". Eu soube na época desse sucesso em seu país. Se eu me lembro bem, a música atingiu o número 3 das mais tocadas no Brasil".

EDIT: Após a publicação desta matéria, a cantora Monique Smith Myers entrou em contato comigo e confirmou que ainda canta "Stay In Love", mas deixou de responder outras perguntas que efetuei. Mesmo assim a agradeço por sua atenção e por ter entrado em contato com nosso Blog.

"Bom dia! Sim, eu ainda canto "Stay In Love"! Eu ainda performo Jazz e R&B localmente também!"

Bom pessoal, está aí um pouco da história de "Stay in Love", um dos mais populares singles da Dance Music do final da década de 90, a década que fez muitos de nós "se apaixonar" pela cena eletrônica.

 Até a próxima e...

STAY IN LOVE.


CRÉDITOS: Fotos pessoais de Monique Smith Myers

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

TALEESA - "FALLING IN LOVE" (TNT Mix) 1996

TALEESA - "FALLING IN LOVE" (1996)

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-RIKARDO ROCHA



Depois dos sucessos "I Found Luv" (Sony Music), "Let Me Be" (Sony Music) e "Burning Up" (Paradoxx Music), a cantora Taleesa lançou "Falling In Love" (1996) através da Spotlight Records, faixa muito bem aceita pelos DJs e FM's da época.
Lembro que eu fazia um curso em Campinas-SP e ouvi "Falling In Love" pela primeira vez num bar, quando entrei para comer uma coxinha. Na hora reconheci a voz da cantora, e também gostei muito dessa linda track.

"Falling In Love" foi escrita pela própria cantora, mas também teve a colaboração da Simone Jackson, outra grandiosa vocalista dos anos 90, mais conhecida pelos seus hits com Netzwerk e também pelos seus trabalhos lançados como Simone Jay.

A produção de "Falling In Love" ficou a cargo do conceituado produtor Gianni Visnadi, responsável também por outras pérolas renomadas do gênero, como Alex Party e Livin' Joy. Só isso já nos revela a qualidade da faixa, pois além de ter a voz de Taleesa e a colaboração de Simone Jackson, ainda tem a mão desse grande profissional, que produziu, arranjou e mixou o single no "77 Studio", em Veneza.


CD-Single alemão "Falling In Love" (Taleesa)
ZYX MUSIC
(Visnadi/ E. Gubinelli/ S. Jackson)

1. Radio Mix
2. Original Beat Mix
3. U Got Me say Version
4. Alternative Oaoa Mix


Na contra capa do single contém um agradecimento da Taleesa:
"Obrigado à: *Michael Corkran e Simone Jackson por seu amor e apoio, Marco Brusamolin por sua ajuda em mudar meu visual!"

*Michael Corkran era empresário e dançarino da Taleesa, era ele também quem dublava os rappers Michael Romeo e Asher Senator das músicas "I Found Luv" e "Let Me Be" (nas apresentações da cantora).

Há também uma dedicatória nesse single:
"Dedicado à minha vó Elvira: 'Você sempre estará no meu coração'."

Apesar de fazer sucesso, essa música, assim como muitas outras de eurodance, nunca teve um vídeo-clipe lançado. Porém essa semana, para a minha surpresa eu recebi uma mensagem do amigo Fábio Moura, que me enviou o vídeo acima, gravado em Araraquara no ano de 1996.
"Oi Rikardo, achei um material muito legal aqui da cidade na época de ouro da dance music, e gostaria de te mostrar"



Emanuela Gubinelli, a eterna Taleesa, em 1996
Essa foto eu recebi há muitos anos, via whatsapp  
Não sei quem foi o fotógrafo...


TALEESA CANTANDO 
"FALLING IN LOVE"
O referido vídeo foi gravado no ano de 1996, quando a cantora Taleesa esteve em Araraquara-SP e se apresentou em um programa da rádio Cultura FM, chamado "TNT". Logo após essa sua participação na emissora, Taleesa se apresentou na boate Millenium, onde vemos também cenas desse show no tal vídeo.

Vocês irão perceber que essa é uma versão exclusiva para a rádio que a Taleesa fez, citando os nomes do programa, da emissora e também da cidade de Araraquara em "Falling In Love", tudo gravado no estúdio da própria rádio Cultura FM.

Sobre a origem desse vídeo raríssimo, seu conteúdo pertence à Cesar Leite, Dj e locutor do programa "TNT" (que também tinha os DJ's Tiago Bellini e Gustavo Gonzáles). 
Cesar Leite também foi o editor desse material, onde juntou cenas da Taleesa na rádio com algumas cenas de seu show, nas quais a vocalista canta e dança na boate Millenium.


