Quem não tocou ou dançou o mega-hit "Everybody Pom Pom", do italiano Dr. DJ Cerla? Digamos que essa é uma das faixas mais nostálgicas do ano de 1995, certo?
Pois então, atendendo a alguns pedidos (leitores JLC e Rodrigues Drano) resolvi escrever um pouco mais sobre este grande single, que fez o maior "barulho" nas pistas e rádios de todo o país...
Are you ready for the night?
A TRAJETÓRIA DE DR. DJ CERLA E SEU HINO INESQUECÍVEL "EVERYBODY POM POM" (1994)
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Edição e colagem das imagens: Rikardo Rocha
O artigo abaixo foi escrito por Rikardo Rocha, com base em sua coleta de informações e através de seus arquivos pessoais, contendo entrevista rara e bloqueada no Youtube; Charts de 1995 com as músicas mais tocadas nas rádios e clubs; legenda criada em português também por Rikardo Rocha em vídeo italiano (tradução realizada por seu amigo italiano Stefano Maiolo); troca de e-mails com o produtor Dr. DJ Cerla;vinhetas na voz do rapper de"Everybody Pom Pom" (retirados também de arquivos pessoais de Rikardo Rocha); entre outras exclusividades.
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Rikardo
Seu nome real é Gabriele Cerlini,nasceu na cidade italiana de Reggio Emilia, no dia 4 de setembro de 1970, e ainda muito jovem começou a ser fã de música, tendo como seus principais influenciadores a dupla de pop Wham!,Duran Duran, Michael Jackson, Freddie Mercury e Prince.
Com esse gosto melódico apuradíssimo, Cerlini logo seguiu o seu chamado na carreira musical, se tornando um DJ - e posteriormente - um dos mais ativos produtores da Dance Music europeia.
Tudo começou quando, simplesmente, ele notou uma certa movimentação num barracão e de curioso foi lá ver o que estava acontecendo. Quando entrou no local, Cerlini percebeu que estava sendo montada uma discoteca ali, e isso o fez perguntar: "Olá, vocês por acaso estão precisando de um DJ?", e alguém lhe respondeu: "Sim, mas só que aqui não queremos House ou Techno!".
Basicamente então o jovem viu-se numa encruzilhada pois ele só tinha discos de house e techno, mas mesmo assim agarrou imediatamente essa oportunidade porque ele queria, mais que profundamente, começar como DJ...
E assim o fez, tocando clássicos dos anos 70, Funky e Acid Jazz.
Gabriele Cerlini em 1990, aos 19 anos de idade
"Pela primeira vez como DJ no Micmac! Lá atrás estão os meus discos, mas como eu não tinha dinheiro para comprar um case de verdade, eu os transportava em uma caixa de papelão"
Crédito da foto: Facebook de Dr. DJ Cerla
Cerlini depois tocou em outros clubs, como Cenerentola, Adrenaline e Fonderia Otalghisa, lugares que orgulhosamente ele afirma "eram os meus lares nos anos 90". Já o seu conhecidíssimo nome artístico "Dr. DJ Cerla",ele recebeu carinhosamente em 1991 através de um DJ de Milão, numa destas suas apresentações em que já se destacava como DJ.
Mas quando Cerla comprou o seu primeiro sampler (um Ensoniq EPS-16), também em 1991, começou então a escrever a sua história nas páginas da Dance Music como produtor de ítalodance.
O tal equipamento custou uma "fortuna" para Gabriele Cerlini, e foram pagos "dolorosamente" em várias prestações mensais, sem falar que tinha apenas 4 megabytes de memória, mas foi graças a esta relíquia que ele começou fazer os seus primeiros remixes e a ganhar grandes destaques, inclusive, conseguiu chamar a atenção de Daniele Davoli, o produtor do lendário Black Box e um dos pioneiros da House Music italiana.
=O primeiro sampler de Dr. DJ Cerla
=Dr. DJ Cerla e Daniele Davoli fazendo chapéus com capas de vinis
Crédito das fotos: Facebook de Dr. DJ Cerla
Em 1992, Cerlini ganhou sinal verde para a produção de seu 1º single, e ele define esse dia como o dia mais feliz de sua vida. Tão logo, em 1993, o "doutor" da italodance entrava pela primeira vez nas paradas internacionais com "Rotterdam '93", já considerado um clássico das discotecas.
Creio que os fãs de "Everybody Pom Pom" conseguem sacar rapidamente que se trata de uma produção de Dr. DJ Cerla, pois analisando agora por um outro ângulo, a sua base instrumental parece que serviu como um embrião para o hit que estourou aqui em 1995:
Dr. DJ Cerla - "Rotterdam '93" (1993)
Praticamente estamos ouvindo "Everybody Pom Pom" dando os seus primeiros passos em "Rotterdam '93", mas os vocais masculinos... ah, esses são bem diferentes e não apresentam a mesma energia harmoniosa que está no single de 1994. Esses vocais, a propósito, foram sampleados da música do alemão DJ Hooligan - "B.O.T.T.R.O.P."(1993).
Com o passar dos anos, Gabriele Cerlini também se tornou conhecido como Alter Ego e Floorfilla, mas o seu apelido mais famoso nesse início de anos 90 realmente era Dr. DJ Cerla.
Depois o italiano lançou seu 2º single, o techno "Mi Boca" (1993), que traz os curtos vocais de Mad Bob, além de samples que também foram aproveitados na explosiva "Turn Me On" (1994) do projeto Manico.
1994 foi um ano muito importante para Gabriele Cerlini, pois ele remixou para vários artistas e também realizou alguns trabalhos pessoais, alternando com seus dois pseudônimos: Dr. DJ Cerla e Alter Ego. Foi aí que nasceu dois de seus mais vibrantes singles: "Everybody Pom Pom" - Dr. DJ Cerla Feat. Brownstone e "Dance (If You Cannot)" - Alter Ego. Feat. Daisy Dee.
Alter Ego feat. Daisy Dee - "Dance (If You Cannot)" (1994)
A vocalista de "Dance (If You Cannot)" é a holandesa Desiree Rollocks (Daisy Dee), nascida em 4 de setembro de 1970 e que mora há muitos anos na Alemanha. Ela foi casada com Toni Cottura, rapper do grupo Fun Factory, que você, leitor desse humilde blog, também deve conhecer....
Em 1995, aos meus ingênuos 14 anos de idade, eu "viajava" demais ouvindo este som e até o tinha gravado numa fita K7 (e a ouvia incansavelmente). E vejam só, nessa época eu achava que era um cantor masculino que a cantava... que inocente!
Assim como "Everybody Pom Pom", "Dance (If You Cannot)" foi lançada inicialmente na Itália em 1994 e distribuída mundialmente apenas em 1995... E mesmo depois de mais 25 anos, essa música ainda continua deliciosa para dançar; e encantando com seus mágicos atrativos e notáveis referências.
Para começar, a voz remixada do início me lembra um outro vocal clássico remixado, o de "Space Cowboy"- Jamiroquai (no remix de David Moralles). Depois entra uma base maravilhosa que conduz muito bem as fortes batidas com o super vocal de Daisy Dee... aliás, ela faz um rap de qualidade que nos remete muito ao Technotronic!!!
Coincidência ou não, Daisy Dee foi backing vocal do Technotronic no ano seguinte, e gravou "Move It (To The Rhythm)" (1995).
E se você tiver acesso ao single de "Dance (If You Cannot)" irá observar que contem ainda um remix de Two Men, que é ninguém mais que Davide Riva (um dos produtores de Whigfield) com DJ Benny, que pra quem não sabe, se tornaria famoso mundialmente como Benny Benassi - Você se lembra do mega-hit Satisfaction" (2003)?
Sobre a vocalista Daisy Dee, um outro single lindo dela que indico é "Fly Away"(feat. Starsplash), de 2004. Vale a pena redescobrir essa outra grande jóia em sua estupenda voz!!!
Gabriele Cerlini e Daisy Dee arrebentaram com "Dance (If You Cannot)", single lançado pelo selo Heavy Records, que distribuiu também "Everybody Pom Pom".
Antes de realizar essa parceria com Daisy Dee, Gabriele Cerlini já admirava o talento da vocalista, e em 1990 dançava a sua música "Crazy", época que foi lançada nas pistas de dança:
“Daisy nasceu exatamente no mesmo dia, mês, ano e hora que eu nasci, e por um conjunto de circunstâncias incríveis nos conhecemos e fizemos 'Dance (If You Cannot)' em 1994, mas em 1990, quando eu dançava a sua música 'Crazy' eu não sabia de todas essas coincidências nos envolvendo". (Facebook de Dr. DJ Cerla)
"Everybody Pom Pom" e "Dance (If You Cannot)" tomaram de assalto as pistas de dança e rádios brasileiras no ano de 1995, mas Gabriele Cerlini não parou por aí e ainda engatou trabalhos importantes com outros artistas, como Rednex (remixando com seu grande colega Elvio Moratto a faixa "Old Pop in an Oak" - "DJ Cerla + Moratto Remix"), Lucio Dalla, Adriano Celentano, Fiorello (prestem atenção na música "E Tu"que está no CD "TV Dance Vol.2", é um remix dele! Imperdível e uma das melhores faixas dessa compilação!), Underground Goodies, KK, e etc.
Após a estes hits, houve ainda outros lançamentos cantados pela vocalista Joanne Sylvia Smith, mas que infelizmente não se tornaram populares aqui no Brasil:
-DJ Cerla & Morattofeat. Jo Smith - "Wonder" (1995)
Sucesso nas paradas italianas e com samples de um clássico de 1971: Tony Ronald- "Help (Get me some Help)".
-DJ Cerla feat. Jo Smith - "Because!" (1995)
Além da parceria com Jo Smith nos vocais, esse single traz também a participação da dupla que deu vida ao mega sucesso de Playahitty - "The Summer Is Magic" (1994):Stefano Carrara e Emanuele Asti.
Em 1997, Dr. DJ Cerla voltou com "The DJ (It's Saturday Night)", mas infelizmente não repetiu aqui no Brasil a mesma popularidade de "Everybody Pom Pom".
Crédito da imagem: Recorte de arquivo pessoal (Rikardo Rocha)
O single foi indicado na coluna "Dance Floor" da revista DJ Sound e definido (por DJ Pelé) como "um autêntico italo-dance". A faixa também entrou em algumas coletâneas da Paradoxx Music como a ótima "Hot Nine Seven Vol. 6"
Já em 1998, Gabriele Cerlini firmou uma parceria com o músico e dançarino africano Bale Mondonga, onde passou a assinar como Floorfilla, e alcançando o topo dos clubs europeus com as bombásticas "Anthem #1" e "Anthem #2", num estilo mais puxado para o Trance Progressive.
Com o nome artístico de “Dr DJ Cerla”, Cerlini trabalhou novamente com a cantora Jo Smith: Dr. DJ Cerla vs. Jo Smith - "Crazy 4 Love" (1998).
