segunda-feira, 6 de setembro de 2021

REBECA - MAS QUE UN ENGAÑO (1995)

O LATIN HOUSE DE REBECA FOI REPRESENTADO NO BRASIL PELO HIT "MAS QUE UN ENGAÑO" 

O nome completo dessa espanhola de Barcelona é Rebeca Pous del Toro e aos 21 anos de idade conseguiu lançar o seu 1º single "Corazon Corazon" (1995). Era uma época incrivelmente favorável para a música cantada em castelhano, principalmente após ao estouro mundial de "Macarena" do Los Del Rio

Ainda em 1995 - mais precisamente em 31 de julho - foi lançado na Espanha o single de "Mas Que Un Engaño", uma canção vigorosa e que ficou muito conhecida nas rádios e clubs brasileiros no ano de 1996:


"Mas que Un Engaño" de Rebeca: A força do Latin House nos anos 90

"Mas Que Un Engaño" foi licenciada aqui no Brasil pela saudosa gravadora Paradoxx Music, saindo também em diversas coletâneas, como a popular "As 7 Melhores Vol.5" (1996), que trazia ainda os hits de Nicki French, Undercover, Angelina, Newton, Fiorello, Obsession, entre outros "stars" da eurodance daquele ano. Com certeza, este é um CD clássico, da época que a Jovem Pan e a Paradoxx Music eram sinônimos de "dance music", "balada" e "juventude".

Rebeca, que também é produtora, compositora e dançarina, nasceu em Barcelona, Espanha, no dia 1 de novembro de 1974, tendo atuais 46 anos de idade - embora alguns sites afirmem que ela nasceu em 1978 (leia mais abaixo sobre esse “mal entendido”). 

A artista também é filha de uma cantora famosa na Espanha chamada Franciska, que ficou grávida de Rebeca depois de 10 anos estando casada com o pintor José María Pous (o pai de Rebeca). A loira Rebeca também é sobrinha de um cantor de bolero, além de ser prima do premiado e famoso ator Benicio Del Toro

Bom, com tantos artistas assim em sua família, Rebeca provavelmente não teve muitas dificuldades em demonstrar seus dons artísticos, não é mesmo? 


Eles são primos: Benicio Del Toro e Rebeca Pous Del Toro

Rebeca começou a trabalhar em seus primeiros singles no ano de 1995, porém, conseguiu alcançar a fama internacional apenas no ano seguinte, com o primeiro álbum que levava o seu nome: "Rebeca" (1996). 

Este álbum vendeu mais de 300.000 cópias apenas na Espanha e também obteve um sucesso considerável por todo o México. Aqui no Brasil, este disco chegou pela Paradoxx Music e impulsionado à popularidade do single "Mas Que Un Engaño"

Sobre as composições do álbum “Rebeca”, todas levam a assinatura de um velho amigo de infância da cantora - Toni Ten, e também tiveram a direção de Francisco Pellicer. Em seu país, o tema escolhido para iniciar a divulgação deste trabalho foi "Duro de Pelar", ou sejamuito diferente daqui do Brasil que apostou todas as suas fichas no hit “Mas que Un Engaño”. 

Já em novembro de 1996, a revista brasileira DJ Sound mencionou o auge de Rebeca nos charts: 

"Rebeca conseguiu a façanha de passar à frente de nomes como Gloria Estefan, Eros Ramazotti, Alanis Morissette e Luis Miguel nos charts das principais revistas de música pop da Europa. No Brasil ela foi descoberta pelos DJ's através do single "Mas Que Un Engaño". 

(DJ Sound - Nº 70)


Na música "Mas Que Un Engaño", Rebeca demonstra insegurança e medo das decepções amorosas

Após ao grande êxito de "Mas Que Un Engaño" nas rádios e danceterias brasileiras, outro single que ameaçou a fazer sucesso por aqui foi "Callate Ya", que até foi tocada no ano de 1996, porém, ficou longe de ter o mesmo impacto da faixa anterior.