Gostaria de agradecer ao Fábio Moura por facilitar o nosso acesso à essa relíquia, como também agradecer e parabenizar ao Cesar Leite pelo seu trabalho, principalmente pela preservação desse material.
Muito obrigado por editar esse vídeo na época, e principalmente por mantê-lo conservado até os dias atuais!!
Valeu por enriquecer a nossa cena Dance dos anos 90!!! Pessoas como vocês nunca deixarão o gênero morrer!

ANNERLEY GORDON - A VERDADEIRA WHIGFIELD


Finalmente a verdadeira cantora do Whigfield está cantando "Saturday Night"!!

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-RIKARDO ROCHA


Depois de muitos anos vendo uma modelo apenas dublar, eis que surge um vídeo inédito e totalmente ao vivo da vocalista Annerley Gordon cantando o hit "Saturday Night", gravado da plateia em 2020.
A música se tornou um dos maiores sucessos da década de 1990, e é também um dos grandes clássicos das discotecas, embora exista ali uma prática "Milli Vanilli"...

Whigfield foi um projeto italiano representado por uma modelo dinamarquesa, porém, a verdadeira cantora era a inglesa Annerley Gordon, que não aparecia nos vídeos, capas dos discos e shows. A artista era uma cantora de estúdio, mais focada nos bastidores, onde cantava, escrevia e produzia hits.

Foi aí que entrou a bela loira, que contribuía ao Whigfield fazendo justamente essa divulgação que a vocalista não fazia, como aparecendo nos vídeos, estampando nas capas de revistas, dando entrevistas... e também realizando "shows" ao público. 
Mas como a mentira tem perna curta, logo a verdade acabou vindo à tona. Com o surgimento do projeto Ann Lee tudo foi ficando cada vez mais claro, pois este também era cantado pela mesma cantora do Whigfield.
 
A popularidade das músicas de Ann Lee colaborou muito nessa associação por parte dos ouvintes, que conectaram-se com a voz de Whigfield de maneira rápida e inevitável. 
As pessoas ainda perceberam que não se tratava apenas da mesma vocalista, mas também da mesma compositora dos hits do Whigfield!

Era "coincidência" demais e logo os fãs espertos começaram a desconfiar...


Annerley Gordon: A voz real dos hits "Saturday Night", "Think Of You", "Another Day", "Close To You", "Sexy Eyes", "Gimme Gimme", "No Tears To Cry", e tantos outros.


Por fim, o quebra-cabeça foi montado pois Annerley Gordon trabalhou também em outros diversos projetos do eurodance, como Ally & Jo, Annalise, Anne, Charme, Emma Gordon,  Fruit Of Juicy, Karen Lover, Nuanda, Suzy Lane, Texture, Tiffany Jones, Housecream, Tina Ray, Veronica, Wendy White, TH Express... entre tantos outros. 

Resumindo: Quem estava acostumado a ouvir todos os hits do Whigfield tocando nas rádios, clubs e CDs também reconhecia a marcante e inconfundível voz de Annerley Gordon em todos esses projetos.
 
Isso explica também o motivo da modelo sempre fazer playback em suas apresentações, seja nas performances em TVs / rádios, como também em shows que realizava frente ao público (afinal ela não tinha aptidão para cantar e muito menos era a dona daquela bela voz). Inclusive, o projeto realizou três turnês no Brasil, e apesar de serem anunciados como shows "ao vivo", todos foram dublados pela modelo dinamarquesa.

É fato comprovado que Whigfield foi apenas mais um projeto com a colaboração vocal de Annerley Gordon. O vídeo acima só comprova o que já sabíamos, mas a voz grave, inconsistente e anasalada da modelo também colabora muito nessa visão, fazendo que qualquer ser pensante consiga enxergar essa realidade, que a loira do playback só foi a imagem do projeto.


ENFIM, O VÍDEO
Apesar de todos já terem ciência da verdade, ainda não tínhamos nenhum registro em vídeo de Annerley Gordon cantando as músicas do Whigfield. Como você bem leu, eu disse NÃO TÍNHAMOS, mas agora o nosso desejo foi finalmente realizado.

Numa apresentação histórica em Sevilla, na Espanha, a rainha do eurodance agraciou o público local com essa tão aguardada performance e levou todos ao delírio.
É emocionante ver esse vídeo depois de tanto tempo... Afinal, Annerley é a verdadeira vocalista, e aqui ela dá esse presente ao seu mais fiel fã. 
Perceba ainda o momento em que a artista é ovacionada pelo público... É muito gratificante ver essa imagem e escutar a plateia em sua mais pura vibração.

Vale mencionar também que, em todos os outros vídeos do Whigfield que você assistiu antes, todos foram apresentados no playback. TODOS!

Este vídeo publicado é o único em que Annerley Gordon canta uma música do projeto, e é TOTALMENTE AO VIVO.  
Interessante isso, né? Ela não precisou fazer muito, para fazer o MELHOR!



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