sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

KRISTINA SAFRANY - A VOZ DA DANCE ALEMÃ

KRISTINA SAFRANY - A HISTÓRIA E O DRAMA DE UMA AUTÊNTICA ARTISTA DA EURODANCE

Kristina Safrany: Seu filho pede doações para ajudar com o tratamento de saúde

Kristina Safrany é uma cantora, compositora e intérprete alemã que atua com bastante enfase no gênero Eurodance desde 1991. Ela nasceu em 26 de junho de 1972, em Jettenbach (Alemanha), porém é de origem húngara, residindo na Alemanha até os dias atuais. 

Na infância, Kristina Safrany já levava jeito para cantar, então passou a cantar em corais escolares e, aos 16 anos de idade, competiu em diversos concursos de talentos. Se iniciou na carreira musical aos 19 anos de idade, logo após concluir o ensino médio, e assim participou do projeto Dance Device com a música "Don't Go" (1991), um trabalho que conta também com o rap do conhecido MC ATB, vulgo David Atterberry (o mesmo rapper que colaborou nos trabalhos iniciais do também alemão Masterboy).


Single de 1991 - Dance Device -"Don't Go" 

Verso do single com os créditos atribuídos à "Tina" e David Atterbery (MC ATB)
Leia aqui sobre o rapper e sua participação no Masterboy: https://rikardomusic.blogspot.com/2020/01/o-grupo-masterboy-e-o-seu-legado-de-30.html

A cantora Kristina Safrany, que é conhecida também na cena Euro como Christina, Tina Safrani, Chrissie, Tina Henninger e Viktoriaainda fez nesse início de carreira algumas aparições na TV alemã integrando um grupo de covers (onde interpretava Gloria Gaynor), e foi lá onde ela conseguiu uma certa visibilidade no ramo musical.

Após contribuir para o Dance Device, a artista participou como cantora de estúdio para vários outros projetos interessantes da Dance Music, como Chart Houz - "Take Your Love Away" (1994). 

Como Tina S., ela foi ainda a vocalista dos projetos Get The Real Power - "In The Heat Of The Night" (1994) e Stereotype - "And The Beat Goes On" (1994). 

Sob o nome de Christina, ela pode ser ouvida nos projetos Project P - "I Give You All My Love" (1994) e Megatronic - "Into The Fire" (1994), sendo todas produções com bastante admiradores ao redor do mundo.


Kristina Safrany gravou dezenas de singles para a Eurodance

Ainda em 1994 (um dos melhores anos para a Eurodance), Safrany se juntou ao projeto JAP Davis e cantou as faixas "Black And White" e "Walking On Air", além de gravar um single para o Masterjam - "I Wanna Know". Ela também fez neste ano os backing vocals para o projeto Future Beat - "X-Tasy", ou seja, um curriculo extenso de muitos híts gravados com seus excelentes vocais!

Em 1995, Kristina mais uma vez detonou em parcerias memoráveis, como em Space Mission - "Red Martian"First Love - "Love Is Paradise" (onde aparece creditada como Viktoria) e gravou ainda algumas músicas para o álbum "The Elements" do popular projeto Cabballero


Cabballero e seu álbum "The Elements" (1995)

Inclusive, muitos ouvintes de Eurodance acreditam que a cantora gravou a música "Hymm" do Cabballero, mas neste single oficial vemos créditos nítidos para uma outra artista, que no caso é a Sara Pola

Pois é, acontece que as duas gravaram diversas faixas para o Cabballero, e o álbum "The Elements" possui faixas com a voz de Sara Pola e outras com a voz de Kristina Safrany. 

Ouvindo a música em questão, percebe-se que realmente não é a voz de Safrany em "Hymm"


Esta seria Sara Pola, a vocal de "Hymm" (1995)

Estranhamente não encontrei nenhum crédito atribuído à Safrany em nenhum single do Cabballero, sendo que apenas Sara Pola foi creditada em todos os singles analisados. No entanto, no encarte do álbum vemos os nomes "Christina Safrani" e "Sara Pola" em um agradecimento pelos vocais fornecidos. Talvez ela deva ter gravado apenas as canções que não foram singles.

