sexta-feira, 1 de novembro de 2019

X-POSED: MARKUS - "SUPERLOVE" (2003)

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. Não dê sua credibilidade para pessoas sem ética e que desrespeitam o trabalho alheio.

O dono deste blog não autoriza o compartilhamento das informações aqui postadas sem o seu consentimento. Ninguém quer trabalhar gratuitamente para pessoas que estão em busca de engajamento para seus vídeos, muito menos para pessoas que nunca mandaram um "oi"! 

Dá muito trabalho manter este Blog, buscar informações com os artistas, elaborar textos e digitar as pesquisas (que demoram uma média de 2-3 anos para serem concluídas), então eu abomino totalmente a presença destes oportunistas que aparecem aqui com um único intuito: Pegar tudo "mastigadinho"

E ainda tem o absurdo da cara de pau de falar na frente da câmera como se fosse o autor de todas essas informações!!! 

Atitude muito da asquerosa. 

Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


Saudações à todos os amigos deste Blog!
Estamos de volta com mais uma publicação que tem o intuito de engrandecer mais um club-hit da Dance Music!
Só que agora é hora de voltarmos à década de 2000... e acredito que todos se lembram, de pelo menos uma música desta época que marcou a vida de vocês, certo? Com toda a certeza, fomos presenteados com singles bem distintos e surpreendentes nestes anos... Você tem alguma dúvida?

Neste início de século XXI, todos dançaram muito com as animadas músicas de Eiffel 65, Gigi D'Agostino, Gabry Ponte, Erika, Brothers, Prezioso, Magic Box, Moony, Get Far. (Feat Sagi Rei), DJ Ross... entre muitos outros artistas, que movimentaram bastante a vertente Italo-Dance com seus admiráveis trabalhos.

Mas, não podemos nos esquecer de uma outra produção muito boa, chamada "Superlove" do projeto Markus. 
Alguém se lembra dessa ótima canção?

X-POSED: MARKUS
"SUPERLOVE" (2003)
"Superlove" (2003)

Essa produção ficou mais conhecida no Brasil por integrar as coletâneas "Vibe97 Vol.2", "Na Balada Vol.9" e "Planeta DJ 2004", todas bem populares e lançadas pela gravadora brasileira Building Records.
Mas "Superlove" também foi tocada em algumas FM's e conquistou muitos fãs entre 2003/2004, pois possui ritmo e vocais bem envolventes, que nos faziam (e ainda nos fazem) entrar totalmente no clima de sentimentalidade da música. É uma faixa bem comercial, melodicamente bem construída e com uma letra bem romântica, conforme sugere o seu título: "Superlove".


A LETRA DE "SUPERLOVE":
Fazendo uma breve avaliação da letra, podemos dizer que o "eu lírico" da música ainda não conseguiu esquecer de um amor antigo, que ele vivenciou em seu passado.
Concluímos que um dos amantes rompeu com estes laços e escolheu seguir por outros caminhos, para a tristeza do sujeito que transmite as emoções nesta canção. Então ele se declara na letra, deixando claro que não conseguiu superar esta perda e que está determinado a re-conquistar a sua amada. O personagem diz com ímpeto:

"Um amor
Ainda em minha mente
Um amor
E isso queima por dentro
Um amor
Eu acredito no amor
Amando você
Amando você"
(REFRÃO)

"Depois de muito tempo
Você está tão longe de mim"

"Tudo em minha volta
Está tão escuro
Onde está você?"

"Vivo sozinho
Meu coração está partido
Diga-me porque?”

"Eu não sei porque
Você preenche meu coração ainda"

"Ohh, fiquemos juntos
Será tão bom
Baby, vamos lá
Eu somente quero dizer
Eu te amo"

Como a letra dessa música é relativamente extensa (principalmente se comparamos com a maioria das outras faixas de "Dance")', selecionei acima apenas alguns pequenos trechos. 

VISÍVEIS INFLUÊNCIAS:
Sobre o trabalho de elaboração em "Superlove", nos lembra muito às produções daquela época, principalmente dos singles exuberantes de Gigi D'Agostino, tanto nos vocais, nas melodias, nas bases envolventes...tudo bem semelhante e entusiasmante quanto!
Inclusive, não se surpreenda caso alguém afirmar que esta é uma música de Gigi D'Agostino, pois é coerente este tipo de confusão, justamente pela devida similaridade.