Seguidamente veio "Anthem #3", que também foi hit no Brasil e integrou diversas coletâneas da Paradoxx Music:
Floorfilla - "Anthem #3" (1999)
É importante salientar que, um dos CDs que ajudou a popularizar essa faixa aqui no nosso país foi "Celso Portiolli Faz a Festa Vol.2" (Paradoxx Music), que também tinha outros dance-hits de 1999/2000, como Gigi D'Agostino, Kosheen, Fragma, Zombienation, e etc.
Ah, talvez os mais jovens não irão se lembrar, mas "Anthem #3" tem um sample "emprestado" de um velho clássico das noites: The Jocker's - "Cowboy" (1993):
The Joker's - "Cowboy" (1993)
Depois de 4 inacreditáveis músicas com o título de "Anthem": "Anthem #1", "Anthem #2", "Anthem #3" e"Anthem #4", em 2000 tivemos o single de "Technoromance", que é uma das minhas faixas favoritas do Floorfilla!!
Tocou muito nas boates, na rádio Energia 97 FM e também em vários programas de mixagens, como o "Na Balada" da Jovem Pan.
A vocalista desse single está com a voz perceptivelmente alterada (com um efeito vocoder), e segundo Bale Mondonga (que aparece no vídeo dançando), ela era muito tímida na época:
Gabriele Cerlini e Bale Mondonga são o Floorfilla
Crédito da foto: Facebook de Bale Mondonga
"'Technoromance' fica cada vez melhor com o tempo 😉. Sasha, a garota do vídeo não é a vocalista real; a verdadeira vocalista não aparece, ela é uma menina muito tímida da Itália. Este vídeo foi filmado no norte da Alemanha, em 2003. Uma curiosidade, é que a mesma bateria 'breakbeat' que está em 'Technoromance' foi usada dois anos depois pela dupla do The Chemical Brothers, na música 'Push the Button'. Sobre o som do vocoder, é de um sintetizador Novation Nova, também usado em 'Anthem #4'; que alterou os vocais em toda a faixa."
- Bale Mondonga (em sua página no Facebook)
Floorfilla - "Technoromance" (2000)
Sinceramente eu prefiro a versão que está no álbum do Floorfilla (e também nas coletâneas da Paradoxx Music), mas essa versão no vídeo também é boa...
Você poderá encontrar essa canção na coletânea "Lunch Break Summer Edition - Energia 97 FM"
Gabriele Cerlini continua na ativa até hoje, e embora tenha se dedicado mais ao Floorfilla, ele também lançou mais outros singles sob o nome de "Dr. DJ Cerla", como: "Sahara Rave" (2001), "Yo DJ" (2002) e "Sexy Girl" (2006).
O "nostro italiano" se formou em Ciências da Comunicação (em 2008) e continua tocando nas noites da Europa, além de produzir seus mais recentes singles como "Just Another Night" (2014),"One Heart" (2015) e "Ça Va"(2018), este último disponibilizado comercialmente em janeiro de 2019.
Veja uma foto atual de Gabriele Cerlini, que está atualmente com quase 51 anos de idade e ainda morando em sua cidade natal - Reggio Emilia:
Crédito da imagem: Facebook de Dr. DJ Cerla
Um dos mestres do Italodance: Gabriele Cerlini, em foto de março de 2021
Ele continua em atividades!
A HISTÓRIA DE DR. DJ CERLA -
"EVERYBODY POM POM" (1994)
CONTADA PELO BLOG RIKARDO.MUSIC
Crédito das imagens: Facebook de Dr. DJ Cerla
Dr. DJ Cerla (Logotipo de 1995) / Capa de revista com a equipe do Club Adrenaline (out/1994)
Apesar de lançar vários singles sob o título de anthem (que significa hino), o maior hino desse cara(na minha humilde opinião) sempre será "Everybody Pom Pom", que foi muito tocado nas noites brasileiras, além de ter sido bem popular em várias rádios.
Esse legítimo italodance foi lançado na Itália em 1994, pelo selo Heavy Records (que apoiou Dr. DJ Cerla até 1997), e licenciado em 1995 aqui no Brasil pela saudosa Paradoxx Music... que não perdeu tempo e distribuiu a dançante faixa em algumas compilações clássicas, como "As 7 Melhores Vol.3", "FM Dance Force" e "Difusora FM Balança Ribeirão".
"Everybody Pom Pom" sem dúvidas foi um grande sucesso, mas infelizmente existem poucas informações sobre esse single pelos websites... E misteriosamente, Gabriele Cerlini nunca menciona a referida canção em suas páginas pessoais...
Cerlini deve ter outras músicas mais memoráveis que essa (na Europa), mas aqui, simplesmente foi a sua música mais tocada nas FM's, incluindo a Jovem Pan Sat - a maior rede de rádios do país.
Por exemplo, em junho de 1995, assumiu o #1 da Jovem Pan num TOP 30 disputadíssimo. Já nos clubs também foi um dos grandes hits, chegando a atingir o #4 das músicas mais tocadas nas noites (em julho / 1995):
Crédito da imagem: Recorte de revista pessoal (Rikardo Rocha)
Em junho de 1995, "Everybody Pom Pom" foi a música mais tocada na Jovem Pan. Em julho continuava no topo, mas também subia nos charts dos clubs de São Paulo.
Muitos brasileiros (como eu) sentem um carinho especial por "Everybody Pom Pom" pois essa é uma das faixas que nos conectam a situações, a pessoas, a sabores, a uma época... de maneira eficiente e acalentada. É uma obra que transmite sensações mágicas e únicas através de sua construção harmoniosa, de seus loops empolgantes e de seu belo vocal feminino... e que vocal!! Uma voz que toca incrivelmente na alma do ouvinte, como poucas vozes conseguem fazer!!!!!!
Eu me recordo que, na escola - em setembro de 1995 - , os professores fizeram uma gincana envolvendo os alunos, então tivemos várias apresentações teatrais e algumas performances musicais. Dentre as diversas músicas apresentadas em shows de dublagens e coreografias, estavam "Cotton Eye Joe" de Rednex (minha classe performou essa canção), "Sexy Eyes" de Whigfield, "1,2,3" de Playahitty, e "Everybody Pom Pom" de Dr. DJ Cerla; sendo que essa última rendeu o prêmio máximo ao grupo de colegiais que dançavam com alguns poms poms.
“Everybody Pom Pom”, com certeza, foi um marco da italodance e também da geração que viveu e foi feliz nos anos 90!!
A PRODUÇÃO, A INSPIRAÇÃO E A VOCALISTA DE "EVERYBODY POM POM"
Os elaboradores do hit - "Everybody Pom Pom" (1994)
Assim como muitos singles de Dr. DJ Cerla - que beberam na fonte de outras produções e se inspiraram em samples, melodias e vocais -, "Everybody Pom Pom" também foi muito influenciada por uma outra importante canção...
Eu me lembro que, em 1997, época em que eu trabalhava com meu pai, ouvi uma música na estação de rádio Antena 1 que me fez ficar com a pulga atrás da orelha... Era "Sister Gonden Hair" do grupo britânico America, que tem a mesmíssima melodia de "Everybody Pom Pom", e isso me deixou muito confuso na época pois a letra era diferente. "Seria um plágio?" Pensei comigo...
Não sei se houve algum acordo com a banda, mas Dr. DJ Cerla realmente produziu "Everybody Pom Pom" utilizando da mesma melodia criada por America - "Sister Golden Hair, que é uma canção original de 1975.
Apesar de ter a mesma melodia, a letra mudou na música de Dr. DJ Cerla, e o autor de "Everybody Pom Pom" é o próprio Gabriele Cerlini (Dr. DJ Cerla).
Os arranjos também foram feitos por Gabriele Cerlini, mas ele contou ainda com a ajuda de Mirko Limoni, do Black Box.
Quanto a mixagem do single, este ficou a cargo de um outro ícone do eurodance, Fulvio Zafret, que trabalhou em inúmeras produções fantásticas, como Afrika Bambaataa - "Feel The Vibe" (1994), e apresentava a sua esposa Silvia Zafret nos vocais de seus variados projetos (incluindo o hit "Feel The Vibe").
Aliás, Afrika Bambaataa quando repete o verso "Feel the vibe, everybody come alive" nos traz uma energia similar com a do rapper de "Everybody Pom Pom", não acham? (apesar das vozes serem diferentes)
Talvez seja a tendência da época, ou a influência de Fulvio Zafret...
Afrika Bambaataa- "Feel The Vibe" (1994)
-Nos vocais femininos: Silvia Zafret (ela não aparece na apresentação acima)
-Rap principal: Seria Afrika Bambaataa (mas não há provas de que seja realmente a voz dele)
-2º Rap: Neil Antone Dyer, rapper que continua na ativa e que gravou com Fulvio Zafret em muitos singles (não é ele que aparece na apresentação acima, temos no vídeo apenas um "alguém" provisório).
Dr. DJ Cerla gostava de inserir agradecimentos em seus discos, então em "Everybody Pom Pom" tem uma dedicatória para "Masterfreez, Otierre, 66 Records e às pessoas do 'Adrenaline' por suas energias!"
Otierre é um grupo de hip-hop e Masterfreez é um DJ e rapper (ambos italianos), então isso faz com que raciocinemos que algum desses seja o responsável pelo refrão masculino de "Everybody Pom Pom", certo? Mas não... Dr. DJ Cerla diz que esses eram apenas amigos, e ainda ressalta que adorava tocar as músicas de Otierre na pista de dança, e que até foi jantar uma vez na casa de um dos membros. E se você escutar as vozes desses artistas, sente também uma voz diferente, nenhuma parece ser "a voz do refrão".
O RAPPER DE "EVERYBODY POM POM"
Um fato curioso, é que muitos de nós pensávamos que o "feat. Brownstone" do título estivesse relacionado a um nome fantasia da cantora, mas na realidade, esse Brownstone se refere ao rapper que faz o refrão da música (!!).
Eu perguntei à Dr. DJ Cerla, a respeito do rapper, e então ele respondeu:
"Olá, ele era um rapper chamado Brownstone, dos EUA, mas naquele momento ele estava radicado na Itália, então ele foi ao nosso estúdio gravar"
-Cerla
Provavelmente este deve ter sido apenas um pseudônimo do artista para "Everybody Pom Pom", pois se você procurar por outras músicas do rapper "Brownstone", nada irá encontrar com este nome (além de um grupo feminino de R&B).
Brownstone ainda trabalhou com Dr. DJ Cerla em algumas vinhetas de mixagens, além da faixa "Everybody Pom Pom" (1994). Eu tenho em meu HD vários megamixes de Dr. DJ Cerla, e consta essa voz "ragga" em alguns trechos nesses megamixes... Ouça alguns desses áudios, retirados de meus arquivos pessoais e mesclados no vídeo abaixo:
Brownstone - Vinhetas (1994 - 1995)
Crédito do vídeo: Rikardo Rocha
A RELAÇÃO DE DR. DJ CERLA
COM A VOCALISTA...
Crédito do vídeo e legenda: Rikardo Rocha
Tradução: Stefano Maiolo
Dr. DJ Cerla foi entrevistado por Dino Brown, em 2017, na radio italiana M2O.
