sábado, 4 de setembro de 2021

CAMARCO - "BOOM BOOM (LET'S GO BACK TO MY ROOM)" - VOCÊ SE LEMBRA?

SÉRIE: BRASILEIROS NA EURODANCE - CAMARCO
A Dinamarca foi um país que projetou vários artistas famosos da cena europop, como Aqua, Me & My, Cut 'N' Move, Ida Corr, MØ... e entre eles, é claro, podemos incluir ele: Camarco

Pois é amigos, entre o final de 1996 e início de 1997, esse cantor radicado na Dinamarca balançou as pistas de dança e rádios com a sua música dançante "Boom Boom (Let's Go Back To My Room)", licenciada aqui pela Sony Music - mais especificamente através do selo Dance Pool.

Publicidade da Sony / Dance Pool para Camarco e seu álbum de 1997, via revista DJ Sound


Tom "Camarco" Andkjær - Um modelo que representava a Dinamarca, e realmente cantava Dance Music
A HISTÓRIA REAL DE CAMARCO


Olhem só a história de Camarco, que interessante... Seu nome real é Tom Camargo Andkjær e nasceu no Rio de Janeiro. Sim, ele é um brasileiro que foi adotado por pais dinamarqueses quando tinha apenas 6 meses de vida.

A mãe biológica do cantor, dona Adozina Camargo, trabalhava como doméstica na casa de um médico no Rio de Janeiro. Mãe de cinco filhos, ela ficou grávida novamente e estava sem condições de manter a família, além de preocupada com o futuro do novo bebê. 
Foi quando o patrão disse à Dona Azonina que um casal de médicos dinamarqueses voltaria para a Dinamarca em breve, e queriam muito adotar uma criança brasileira. Então, no dia 27 de março de 1970 nasceu o pequeno Tom, que foi adotado pelo casal e levado por eles para morar na cidade dinamarquesa de Kolding.

Tom Andkjær então cresceu longe do Brasil e de sua família genealógica. 

A VIDA SEGUIU NA DINAMARCA
Ainda adolescente, Tom Andkjær começou a carreira de modelo, mas também aprendeu a cantar e a tocar instrumentos musicais, como o piano e a bateria.
O brasileiro também teve uma carreira de ator na Dinamarca. Em 1994 ele atuou como bartender numa produção televisiva, e depois passou a ser o apresentador de um programa de namoros chamado "Party Uartig". 


O brasileiro entrou na música e lançou dois álbuns, em 1997 e 2000, sob o nome artístico de Camarco


Na música, o seu primeiro sucesso foi a canção "Boom Boom (Let's Go Back To My Room)" de 1996, quando tinha 26 anos de idade e assumindo o nome artístico de Camarco, que é uma alusão ao seu sobrenome brasileiro: "Camargo"

Nessa época, a pessoa que vos escreve nem imaginava que se tratava de uma regravação de um antigo hit de Paul Lekakis, datado do ano de 1986:


Camarco - "Boom Boom (Lets Go Back To My Room)" (1996)
A música também possui um outro video que destaca mais a coreografia 


Folheando recentemente uma de minhas revistas antigas da DJ Sound, achei um trecho em que até ensinam a coreografia da música, que tocava muito nas danceterias. E nessa mesma página, o cantor ainda comenta à revista: "Sempre gostei da boa música; ela deve ter bom ritmo e boa melodia". Então talvez seja por isso que ele escolheu regravar mais um clássico melódico - "I Promise Myself" -  de Nick Camen, cantor falecido (recentemente) no dia 04 de maio de 2021, aos seus 59 anos de idade (ele sofria de um câncer na medula óssea).


Camarco foi um dos lançamentos da Sony Music aqui no Brasil (selo Dance Pool) tendo o seu espaço nas pistas e FM's no início de 1997



O DESEMPENHO NAS PARADAS

"Boom Boom (Let's Go Back to My Room)" conquistou boas posições nos charts europeus, apesar de ter sido lançado inicialmente apenas na Espanha, Suíça e Grécia, surpreendendo o cantor, que filmou dois videos para o seu sucesso. 