Por falar em Gigi D'Agostino, ele traduz toda uma simbologia em torno do "Ítalo-Dance" deste período, inevitavelmente servindo também de inspiração para muitos outros produtores e DJs nos anos 2000.
A propósito, prestem bem atenção na versão Wetti Rmx de "Superlove", uma variante que nos leva diretamente à explosiva "I'll Fly With You" (Gigi D'Agostino, 1999), pois são muito parecidas em suas construções sonoras e estilizações poéticas:

"Superlove" (2003)
"Eu acredito no amor...
Eu te Amo, Eu te Amo!"

NOS PRIMÓRDIOS DE 2003:
Quando "Superlove" saiu naquele ano de 2003, não existia nem Orkut ainda, muito menos Twitter, para expressarmos o nosso amor por este lançamento... Mas tínhamos aquele momento para aproveitar, curtindo a música nas rádios, nas discotecas e nas coletâneas, que eram as nossas "salvadoras da pátria" por brindar-nos com estes belos sucessos!

Não me recordo da primeira vez que ouvi este "chamego" nas FM's, mas tenho total certeza que foi através da coletânea "Vibe97 Vol.2" que eu pude prestar mais atenção em suas qualidades. Sempre que eu ouvia este CD, dizia a mim mesmo que esta faixa era muito tocante, pois me transmitia uma sensação de bem estar imenso. Mas ao mesmo tempo, eu também me questionava: "Quem é Markus?", "Quais outras músicas este cantor canta?"

"QUEM É MARKUS?"
Markus: O responsável pelo hit "Superlove" (2003)
Favor não confundir com Markus Schulz

Naquela época a tecnologia era mínima e não tínhamos tantos recursos como hoje, então ficava mais complexo ainda para descobrirmos que o tal Markus, na verdade, nunca foi o verdadeiro cantor de "Superlove".
Francamente, Markus era apenas o nome artístico do Produtor/DJ da canção. Ele escreveu e produziu a música, mas não é a sua voz que foi gravada nos estúdios, como muitos (assim como eu) imaginava.

CADA UM NO SEU QUADRADO:
Assim como Gigi D'Agostino, DJ Ross, Gabry Ponte, e tantos outros produtores, Markus também não tinha talento para cantar suas músicas produzidas, então contratava cantores profissionais para as suas gravações em singles.
Errado isso? Jamais! Se quer entregar ao público um trabalho de qualidade, tem que agir desta forma mesmo, contratando serviços de quem realmente tem a habilidade em cantar.

Gabry Ponte, Gigi D'Agostino, DJ Ross, Markus: 
Apenas alguns dos fortes expoentes do Ítalo-Dance dos anos 2000

O dom artístico destes produtores citados, se resume em discotecar, compor, criar arranjos e produzir músicas. Cantar já é uma outra especialidade totalmente diferente. E vamos combinar, né? É muito difícil encontrar uma pessoa que possui várias vocações artísticas...alguém que sabe fazer de tudo.
Vira e mexe, nos deparamos com algum produtor que se apresenta também como DJ, compositor, dono de gravadora, engenheiro de som, promoter, influencer digital, empresário, youtuber, radialista, e etc...mas querer se passar como cantor, também? Aí é difícil! Existem sim alguns produtores que gravam com suas vozes reais, como Mike Stock, Mauro Farina, Achim Jannsen ... mas a lista é muito pequena... 

O mais correto a se fazer nestes casos, é creditar os vocalistas pelos seus trabalhos, mas infelizmente isso nem sempre ocorre. Alguns produtores tentam passar esta falsa impressão, de que são os "cantores" de suas produções. Chato isso, alguém querer ser o que não é, e o pior: ainda tirar vantagem da falta de conhecimento de uma platéia.

Conversando em 2018 com a cantora italiana Manuela Panizzo, ela disse: "DJ Ross poderia ter levado meu irmão (Stefano Panizzo) para se apresentar ao Brasil também, seria legal vê-los juntos, já que é a voz dele nos maiores sucessos do DJ Ross."

Para refletir.


O PRODUTOR 
MARKUS

Markus

Não existem muitas informações sobre o produtor Markus, mas sabemos que seu nome real é Marco Alberto Tonoli. 
Ele é italiano e teve a sua primeira produção em 2000: "Ce Soir".
Na Itália, este seu primeiro trabalho foi comparado com "Super" de Gigi D'Agostino, mas aqui no Brasil não se tornou conhecida. Outra produção de Markus - desta mesma época - é "Lord Of Arabia", que também não foi tocada no Brasil, mesmo ambas tendo elementos árabes em suas produções, tão em evidência por aqui em 2000.