Essa entrevista não está mais disponível no Youtube, mas resgatei de meus arquivos pessoais e selecionei o trecho onde ele diz sobre a cantora de "Everybody Pom Pom".
A legenda também foi inserida por mim, com base na tradução feita pelo amigo italiano Stefano Maiolo.
Existem muitas especulações em torno da real vocalista de "Everybody Pom Pom", então, com o vídeo acima eu quis trazer alguma materialidade e aniquilar todas as dúvidas possíveis dos fãs de Dance Music. E pasmem, alguns pensam que a cantora é a brasileira Patricia Marx (!). Sim, vários leitores deste Blog já me questionaram se é verdade que a ex-Trem da Alegria é a dona desses belos vocais... e sinceramente, não sei de onde tiraram essa informação.
A vocalista é Dora Nicolosi (cantora do Novecento), mas ao mesmo tempo ninguém tem nenhuma prova sobre ser ela realmente... Você pode procurar em todos os fóruns, blogs, sites... apenas encontrará anônimos citando e repetindo os mesmos dados ao longo dos últimos 20 anos, então o vídeo acima coloca fim a qualquer dúvida ou especulação.
Novecento - "Movin' On" (1984)
O primeiro grande sucesso na voz de Dora
A verdade é que Dr. DJ Cerla sempre foi fã de Dora Nicolosi, então ele escreveu a letra de "Everybody Pom Pom" e considerou que Dora fosse a pessoa perfeita para interpretá-la, e foi fazer o convite à estrela da italo disco.
Dora no início recusou, pois estava de viagem marcada para Rimini e não poderia ir ao estúdio de Dr. DJ Cerla, que ficava em Reggio Emilia. Porém... ele conseguiu convencê-la.
Então Dora se dirigiu até ao estúdio para fazer a gravação de seus vocais, para depois, prosseguir com sua viagem. Dora chegou e gravou "Everybody Pom Pom", tudo muito rápido, enquanto que seu filho e marido ficaram aguardando dentro do carro.
Após ao término do procedimento, Dora seguiu a viagem planejada com sua família, enquanto que Dr. DJ Cerla ficou em Reggio Emilia, realizado e felizão com o que conseguira.
Dora Nicolosi gravou no estúdio com Dr. DJ Cerla: Em uma hora a música estava pronta
Obs.: Esse vídeo de Dino Brow com Dr. DJ Cerla não está mais disponível no Youtube (talvez devido aos direitos autorais das músicas apresentadas). A legenda eu criei para que os leitores pudessem ter total acesso à esse incrível momento: um pouco do nascimento de "Everybody Pom Pom".
Eu disse também à Dr. DJ Cerla que essa música foi muito bem no Brasil, que é muito popular entre os fãs de Eurodance até hoje, e ainda mostrei os gráficos com a música atingindo o topo das paradas, e mediante a essa situação ele informou que não sabia sobre esses feitos no Brasil:
"Todas essas coisas, eu realmente não sabia!
Obrigado por esta informação e por suas amáveis palavras 😊
Quem sabe um dia estarei em turnê por aí"
E se vocês prestarem atenção nos segundos finais do vídeo acima, verão que Dr. DJ Cerla enfatiza que o single "foi forte" mesmo no Reino Unido. Mas agora ele sabe que... "Everybody Pom Pom" foi muito bem aqui no Brasil também!!
OUTRAS CURIOSIDADES
-"Everybody Pom Pom" ganhou ainda uma versão cover pela Reflex Records, em 1996, chamada: Nyed - "Everybody Pom Pom" (Produtor: Marco Nieddu). Acho interessante conhecer versões diferentes de alguns clássicos, é uma oportunidade a mais de conhecer a música sob um outro olhar, numa outra perspectiva, depois de mais de 25 anos de lançamento:
Nyed - "Everybody Pom Pom" (1996)
-Em 2002 foi a vez da música ganhar uma nova roupagem, mas desta vez feita pelo Floorfilla e sendo uma regravação direta de "Sister Golden Hair" (America):
Floorfilla - "Sister Golden Hair" (2002)
A HORA DA DORA
-DORA NICOLOSI-
Dora Nicolosi ou Carofiglio?
Dora Carofiglio, nascida em Milão em 15 de setembro de 1964, é uma cantora italiana que se tornou uma das vozes mais predominantes da Italo Disco dos anos 80. Talvez você não esteja ligando o nome à artista, mas certamente conhece alguns clássicos das discotecas em sua incisiva, tocante e poderosa voz, como "Day and Night", "Movin' On" ou a própria "Everybody Pom Pom" .
Sua carreira profissional começou em 1981, quando Dora foi backing vocal para Giangilberto Monti,no álbum "E Domani?"
Já o começo do Novecento ocorreu em 1979, quando foi fundado pelo trio de irmãos Pino Nicolosi, Lino Nicolosi e Rossana Nicolosi, que tocam piano, violão e baixo respectivamente, no entanto, é absolutamente imprescindível citar que nessa época o grupo se chamava "Divieto do Sosta" (seria em português "Proibido Estacionar"), e logo com a entrada de Dora Carofiglio, eles gravaram um EP que passou despercebido:
O primeiro registro da família Nicolosi, quando ainda eram o grupo "Divieto Di Sosta" (em 1981)
Como vimos no vídeo de Dino Brown, o Novecento lançou o seu primeiro grande hit "Movin' On" em 1984, porém, a vocalista também emprestava o seu talento vocal para inúmeros outros produtos da ítalo disco, como o famoso Valerie Dore.
Na verdade, foram muitos os projetos com a voz de Dora, pois os integrantes do Novecento se dedicaram à produção e arranjos de diversas faixas dançantes da Itália...e a voz encantadora de Dora sempre estava nessas músicas!
Valerie Dore - "The Night" (1984)
As batidas e instrumentais lembram Gazebo - "Like A Chopin" (1983)...
Sobre a farsa do Valerie Dore, isso era muito habitual na italo disco, e ocorreu também em muitos outros projetos contemporâneos, como Baltimora, Den Harrow, Fun Fun...e continuou ainda na eurodance dos anos 90, como já vimos muito aqui no Blog. Um caso semelhante - e que certamente vale a pena relembrar - é o do Randy Bush, um projeto dance dos anos 90 e que teve a produção de Lino Nicolosi. O integrante do Novecento apresentava ao público a charmosa modelo Patrizia Cavaliere, porém, havia uma cantora escondida nos estúdios gravando com a sua voz real... No caso de Valerie Dore, a modelo era Monica Stucchi (nascida em 28 de maio de 1963), enquanto que Dora Carofiglio era a verdadeira voz. Monica, inclusive, tinha uma pose meio "Kate Bush" em suas performances... e isso encantou as pessoas na época, contudo, o seu talento vocal não condizia com a chocante realidade...
Valerie Dore - "Get Closer" (1984)
Através da gravadora Merak Music foi lançado o primeiro single do Valerie Dore, “The Night”, que alcançou um considerável sucesso em toda a Europa; posteriormente, dois outros singles importantes foram lançados: "Get Closer" (1984) e "It's So Easy" (1985). Todos estes singles foram gravados no estúdio com a lindíssima voz de Dora Carofiglio. Já a partir de 1986, com o lançamento do álbum "Legend", algumas pessoas afirmam que a própria Monica Stucchi passou a dar voz às canções, mas rumores apontam que a farsa continuou, e quem cantava agora era uma outra espetacular voz da italo disco: Simona Zanini (Radiorama, Martinelli...).
Valerie Dore - "It's So Easy" (1985)
Não se deixe enganar com a moça do vídeo, pois ela apenas dublava, a voz real é de Dora Carofiglio...
Outra celebridade suspeita de realizar essa mesma prática foi a bela Alba Parietti, apresentadora famosa de televisão que resolveu - da noite para o dia - embarcar no mundo da música, e estreou como a "cantora" de "Only Music Survives" (1985), sendo uma outra febre da ítalo dos anos 80... mas, a dona da voz da versão estúdio é indubitavelmente Dora Carofiglio; ela quem emprestou a sua tão requisitada voz para a faixa. Não existem evidências sobre o caso, contudo, analisem só as surpreendentes coincidências:
-O single "Only Music Survives" (1985) é da Merak Music, a mesma gravadora do Novecento;
-A produção, arranjos e composição também são de Dora Carofiglio, Lino Nicolosi e Pino Nicolosi, ou seja: o Novecento;
- A voz é muitíssimo semelhante com a de Dora Carofiglio;
-Existe um vídeo em que Alba canta essa música num programa de TV francês, e ela inicia ao vivo! Não canta mal, e o playback de fundo “salva” a sua apresentação e até convence... mas, tem muito de Dora nessa música:
Alba - "The Only Music Survives" (1985)
Me engana que eu gosto...
Uma outra invenção estratégica é o projeto de uma música só: Angie Care. Bom, mas vamos começar com o que eles queriam que você acreditasse...
Segundo algumas biografias curtas, amadoras e inconfiáveis de Dora, ela tem uma irmã chamada Angela Carofiglio, que também é cantora e gravou, sob o nome de Angie Care, o single "Your Mind" (1984).
Tá, mas aí eu te pergunto: Devemos acreditar nessa outra história?
Gente, estamos falando aqui do povo italiano!!!
O fato é que nada sabemos sobre a veracidade disso, e talvez (minha opinião aqui) não passou de mais um projeto fake para continuar vendendo discos na voz de Dora, pois o vocal era sempre o mesmo. Para entender melhor esse raciocínio, considere que a família Nicolosi esteve envolvida totalmente nessa produção, assim como também esteve em vários outros produtos "sem rostos". Se "Angela" realmente era uma cantora em 1984, por onde anda atualmente?? Por que sumiu? Ela não gravou mais? Nunca escreveu para nenhum artista? Não foi creditada em nenhum disco, nesses últimos 40 anos? Por qual circunstância não se aventurou em nenhuma música do Novecento???
A única certeza que temos é que a voz de Dora era vista como única e deslumbrante, e muitas vezes citada como um "milagre da natureza". Então, os músicos queriam aproveitar totalmente desse instrumento, num número máximo de gravações possíveis... Ou seja, nada muito diferente do que já era feito por lá com muitos outros vocalistas da época (Cristina Dori, Tom Hooker, Antonella Pepe, Silvio Pozzoli...).
Modelos ou cantoras? Quem eram, afinal, essas madames misteriosas nas capas dos discos??
Continuando com esse entendimento, creio que a cantora "Angie Care" nunca existiu; Até em seu único single tem uma dedicatória ao Novecento e ao Valerie Dore, mas nenhuma menção sobre a identidade de "Angie Care". Basicamente, mais um produto fictício da italo disco que usava da voz suave, firme e inimitável de Dora Carofiglio (creditada no disco como "backing vocal").