Sobre o álbum "Rebeca", a DJ Sound ainda mencionou: 

"Praticamente todo o álbum é recheado de poderosas produções bem elaboradas, com certo apelo para a intensa marcação do pedal e bons ataques de teclados eletrônicos. Rebeca se aventura um pouco pelo lado romântico em algumas baladas, mas fica claro que sua voz funciona bem melhor na levada mais Dance que predomina em seu álbum. Mas as letras de suas músicas praticamente falam sobre sua sensibilidade, sobre amor e a noite. Ou seja, ela é romântica mesmo nos hits acima de 120 bpms". 

(DJ Sound - Nº 70)


O QUE IREMOS ENCONTRAR NO ÁLBUM "REBECA"?

12 faixas dançantes e algumas baladas românticas,
 mas o que "manda" é a Dance Music!!!


A voz de Rebeca chama a atenção logo no início da audição de suas primeiras faixas, pois tem ali uma potência notável e uma energia que é extremamente vibrante! Quando eu tinha 15 anos de idade ficava impressionado ouvindo "Mas Que Un Engaño" tocar no rádio. É uma voz empolgante e que sabe mexer com nossas emoções!!!

Neste seu álbum de estreia, lançado na Espanha em 19/08/1996 (há 25 anos!) tem ainda outros singles de trabalho como "Corazon Corazon", "Duro de Pelar", "Piano, Piano", "Solo Amante" e "Callate Ya". Ou seja, das 12 faixas do disco, 6 foram singles!! Metade do álbum "Rebeca" foi sucesso na Espanha, e com certeza a Max Music comemorou muito por lá! 

"Duro de Pelar" é um dos carros-chefes do álbum, além de ser uma canção que tem muitos fãs até hoje. Inclusive, muitos deles ficam inconformados quando mencionamos que a track não foi bem nos charts brasileiros.

Alguns DJ's até introduziram esse single nas pistas de dança, mas sucesso mesmo, só foi com "Mas Que Un Engaño"… Mas recomendo à todos que conheçam!!

O mesmo se aplica à excelente "Corazon, Corazon", que tem uma vibe explosiva e aquele vocal super delirante...mas infelizmente, não foi trabalhada nas rádios como merecia. Um desperdício! 


ÁLBUM "REBECA" - 1996
Para ter acesso ao álbum, clique aqui

Outra que indico para ser ouvida é "Espera Chico, Espera", que a revista DJ Sound destacou bem: "soa algo como 'Gimme Gimme' - novo trabalho da já conhecida Whigfield"

E segundo a página de fãs da cantora, este 1º disco superou a marca de 300.000 cópias vendidas apenas na Espanha. 

No México, Venezuela, Argentina, Porto Rico, Peru e Estados Unidos vendeu 250.000 cópias, enquanto que a edição publicada no Brasil pela Paradoxx Music vendeu outras 250.000 cópias.

Enfim, é um álbum bem produzido, com muitas músicas cativantes, além de nos apresentar um encarte caprichado com várias fotos, letras de músicas, agradecimentos de Rebeca aos colaboradores e à sua família... Só acho que deveria ter sido mais explorado na sua época, ao invés das rádios e do público “cultuarem” apenas o hit "Mas Que Un Engaño"...


Rebeca - "Rebelde" (1997)

Seu segundo álbum, "Rebelde", foi lançado na Espanha em 22/12/1997 e não atingiu as vendas de seu antecessor, mas mesmo assim foi premiado com um Disco de Ouro naquele país. 

Aqui no Brasil, a cantora já não era mais representada pela Paradoxx Music, pois nessa época havia sido instalada uma sede da Max Music em São Paulo - um selo internacional que representava oficialmente a Rebeca na Espanha e no México - então a cantora passou a ser uma artista da Max Music brasileira. No entanto, a empresa recém inaugurada não obteve uma boa estreia com o 1º single "Todos Los Chicos Son Iguais"... A música foi muito mal recepcionada naquele início de 1998, embora tenha sido indicada pelos DJ's Ronaldinho e Torrada em revistas de Dance Music, como a DJ World (a dupla era contratada da Max Music).

Creio que a moda da música cantada em castelhano já havia passado, sem falar que a música tecno estava em alta nesse fim de década, e poucos eram os DJ's que estavam tocando algum som comercial. Até os projetos mais comerciais estavam se adaptando e adotando um estilo menos "alegre" nesse período, como Vestania, Gala, Olive, Fidaleo, Fabrica, Chase, Maria Montell...