Uma curiosidade sobre "Lord Of Arabia", é que esta canção tem uma relação bem significativa com uma música bem clássica do Public Enemy, pois a frase "Turn It Up" foi retirada da faixa "Bring The Noise" , que é deste grupo de Hip-Hop. 

Já em 2001, Markus alcança mais sucesso ainda com "Electronik", seu então novo trabalho e sendo hit também na Espanha. Este som tem bastante admiradores até hoje, além de que, é um dos mais lembrados hits do produtor.
Confira abaixo, uma apresentação em que Markus toca "Electronik" num programa de TV:

"Electronik": Definitivamente, é uma das minhas favoritas do Markus
Para muitos esta performance pode ser "cafona", mas no início dos anos 2000 isso fazia todo o sentido...
O conceito era ser futurístico e tal.

Ainda em 2001, Markus lançou o EP de "Electronik", que contava também com mais duas faixas inéditas, "Robotronik" e "Once Upon A Time", ambas lembrando muito os sucessos de Gigi D'Agostino, principalmente a primeira.

Em 2002, Marco Alberto Tonoli retorna como "Markus" e divulga o seu mais novo single, "My Musik". Sem muitas novidades e seguindo a mesma tendência de seus trabalhos anteriores, esta produção é bem agradável e apresenta suas típicas "good vibes".
Se você ouvir "My Musik" com atenção, perceberá também algumas batidas "roubadas" da música "Da Da Da" da banda alemã Trio.
Na Itália, agradou bastante em 2002:

Markus - "My Musik" (2002)

E o que tivemos no ano seguinte?
Bem, em 2003, o italiano Markus lançou "Superlove", trazendo mais uma vez composição, arranjos, letras e produção sendo totalmente seus (em alguns setores, ele obteve colaborações). Aliás, todos os seus trabalhos são de autoria própria, exceto os vocais (obviamente), mas a parte criativa surgia do Markus (ou com a sua supervisão).

A capa do EP de "Superlove" (2003) era meio "embaraçosa" para aquela época, pois imagine, você comprando um disco que tinha um corpo todo musculoso, aparentemente nú e masculino na capa. Falando assim, parece até que estou exagerando, mas para quem viveu aqueles anos sabe como era mais complicado, principalmente se você era um adolescente, com medo do que os outros iriam pensar...

Raridade: O EP de "Superlove" (2003)


Sabe o que eu acho mais irônico, nisso tudo? É que esta música foi um dos maiores sucessos do Markus, e ao mesmo tempo foi também o seu último trabalho lançado. Depois de 2003, o Markus sumiu, inexplicavelmente.
Aqui no Brasil, como já citado anteriormente, "Superlove" chegou através da Building Records e atraiu muitos DJ's e fãs de Dance Music.

Este raro EP de "Superlove" ainda tem outras gratas surpresas que servem de consolo àqueles que não se conformam com o sumiço de Markus... Neste material, constam também as inéditas faixas: "Stand By Me" e "La Marche De La Pantherè".

Sobre "Stand By Me", esta foi lançada em algumas coletâneas brasileiras, aliás, é uma pena que só estas duas músicas foram divulgadas por aqui (não encontrei registros de mais músicas em CD's nacionais).

Estou ficando louco mesmo, ou "Stand By Me" contem uma melodia que lembra bastante o clássico "Diana" de Paul Anka
Outra observação importante, é que este trabalho aparenta ser cantado por uma vocalista feminina, diferente de todos os trabalhos anteriores do Markus, onde ele escolhia sempre vozes masculinas (na maioria dos discos constam créditos vocais para um tal de Marco Ferrera). 
Mas ouvindo "Stand By Me" com bastante atenção, não descartamos ainda a possibilidade de serem vocais masculinos sob alguns efeitos...Tudo é possível:

"Stand By Me" (2003)
Essa melodia é a cara de "Diana" (Paul Anka)


Sobre "La Marche De La Pantherè", essa faixa não contem vocais e transparece ser uma versão "dance" do tema da "Pantera Cor de Rosa". Mas agora, pense numa versão legal e bem dançante! Isso deveria ter feito mais sucesso!!

