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-RIKARDO ROCHA
Quando a cantora Madonna ainda não era conhecida e buscava por um lugar ao sol, ela então trabalhou com alguns artistas da época, sendo dançarina e até mesmo backing vocal.
A anônima Madonna foi dançarina de Patrick Hernandes (como já falamos aqui) em 1979, mas também recorreu à um outro artista para conseguir algum dinheiro, e ele foi o alemão Otto Von Wernherr - um produtor musical, compositor, DJ e ator.
Otto tinha uma banda chamada Dr. Otto And His Patients, e teve a grande sorte de topar com uma jovem, que anos mais tarde seria uma das maiores estrelas do mundo...
Tudo aconteceu em meados de 1981, quando Madonna tentava conseguir um contrato de gravação com sua banda, “Emmy”, e nesse meio tempo decidiu colaborar como backing vocal em algumas músicas compostas por Otto Von Wernherr.
Ela gravou para o alemão e o cara deu o dinheiro que ela precisava. Anos mais tarde, quando Madonna explodiu com "Everybody" e "Holliday", esse cara, muito astuto, relançou essas canções gravadas por Madonna em CDs e colocou o rosto da cantora impresso em suas capas. Ou seja, embora Otto Von Wernherr tenha tentado manter uma carreira por conta própria, foi o seu trabalho com Madonna, no início dos anos 1980, que lhe rendeu mais dinheiro e fama em sua jornada artística.
As músicas de Otto Von Wernherr que contam com a participação de Madonna no refrão são três: "Cosmic Climb", "We are the Gods" e "Wild Dancing". Nessas faixas ouvimos a voz de Madonna com péssima qualidade e repetindo, praticamente sem cantar, as mesmas frases junto com uma espécie de recitação de Wernherr - que executou os vocais principais.
Como se não bastasse, o cara ainda usou a voz de Madonna em mais de dez produções baseadas em remixes e versões das mesmas frases repetidas, como as faixas "On the street", "Shake", "Oh my" e "Get down" , todas na mesma repetição de frases. E claro, tudo sem o consentimento da Madonna, que já havia se tornado um fenômeno do Pop.
Na faixa mais conhecida,"Cosmic Climb", Madonna aparece dando alguns gritinhos na introdução e cantando o refrão com sua voz aguda bem característica de seu início de carreira. "Cosmic Climb" tem uma melodia dark também, algo bem comum com o que os jovens do pós-punk ouviam na época.
Otto lucrou financeiramente quando lançou estes trabalhos, pois soube aproveitar muito bem o que tinha em suas mãos, no caso, o que ele tinha em seus arquivos. Polêmicas à parte, Otto Von Wernherr "enganou" muita gente que considerou que este era realmente um trabalho da Madonna... Mas espera aí, de fato foi um trabalho com a voz dela, né? Só não foi oficial!
O título do CD é "Cosmic Climb" e saiu como Madonna with Otto Wernherr. No disco contem oito faixas, e é basicamente um CD "8 ou 80", ou seja: muitos fãs amam, já outros odeiam.
Muitos fãs da Madonna definem essas músicas como "genéricas" e "terríveis". Outros já definem como "algo superior" ao que ela faz hoje em dia, onde se "rebaixa" e faz parcerias "questionáveis" para conquistar os adolescentes da atualidade.
Além deste álbum "fake", teve ainda dezenas de compilações lançadas com as mesmas músicas, gerando com certeza dinheiro rápido para Otto Von Wernherr, que aparecia creditado como compositor e produtor dessas faixas. As várias compilações lançadas também vinham com nomes diferentes, porém, trazendo o mesmo repertório. Talvez, dessas compilações, o título que ficou mais marcado tenha sido "Early Years", fazendo uma correlação aos primeiros anos de Madonna:
Vale lembrar ainda que, muitas destas "reciclagens" produzidas por Otto foram lançadas em singles, como vocês podem ver na imagem abaixo:
CDs MAXI-SINGLE - MADONNA & OTTO VON WERNHERR: THE EARLY YEARS (1993)
Para ficar mais claro, os singles acima contem gravações do período pré-fama de Madonna, e foram remixados e lançados quando Madonna já estava famosa. Inicialmente, a participação de Madonna era apenas como "backing vocal", mas o produtor Otto Von Wernherr mexeu nos áudios e deu mais destaque (mais que o planejado) para a voz de Madonna. O resultado não ficou muito bom, pois Madonna não gravou muito conteúdo para ele, apenas o necessário de um artista quando executa a função de backing vocal, então o produtor teve que se "virar" com o que tinha e fez montagens "duvidosas" que ele vendeu como música.
Maxi-Singles apresentados em Slimline Jewel Case:
1) COSMIC CLIMB com 3 Faixas:
Cosmic Climb (Extended Dance Mix) / Cosmic Climb / We Are The Gods
2) WILD DANCING com 2 Faixas:
Wild Dancing (Dance Mix) / Wild Dancing
3) TIME TO DANCE com 3 Faixas:
Time To Dance (Extended) / Time To Dance (Instrumental) / Time To Dance (Radio Mix)
4) ON THE STREET com 2 Faixas:
On The Street (Edit Mix) / On The Street (Extended Mix)
5) OH MY !!! com 2 Faixas:
Oh My !!! (Edit Mix) / Oh My !!! (Disco Mix)
6) SHAKE com 3 Faixas:
Shake (Extended Mix) / Shake (Edit Mix) / Shake (Instrumental Mix)
7) GET DOWN com 2 Faixas:
Get Down / Get Down (Edit)
Local e Ano da Gravação: Nova York, 1981
Lançamento por Receiver Records - 1993, Reino Unido
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este "projeto" de Otto Von Wernherr é só um caça-níqueis; basicamente só uma forma que o produtor encontrou para ganhar dinheiro fácil, já que essas faixas foram lançadas anos depois de Madonna ter se tornado um nome altamente conhecido. Seria ótimo poder curtir essas músicas se de fato fossem boas, o que elas claramente NÃO são.
Mas, ao mesmo tempo, não deixa de ser um trabalho que gera curiosidade aos amantes do pop e também àqueles que, assim como nós, se divertem com estes fatos curiosos dos bastidores.
Madonna ficou ridícula depois de velha querendo competir com mulheres mais jovens e mais belas do que ela própria.
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