O estilo de "Your Mind" é idêntico ao de Valerie Dore - cantado por Dora Carofiglio e que gravou também num outro projeto chamado Angie - "Clouds" (quanta coincidência). Sobre a qualidade dessas músicas de Valerie Dore, Angie, Angie Care, Alba, Novecento... todas são ótimas, super envolventes e possuem uma vibe de puro encantamento; características típicas dessas produções da italo disco.
E para finalizar, a moça do vídeo abaixo seria a nossa citada e enigmática Angela Carofiglio, interpretando o charme retrô "Your Mind" num programa de TV. Mas, vocês acham mesmo que ela é uma irmã - cantora de Dora Carofiglio? Deixo essa com vocês... (mesmo já sabendo a resposta)
Angie Care - "Your Mind" (1984)
Mais uma música cantada por Dora Carofiglio, mas representada por uma modelo
No Novecento, único grupo onde Dora mostrava o seu rosto, ela estava sempre muito atarefada e conquistando a crítica especializada com sua fascinante voz. Em 1984, eles venceram o prêmio de "Grupo Revelação" no programa de TV "Azzurro", graças ao 1º sucesso "Movin' On".
Também em 1984, foi lançada a faixa "The Only One", uma outra grande canção. Simultaneamente sai também o álbum de estreia: "Novecento".
Em 1986, a música "Excessive Love" foi um dos grandes êxitos na carreira do grupo, e usada até mesmo em comerciais de TV. Essa segunda metade dos anos 80, foi o auge do Novecento e o quarteto realizou vários shows, programas de TV, rádio, e se consolidaram também no exterior. O álbum "Dreamland" chegou em 1986, enquanto que "Shine" (o 3º álbum) em 1988.
Dora com os irmãos Nicolosi:
Eles formaram o Novecento e produziram também muitos projetos...
O Valerie Dore lançou apenas um álbum ("Legend", 1986), porém foi bem aceito em diversos países, além de que seus singles foram muito bem em todos os charts... então esses resultados positivos foram suficientes para transformar o Valerie Dore num grande sucesso, nível Den Harrow, Ken Laszlo, Fun Fun, Miko Mission, entre outros artistas importantes da cena ítalo 80.
Somando as vendas dos discos do Novecento e Valerie Dore, podemos dizer que o Novecento teve uma expressiva vendagem em todo o mundo, e tudo isso graças ao talento do grupo, e claro, principalmente à uma das mais belas vozes da Europa, e que contribuiu brilhantemente em fazer da Itália... o berço da música das discotecas!!
E por falar em discotecas, muitas pessoas dançaram as músicas abaixo sem saber que possuem também os vocais de Dora Carofiglio:
Klaudia - "For Your Love", 1982
China Town - "Bette Davis Eyes",1983 (Ela parece cantar aqui como Kate Bush, talvez um pedido do produtor?)
Joe Yellow - "Lover To Lover",1983 (Backing vocal)
Amnesie e Nicolosi - "Turas",1983
Cockroach - "Get Back",1983
The Gongs Gang - "Gimme Your Love", 1983
Good Reasons - "The Hustle", 1984
Domina - "You Got My Soul", 1984
Ranko -"Happy World", 1984
Nico Band - Let It Show, 1984
Jet Set - "Love Dance", 1984
Answering Service - "Call Me Mr Telephone", 1984
Funky Family - "Funky Is On", 1984
Shirley Ross - "If You Leave Me Now", 1984
P.R.D. - "I Want To?", 1984
The Voyagers - Distant Planet (Versão Vocal) 1984 (A voz dela está com um efeito, a rotação parece mais lenta)
South Of Town - "Can't Get Enough", 1986
Além de muitas outras...
Quanto ao sobrenome "Carofiglio" de Dora, ele mudou para "Nicolosi" quando a cantora se casou com Lino Nicolosi (eles estão casados e trabalhando juntos até os dias atuais).
METAMORFOSE DE DORA:
DA ITALO DISCO PARA O ITALO DANCE
Uma das artistas da Itália que mais deu voz às músicas das discotecas
Crédito da foto: Facebook de Stefbio Stefbio
Dora Nicolosi sempre colaborou com paixão e dedicação ao grupo Novecento, porém, na virada da década de 80 para 90, ela também levou a sua voz para diversos produtos da gravadora de Dance Music de Severo Lombardoni, a lendária Discomagic.
Na verdade, seu marido - Lino Nicolosi, foi designado para produzir muitos remixes de canções pop famosas na Discomagic Records, e obviamente, Dora era a voz por trás dessas versões.
Muitas dessas faixas são bem dançantes, outras trazem uma batida mais cadenciada (funcionam mais como baladinhas românticas), algumas abusam mais de elementos da new age... e conforme os anos foram se passando, tivemos ainda faixas no estilo "euro-ragga".
Vejam abaixo, um pequeno resumo desses lançamentos com a voz de Dora:
DISCOMAGIC E NICOLOSI PRODUCTIONS
Dora sempre foi uma mulher discreta, e essa sua característica combinava com esse estilo de gravação, pois, com a exceção do Novecento, ela nunca mostrava o rosto nesses projetos musicais... Era basicamente uma cantora freelancer:
-Um desses primeiros trabalhos na Discomagic foi Jasmine - "Running Down", de 1989. Dora Nicolosi, com toda a sua versatilidade cantou essa faixa super eletrizante, e que também esteve presente nessas coletâneas de hi-energy / eurobeat distribuidas no continente asiático. Uma produção de Lino Nicolosi e Severo Lombardoni.
-Outro eurobeat do mesmo ano e com a mesma produção é Reflectors – "You Drive Me Crazy" , com vocais de Dora inconfundíveis.
-Com letra escrita pelo ícone Rino Facchietti, agora Dora Carofiglio canta no projeto Edyta – "Be Slave Of My Heart" (1989), em mais uma eurobeat de Severo Lombardoni. Na capa do single, mais uma senhora desconhecida e que nossos olhos jamais irão vê-la novamente...
-Mindy Love – "It's A Shame" (1989) é mais um eurobeat com a finíssima voz de Dora Carofligio, que enobrece qualquer produção. E olha que nem sou muito chegado em hi-energy.
-No mesmo ano chega tambémLisa - "Stand Up And Sing", mais um hi-energy para a conta e para os ouvidos dos japoneses.
-Essa marca o início dos anos 1990: Lisa – "I Believe In Music", trazendo na capa do disco outra modelo nada a ver com a verdadeira vocalista. Dançante e agrada aos fãs de Eurobeat!
-Muitos fãs de eurodance devem conhecer o projeto italiano Jackie Moore, e essa é uma música de 1990 regravada do artista Phill Collins - "I Wish It Would Rain Down". Ah, e o vocal vocês já sabem, né?! Espetacular!! Mas é bom lembrar que esse projeto também apresenta vocalistas diferentes em outros singles, e em alguns temos as cantorasTaleesae Maria Capri.
-Outra regravação na voz de Dora que indico é Susanne Meals – "Forever", dance-pop também de 1990 (a original é de Bryan Rich).
-1990 foi o início da fantástica década da Dance Music, e Dora cantou também no projeto Nikita – "Boys Boys" (1990). Reparem nos vocais aceleradíssimos, típico das produções de hi-energy da década de 90. No verso do single, também há um agradecimento à Dora.
-Phill Collins talvez deva ter sido um dos artistas que Dora mais regravou... Em 1990, ela cantou em The Mastermix - "Another Day In Paradise" (1990). Esqueçam o eurobeat das faixas anteriores... a faixa é bem lenta, mas muito bonita. Porém, existe ainda uma versão mais "dance", com um rapper que lembra o Snap! dividindo os vocais com Dora.
Aqui são 9 modelos, só nessa colagem, mas a voz é de Dora Nicolosi
-Edyta – "Come Back" (1990) nos apresenta vocais de Dora Nicolosi e letra de Rino Facchinetti e Wilco, sim, o compositor de "Elevation" de Randy Bush.
- Estamos em 1991, e apesar da letra ser escrita por Taleesa, quem canta é Dora Nicolosi em Angie – "Love Can Be Higher" (1991). A Discomagic tinha um time muito bom em seu cast antigamente, e nele incluímos a brasileira Regina, a Maria Capri, a Taleesa, a Alexia...e etc.
-Sissy Taylor – "Woman In Love" (1991): regravação da diva Barbra Streseind, na voz da diva da italo disco Dora Nicolosi. Não é um eurodance, mas sim um europop de qualidade e conduzido pela dupla de produtores Lino Nicolosi e Severo Lombardoni.
-Albinoni-"Voice Of Africa" (1991), essa é mais uma faixa diferente na voz de Dora. Produção claramente influenciada pelo projeto Enigma de Michael Cretu, com aquela mesma atmosfera poderosa e misteriosa que conhecemos, e que sabemos que tem a cara da noite.
-Mais um cover de Phill Collins na voz de Dora Nicolosi: Jackie Moore – "One More Night" (1991). No mesmo ano sai Jackie Moore - "Wind Of Change", outra bela regravação (Scorpions). Ambas românticas e pouco pista:
Jackie Moore - "Wind Of Change" (1991)
Ótima e relaxante versão, com influências notáveis do projeto Enigma...
Nicolosi Productions + Discomagic + Scorpions + Dora Nicolosi...
Esperar o que, né?
-Em 1991, e através da Discomagic Records, eles lançaram ainda o quarto álbum do Novecento: "Leaving Now". No álbum, faixas como "Leaving Now", "I Need Love" e "Heart On The Line" marcam o repertório... Aliás, as letras de "Leaving Now" e "Heart On The Line" foram escritas por Taleesa, enquanto que "I Need Love" por Tom Hooker (o verdadeiro vocalista de Den Harrow).
-Dora Nicolosi volta com seus pseudônimos ainda em 1991, e lança Annie Adams - "Everything I Do" (regravação deBryan Adams) e "Send Me An Angel" (outra regravação de Scorpions). Lindas baladinhas lentas e que podem agradar também a quem é fã do Enigma.
-Em 1992, Lino Nicolosi trabalhou numa versão de "Foreing Affair", antes de refazê-la em 1993 para o seu projeto Randy Bush. A versão saiu como D. Twins & Novecento - "Foreign Affair" (1992). Dora Nicolosi é a vocalista, obviamente.
-Como falar de 1992, e não citar os grandes lançamentos do Novecento? Eles lançaram o quinto álbum "Necessary", pela Baby Records (Será que Severo Lombardoni gostou disso?)
Dora está presente com sua majestosa voz em "Day And Night" (1992), "Kaoss Suite" (1992), "Love Is" (1992), "Marimba Day" (1992), entre outros.
-1993 foi o ano do Ace Of Base, certo? E a Discomagic e Lino Nicolosi sabiam disso, e então lançaram Aida Ross - "Under the Same Sun" (1993), com a famosa batida de euro-ragga que encantou as pistas de dança com o hino "All That She Wants". A versão cantada por Alexia fez mais sucesso no ano seguinte (projeto Due, 1994), mas Dora Nicolosi também fez um excelente trabalho em mais uma regravação da banda Scorpions:
Aida Ross - "Under de Same Sun" (1993)
- Mais um "ragga" na voz de Dora Nicolosi: Jackie Moore – "I Want To Know What Love Is" (1993), e claro, mais uma regravação que irá saciar os fãs dessa incrível vocalista. A banda Foreigner foi o alvo da vez nessa produção da Discomagic.