"La Marche De La Pantherè" (2003)

Mas voltando à "Superlove", esta música foi originalmente lançada pelo selo Spy Rec, na época, sob a direção de Rossano Prini, o famoso DJ Ross. E para quem não sabe, este era um departamento da famosa Time Records para distribuir alguns lançamentos da "dance" pela Itália.
A música foi escrita por M.Bonoli (Marco Bonoli), A.Valente (?) e R. Guiotto (Roberto Guiotto), sendo que este último colaborou também com os arranjos em "Superlove". Uma curiosidade bacana, é que Roberto Guiotto trabalhou em diversas outras tracks da Dance Music, como exemplo, East Side Beat - "Back For Good" (1995), onde os arranjos também tiveram a sua "mãozinha".

Sobre o vocalista de "Superlove", ele é um artista italiano e também chama-se "Marco". Isso mesmo! Este nome de batismo parece ser bem popular na Itália..
O cantor oficialmente é conhecido como Marco Martina.

O produtor Markus convidou Marco Martina, que já gravou alguns clássicos das discotecas italianas nos anos 80, para cantar este seu hit. O cantor então aceitou, e assim, nasceu esta bela canção no ano de 2003.

Markus, Marco Martina, Roberto Guiotto: Os cabeças de "Superlove"


Segundo o próprio Marco Martina, ele só gravou esta única música com Markus.
Marco Martina também informou que o produtor é seu amigo e que moram na mesma cidade, complementando ainda: "mas faz anos que não o vejo".

"Sim, eu que cantei"
- Marco Martina

"Faz anos que eu não o vejo"
Marco Martina sobre Markus


Pelas informações pesquisadas, infelizmente o produtor Markus deixou a música e hoje é proprietário de um supermercado em Turim, na Itália.

Marco Alberto Bonoli (Markus), em foto de 2015


MARCO MARTINA, 
A VOZ
Marco Martina

Marco Martina nasceu em Turim, na Itália, em 23 de outubro de 1960, onde mora até os dias atuais. Ele também continua cantando em muitas produções, mas de maneira mais independente.

Quando o contatei - para saber mais a respeito de sua carreira - ele perguntou-me, muito empolgado, se eu tinha alguma gravadora aqui no Brasil. Deve ter se decepcionado, pois se tratava de mais um fã querendo saber sobre sua vida, rs.

Marco Martina chegou ao sucesso cantando numa banda de rock italiana chamada Meat Puppets, que esteve em atividades entre 1977 e 1984. 
Foi em 1983 que eles chegaram na posição #3 das mais tocadas nas rádios francesas, com a música "It's Another Day".

Após o término da banda, Marco Martina entrou em sua carreira solo e lançou alguns sucessos do gênero italodisco, como "Venture In My Heart" (1986), "Fortune Teller" (1987) e "Ticket To Shanghay" (1988).

Marco Martina, em 1986

Acho que é bem difícil encontrar algum artista italiano que não tenha seus pseudônimos, não é mesmo? E com Marco Martina isso não é muito diferente... Ele também chegou a se lançar com um outro nome artístico: Mark Montana.

Hoje, ele tem 59 anos de idade e continua trabalhando bastante. Ele está gravando com um jovem produtor chamado Libero Bovolenta, e juntos fizeram várias músicas, que ele sempre está postando em suas redes sociais. 
Recentemente ele gravou uma versão do clássico "Carrie" (Europe), que particularmente gostei muito. Só é uma pena o video abaixo não conter a música na integra:

Marco Martina - "Carrie" (2019)

Ouça também outra interpretação do artista, para uma música de Phil Collins:

Marco Martina - "Against All Odds (Take A Look At Me Now)" (2020)


Marco Martina Atualmente

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Obs.: Eu conclui que seria a voz de Marco Martina em "Superlove", pois seu nome consta no vinil italiano (EP), numa menção em forma de agradecimento.
Procurei seus vídeos e percebi que os vocais são os mesmos, inclusive o timbre de voz.
Só depois que fui perguntar à ele, que acabou confirmando, ressaltando ainda que esta foi a única música que ele gravou com Markus.

Acredito que esta música tenha mais fãs, então espero que esta publicação chegue à estes seres que, assim como eu, sempre quiseram saber mais sobre quem cantava esta "SUPERSONG"!


Agradecimentos
À Marco Martina, por colaborar com esta publicação e pelo seu tempo dedicado em responder algumas perguntas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

MADONNA - "EVERYBODY" (1982)

PRIMEIRO SINGLE DE MADONNA - “EVERYBODY” - GRAVADORA QUERIA QUE O PÚBLICO PENSASSE QUE A CANTORA FOSSE NEGRA

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-RIKARDO ROCHA


Capa do single "Everybody" (1982)

A canção "Everybody", lançada em 1982, foi o primeiro lançamento da cantora Madonna no universo da música Pop. A faixa ainda ajudou a projetá-la ao mundo do entretenimento, sendo até hoje, um nome consagrado do pop internacional.

