terça-feira, 4 de janeiro de 2022

STARDUST - "MUSIC SOUNDS BETTER WITH YOU" (1998) - UMA OBRA-PRIMA DO HOUSE FRANCÊS!!

Ano novo, vida nova... mas as músicas que ouvimos, ah...essas em sua maioria continuam sendo as velhas!! 

E francamente, tem como não reverenciar essas obras-primas dos anos 80,90 e 2000?

Por isso então vamos dar uma volta pela Europa e resgatar o melhor da House Francesa: Stardust, com o seu irresistível single "Music Sounds Better With You" (1998). 

Prontos?

"MUSIC SOUNDS BETTER WITH YOU" DE STARDUST VIROU UNANIMIDADE NA DANCE MUSIC E INFLUENCIOU MUITOS PRODUTORES, DJ'S E CLUBBERS 


Tudo começou em dezembro de 1997, direto de Paris, no club Rex, quando o líder do Daft Punk quis improvisar ao vivo - com seus outros dois amigos - uma música que ele estava arquitetando... 

Estes caras respondem por Thomas Bangalter (Daft Punk), Alan Braxe (DJ que já havia lançado um single chamado "Vertigo" naquele 1997) e Benjamin Diamond (vocalista e amigo de Braxe desde os tempos do colégio). Foi uma apresentação rápida e descompromissada do trio, porém, o suficiente para convencê-los a gravá-la.

Depois dessa prévia, eles entraram em estúdio e gravaram a célebre melodia, além do romântico e pegajoso refrão: "ooh baby, eu me sinto bem, a música soa melhor com você", que o mundo todo ouviu e cantou junto em 1998:


Video Oficial:  Stardust- "Music Sounds Better With You" (1998)

Contém ainda nessa lendária produção um sample de guitarra presente originalmente na música "Fate", da talentosa e respeitada cantora Chaka Khan. 

Sim, "Music Sounds Better With You" é um single noventista que buscou uma sonoridade antiga e já consagrada:


Áudio:  Chaka Khan - "Fate" (1981)
A música faz parte do álbum de Chaka Khan "What Cha' Gonna Do For Me", de 1981

"Music Sounds Better With You" inicialmente foi lançada em abril de 1998, e depois de sete meses já era considerada a grande sensação e o grande estouro daquele ano.

Diante desse "boom" no mercado, consequentemente surgiu uma quantidade imensa remixes oficiais (o que é muito comum), mas teve também alguns lançamentos que geraram algumas controvérsias na época, como uma versão assinada por Bob Sinclar que trazia um sample não autorizado da atriz Jane Fonda.

Ouça "Gyn Tonic" (Bob Sinclar)

A música é uma variação de "Music Sounds Better With You" e começa com Jane Fonda dizendo "Stand with your feet together, buttocks tight, stomach pulled in...", sendo este um fragmento retirado de uma fita VHS de ginástica intitulada "Jane Fonda's Workout" (lançada pela atriz em 1982). O mesmo foi feito com o trecho repetitivo “2-3-4-5-6-7-8 and back” - que serve como o refrão de "Gym Tonic".

Qual foi, então, a atitude de Jane Fonda? Eu lhes respondo!

A atriz moveu uma ação na justiça contra Bob Sinclar pelo uso não autorizado de sua voz e, finalmente, depois ela acabou liberando a faixa, mas diante a um pagamento de 75 mil dólares


VHS "Jane Fonda's Workout" (1982)
A atriz não gostou de saber que sua voz foi gravada sem sua autorização


Houve ainda outros produtos piratas que pegaram carona em Stardust, como o surgimento de um projeto chamado SpaceDust e que trazia uns títulos bem suspeitos, como "Music Feels Good With You" (1998) e "Gym And Tonic" (1998), este último se aproveitando ainda do remix de Bob Sinclar - que estava enfrentando nos tribunais a ira de Jane Fonda

Enquanto Bob Sinclar não podia comercializar a sua "Gym Tonic", estes caras do SpaceDust foram rápidos e regravaram o famoso trecho “2-3-4-5-6-7-8 and back” com uma cantora desconhecidahahaha. É, o mundo definitivamente é dos espertos...


SpaceDust - "Gym And Tonic" (1998)
Eles até se apresentaram no famoso programa britânico TOTP, com a música que é uma cópia da versão de Bob Sinclar... 
Um derivado de um derivado...

Quem desfrutou das noites de 1998 também deve se lembrar da curiosa versão de um tal de Stuntmasterz - "Holiday Sounds Better With You" (1998)", uma produção que misturava a música original do Stardust com o sample de "Holiday" de Madonna, também muito procurado pelos DJ's na época.

Todas estas produções chegaram de maneira "oportunista" nas mãos dos DJ's, mas ainda assim agradaram bastante os clubbers daquele agitado 1998…

Outro single bem tocado nas pick-ups foi uma produção italiana chamada Groovy 69 - "Stardust Medley With Dust", lembram-se dessa outra "petulante" versão (hahaha)?


Grovvy 69 - "Stardust Medgley With Dust" (1998) sendo indicada na revista DJ Sound (novembro de 1998)

Na verdade, este foi um single produzido pela italiana S.A.I.F.A.M. e que também queria se beneficiar da polêmica em torno de Bob Sinclar. Os responsáveis por este projeto eram os italianos Alessandro Perrone, GianLuca Mensi, Roberto Arduini e Rossano Prini (o DJ Ross), que intencionalmente fizeram uma piada com toda essa situação envolvendo o sample não autorizado de Jane Fonda.

O título desse single, "Stardust Medley With Dust", também queria confundir os DJ's com uma referência indireta a Stardust, embora não houvesse nenhuma conexão com o trio original e nem com Bob Sinclair (os italianos são muito caras-de-pau, hahaha).