-Em 1993, Lino Nicolosi inaugura o seu próprio selo Extrarecord, e junto de seus vários projetos, como Randy Bush, Terry J, Erica Lee... lança os singles do Novecento em versões remixes. A voz de Dora Nicolosi pode ser ouvida no single Majority - "In All The Right Places" (1993), sendo um cover de Lisa Stansfield. Não sei o nome, mas existe uma versão bacana com uma base que lembra o Snap!
-Trabalhar na Extrarecord não impossibilitou Dora de colaborar com outros estúdios, e em 1994 ela esteve na Remix Records (selo da Discomagic) regravando Lovers - "7 Seconds" (original de Youssou N'Dour & Neneh Cherry).
-Enquanto digitava aqui, surpreendentemente começou a tocar na rádio holandesa Stad Den Haag, a música de Eleonora Espago - "Flash The Night" (Savino Remix). Que musicão mágico!! Mais uma vez podemos ouvir os impecáveis vocais de Dora Nicolosi, agora nessa faixa com uma carga intensa, misteriosa e num semblante de suspense que arrepia!! Linda e perfeita para as noites...
Esse enigmático projeto teve mais de uma vocalista, lançaram 4 singles ao todo, e sempre apresentava uma modelo de cabelos negros e encaracolados em suas capas...
Apesar do lançamento ser diretamente do ano de 1994, o single apresenta essa versão citada, que é um verdadeiro italo disco com cara de 80tão!
Lançamento da Remix Records / Discomagic.
Eleonora Espago - "Flash The Night" (1994) (Savino Remix)
Sintam só a vibe desse Italo!!
- Mas é claro, o ano era 1994!! Então o single de "Flash The Night" tinha que trazer uma versão Eurodance, para o deleite de seus vários fãs:
Eleonora Espago - "Flash The Night" (1994) (Club 94)
- Dora gravou também nos estúdios da Discomagic (selo Power Fly) a ótima eurodance Love hearts - "Heart Of Stone" (1994). Um cover de Dave Stewart.
Crédito da foto: Facebook de Lino Nicolosi
A foto foi capturada com um zoom, de um outro registro
- Só para finalizar, é lógico que ela cantou em outros vários projetos também, como exemplo um de seus mais memoráveis: Jessica Jay.
Esse projeto tinha outras cantoras diferentes, além de Dora Nicolosi, mas quem aparecia nos discos era uma modelo loira, no pior estilo Whigfield.
O Jessica Jay foi um sucesso considerável na Rússia, Malásia, Singapura, Dinamarca,Tailandia, Alemanha, entre outros países... e devido ao alcance que recebeu, Jessica Jay lançou 3 álbuns de inéditas e várias compilações lucrativas.
O projeto esteve na ativa entre 1994 e 2007, e sendo basicamente de regravações.
Uma dessas músicas na voz de Dora Nicolosi é "Casablanca", mas você poderá também ouvi-la em outras faixas, como "Can't Help Falling In Love", "Broken Hearted Woman"...
Os fãs de Euro-ragga merecem conhecer o projeto Jessica Jay!!
Jessica Jay - "Casablanca" (1994)
Essas são apenas ALGUMAS das músicas cantadas por Dora na década de 90... Foi aí que nasceram muitas hi-energys, algumas "eurodances" e diversas covers na voz dessa grande interprete (muitas faixas até melhores que as originais!!).
Já em 1995, os DJs piraram como o remix de David Morales para a faixa "Day And Night", que se tornou um hit absoluto nos clubs. No Brasil, esse remix também foi inserido na programação das rádios, e onde íamos, escutávamos a maravilhosa voz de Dora Nicolosi!!
Lembro-me que eu visitava um fórum gringo sobre Dance Music, no início dos anos 2000, e um dos membros estava perguntando se essa versão havia feito sucesso nas rádios de algum país, pois na Europa a música tocou apenas nos clubs, então eu respondi que sim, que aqui no Brasil tocou bastante na Jovem Pan, Metropolitana, Nova FM, 97 FM e tantas outras...
David Morales já havia remixado "Space Cowboy" de Jamiroquai, que na época também foi um gigante estouro nas pistas e FM's. Lembro que o mal agradecido do vocalista informou que tinha odiado o remix, e que essa versão Dance foi uma idéia da gravadora... Mas David Morales revitalizou a música dele, assim como fez com o Novecento, ressuscitando "Day And Night" nas pistas do mundo inteiro:
Novecento - "Day And Night" (David Morales Edit)
Música de 1992 que virou uma faixa "monstro" em 1995, graças ao trabalho excepcional de David Morales
"Day And Night" é uma bela música do disco "Necessary" (1992), no entanto, a versão do álbum tem um estilo mais para o "new age" ou "ambient".
Acho que o sucesso dessa faixa aqui no Brasil se deve muito à paixão e perspicácia do falecido DJ Mauro Borges, que apostou, tocou e divulgou "Day And Night" muito nas noites de São Paulo.
O DJ tem esse papel na popularidade de uma música, pois ele acredita nela e, querendo ou não, colabora em transformá-la num hit-clássico, como "Day And Night" é hoje para todos nós.
Temos que valorizar e agradecer à esses profissionais das noites, pois eles nos apresentam várias pérolas musicais que depois acabam fazendo parte de nossas vidas... Esses DJ's não salvam apenas as nossas noites, mas complementam também os nossos dias com trilhas que ficam eternizadas em nossas memórias afetivas! E essa, é só uma, entre tantas que passaram antes pelas mãos do Mauro Borges, para depois brilharem por todo o país!!!
Indicação na DJ Sound (1995) de Novecento - "Day and Night"
RIP MAURO BORGES
Crédito da foto: Revista Pessoal (Rikardo Rocha)
Outra música que ficou conhecida por aqui é "Marimba Day (Everybody Dancing)", que ganhou um merecido espaço nos clubs devido ao seu remix, que é bem no estilo "ragga", e que toca ainda em muitas festas voltadas a essa vertente.
Em 1997, Todd Terry, outro mago dos estúdios, também remixou um single do Novecento,"Everybody Get Down", mas não fez muito sucesso, embora sendo um trabalho de qualidade e bem dançante.
Neste ano de 1997, o Novecento ainda gravou um novo álbum intitulado de "C'È Un Mondo Che...", e totalmente cantado em italiano... Mas não causou tanto impacto como os anteriores.
Em 1998, eles começaram a trabalhar mais para outros artistas, então pouco ouvimos falar sobre o Novecento. O quarteto se fechou em estúdio próprio e produziu discos para vários cantores, como exemplo Billy Preston (álbum "You and I").
Dora fez o backing vocal para muitos desses artistas, enquanto que os demais integrantes criavam sons com seus instrumentos, assim como arranjos e composições.
Os integrantes do Novecento, em 1969
Crédito da foto: Facebook de Lino Nicolosi
Em 2008 o Novecento resolveu produzir algo para seus fãs, e nascem "Cry" e "Stop The Time", singles que figuraram nos charts italianos... aliás, "Cry" tornou-se a música mais baixada do itunes da Itália naquele ano, e dessa nova fase do Novecento veio também o novo álbum: "Secret" (2008).
Mesmo com boa repercussão, eles voltaram a produzir para grandes músicos, então trabalharam com muita gente, incluindo os astros Chaka Khan, Patti Austin e Sting.
Atualmente, o Novecento continua seguindo esse mesmo aspecto de produção, dedicando-se de forma mais resguardada, e voltada mais ao Jazz.
Dora Nicolosi está com seus atuais 56 anos de idade, mora em San Giuliano Milanese (Milão) e permanece super discreta. A cantora não possui redes sociais e tão pouco a vemos participando de reuniões ou eventos com fãs. Dora parece gostar de viver uma vida pacata e sem incômodos, mas como Lino Nicolosi tem uma conta no facebook, ocasionalmente conseguimos vê-la, em alguma foto com ele.
Crédito da foto: Facebook de Lino Nicolosi
A foto foi capturada com um zoom, de um outro registro
Crédito da foto: Facebook de Lino Nicolosi
A foto foi capturada com um zoom, de um outro registro
São tantas músicas gravadas e tanta qualidade na voz de Dora Nicolosi, que entendemos perfeitamente a preferência de Dr. DJ Cerla por esta grandiosa vocalista...
E aí, qual é a sua opinião sobre esses artistas? O que vocês acham de "Everybody Pom Pom"?
Deu trabalho juntar todas as informações, solicitar respostas aos produtores, resgatar materiais lá da última gaveta, digitar textos, digitalizar revistas, traduzir, legendar, editar... Se você gostou, colabore com o crescimento da página compartilhando o artigo, ou indicando o nosso endereço!
LULU JOPPERT RETORNA AOS ESTÚDIOS PARA REGRAVAR "DANCE WITH ME"
Vocês se lembram de "Dance With Me" de Lulu Joppert?
É claro que sim! A faixa foi muito bem repercutida em 1997, tocou muito nas noites e preencheu inúmeras coletâneas da Som Livre, Seven e PolyGram, como as populares "Dance Party" e "Aprovado Jovem Pan Vol.3".
A grande novidade é que a cantora regravou "Dance With Me", que já está pronta para ser relançada e celebrada novamente nas pistas!! (esperamos que essa pandemia tenha fim logo, para que possamos comemorar como deve ser feito)
A versão 2021 estará disponível oficialmente no dia 07 de maio, pela Massiva Records (a mesma gravadora do Kasino), e quem noticia esse acontecimento é o próprio produtor da faixa, o grande profissional das produções, Andre Werneck:
Andre Werneck anuncia retorno de sua obra "Dance With Me" (Lulu Joppert):
"Alô DJs!!!
Tem presentinho pra vocês no link abaixo. Dá um play no vídeo e depois é só baixar!!!
Essa é pra tocar sem moderação!!!
Dance With Me - Lulu Joppert feat. Paulo Jeveaux, Duda Santtos (monstro sagrado das pistas) e eu!!!"
O blogspot solicitou a remoção do link para download
"Releitura de um sucesso da dance music nacional de 1997. Novos vocais foram gravados pela Lulu Joppert e a musica foi toda refeita, trazendo-a para sonoridade de 2021! Essa é a versão EXTENDED e o download está liberado!"
DANÇANDO COM LULU JOPPERT NOS ANOS 90
Com o DJ/Produtor Memê, em 1997, e ao lado direito uma foto mais recente de Lulu Joppert no palco
O ano de 1997 foi um ano muito movimentado para a Dance Music: tivemos o crescimento da cena underground, o surgimento do grupo Aqua, a febre de "Uh La La La" de Alexia ... mas também foi o ano que tivemos "Dance With Me" de Lulu Joppert, uma produção totalmente brasileira e de sonoridade finíssima, que caiu nas graças dos DJ's e dos assíduos dos night-clubs.