A partir deste sucesso, Madonna lançou outras dezenas de hits que se tornaram obras-primas, como "Like a Virgin","Material Girl", "Like a Prayer", "Live To Tell", entre outros diversos clássicos da música mundial.

Mas, você sabia que este primeiro lançamento de Madonna foi vendido às rádios e ao público, como se a artista fosse uma cantora negra?


Madonna depois apareceu, mas antes não recebeu destaque algum na divulgação de “Everybody”, há exatos 40 anos…


Como estratégia, a gravadora lançou o single sem nenhuma imagem de Madonna na capa, tudo intencionalmente, para
 que as rádios e o público associassem a batida “funky disco” com outras artistas negras (e que lançavam tendências nos clubs). E assim, em seu início de carreira, muitos acreditaram que Madonna era realmente uma artista negra…
A capa do tal disco facilitou muito nessa associação implantada pela gravadora, pois em sua imagem vemos apenas algumas crianças negras brincando num local parecido com um subúrbio (ou gueto americano).

A batida e o ritmo funky de "Everybody" conquistaram de vez as pistas de dança e todos ficaram curiosos para saber mais sobre aquela artista de nome incomum…
Diante dessa aprovação, Madonna gravou um vídeo-clipe, e assim, finalmente as pessoas puderam ver o verdadeiro rosto por trás da faixa:


Madonna - "Everybody" (1982)
Como assim, ela não é negra?


E este hit de 1982, completa neste mês de outubro seus 37 anos de lançamento...

Que história, hein Madonna? Até você já foi "usada" pelos marketeiros da indústria...


domingo, 20 de outubro de 2019

LAURA MARTINEZ - "RITMO LATINO" (1996)

LAURA MARTINEZ:
HÁ 23 ANOS, ELA CANTAVA E SOLICITAVA À VOCÊ:
"DEIXE A MÚSICA BALANÇAR SEU CORPO"

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-RIKARDO ROCHA


Laura Martinez (1996)

Laura Martinez é o nome da cantora que fez um único sucesso nos anos 90, dentro do estilo Freestyle / Miami / Electro, tão popular entre os anos de 1995 e 1997.
Você provavelmente deve conhecer "Ritmo Latino", seu famoso single lançado em 1996, além também da sua segunda música "Te Quiero Amar", certo?
Mas, e sobre a cantora? O que você pode nos dizer sobre Laura Martinez?
Não é estranho isso, conhecer suas músicas mas não saber quem as canta?

Laura Martinez apareceu no cenário eletrônico em meio a tantos outros artistas que se empenhavam também neste subgênero. Estes nomes ganharam muito destaque, inclusive nos Estados Unidos, pois basicamente o freestyle nasceu por lá.
Foi mais especificamente em 1982, em New York, que o freestyle surgiu, pois a comunidade latina que lá habitava misturava com sintetizadores vários elementos do Electro, Boogie, Hip-hop, Synthpop, entre outros, dando forma e gosto popular à estes seus trabalhos.
Ou seja, quem cantava este tipo de "dance music", sempre conquistava boas posições na Billboard americana, vide os artistas mencionados abaixo...

Lil Suzy:
O freestyle sempre foi sensação nos anos 80, mas também se destacou muito no início dos 90, com a cantora Lil Suzy (considerada a "Rainha do Freestyle") tendo o seu primeiro hit em 1992: "Take Me In Your Eyes". Ela conquistou diversos prêmios e reconhecimento com este seu grande trabalho.

Lil Suzy e seu 1º álbum (1991)

Planet Soul:
Três anos após este sucesso, em 1995, foi a vez do Planet Soul lançar "Set U Free", cantado pela falecida cantora Nadine Renee (ela morreu em 2004, por complicações no parto), sendo um grande marco na "dance music".
"Set U Free" (na época) era uma música bem moderna, com cara mais de "eletro house", mas ainda assim trazia a famosa e clássica "miami beat". Este single chegou ao seu sucesso mundial e com reconhecimento até nos Estados Unidos. A fama da música foi bem grande, e olha que nem video-clipe fizeram para ajudar na sua divulgação...

