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sábado, 15 de julho de 2023

TONY DI BARTI - "DO IT" E "THE REAL THING": POR ONDE ANDA?

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


TONY DI BART: HOJE É AVÔ, CONTINUA COMO COMPOSITOR, E ESTÁ NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Ele chegou ao topo dos charts com os hits "The Real Thing" e "Do It"


Antonio Carmine Di Bartolomeo é o nome completo do músico que atua sob o nome artístico de Tony Di Bart. Ele é filho de pais italianos, nasceu no dia 24 de agosto de 1964, na Inglaterra (cidade de Slough), e em sua adolescência começou a demonstrar seus dotes vocais. 

Aos 16 anos, o jovem Tony começou a cantar como backing vocal numa banda gospel, onde rapidamente passou a ser o vocalista principal e apresentando-se em diversos eventos musicais, entre os quais, o "The Royal Albert Hall".

Pensando em se dedicar a uma carreira mais aberta e variada, Tony Di Bart deixou a banda e lançou-se sozinho numa nova jornada. Encontrou grandes dificuldades durante um bom tempo, quando teve que se contentar em ser apenas mais um "cantor de sessão"  - desses que ficam a disposição do estúdio para a gravação de diversos singles e álbuns - um trabalho que nem sempre projeta o artista, mas dá experiência e segurança.


O sucesso chegou em 1994: "The Real Thing"

Disposto a tudo para se firmar como cantor, Tony Di Bart não perdeu a chance de trabalhar na Itália, mesmo sabendo que continuaria como "session singer"... Porém, ele só conseguiu trabalhar como "Tony Di Bart" depois que voltou ao seu país natal, onde gravou algumas demos no ICC Studios, localizado na cidade de Eastbourne. Após um ano, suas fitas foram descobertas pelo selo inglês Cleveland City, que decidiu então colocá-lo como prioridade na lista de lançamentos da gravadora.

Tony Di Bart lançou seus primeiros singles e viu seus trabalhos se destacarem em alguns países. "The Real Thing" alcançou o 1º lugar no Reino Unido, 8º em Israel, 5º na parada oficial de singles da Europa, e o 19º na parada dos EUA (o que é um grande feito para um artista de Eurodance). 

Depois disso, ele lançou o segundo single, "Do It" , que alcançou o 7º lugar no Reino Unido, o 19º em Israel e o 5º na Irlanda. 


Tony Di Bart -  "The Real Thing"
Video Oficial


Aqui no Brasil, suas músicas mais conhecidas também foram essas. "Do It" saiu pela Paradoxx Music e foi muito bem nos charts dos clubs e rádios, além de fazer parte de uma das compilações mais famosas de 1994: "As 7 Melhores da Pan". Esse hit tem uma melodia incrível, e a voz da backing vocal é bem suave e angelical. Não consigo controlar minhas emoções quando ouço maravilhas como esta. Que música... coloque os fones de ouvido e deixe cada nota e arranjo invadir a sua alma:


Tony Di Bart - "Do It"
Video Oficial


"The Real Thing", essa faixa não saiu aqui pela Paradoxx Music. Dessa vez foi a Spotlight Records que a licenciou e a disponibilizou nas coletâneas "Maxi Dance" e "Ritmo da Noite II". 

A Spotlight ainda lançou aqui no Brasil o único álbum de Tony Di Bart, "Falling For You", um disco que foi distribuído em vários países como Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Reino Unido, África do Sul e Hong Kong. 


Tony Di Bart se destacou no cenário Dance e também entrou nas pistas e rádios brasileiras


Outra faixa deste álbum que recomendo é "Why Did Ya", que mesmo não repetindo o sucesso dos singles anteriores nos traz aquela mesma produção charmosa, com uma pegada romântica e gostosa de ouvir!

E uma curiosidade a respeito deste álbum, é que, além de cantor, Tony Di Bart ajudou a escrever as letras de suas músicas, assim como também aparece creditado como produtor e um dos tecladistas. Um músico realmente capacitado e extremamente competente!

Em 1995, ele ainda colaborou com o lendário Franco Diaferia, e juntos lançaram o single de Joe Taffi - "Show Me", sendo mais uma eurodance com seus vocais. Em 1997, Tony se juntou a Stefano Colombo e a cantora Elaine Jackson para lançar o single DC Project - "Everyday" , que ele mais uma vez colaborou na composição, produção e vocais.