Lançada no início de dezembro de 1996 no programa "Dancemasters" (RPC FM -RJ), por Marcelinho DJ, "Dance With Me" no dia seguinte já pulava para a programação normal da rádio e em menos de uma semana era disputada a tapa no "mercado paralelo" pelos DJ's cariocas. Adicionada depois na coletânea "Aprovado Jovem Pan Vol.3", a faixa rapidamente começou a despontar entre as favoritas nas pistas do verão brasileiro de 1997.
Experimente esta fórmula: junte um Dance de melodia alegre, com pitadas de Disco Music, baixo marcante e um trumpete que faz a diferença, além de uma segura voz como a de Lulu Joppert. Resultado: Sucesso imediato.
Lulu Joppert - "Dance With Me" (1997) - Video Oficial
Relembre e dance com esse clássico das danceterias brasileiras!!
"Dance With Me" foi composta por Paulo Jeveaux, Sérgio Beczkowiski e produzida pelo próprio Paulo e por André Werneck, os mesmos produtores de Karina - "Vidas Nuevas" e Claudja - "Brand New Day" (ambos fonogramas da Spotlight Records).
A música foi o primeiro lançamento do selo Seven Music, especializado em produções nacionais da Dance Music e que teve várias de suas canções lançadas pela PolyGram. Que saudades dessa época, quando o gênero Dance era valorizado aqui no Brasil, não é pessoal?? Esperamos que esse novo lançamento, assim como a novidade da Gottsha, seja apenas uns dos muitos que ainda nos virão...
Lulu Joppert e a galera dos anos 90 reunida
Continuando com a versão original de "Dance With Me", os produtores prepararam vários remixes para o sucesso na época, incluindo um exclusivo para o mercado norte americano. Depois eles entraram em estúdio novamente para a produção do segundo single, "Love 4 Two", que chegou às pick ups no segundo semestre de 1997 e entrando também para a trilha sonora da novela "Anjo Mau" (era tema da personagem Simone).
Devemos ressaltar o terceiro single, "A Night To Remember", que é um charme classudo (as pistas cariocas amavam Black Music) muito bem produzido e com elementos que destacam o bom gosto.
"Dance With Me" entrou ainda numa compilação do Uruguai chamada "Un Toco de Musica", que incluía outros dance-stars da época, como Alexia, Whigfield, Gala, DJ Bobo...e etc. Enfim, ponto positivo para a Dance Music brasileira!!
Após a boa repercussão, Lulu Joppert e a Seven Music lançaram o álbum "Dance With Me" (que trazia essas 3 faixas conhecidas, além de outras 9 inéditas).
QUEM É LULU JOPPERT?
RAIO-X
Lulu Joppert nasceu no dia 16 de setembro de 1964, é carioca, professora de canto, formada em psicologia, diretora de musicais, filha de uma professora de música e apaixonada por música brasileira (ufa!). Ela começou sua carreira em 1992, cantando a música "Copacabana Princesinha do Mar", tema da minissérie "As Noivas de Copacabana" (TV Globo).
Após se destacar com seu álbum "Dance With Me", Lulu Joppert gravou também algumas músicas cantadas em português, como "Olha não me Olha", que foi parar na trilha sonora da novela "Celebridade" (2003), além de trabalhos do gênero Bossa-Nova; alguns até tiveram lançamentos no Japão e México (regravações de Michael Jackson, The Beatles...).
No auge de seu sucesso, "Dance With Me" apareceu na trilha sonora da minissérie "A Justiceira" (TV Globo), voltando em 2005 para as telas - quando fez parte da trilha do filme campeão de bilheteria "Se eu Fosse Você", com Glória Pires e Tony Ramos.
Atualmente Lulu Juppert está com 56 anos de idade e continua com todo o gás no entretenimento. Em 2020 ela trabalhou na direção musical de um projeto multiplataforma - da tela para o palco - chamado “Crush! A webserie”, que foi indicado 6 vezes ao Rio WebFest:
Depois dessa nova versão de "Dance With Me", esperamos que Lulu Joppert venha com mais músicas gravadas, e de preferência, nesse estilo que a conhecemos e que tanto amamos: a nossa Dance Music!!!
Obs.: Andre Werneck autorizou o uso de seu vídeo e link com download para essa publicação
GOTTSHA RESSUSCITA CLÁSSICO SETENTISTA COM MIGUEL FALABELLA, E DIZ QUE QUER FAZER TODO MUNDO DANÇAR
Gottsha, Miguel Falabella, René Michel e Francisco Junior (Spottlight)
Vocês se lembram da canção "Don't Go Breaking My Heart", interpretada por Elton John&RuPaul, em 1993? Pois é, essa já era uma regravação de um clássico de 1976, na voz de Elton John & Kiki Dee... mas olha só quem está trazendo este antigo sucesso de volta às pistas...
Gottsha!! Sim, a brasileira que fez muito sucesso nos anos 90 com hinos da dance music, como "No One To Answer", "Break Out" e "Do You Wanna Love Me", está prestes a lançar uma nova versão desse grande clássico das noites.
Como se trata de um dueto, a Gottsha teve que ir atrás de uma 2ª voz para gravar a música... e não é que ela conseguiu uma colaboração com o seu amigo Miguel Falabella?
Preview de "Don't Go Breaking My Heart" de Gottsha & Miguel Falabella
"Não Vá Machucar Meu Coração"
Vinil brasileiro "antigaço" de Elton John & Kiki Dee
A Spottlight Record irá disponibilizar o novo single "Don't Go Breaking My Heart" nessa sexta, dia 23/4, em todas as plataformas digitais (além da versão original, também estará disponível outras versões exclusivas).
Segundo a Gottsha, essa música nova é "para fazer todos tirarem os pés do chão e se sentirem mais felizes nesse árduo momento!"
E hoje é dia de publicar essa entrevista fantástica que realizei, há 3 semanas, com a cantora Samira!
A propósito, desculpem-me pelo sumiço... a intenção era de manter o Blog atualizado todas as semanas mas estou bem ocupado ultimamente... Prometo me esforçar para publicar todas as pautas pendentes, e olha que tem muitas a caminho!!!
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Primeiramente gostaria de agradecer à Samira Besic, por ter participado dessa entrevista. Além de muito talentosa, gentil e simpática, ainda atendeu ao meu pedido e foi bem detalhista nas respostas.
Conheçam um pouco mais dessa maravilhosa artista que a eurodance nos presenteou na década de 1990!!
E finalmente, a identidade do misterioso rapper de "When I Look Into Your Eyes" também está sendo revelada pela primeira vez; entre outras curiosidades de:
SAMIRA!!
RAIO-X
Nome completo: Samira Besic
Samira é filha de pais bósnios, nascida e criada na Alemanha, em Berlim. Ela nasceu no dia 14 de maio e começou sua carreira musical em 1992.
ENTREVISTA COM SAMIRA
Entrevista realizada em 17 de maio de 2021
1) RIKARDO: Samira, a sua voz é uma das mais belas e cativantes da Dance Music. Como foi seu começo na música? Como você começou a cantar?
SAMIRA:A música sempre esteve presente em minha família. Quando os amigos dos meus pais vinham para a nossa casa, eu sempre cantava e dançava com frequência. Lembro-me de cantar quando criança com minhas irmãs, e em qualquer lugar, mesmo se ninguém quisesse nos ouvir :'D
Em casa, eu tocava um teclado barato, que era de segunda mão, na cor laranja /brilhante...e na escola aprendi a tocar flauta também. Eu toquei e cantei em todos os eventos da escola que havia. E foi na escola que entrei para um grupo de Hip-Hop, onde acrescentei alguns refrões cantados às músicas. Nos apresentamos em pequenos clubes de jovens, em festas e até em prisões locais… foi muito divertido! Quando decidimos gravar algumas de nossas músicas, um dos proprietários do estúdio me ouviu cantar em nossas fitas demos e perguntou se eu estaria interessada em trabalhar com ele. E é claro que eu estava.
Rapidamente gravei lá minhas primeiras canções e também escrevi letras e melodias para a maioria delas. Em seguida, lançamos BONGO BEAT - "Do What You Want" , SLAM - "We Get Around" e meu primeiro lançamento solo "When I Look Into Your Eyes".
2) RIKARDO: Por acaso esse produtor era Douglas Wilgrove? Então você se apresentou numa prisão?
Sim, era o Douglas Wilgrove, que ouviu as nossas demos e me convidou para cantar com ele. E nossa apresentação aconteceu sim numa prisão para delinquentes juvenis ... fomos convidados para um concerto / festival dado por eles (ou aqueles que se comportaram bem). Não tão temível como St.Quentin ou Alcatraz ... mas algo que você não se esquece com certeza. 😅 Mas foi um show de muito sucesso e uma noite divertida.
3) RIKARDO: Seus pais lhe incentivaram a seguir a carreira artística?
SAMIRA:Eles estavam orgulhosos de mim e me deram liberdade para fazer o que me deixasse feliz.
4) RIKARDO: Você foi a voz do mega-hit “Get A Way” do MAXX, mas como surgiu esse convite para cantar no MAXX? Quem te convidou?
SAMIRA:Douglas Wilgrove conhecia os caras do MAXX, então um dia eles me pediram para ir ao estúdio de Jürgen Wind, o produtor do MAXX, para trabalhar com eles. Eu só me lembro que o estúdio estava lotado de pessoas, e eu estava tãããão doente naquele dia, mas ainda assim consegui cantar as minhas partes e ainda adicionar algumas improvisações legais na música ... E então, de repente, boom! A música foi tocada em todos os lugares ... e a pequena Samira também se viu maravilhada com todo esse sucesso conquistado, mas infelizmente, ela nunca foi devidamente creditada pelo trabalho ...
MAXX - "Get A Way" (1993)
Video Oficial
5) RIKARDO: Por que você não está no vídeo oficial de “Get A Way”? Vemos uma outra garota no vídeo ...
SAMIRA:Sim, isso é lamentável. Mas é assim que eles faziam naquela época. Existem tantos cantores maravilhosos e incrivelmente talentosos que foram responsáveis por vários sucessos mundiais, como por exemplo "Saturday Night", "Rhythm of the night", "Gonna Make You Sweat", "Celebration", "Another Night" e tantos outros…. mas muitas vezes as mulheres no palco, ou nos vídeos, não eram as verdadeiras cantoras. O fenômeno Milli Vanilli não foi uma exceção única…
6) RIKARDO: Na Dance Music, os produtores colocavam modelos para fazer o duvidoso playback ... o que você acha dessa prática ?
SAMIRA:Eu já mencionei isso. É lamentável. E havia vários motivos para essas decisões... Eu posso entender de alguma forma por que isso era feito ... e essas foram decisões de orientação econômica (porém eu não apoio).
Mas no final das contas, a verdade prevaleceu. E um talento é um talento... o trabalho do artista real deve ser tratado respeitosamente. Eu, pessoalmente, ADORO ir a shows e ficaria muito desapontada se a “cantora” no palco estivesse dando uma falsa reprodução para o público.