Já nos palcos, o Cabballero não enviava nenhuma das duas vocalistas para cantar ao público, sendo sempre uma modelo contratada para dublar. O nome dela? Kristy B (Kristina Barth). 

Aliás, a modelo "Kristina B" também aparece creditada no álbum, assim como nos singles (ao lado de Sara Polo). Vai entender...


SAFRANY APÓS OS ANOS 90:

Kristina Safrani divulgando no Peru seus trabalhos da DMN Records

No início dos anos 2000, assim como a Trixi do Masterboy, Kristina começou a abrir a sua agenda para cantar também em casamentos, e até hoje ela tem feito isso (cerca de 80 casamentos por ano). Em 2009 ela também participou de um novo single, "Free Way", do projeto que ela já havia colaborado antes: First B.

A vida seguia normalmente. Kristina e o marido estavam sempre produzindo músicas no estúdio que eles tinham em sua própria casa, mas então um acidente grave aconteceu. Em 2011, um incêndio destruiu a casa e o estúdio, devido a uma fiação elétrica que foi substituída de maneira indevida pela companhia de eletricidade.


Incêndio na casa da família Safrany em 2011

Na manhã de 23 de março de 2011, o filho de Kristina percebeu uma quantidade assustadora de fumaça no jardim enquanto ia para a escola. Ele correu de volta para casa, acordou os pais e, assim, os salvou de uma fatalidade ainda pior. Toda a casa e seu conteúdo – incluindo o estúdio de gravação –  fotos, certificados, todas as lembranças, foram destruídos totalmente, além de deixar uma família de três pessoas desabrigada.

Com o tempo, a família construiu uma nova vida num bairro vizinho, tudo graças ao empenho do casal, do forte apoio da cidade alemã (Beilstein) e de alguns amigos. Kristina e seu marido também conseguiram abrir temporariamente uma pequena pousada onde puderam estabelecer uma nova carreira musical. Alguns anos depois, reconstruíram a casa da família que haviam perdido.


Kristina Safrany foi diagnosticada com um câncer

Em 2015, Kristina participou do reality show "The Voice of Germany". Já em 2016, infelizmente um dilema tirou o seu sossego, sendo diagnosticada com câncer pela primeira vez. Fez um tratamento e ficou livre da doença naquele momento.

Em 2018 voltou para a música, fez uma parceria com o rapper Freeze e gravou o single "You Taught Me How To Love". 

Em maio de 2019 Safrany se apresentou no Peru, país aqui da América do Sul onde ela tem muitos fãs e é muito bem respeitada. No Peru esteve na cidade de Lima e foi rodeada de muitos DJ's, jornalistas e fãs de sua música. Ela voltou a visitar aquele país no ano de 2025, onde a recepção com Kristina Safrany foi calorosa mais uma vez.

Em 2020, época crítica da pandemia, Kristina sofreu com o impacto negativo dos eventos cancelados, algo que afetou todos os artistas ao redor do globo, e sem opções, ela então mudou a rota de seus planos. A cantora centralizou a sua carreira nos estúdios de gravação e tornou-se a vocalista de um novo projeto de eurodance, o Maxxima, juntamente com o lendário rapper Ricardo Overman, também conhecido como MC Fixx It (sim, o rapper do Cappella). 

O single de estreia do Maxxima foi "No More Chances" (2020), além de outros singles que vieram na sequência e dois álbuns de inéditas lançados pela gravadora alemã DMN Records.


Em 2020 Safrany esteve no projeto Maxxima e lançou com eles dois álbuns 

Kristina esteve em outros trabalhos musicais fora do estilo Eurodance, como uma parceria que fez com seu marido, o pianista Uwe Köhler-Safrany. O casal fez algumas apresentações cantando versões de baladas clássicas e hinos gospel, além da cantora gravar um CD intitulado "Vocal And Piano Dreams" e que podia ser encomendado em seu site oficial.