A popularidade da canção foi se espalhando pelos demais países europeus, principalmente na Dinamarca, onde alcançou o Top 5. 

Na sequência, foi lançado o 2º single "I Promise Myself", e depois, o 3º single "Love The Way".

Camarco - "Love The Way", recebendo indicação na revista DJ Sound (julho de 1997)


Mais tarde, Camarco fez uma rápida turnê pelo México e Espanha, mas ao que tudo indica não veio ao Brasil, como até chegou a anunciar que viria à revista DJ Sound. 

O cantor ainda disponibilizou o seu aguardado álbum "Camarco", que foi distribuído no Brasil através da Sony / Dance Pool no primeiro semestre de 1997.
O disco trouxe esses singles citados, além de várias faixas produzidas e compostas pelo próprio Tom Andkjær. 

Um detalhe interessante, é que a edição lançada no Brasil contem como bônus dois remixes produzidos pelo produtor brasileiro Memê Mansur (ele estava com tudo nessa época, e tinha acabado de emplacar seus remixes com Shakira).

Vejam algumas fotos publicadas na revista DJ Sound do Dance Pool Festival, realizado no México em 1997:

Memê, que remixou "Love The Way" de Camarco, também apareceu no festival

Camarco, aos 27 anos de idade, posando com suas dançarinas no Festival realizado no México


CARMARCO DEPOIS DA DANCE MUSIC
Lembram quando citei sobre a carreira de ator de Camarco? Pois então, em 1998 ele voltou para a televisão e estrelou 50 episódios de uma novela chamada "Hvide Løgne".

Já em 1999 ele retornou à música, assinando agora um contrato com a CMC Records, e um ano depois, lançava o seu 2º álbum "Based On a True But Simple Story". 
Como a Dance Music estava passando por uma fase totalmente diferente no Brasil (Axé, Pop, Pagode, Vocal Trance e Techno estavam em alta nesse período), então este seu disco acabou não chegando por aqui, o seu país natal.

Além de ator e cantor, Camarco atualmente é um DJ na Dinamarca, mas agora ele se apresenta usando o seu próprio nome: DJ Tom Andkjær

Em seu "release", que você pode conferir aqui, encontramos o enunciado: 

"Se você quer uma festa onde o setlist é principalmente de música dos anos 80 e 90, misturada com atuais sucessos, DJ Tom Andkjær é a escolha certa. Ele toca em todos os tipos de eventos e oferece um set sólido e festivo que vai animar toda a sua noite. Resumindo: um dos melhores DJ`s do mercado!"




E apesar de ter estrelado na música há 25 anos, muitos ainda o reconhecem pelo sucesso de "Boom Boom (Let's Go Back To My Room)" e por seus outros singles, como "I Promise Myself" e "Love The Way", que até chegaram a tocar e a entrar em algumas coletâneas brasileiras, embora não conquistando os mesmos feitos da antecessora. 

Ah, o cantor também é escritor (tem um livro publicado) e já foi locutor em várias estações de rádios dinamarquesas...É mole? O cara parece ser um verdadeiro show-man! E a pergunta que fica é a seguinte: Será que ele teria desenvolvido todos esses dons artísticos morando aqui no Brasil? 
Caso ele não tivesse sido adotado, e ido morar na Europa, como seria?

Tom Andkjær ainda se envolve em alguns discursos políticos na Dinamarca... Conhecido também como "Neger Tom" (Negro Tom, em português), ele está presente em vários vídeos fazendo discursos constitucionais; falando sobre cidadania, islamismo, imigração, racismo, liberdade de expressão, entre outros: 

Tom Andkjær, "Neger Tom" -  2021


Sinceramente eu não encontrei nenhum vídeo dele cantando ao vivo, para comprovarmos se ele realmente cantava no projeto "Camarco", ou se era apenas um modelo brasileiro indo pelo mesmo caminho de Olga de Souza (a modelo do italiano Corona).