Eu não sabia, naquela época, sobre algumas dessas mentiras, mas ao longo dos anos fui conhecendo várias daquelas Rainhas Ocultas que trabalhavam nos estúdios ... ótimas profissionais, cantoras incríveis, e a maioria delas ainda estão ativas e se dedicando muito à música ... Então, agora nos encontramos e conversamos regularmente umas com as outras, nos apoiamos muito também, trocamos ideias, trabalhamos juntas em colaborações. Então existe algo bonito que evoluiu dessa grande fase Eurodance e Eurobeat.
Livestream: Eurodance Queens - Samira está com Annerley Gordon, Taleesa e Linda Rocco
Assista na íntegra, o vídeo que foi ao ar no dia 14/04/2021
7) RIKARDO: Aqui no Brasil os fãs de eurodance amam as suas músicas, mas quais cantores você mais gosta de ouvir? De quais artistas você é fã?
SAMIRA:Obrigada! Responder a essa pergunta é quase impossível para mim, porque eu amo tantos artistas e estilos... que também diferem de acordo com o humor e as ocasiões, quase que diariamente. Mas eu gosto da era do Seattle Grunge dos anos 90 e gosto muito de Pearl Jam, Soundgarden e Chris Cornell. Mas posso ficar louca ouvindo CypressHill ou Rage Against The Machine, por exemplo. Aprecio também o trabalho e os talentos de Miley Cyrus ou Dua Lipa e posso sonhar ouvindo o incrível RatPack ou Elvis, Baby Huey ou alguma música clássica …
8) RIKARDO: "When I Look Into Your Eyes" foi escrita por você? Qual foi sua inspiração para a composição desse hit?
SAMIRA:Sim, as letras e a melodia foram escritas por mim. O rap foi escrito por Douglas Wilgrove. Sobre a minha inspiração…. hmmm já faz muito tempo. Bem, é basicamente sobre o que pode acontecer em qualquer relacionamento. Se a confiança for mal utilizada, esse relacionamento ficará à beira de terminar, e você sabe que a união e a confiança do casal nunca mais serão como já foram antes.
9) RIKARDO: Samira, qual é a sua maior lembrança de “When I Look Into Your Eyes”?
SAMIRA:Foi quando um adorável fã de Dance Music do Brasil me perguntou sobre minhas memórias de WILIYE… depois de quase 30 anos aaaaaahhhhh !! : D Isso é difícil hahaaa
Samira - “When I Look Into Your Eyes” (1994)
10) RIKARDO: Samira, afinal, quem é o rapper de “When I Look Into Your Eyes”? Todo mundo tem essa curiosidade, mas ninguém tem a resposta. Você pode tirar essa dúvida para a nação que curte eurodance?
SAMIRA: É Douglas John Wilgrove. Ele não estava apenas escrevendo e gravando as músicas comigo, mas ele foi realmente um artista em ação, e nos anos 80, ele fez parte de um projeto chamadoBRUCE & BONGO.
Douglas John Wilgrove
O misterioso rapper de “When I Look Into Your Eyes”
11) RIKARDO: E como foi trabalhar com ele?
SAMIRA: Foi ele quem me apresentou o outro lado da música, o negócio também conhecido como lado negro :) que eu não conhecia até então. Aprendi muito gravando em estúdio com ele e sempre serei grata por isso.
12) RIKARDO: Das músicas que você gravou, quais são suas favoritas?
SAMIRA: Elas são todas meus bebês. E nenhuma mãe no mundo diria a seus filhos que ama um mais do que o outro ;)… Honestamente, agradeço cada experiência que tenho escrevendo, ensaiando, gravando ou apresentando minhas músicas.
13) RIKARDO: Samira, você também trabalhou com o Ricco Raggazzi, que produzia com o Cabballero ... como foi trabalhar com ele? Você conheceu os membros do grupo Cabballero?
SAMIRA: Oh sim. Excelente, ótimos caras. Infelizmente Volker, também conhecido como Ricco, já faleceu há alguns anos. Eles eram a equipe por trás das produções da K-Town e Shift Music. "I Can't Get You" e algumas outras músicas solo nasceram trabalhando com eles.
14) RIKARDO: Como foi trabalhar com o selo Shift Music? Eles sempre te apoiaram quando você precisou? Ou havia alguma música que eles não queriam lançar?
SAMIRA: Ainda estou trabalhando com a Shift Music. Eles estão distribuindo meus lançamentos solo dos anos 90. Só gente boa ali e sempre apoiaram as minhas decisões.
15) RIKARDO: A música “The Rain” é um remake incrível de Oran "Juice" Jones ... Quem teve a ideia de regravar?
SAMIRA: Sim, adoro a música original. O Sr. Juice pega a sua namorada o traindo na música :) ... Não me lembro de quem foi a ideia, mas quando ouvimos a história da música é como se estivéssemos vendo um filme ... então você pode facilmente se relacionar com ela. E eu ainda adoro canta-la e ouvi-la. É por isso que lançamos alguns novos remixes dela recentemente. E sempre quando há uma nuvem no céu se preparando para liberar suas "lágrimas", um dos meus amigos às vezes me diz ... "Oh, Samira, você estava chamando THE RAIN de novo ?!": ’D
Samira - "The Rain" (1996)
16) RIKARDO: “Love Train” é uma de suas melhores canções. O que você pode nos contar sobre essa faixa?
SAMIRA:Foi co-escrito por Kenneth, que estava muito doente na época em que forneceu o material. Decidimos gravar a música, pois era um grande desejo dele. Você pode ouvir a voz dele também me seguindo no backing vocal. O que é muito triste, é que ele não sobreviveu para ouvir a versão lançada, pois ele perdeu a batalha contra a sua doença ...
Samira - "Love Train" (1995)
17) RIKARDO: "I Can't Get You" segue um estilo muito diferente do que você fazia antes ... Por que esse estilo mudou? Foi você que escolheu o estilo freestyle?
SAMIRA:Freestyle é tão legal. Combina um pouco com Soul / R & B, com sons relaxantes, dançantes…. E trabalhar junto com o pessoal da K-Town, que gostava muito do Freestyle e do HipHop ...fez tudo evoluir naturalmente. Não havia estratégia por trás disso ... como eu disse, há beleza em todos os tipos de música.
Samira - "I Can't Get You" (1997)
18) RIKARDO: Você lançou singles inesquecíveis, mas por que não tem um álbum completo da Samira?
SAMIRA: Eu gravei tantas músicas naquela época, que com certeza daria um ou dois álbuns. Mas, para ser honesta, não fiquei muito feliz com as decisões de negócios que foram tomadas naquela época. Portanto, optei por parar. Eu era muito jovem e amava música, mas não queria perder meu amor por mim mesma, por cantar, escrever e compor. Continuei trabalhando com minhas habilidades como artista de música. Trabalhei com outros intérpretes nas suas produções, trabalhei com DJs, comecei a trabalhar com músicos que tocavam instrumentos ... e essa foi uma abordagem totalmente diferente de criar música, que gosto até hoje.
19) RIKARDO: A Alemanha é um dos países que mais produziu Dance Music no mundo... na sua opinião, o povo alemão tem essa vocação de fazer o mundo dançar?
SAMIRA:Ah, essa pergunta vem de um brasileiro - você tem a dança em seus genes e veias :)… Sim, há uma certa quantidade de música dançante e muito legal que saiu da Alemanha, mas eu acredito que há muita DANCE em todo o mundo. Mas que os alemães cultivaram, em certa época dos anos 90, esse estilo - o Eurodance - isso é verdade.
EURODANCE,"Quando eu olho em seus olhos
Eu sei que você me diz mentiras"
20) RIKARDO: Você já esteve no Brasil?
SAMIRA: Ainda não. Mas está na minha lista de desejos, com certeza! E então DANÇAREMOS :D
21) RIKARDO: Assisti a alguns vídeos atuais da banda CLIC e adorei ver você cantando .... Você atualmente se considera um artista Pop ou Rock-Pop?
SAMIRA: Não é fácil definir a si mesmo ... mas no final, sou sempre eu mesma. Eu tenho o meu estilo de cantar. E eu sou os dois e nada ao mesmo tempo ... Não faz sentido me limitar. Desde que a letra se encaixe na história a ser contada, na melodia, no sentimento - todo estilo tem sua justificativa. Quero dizer, eu adoro chocolate, mas não quero comer todos os dias, o dia todo .. Eu sentiria falta de muitos outros sabores gostosos ... certo? :)
22) RIKARDO: Por favor, conte-nos mais sobre o CLIC...
SAMIRA: CLIC é a banda com a qual tenho trabalhado nos últimos, eu acho, mais de 10 anos. É quase como se fosse uma família estar com eles. Nós escrevemos todas as nossas canções juntos e lançamos alguns singles, alguns Eps... e temos nossa própria pequena gravadora. Tocamos muito AO VIVO ... e mal podemos esperar para estar no palco novamente. Nossa música é uma espécie de Pop-Rock.
Mas eu também estou trabalhando sozinha em alguns sons dançantes com grandes músicos e magos das batidas. Então, há algo vindo para os amigos da Dance Music também... E mal posso esperar para compartilhar isso com você.
23) Muito obrigado por esta entrevista, Samira. Muito obrigado, em nome de todos os brasileiros.
SAMIRA: Obrigado à você, por esta bela viagem ao passado, caro Rikardo.
Enviando à você e à todos que estão lendo isso em seu ótimo blog: muito L.O.V.E.
Seu trabalho e dedicação à música são muito apreciados!
Eu espero um dia, ver todos vocês nesse lindo país. Fiquem seguros e não se esqueçam de DANÇAR.
Sua Samira
AGRADECIMENTOS:
À Samira, por toda a sua paciência, amor e carinho.
Obrigado também aos queridos leitores que acompanharam até aqui, mais essa tão trabalhosa e aguardada entrevista. Espero que todos tenham gostado - tanto quanto eu!
ANNERLEY GORDON E DAVE RODGERS, O LENDÁRIO PRODUTOR DE EUROBEAT, ESTÃO DE VOLTA NO DISCO "I AM" (2021)
Annerley Gordon, a voz da Dance Music, lança um novo disco totalmente produzido pelo mago Dave Rodgers!!
Não há dúvidas de que Annerley Gordon é uma grande estrela da Eurodance, pois além de ter trabalhado com a sua bela voz em incontáveis sucessos, ela também colaborou incansavelmente com produtores que são lendas do gênero, como Mauro Farina, Larry Pignagnoli, Davide Riva, Alessandro Gilardi, Giacomo Maiolini, Davide Marsilio, Theo Spagna... que são enormes referências na cena Dance Mundial. Entre essas feras da música Dance, não podemos deixar de citar ainda Dave Rodgers, um dos ícones da cena Eurobeat e que lançou através do selo A.Beat-C diversos clássicos com Annerley, como "Sexy Boy-Sexy Toy", "Donna", "Up All Night" e "Hot 'N' Ready".