Em 2023 Kristina Safrany se apresentou em uma festa em Omsk (Rússia, outro país onde ela tem muitos fãs), e cantou seus antigos sucessos, como as clássicas Megatronic - "Into The Fire", Masterjam - "I Wanna Know" e Future Beat - "X-tasy", além das novidades da época, que no caso foram as músicas do projeto Maxxima. No mesmo ano, ela embarcou numa parceria com o DJ australiano Samus Jay e gravou um novo single de eurodance intitulado "Can U Keep A Secret" , lançado pela gravadora Eurodance Vibes (propriedade de Annerley Gordon: a voz real do Whigfield e Ann Lee)

Em 2024, com Dagoth e D-Base, ela lançou dois novos singles de eurodance: "Hey Boys! Hey Girls!" e "Love At Distance", além de fazer uma nova colaboração com Samus Jay intitulada "Lose Control" .


DOAÇÃO "AJUDE MINHA MÃE"

Juljan Safranj, cineasta e fotógrafo, é filho de Kristina Safrany

Em 2026, ano atual, foi divulgado por seu filho Juljan Safranj que Kristina estaria enfrentando o retorno do antigo câncer, resultando numa campanha de doações online que ele está divulgando.

Kristina sempre foi determinada e forte. Filha de imigrantes húngaros, ela sonhava em estar nos grandes palcos desde cedo. Na década de 1990, ela alcançou o sucesso – era amiga íntima de estrelas como os Backstreet Boys e La Bouche – e seus sucessos nas rádios e clubs entraram para variadas paradas musicais, principalmente nos charts alemães, canadenses, peruanos e russos, entre outros onde a cena era dominada com força.

Seu filho contou que Kristina não queria continuar sendo apenas uma estrela – ela também queria ser mãe. Então ela se dedicou à Juljan, dividindo a vida de uma cantora com a de uma mãe de família.

Após viver momentos difíceis com o incêncio que destruiu seu lar e seu estúdio (em 2011), Kristina Safrany teve ainda câncer em 2016, como mencionado acima. O tumor foi removido por meio de inúmeras cirurgias e procedimentos dolorosos. Livre do câncer para sempre? Infelizmente, não...


 "Cada acidente, cada diagnóstico é um novo desafio"

Quando o mundo sofreu com o vírus da COVID-19 em 2020, Kristina e seu marido ainda perderam seu único "ganha pão" - sem eventos, sem apresentações, sem música: sem dinheiro. Ela teve que se reinventar e ganhar dinheiro cantando e participando de cerimônias fúnebres (!!). Seu filho a apoiou em tudo o que pôde.

Em 2023, uma nova adversidade entrou para a vida de Kristina Safrany. Um motorista jovem e inexperiente causou um acidente grave envolvendo a cantora. O carro? Perda total. Kristina? Fratura permanente das vértebras cervicais com risco de paralisia. Cantar? Não podia por um bom tempo.

O motorista inexperiente foi considerado culpado pelo juiz, mas até o momento, nenhuma indenização foi recebida da seguradora da outra parte, e os advogados continuam trabalhando para que Kristina consiga receber a tal.

Em 2025, o câncer de 2016 metastatizou e agora foi encontrado na região lombar/coxa, sendo uma área extremamente crítica e que não pode ser removida cirurgicamente. Um pequeno erro e Kristina sofreria uma hemorragia interna fatal. Vários médicos e hospitais já estão em contato e monitorando seu caso. Kristina está atualmente hospitalizada.

Seu filho Juljam disse: "Sempre demos tudo de nós. Não vamos desistir – vamos continuar. Mas cada revés, cada acidente, cada diagnóstico é um novo desafio que cobra seu preço. Lutamos muito tempo com essa questão, se deveríamos ou não buscar apoio dessa forma (solicitando doações). Não é algo que nos agrade muito – Kristina sempre foi forte e ensinou a mim, seu filho, a ser forte também. Sempre conseguimos, de alguma forma, nos reerguer e nos recuperar. Mas, está ficando cada vez mais difícil, por este motivo recorri a este suporte de doações online."

O dinheiro desta doação cobrirá os custos do tratamento de câncer da cantora Kristina Safrany e da sua terapia complementar. O objetivo é apoiar Kristina neste momento tão difícil.

Fica aqui o link para doações financeiras com a finalidade de ajudar e dar um possível conforto à essa grande artista que a Eurodance nos presenteou no início dos anos 90, e que, em muito tem ainda a nos oferecer com o grande talento que corre em suas veias:

https://www.gofundme.com/f/krebs-hausbrand-autofall-hilf-meiner-mama/donate




Nenhum comentário:

Postar um comentário