A vocalista de "Set U Free" do Planet Soul


Lina Santiago:
Outro fenômeno. Lina apareceu também em 1995, juntamente com DJ Juanito. O hit avassalador da dupla era "Feels So Good", que chegou por aqui em 1996.
Quem nunca ouviu esta famosa música?

Esta faixa era muito executada em todas as rádios, clubs e saiu em algumas coletâneas através da MCA/ Universal Music, fazendo com que Lina Santiago repetisse a grande façanha de "Set U Free" (Planet Soul), recebendo muitos ouvintes nos Estados Unidos, e lógico, aqui no Brasil também.

Lina Santiago em New York, maio de 1996

Angelina:
E claro, não podemos deixar de citar a Angelina, uma das cantoras do estilo que mais obteve destaque e fãs neste período.
Angelina surgiu em 1996, com seu single de estréia "Release Me" e sendo um grande estouro mundial nas pistas e FM's.

Angelina ainda trouxe-nos outros sucessos, emendando "I Dont Need Your Love", "Mambo", "Without Your Love" e "Tide Is High", todos lançados em singles no mercado. A cantora ainda teve uma música que foi apenas lançada em coletâneas: "Reach out and Touch Me". Esta, inclusive, era uma das favoritas dos adolescentes na época. Lembrando que esta "track" nem foi faixa de trabalho da cantora, e mesmo assim, conseguiu ser tocada em muitas pistas de dança e ganhar alguns fãs.

Angelina com seus dançarinos... Mas espera aí... A Jocelyn Enriquez também está aí nesta foto com os dançarinos dela?!
Segundo algumas informações, esta foi uma turnê em conjunto, realizada pelas duas cantoras, em 1996 ou 1997.

Sim, a Jocelyn Enriquez também fazia um som semelhante, aliás, neste período "choveram" muitos outros artistas, como Katalina, Spanish Fly, Acid Factor, Tina Reneée etc. E é aí que entra a jovem americana Laura Martinez, que também desejava uma fatia deste imenso bolo...

Ah! Aqui no Brasil, eu sempre achei que alguns artistas se inspiraram também nestes hits internacionais. Podemos citar o Kid Abelha, que investiu muito em seus remixes, entre 1996 e 1997, e algumas dessas produções se assemelhavam um pouco com o Dance destes gringos dos anos 90.

Como diria Paula Toller: "uma perfeição, nos mínimos detalhes"

Quando eu era adolescente, eu "babava" muito para estes remixes do Kid Abelha

A Fernanda Abreu era também uma cantora nacional que tinha um estilo bem parecido com o dessas cantoras:

Fernanda Abreu

Enfim, foi uma época bem divertida, com boas produções, vocais de qualidade e ótimas melodias. Coisa que não se vê - e não se ouve - mais hoje em dia.


LAURA MARTINEZ
"RITMO LATINO"

O ano de 1996 foi um ano de grandes produções do estilo Freestyle

"Ritmo Latino" segue a mesma tendência vista nas canções de Angelina, Lina Santiago e Planet Soul, e repetindo também o sucesso destes trabalhos.
Quando saiu em single pela americana Thump Records,"Ritmo Latino" ganhou na sequência uma pequena resenha entre as páginas da revista Billboard, onde elogiaram a voz de Laura Martinez. Na curta publicação, ainda citaram que a produção era muito semelhante aos hits já apresentados por Lina Santiago e Planet Soul.
Ainda informaram que é uma pena a letra da música se resumir em poucas palavras cantadas, pois a cantora tem uma "presença charmosa", classificando então, esta falta de letras, como "um desperdício":

Sabe aqueles sonidos, parecidos com "lasers"? Então, eles estão aqui, com toda a certeza! A produção de "Ritmo Latino" os emite com grande freqüência durante a sua execução, enquanto o belo vocal de Laura surge na base, cantando alguns trechos que simplificam:

"Este é o ritmo do meu amor"

"Sinta este ritmo, mova o seu corpo com o ritmo latino"

"Deixe a música movimentar o seu corpo, sinta o seu corpo"

"Fique nas alturas com este ritmo"

"Sinta este ritmo"

Outro detalhe que dá um certo frescor para a música, é uma voz de fundo que acompanha a canção a todo momento, dizendo "Ritmo Latino", sem melodia alguma e praticamente "recitando" o título da canção. Sobre esta inserção na faixa, é uma voz que simplesmente sussurra estas palavras, e depois retorna em seus segundos finais, agora com "Oh, Oh, Oh".