Pois é "dancers", depois de tantas parcerias musicais nos anos 90, Dave Rodgers e Annerley Gordon retornaram a produzir juntos em 2020 e lançaram canções novas como "Stars Into The Sky", "Happy Birthday", "Hot Love & Emotion", "A Better World", "Save Me", "Crazy Love" e "Summertime". Inclusive, os fãs do Eurobeat irão perceber que "Save Me" é uma regravação lá do ano de 1997 e lançada pelo projeto Leslie Parrish (na voz da também consagrada Clara Moroni), e que "Make Love 2021" e "Hot Love & Emotion 2020" são novas versões de músicas cantadas por Annerley e Elena Gobbi, em 1993, dos projetos Annalise e Virginelli.
Desta colaboração mais recente da dupla, está nascendo o novo disco de Annerley Gordon: Annerley - "I AM", que traz essas sete novas faixas, além de outras que já estamos prontos para explorar em suas totalidades, como a cover "Everytime We Touch", que já foi gravada há muitos anos por Fourteen 14 (1997) e Cascada (2005). Confira abaixo todas as faixas deste disco, que será lançado oficialmente daqui a poucos dias, em 21 de abril de 2021:
1 - I Am
2 - Summertime
3 - A Better World
4 - Save Me
5 - My Car Is On Fire
6 - Hot Love & Emotion
7 - Make Love 2021
8 - Everytime We Touch
9 - Crazy Love
10 - Hand on My Heart feat. Dave Rodgers
11 - Stars Into the Sky
12 - Goin' On
13 - Happy Birthday
14 - It's Only Eurobeat
Parceria de Eurobeat
O selo que está lançando o disco "I AM" é Dave Rodgers Music, de propriedade de Dave Rodgers, que como vocês já sabem é um especialista em Eurobeat Music e produtor também de outros clássicos como Domino, Norma Sheffield, Nuage, The Space Girls, Powerful T, e etc.
E no dia 14 de abril, Annerley estará também Ao Vivo em sua conta no Facebook com mais uma transmissão imperdível!
E esperamos que ela cante também algumas dessas novas tracks!
Livestream with Annerley, Taleesa, Linda Rocco e Samira
Participando desta "live" estarão Emanuela Gubinelli (aTaleesa, que já cantou no projeto Ann Sinclaire, cujo Annerley Gordon também emprestou a voz), Linda Rocco (que Erik Rizzatto já entrevistou em seu canal, e Aninhahy em seu Blog), e Samira (a voz em Maxx - "Get Away" e seu sucesso solo "When I Look Into Your Eyes").
Espetacular, hein? Registre já o seu interesse e não perca!!
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
"Oh-la-la-la-la -La-oh-la-la-ê..."
Credito da foto: Sergio Silva
Olá amigos do Eurodance!
Estamos aqui mais uma vez para recordar de um grande momento da década de 90, agora envolvendo o projeto Black 4 White!!!
Pois é meus jovens, este querido projeto italiano fez bastante sucesso com seus 3 ótimos singles, "Do You Know" (1994), "Cannibal" (1995) e "So I Love You Baby" (1996), que foram representados aqui no nosso país pela gravadora Spotlight Records (atual Spottlight Record).
Black And White - "Do You Know" (1994)
Como não aplaudir esse adorável eurodance? Mais um produto da DWA em sua mais pura essência ítalodance!!
Quem acompanha o Blog sabe que consegui localizar a vocalista em 2018, época que ainda era apontada como a modelo que só dublava, mas como já justifiquei aqui, a moça sempre foi a verdadeira vocalista do Black 4 White. Conhecem aquela velha história, sobre Clara Moroni ser a voz real do Black 4 White? Então... esqueçam isso! Foi apenas uma falsa especulação que confundiu muitos fãs do gênero...
EDIT.: Apenas lembrando que o nosso blog publicou essa informação em 2018, depois disso alguns "pesquisadores" passaram a citar essa informação em fóruns fechados como se essa fosse uma de suas exclusividades... Aí fica "mamão com açúcar", meu jovem!
O nome da verdadeira cantora é Francesca Ceselli, que inclusive até nos concedeu a 1ª entrevista do Blog, e que você pode conferir aqui.
"Asha", como a cantora também é conhecida, nos informou que primeiramente gravou a demo de "Do You Know" e através dessa gravação foi escolhida para cantar oficialmente no Black 4 White.
Francesca "Asha" Ceselli no club Moustache Sound & Dance (MS&D), em Curitiba-PR
Credito da foto: Sergio Silva
O Black 4 White foi um projeto de eurodance criado em 1994 por Massimo Traversoni e Roberto Calzolari, conhecidos também como Max Black & Robert White. A dupla produziu a linda faixa "Do You Know" ao lado de Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani.
Nessa época o projeto se chamava ainda Black and White, mas em 1995, quando lançou o 2º single "Cannibal", aproveitou para trocar o seu nome para Black 4 White. A cantora, que tem uma voz agradável e cativante, nos esclareceu isso também:
"O projeto foi originalmente intitulado de Black & White, mas devido a um problema com direitos autorais envolvendo o nome, que já era usado, variou para Black 4 White no segundo single."
-Francesca Ceselli (Asha)
O ótimo single "Cannibal" foi produzido por Claudio Mingardi e arranjado por Gianluca Vivaldie Riccardo Salani. O conhecido Francesco Alberti (que trabalhou em Po.Lo - "I Want You") foi o engenheiro de som, enquanto que os criadores do Black 4 White (Max Black & Robert White) foram os compositores desse inesquecível hit de 1995.
Asha (Black 4 White) com o DJ Wendell Renatto (DJ Diabão)
Credito da foto: Sergio Silva
Devido ao sucesso desses dois singles, a equipe da Spotlight Promotions trouxe Francesca Ceselli ao nosso país em agosto de 1995. Com ela vieram também outros astros da Dance Music italiana, como Lorenz D, Martine e Fourteen 14, numa turnê que durou um mês e que passou por diversas cidades do interior paulista (como Campinas e Itatiba), São Paulo capital, Manaus, Belém, Blumenau, Curitiba, entre outros. Uma pena que na época eu tinha apenas 14 anos de idade, então não pude comparecer em nenhum desses espetáculos...
Na casa noturna Babel (em Itatiba - SP), essas apresentações fizeram parte do "2º Babel Dance Festival", que aconteceu no dia 26 de agosto de 1995 e que contou ainda com o show de Ice MC (com Alexia).
Black 4 White - "Cannibal" (1995)
Nesse período em que esteve no Brasil, o Black 4 White também se apresentou em alguns programas de TV, como Raul Gil (TV Manchete) e Xuxa Hits (Globo). "Cannibal" estourou nas rádios e clubs, repetindo o sucesso do 1º single...
Em todos os shows pelo Brasil, Francesca Ceselli contou com a participação do cantor e dançarino Laurent N'Diaye (artisticamente conhecido como Lorenz D.), que também era um artista da mesma gravadora do Black 4 White, a respeitada Due Records (que lançou também alguns excelentes singles do Fourteen 14, Dama, Nell, entre outros).
Lorenz D. interpretou o rap de "Do You Know" ao lado da vocalista, e em seguida, também fez a sua dancinha animada na performance de "Cannibal". Não sei qual foi o setlist nas demais cidades brasileiras, mas aqui em Itatiba-SP a dupla além de interpretar e dançar essas duas canções, também cantou um cover de "Black Or White" de Michael Jackson, um outro cover de John Paul Young - "Love Is In The Air", além de fazer uma versão do clássico brasileiro "Garota de Ipanema", de Antonio Carlos Jobin(a revista DJ Sound informou que eles mudaram a letra, trocando o famoso bairro carioca por Itatiba).
Lorenz D. com Asha, no palco da Moustache Sound & Dance (MS&D), em Curitiba-PR
Credito da foto: Sergio Silva
Finalizando a apresentação do Black 4 White em Itatiba-SP, Lorenz D também cantou "Mistery", seu single de trabalho solo. Então, todas as músicas interpretadas foram:
"Do You Know"
"Cannibal"
"Black or White"
"Love Is In The Air"
"Garota de Ipanema"
"Mistery"
Os shows aconteceram nessa ordem:
-FOURTEEN 14
-BLACK 4 WHITE
-MARTINE
-ICE MC (com Alexia)
O "2º Babel Dance Festival" de Itatiba-SP aconteceu no dia 26/08/1995, começando à meia-noite e terminando às 6 da manhã.
Belos tempos com as grandes estrelas da italodance no Brasil!!!
Crédito da foto: Sérgio Silva
Uma curiosidade, é que quando Ice MC cantou a sua última música da noite, todos esses artistas se juntaram no palco para cantar "Parabéns" à Adilson Luciano, o proprietário da casa noturna e também empresário que trouxe todos eles ao Brasil.
Obviamente que o Black 4 White não performou o 3º single "So I Love You Baby" nesses shows, pois esta última faixa ainda não existia, sendo lançada apenas no ano seguinte. Esse disco também foi produzido e arranjado pelos talentosos produtores Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani. Vale ressaltar ainda que todos os singles do Black 4 White foram gravados no Gallery Studio (Itália), propriedade também desse grande trio citado.
Black 4 White - "So I Love You Baby" (1996)
Eu perguntei à simpática vocalista sobre o rapper de "Do You Know", quem seria ele, mas ela infelizmente não tem a tal resposta.
"Essa voz de estúdio, eu não faço ideia de quem seja.. Me desculpe".
-Francesca Ceselli (Asha)
A voz de "Do You Know", "Cannibal" e "So I Love You Baby" nasceu na cidade de Sestri Levante, na Itália, no dia 12 de fevereiro de 1974, e atualmente mora na cidade de Módena.
Quando deixou de ser a vocalista do Black 4 White, ela gravou também outras músicas dance, como as belas "La Noche de La Luna" (1998) e "Symbol Of Love" (2000), ambas do projeto Francisca:
Francisca - "La Noche de La Luna" (1998)
Francisca - "Symbol Of Love" (2000)
Asha também gravou a música romântica "Prima della pioggia" com o grupo Totem, em 1998. Hoje ela tem um filho adolescente, trabalha em um banco (chamado Bper) e ainda continua cantando, emprestando os seus vocais à banda Spending Review.
Geralmente ela faz alguns shows ao vivo com a sua banda, porém,o repertório agora é mais puxado para o pop / rock.
A vocalista do Black 4 White atualmente
Crédito da foto: Facebook pessoal de Francesca Ceselli
Ela define cantar como:"Uma grande paixão! Comecei aos 16 anos e não parei mais... Graças à minha mãe e ao meu pai".
Na entrevista que ela concedeu ao Blog, em 2018, Asha também disse sobre essa turnê no Brasil: "A turnê no Brasil foi certamente o momento mais emocionante da minha carreira. Lembro-me do carinho e do calor do público brasileiro!"
A vocalista do Black 4 White atualmente
Crédito da foto: Facebook pessoal de Francesca Ceselli
Desejamos que Francesca Ceselli continue exercendo o seu dom de cantar por muitos e muitos anos, e que continue se lembrando do Brasil com muito carinho, pois é dessa forma também que sempre iremos nos lembrar dessa simpática italiana...