Mas, ouvindo a sua voz nos vídeos citados - mesmo no modo discursivo - a sensação que temos é que se trata do mesmo vocal presente nas músicas. Outra pista sobre sua legitimidade, é que ele chegou a mudar de nome artístico, de gravadora e de produtores musicais, porém a voz continuou sendo a mesma nos singles. O seu projeto Chi Hua Hua, de 2005, é só um exemplo com a música "Uhh La La La".

E outra, geralmente os modelos de eurodance não escrevem letras de músicas, apenas são contratados para representarem os projetos em imagens e para fazerem as difamadas sincronizações labiais (depois com o tempo, alguns resolvem participar mais, como compor e cantar verdadeiramente. Vejam, por exemplo, os casos de Sannie, Olga de Souza, Patrizia Cavalieri e tantos outros que não mexiam uma palha sequer no quesito produção musical - só estavam ali mesmo para decoração). No caso de Tom Andkjær, ele compôs dezenas de músicas desde o seu primeiro álbum.

O REENCONTRO COM O BRASIL E SEUS FAMILIARES
Camarco no Brasil, com seu irmão ao centro e seu filho no lado direito

Em 2007, aos seus 37 anos de idade, finalmente "Camarco" pode conhecer o Brasil e seus familiares brasileiros. Você pode conferir a reportagem completa de 2015 publicada no site O Globo, que menciona que Andkjær se inscreveu em um programa de TV chamado "Traceles", responsável por buscar informações para pessoas adotadas. 

Teve toda uma investigação sobre o seu caso, e a produção do programa então localizou a família brasileira de Tom Andkjær, exceto a mãe biológica do artista que já havia falecido, e o pai, que nunca teve o paradeiro revelado. 

Desde então, Tom Andkjær sempre volta ao Brasil para visitar os seus 5 irmãos e outros familiares:

Tom Andkjær e sua família no Brasil


"Foi talvez o momento mais emocionante da minha vida. Desde que cheguei ao Rio de Janeiro, que o avião pousou, eu me senti em casa. Não sei o que dizer, é o sangue, não há como fugir disso. Minha vida na Dinamarca foi perfeita, tive educação, família, amigos, emprego, uma vida tranquila, não tenho o que falar. Na Dinamarca também nunca tive problemas por ser negro, nunca sofri racismo, mas sabe, sempre me senti diferente, sempre fui o único negro. Toda vida senti que eu era diferente, que eu não pertencia a tudo aquilo" - Disse o cantor ao site O Globo, que não fez referências as suas músicas dance dos anos 90.
Créditos das informações: O Globo

O brasileiro radicado na Dinamarca apareceu também numa matéria televisiva da TV Globo, onde está em cena torcendo para o time feminino brasileiro de handebol, que jogava na Dinamarca naquela ocasião. Vejam:

Entrevista à TV Globo (2015)


Atualmente Tom Andkjær está com 51 anos de idade, tem um casal de filhos (17 e 22 anos) e é bem ativo no instagram (onde você pode acompanhar suas novidades, postagens sobre sua família, e até ver uma pequena homenagem ao seu 1º álbum de 1997, onde diz que teve que buscar o CD no porão de sua casa).

Enfim, Tom Camargo Andkjær é mais um brasileiro que definitivamente escreveu a sua história na Dance Music, com seu talento, sua determinação e com sua emocionante história de vida.

5 comentários:

  1. Esse eu não conhecia, mas achei muito interessante a história dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história dele é muito bonita, e finalmente pode conhecer a sua família brasileira!

      Excluir
  2. Me emocionei com a matéria! 😅 e sou fã! Tenho até o CD dele ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Nill! Esse CD dele é bem raro hoje em dia...pelo menos nos sebos que tenho frequentado não tenho encontrado...talvez no Mercado Livre eu o encontro. Abraços!

      Excluir
  3. Sim Alex, minha intenção é falar mais sobre todos esses brazucas em breve... Comecei com Camarco, mas em breve virão outros nomes para essa série: "Brasileiros na Dance Music". Abraços!

    ResponderExcluir