Ouça esta divertida e inesquecível canção, e perceba todos estes ricos detalhes:

Créditos do vídeo: 

A letra da música é bem simples realmente, mas tem uma sonoridade deliciosa, contagiante, além de ser bem dançante e com uma energia intensamente positiva para quem quer se “acabar” na noite.
Quem não conhece muito o inglês ainda consegue entender algumas palavras cantadas, pois são poucas e bem fáceis, principalmente os brasileiros, mexicanos, porto-riquenhos, espanhóis, chilenos e toda a nação latina.

Quando ouvimos esta faixa, percebemos que a vocalista está "exaltando" a música latina neste seu trabalho, que foi sucesso no mundo todo, inclusive nos Estados Unidos.
Diria que esta foi uma pequena homenagem à seu povo e à sua cultura latina, que Laura Martinez fez em "Ritmo Latino".

Os realizadores de "Ritmo Latino": Jon St. James, Laura Martinez e Carlo Zanella



O DESEMPENHO
DE "RITMO LATINO"
Este trabalho marcou presença entre os singles mais vendidos nos Estados Unidos e também entrou para várias paradas musicais daquele país. Realmente foi um grande sucesso e também motivou a gravadora a querer gravar uma nova música com a cantora (daí então, nascendo no mesmo ano de 1996, "Te Quiero Amar", a segunda música de Laura Martinez).

Para se ter uma idéia deste êxito, o single de "Ritmo Latino" chegou a ocupar a 4ª posição entre os mais vendidos nos EUA ("Billboard Dance Music Maxi-Single Sales"), depois foi passando para 33ª, 33ª e 46ª posições nas demais semanas. Para um artista de pequeno porte, do gênero "dance music", isso é uma conquista muito relevante:


Aqui no Brasil, "Ritmo Latino" entrou também para diversas coletâneas de dance music do período, como "Hot Nine Seven Vol.4", "Toco Dance Hits Volume 6", "Jovem Pan 40 Graus", "Ibiza Club Vol.2" entre outros lançamentos, todos da Paradoxx Music.
O interessante é que a Spotlight Records também incluiu esta música num promo da gravadora: "Promo DJ 96".

Na Jovem Pan SAT, a mais importante rádio do Brasil, "Ritmo Latino" ficou no Top 3, entre as mais tocadas em julho de 1996. Além também de ter sido uma das músicas mais tocadas nas principais boates paulistanas e cariocas.


TALKING WITH
 LAURA MARTINEZ
Foi Carlo Zanella (produtor e compositor) que a convidou para assinar com a Thump Records

Eu conversei um pouco com a Laura Martinez, que foi muito carinhosa e atenciosa neste bate-papo. Perguntei também se ela se lembrava de Lina Santiago e Angelina, e ela me disse que sim, e que até as conheceu pessoalmente naquela época. 

Bom, antes de mais nada, gostaria de ressaltar que esta ideia de escrever sobre Laura Martinez, surgiu a partir de uma conversa que eu tive com meu amigo Fábio Allan, que também gosta muito destes "freestyles", e que inclusive, tem o single original de "Ritmo Latino".

Me propus a localizá-la...e não é que deu certo?
Diante de vários perfis femininos com o mesmo nome, eis que a encontro:

- "Você é a cantora de Ritmo Latino?"
-"Wow, você tem uma boa memória, isso faz muito tempo. Sim."

Mostrei também à ela uma foto do Fábio, segurando o cd-single de "Ritmo Latino" e ela disse "manda um oi para o Fábio!"

Em seguida, após a conversa, eu percebi que Laura Martinez entrou no Youtube e agradeceu às pessoas que tinham postado suas músicas (você pode ler esses seus agradecimentos no campo "Comentários"). Ela estava bem feliz pelo reconhecimento, mesmo depois de 23 anos do sucesso de "Ritmo Latino".

Eu iria escrever um pouco mais sobre a Laura, incluindo mais detalhes a respeito de "Te Quiero Amar", que é uma música que foi pouco conhecida na época, mas resolvi apenas transcrever o que ela me disse, através de algumas perguntas.

Vamos lá, descobrir finalmente um pouco mais sobre LAURA MARTINEZ?


ENTREVISTA 
COM 
LAURA MARTINEZ

Laura Martinez 

ENTREVISTA REALIZADA EM 14/09/2019

Olá Rikardo,

Obrigada pelas perguntas da entrevista. Espero que você tenha um bom dia! ~ Laura

Laura, qual é a sua nacionalidade? Em que país você mora atualmente? 
Eu sou americana mesmo, Rikardo. Eu nasci e cresci em Los Angeles, Califórnia, onde ainda moro atualmente. Mas minha família é toda mexicana, portanto o meu sangue é mexicano.