Então, devido a essa baixa aceitação do mercado, o álbum "Rebelde" não foi lançado no Brasil, assim como todos os seguintes produzidos por Rebeca (ela já lançou mais de 6 álbuns / compilações ao todo, de 1996 até 2021). 

Ah, e a Max Music brasileira não durou nem 6 meses depois de sua inauguração... A empresa conseguiu lançar apenas algumas coletâneas, como aquelas da série “Maquina Total”, e depois fechou as portas.


CURIOSIDADES DE REBECA

Entre 1994 e 1996 era comum encontrarmos algumas versões no estilo "batucada", como "I Feel You Tonight" do G.E.M. "Let Me Take" do New System, então a faixa "Mas Que Un Engaño" de Rebeca também recebeu uma versão bem parecida ("batucada mix", postada no vídeo acima), porém, a que fez sucesso aqui no Brasil é a "Spanish Dub", que felizmente é a que está em seu álbum e nas coletâneas da Paradoxx;

Após ao álbum "Rebelde", Rebeca trabalhou em 1998 num disco de parcerias, numa espécie de tributo ao filme "Grease", onde cantou com outros cantores espanhóis. Além do álbum, ela ainda participou de um musical de "Grease", assim como as peças "The World of Abba" (2014) e "Broadway on Ice" (2015);


"Mas Que Un Engaño" esteve em muitas coletâneas, como a já citada "As 7 Melhores Vol.5", além de "United Club Hits", "Fiebre Latina", "Só Se For Dance - Vol.2", "Domingo Legal Dance Vol.2" (Gugu anunciava muito este CD no programa e o sonoplasta sempre tocava um trecho da música), mas Rebeca foi introduzida no Brasil pela 1ª vez como "Rebecca", quando "Mas Que Un Engaño" saiu num promo lançado em 1995 (para DJ's) e distribuído pela Paradoxx Music (Repertório by DJ Ricardo Guedes e Marquinhos Boss). Aí foi o começo, antes de ganhar as rádios e as coletâneas.

Aqui no Brasil, Rebeca ficou conhecida com a canção "Mas Que Un Engaño", certo? Mas o seu maior sucesso nos charts mundiais foi com "Duro de Pelar", que não foi popular por aqui. Não tenho certeza, mas creio que Rebeca nem fez um vídeo oficial para "Mas Que Un Engaño" (eu nunca o encontrei, e olha que sempre procurei por este vídeo). Já no caso de seu maior hit - "Duro de Pelar" -  você o encontra facilmente no Youtube…


25 ANOS DE “MAS QUE UN ENGAÑO”

Em comemoração aos 25 anos de "Mas Que Un Engaño", Rebeca lançou aos seus fãs em 2020 uma versão em inglês do hit, que poucas pessoas conheciam, até então. Você conhece? 

Ouça "Lonely Nights":

Rebeca - "Lonely Nights"
A versão em inglês veio à tona, depois de 25 anos

Ao todo, Rebeca lançou mais de 50 singles, seis álbuns e dois EP's digitais, vendeu mais de 1.500.000 cópias vendidas, obteve vários discos de ouro / platina e foi Nº 1 em vários países latino-americanos com o citado sucesso "Duro de Pelar".

Outro feito admirável que compõe o currículo de Rebeca, é que ela cantou no Eurovision por diversas vezes: em 2006, 2007, 2009 e 2010. Em 2007, representou a Espanha como co-autora da canção "I Love You Mi Vida" do grupo D'Nash. Ela já trabalhou no cinema, fez parte de vários programas de TV como "Me lo dices ou me cantas" da Tele5 (2017), foi artista convidada de "Tu Cara Me Suena" da Antena3, "Cazamariposas" na Divindade, já participou de dois reality shows "Aventura en Africa" na Antena3 (2005) e "Survivientes" na Tele5 (2014), entre muitos outros.