Ouça Groovy 69 - "Stardust Medley With Dust" (1998)


VOLTANDO AO STARDUST...

A gravadora Virgin, que não é boba nem nada, ficou fascinada com o estouro de "Music Sounds Better With You" e assinou um contrato com o selo Roulé (responsável pelos direitos do mega-hit). E foi a mesma Virgin que também pediu uma autorização à Warner para a utilização do sample de Chaka Kan. 

Logo depois foram prensadas 100 mil cópias do single, que acabou se tornando peça rara no mercado. O curioso, é que a Virgin queria lançar um álbum do Stardust, porém, os caras só lançaram esta faixa e não tinham a intenção de focar no projeto. Eles então acabaram desmanchando o trio rapidamente, pois queriam se aventurar em outros ideais artísticos.

Inclusive, o produtor Thomas Bangalter se dedicou (logo em seguida) no álbum "Discovery" do Daft Punk, criando um de seus mais cultuados registros (o mega-hit "One More Time" está nesse disco, só para se ter uma dimensão da sua relevância).

O copiado mas nunca igualado: Stardust. Eles só lançaram uma música, porém, é até hoje um HIT imbatível!

É claro que foi filmado um vídeo para "Music Sounds Better With You" (publicado acima), e este foi dirigido pelo competente Michel Gondry, que já havia trabalhado com Björk, Foo Fighters, The Rolling Stones, Sheryl Crow, entre outros artistas renomados. Nos anos 2000, este profissional passou a dirigir filmes também, e conquistou até um Oscar em 2004 - com o elogiado "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças".

É interessante ver a aparência dos integrantes do Stardust neste clipe, pois todos estão "disfarçados" e com máscaras, antes mesmo de existir a dupla de robôs no Daft Punk. Então, é inevitável não pensar nesse possível "presságio" para o visual do Daft Punk.



Stardust - "Music Sounds Better With You" (1998)
A música original sendo indicada na DJ Sound, em setembro de 1998

"Music Sounds Better With You" estreou diretamente em 1º lugar nos Clubs de São Paulo, e em 6º nos clubs do Rio de Janeiro.
 No principal chart da rádio Jovem Pan, "Music Sounds Better With You" também estreou em 6º lugar.
(Dados recebidos e compilados até 10 de novembro de 1998 - pela revista DJ Sound)

Na década de 90, a Jovem Pan sempre lançava nas bancas uma revista mensal, que sempre acompanhava um CD com alguns híts que tocavam em sua programação. 
Na edição de dezembro de 1998, estava lá este grande êxito: Stardust - "Music Sounds Better With You" (1998). Com certeza, foi o motivo da minha compra!


O trio francês do Stardust: Thomas Bangalter, Alan Braxe e Benjamin Diamond


Dois anos depois, em 2000, nós ainda ouvimos nas rádios e clubs um outro hino das noites: "Lady (Hear Me Tonight)"... Vocês se lembram desse outro House lindão, né?? Pois é, essa faixa igualmente saudosa é do projeto Modjo, e chegou totalmente influenciada nessa vibe do Stardust. Mais um produto de alta qualidade do gênero French House!

Sobre o vocalista Benjamin Diamond, ele lançou o seu 1º álbum solo no ano 2000, "Strange Attitude", incluindo nele a faixa "Little Scare". Depois ele saiu com mais dois álbuns: "Out Of Myself" (2005) e "Cruise Control" (2008).


Video Oficial:  Benjamin Diamond - "Little Scare" (2000)
Para você matar saudade da voz de "Music Sounds Better With You"


Neste ano de 2022 o hino soberano "Music Sounds Better With You" estará completando 25 anos desde a sua criação.

É indiscutivelmente uma música atemporal, com um frescor sofisticado e que ainda causa grandes sensações no ouvinte da respeitável Dance Music. 

Confira e sinta o que Stardust e "Music Sounds Better With You" podem fazer por sua noite... E você poderá se surpreender novamente...  




7 comentários:

  1. Do século este teu blog, poderia fazer um enquente qual melhor música e qual melhor artista da Eurodance!

    Já deixo meu voto:

    Melhor música: Indian Summer - do B1 feat Maverick (não tocava em Poa, por causa dos acordos entre rádios e gravadoras)

    Melhor artista: Gigi D'Agostino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente dica, mas acho que o blogspot não oferece suporte para criação de enquetes por aqui. Uma pena! Essa ferramenta é tudo muito limitada... Abração!

      Excluir
  2. Que matéria legal, Rikardo! Acompanhei esse sucesso em 1998. Até comprei a revista JP n° 10 que vinha com essa faixa. Legal saber mais sobre os bastidores desse projeto estilo one hit wonder. Com certeza esse estilo foi bastante sampleado nos anos seguintes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, JLC!! Tenho esse CD também, mas fui procurar para ouvir e cadê? Sumiu!! Deve estar por aqui em algum lugar (eu espero). Abraço!

      Excluir
  3. Faaaaala meu amigo!!! Cara, sensacional essa matéria! Vc conseguiu desembaralhar uma situação louca nessa época, pois era uma misturada de samplers e de projetos com a mesma base. Pra quem só era tocador de música, blz, mas para quem era curioso como eu e sem os meios que temos hoje de pesquisa foi frustrante pois não sabia quem veio primeiro. Agora já sei a origem e suas cópias. Muito obrigado! Agora posso organizar meu HD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que gostou dessa matéria meu amigo!! Essa música clássica e suas cópias me marcaram muito!! Eu curtia todas essas genéricas também kkkkkk ainda continuo curtindo ;) Grande abraço para vc!

      Excluir
  4. Os TRÊS trabalharam na composição da musica que é basicamente uma frase.Meu pai amado kkk

    ResponderExcluir