Quantos anos você tinha quando gravou "Ritmo Latino" na Thump Records? 
Muito mais jovem do que sou agora (rindo muito) 
(ela não quis que calculássemos a sua idade, rs)

Você cantou e também escreveu "Ritmo Latino". Você se lembra de suas inspirações para criar essa música? 
Sim, eu lembro que eu estava andando de carro com a minha mãe, e foi neste momento que esta música surgiu na minha cabeça, e assim, eu a escrevi e levei aos meus produtores 
(sua mãe já é falecida, e Laura sempre fala com carinho sobre ela).

Laura Martinez atualmente

“Ritmo Latino” foi um grande sucesso em todo o mundo, especialmente no Brasil. Quais são suas lembranças dessa época? 
Com certeza, do que eu mais lembro, é do amor dos fãs. Meus dançarinos também, eles eram muito engraçados! Eu tenho um vídeo bem divertido dos nossos bastidores, sinceramente estou até pensando em lança-lo algum dia.

Laura, você gravou vídeos para suas duas músicas ("Ritmo Latino" e "Te Quiero Amar")? 
Não, infelizmente não gravamos, mas seria bom ter um vídeo ...

Sua voz é bem bonita. Você herdou esse talento de alguém da sua família? 
Sim, da minha mãe
(apesar de sua mãe não ter sido uma cantora profissional).

A música "Te Quiero Amar" não foi lançada em single, mas foi incluída em algumas compilações de dance music no Brasil. Como foi a produção dessa música? 
Eu estava no estúdio adicionando vocais e tentando entender a música, e de repente, sem saber de nada, a gravadora lançou "Te Quiero Amar". Eu não tinha terminado o meu trabalho ainda, porém quando fui retomar, a gravadora já tinha finalizado e lançado. 
Eu não ouvi a faixa pronta, antes que ela fosse lançada. Foi assim que a gravadora operou.
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Ouça "Te Quiero Amar"
Que saiu na coletânea "Sequência Maxima" da Jovem Pan, em 1996

Você se apresentou em muitos países durante o sucesso de "Ritmo Latino"? 
Eu viajei apenas nos Estados Unidos e México. Fiz apresentações nestes dois países.

Laura, qual é a sua profissão hoje? 
Eu trabalho em um dos principais estúdios de cinema aqui em Los Angeles
(Warner Bros. Entertainment ).

O que lhe dá orgulho e felicidade em sua vida hoje? 
Meu filho 
(ela tem um filho que tem atualmente 18 anos de idade).

Sobre os compositores ou produtores de "Ritmo Latino", você ainda tem contato com eles? 
Sim, eu ainda tenho contato mas apenas com um deles, Carlo Zanella. Ele trabalhou em "Ritmo Latino" e também em "Te Quiero Amar".


Carlo Zanella, compositor, produtor e agora editor cinematógráfico

Durante a sua carreira, você só gravou estas duas músicas mesmo?
Sim, só foram estas duas músicas. Infelizmente era um trabalho que não dependia só de mim. Mas eu ainda penso, em algum dia gravar mais músicas. Penso muito sobre isso, talvez futuramente...

Obrigado Laura, por este pequeno espaço e atenção que está dando para conosco. Seus ouvintes brasileiros agradecem.
Eu que os agradeço. Eu aprecio todo este amor dos fãs do Brasil. Vocês são os melhores! 

Então eu vou terminando por aqui, mais uma publicação especial do nosso Blog.
Espero que estas informações divulgadas, atinjam todas as expectativas dos leitores, fãs de "dance music" ;)

Obrigado por mais esta leitura!

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Laura Martinez



CD-SINGLE

1 Ritmo Latino (Radio Edit)
2 Ritmo Latino (Trinity Mix)
3 Ritmo Latino (Monte Carlo's House Mix)
4 Ritmo Latino (Sweep It Mix)
5 Ritmo Latino (East Side Mix)

Ano de lançamento: 1996
Produtores: Jon St. James, Monte Carlo
Escrita por: Carlo Zanella, Jon St. James, Laura Martinez
Gravadora: Thump Records




Agradecimentos:
À Laura Martinez pelas informações cedidas, além de sua entrevista ao Blog. Infelizmente retirei o link para download, pois o blogspot bloqueou essa e outras publicações que envolvem o compartilhamento de músicas.