Rebeca (recém-nascida) com sua mãe, a cantora Franciska, e seu pai, o pintor José Maria Pous, em revista publicada em 1974
Créditos da imagem: Vivasoraya

Chega a ser cômico isso, mas Rebeca diz em sua biografia oficial que nasceu em 1978, mas a verdade mesmo, é que ela é nascida em 1974. Se você fizer um levantamento de informações e comparações cronológicas com vídeos e páginas de revistas antigas, você percebe claramente que há esse erro intencional. Com uma mãe que já era famosa antes de seu nascimento, fica difícil driblar as materialidades que encontramos em revistas, jornais, internet...Rebeca nasceu no Dia De Todos Os Santos, em 01 de novembro de 1974. Mas isso não é problema nenhum, o que importa é que ela continua linda e talentosa!

Acho legal citar também o seu envolvimento na música, quando mais jovem. No começo de sua carreira, por exemplo, Rebeca dançava e fazia participações para outros artistas, então foi assim que ela conseguiu chamar a atenção de alguns produtores na época e se tornando depois numa cantora solo profissional.


COMO ESTÁ REBECA?

Rebeca em fevereiro 2021
Créditos: Facebook de Rebeca

E Rebeca continua com muita voz e fôlego na Dance Music!! Ela regravou “Total Eclipse Of The Heart” (Bonnie Tyler) em 2011 em parceria com Diego Miranda, e em 2019, “Because The Night”, dois grandes hinos que já receberam versões icônicas nos anos 90, através das vozes conhecidas de Nicki French e Taleesa.

Rebeca também tem realizado diversos shows e apresentações em festivais na Europa, assim como em outros continentes… Em março de 2019, por exemplo, Rebeca esteve no Peru onde participou do Festival "Yo Amo Los 90". Assista ao vídeo disponível abaixo e aprecie toda a presença de palco da artista, aos irmãos peruanos, e veja como está a sua aparência física atual:


REBECA ATUALMENTE - 25 ANOS DEPOIS
Rebeca - Live in Peru - Março de 2019
"Mas Que Un Engaño"





Então pessoal, eu vou finalizando por aqui e esperando que tenham curtido essa pequena homenagem à essa grande voz da Espanha!

ATÉ MAIS!!!

Fontes: Material de acervo pessoal, revista DJ Sound e páginas / links já postados acima

8 comentários:

  1. Esse hit Mas que un engaño foi muito marcante em minha vida. Me faz viajar para 1996. Quando ela fazia sucesso com esse hit, um amigo meu dizia que era um homem cantando. Eu dizia para ele que era uma cantora de nome Rebeca e ele dizia que era um homem, mesmo assim. Até hoje fiquei na dúvida, mas isso não importa. O que importa é o talento dessa grande artista. Em 2015 ela lançou um álbum chamado Aqui y Ahora, que só tinha 5 faixas. Algumas delas têm até vídeo clip. Gostei tanto que decorei todas as faixas. Mas o 1º álbum dela é imbatível. Até hoje não entendo por que as faixas que você citou não fizeram sucesso nas rádios, pois são tão boas quanto a faixa que estoutou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, homem? Essa é novidade para mim kkkkk O povo não tem mais o que inventar mesmo, Inventam de tudo kkkkkkk E o pior que muitos falam essas "fake news" com uma certeza, né?

      Excluir
    2. Rikardo, você teria o primeiro CD dela que poderia dispobibilizar? Já procurei na internet, mas não achei para download. Sou doido pra ouvir o primeiro álbum na íntegra. Em relação a essa fake news, acho que foi por causa da voz dela que esse meu amigo, na época, confundiu. Sou um fã da voz dela. Acho muito bonita, além da própria que em pleno 2021 está muito bem.

      Excluir
    3. JLC, eu postei o álbum "Rebeca" e o single "Duro de Pelar" nesse outro BLOG: https://dance-music-anos-90.blogspot.com/2021/09/rebeca-album-paradoxx-music-1996-e.html

      Excluir
    4. Pelo adf.ly é tão complicado para baixar. Nunca consegui, mesmo assim, obrigado por me responder.

      Excluir
  2. Adoro a música "Mas que un engano" e "Duro de Pelar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Peter, são muito boas. Gosto muito também, e da forma como ela canta. Abraços!

      Excluir
  3. Alice deejay and vengaboys real singers 🙏🏻 I need to know who sings those Project

    ResponderExcluir