A BACKING VOCAL 

Ela não aparece nos clipes e capas de CD's, mas a voz feminina que você ouve nos sucessos de Tony Di Bart é dela

Seu nome é Lucinda Mary Drayton e adquiriu muita experiência nos estúdios ao trabalhar com diversos cantores. Além de ser a voz feminina nas músicas de Tony Di Bart, Lucinda Drayton também é compositora e ajudou a compor quatro músicas que estão no álbum "Falling For You": "The Real Thing", "Do It", "Falling For You" e "What Am I Gonna Do"

Lucinda escreveu a sua primeira música aos seis anos de idade, e até hoje mantem esse dom. Depois de trabalhar com Tony Di Bart, ela assinou um contrato em 1995 com a EMI / EDEL Records e criou o seu álbum "Suicidal Angel", que contem os singles "I Said Hey" (6 semanas no topo da "Radio One") e "To Be Loved" , que se destacou no underground gay dos club's de Nova York.

Tudo mudou quando ela completou 28 anos de idade, então Lucinda iniciou um novo estilo de vida - mais espiritual. Ela provocou uma mudança profunda em sua carreira, se concentrando nas músicas devocionais e voltadas para a meditação. Com isso, a cantora foi dispensada de sua gravadora.

Lucinda atualmente realiza workshops em todo o mundo sobre meditação e música sagrada, além de ter gravado o seu nono álbum.


TONY DI BARTI ATUALMENTE

Tony e sua filha, Tasha.
Créditos: Tony Di Barti (Twitter)


Tony Di Bart atualmente trabalha mais como produtor e compositor, inclusive, ele produziu a sua filha (Tasha). Tony possui atuais 59 anos de idade, mora na cidade de Maidenhead (no Reino Unido) e também já é avô.

"Agora eu sou mais compositor, mas tive um número 1 em 1994 chamado "The Real Thing". Mais conhecido pela dance music, meu amor hoje é pelo Gospel & Soul."


Tony Di Bart com Albertino

Tony Di Bart foi diagnosticado recentemente com câncer no pulmão, então publicou em suas redes sociais:

"Olá à todos! É com o coração triste, mas confiante no meu Senhor, que lhes escrevo isso:

Eu estou com câncer de pulmão, mas não fiquem tristes, pois eu vou vencer isso, mesmo que eu tenha perdido a minha irmã mais nova há 1 ano.

A minha confiança está no Senhor, então EU IREI SUPERAR, amo todos vocês, apenas orem"


O Blog Rikardo.Music deseja à Tony Di Bart uma excelente recuperação, e que ele possa receber as melhores energias dos fãs do Eurodance. Nós temos certeza de que Tony encontrará forças dentro de si para vencer essa batalha. 

Continue firme, Tony Di Bart!




domingo, 21 de maio de 2023

DOUBLE YOU - A HISTÓRIA DO GRUPO DE EURODANCE

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


Como todos sabem, o Blog sempre tenta atualizar os leitores sobre os artistas do Eurodance, e também -  quando possível - notifica os fãs do gênero sobre alguns eventos que acontecem no Brasil. Aliás, se liguem pois Taleesa, Nathalie Aarts e Rozalla estão chegando para agitar com os brasileiros! Em breve, maiores informações serão divulgadas à todos os leitores.


TURNÊ DE DOUBLE YOU "MEMORIES" - A CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DE CARREIRA É MARCADA POR DIVERSOS COVERS E SEM EURODANCE

Prestigie o astro da Eurodance, mas evite surpresas...


Um destes eventos que merece destaque e conhecimento de todos, é a turnê comemorativa dos 30 anos de carreira do italiano Double You, que é, sem dúvidas, um dos maiores símbolos de toda a Eurodance da década de 90. Para quem não se lembra, o grupo lançou o seu primeiro single em 1992 e fez história com a regravação dance de "Please Don't Go", que é originalmente uma faixa da banda setentista KC and the Sunshine Band.

Logo em seguida, Double You lançou outros hits globais como "Who's Fooling Who", "We All Need Love""I Got To Love", "Run To Me", "That's The Way (I Like It)", "Part-Time Lover", "She's Beautiful""Somebody", "Dancing With An Angel", entre outras dezenas de singles favoritados pelo público, e por este motivo, não poderíamos deixar de comentar um pouco sobre a sua Turnê "Memories".


Treta do Double You com o projeto KWS mencionada na revista DJ Sound, em 1995. Você sabia dessa história, em torno da regravação de "Please Don't Go"?


CURIOSIDADE: O primeiro single de Double You foi "Please Don't Go", considerado um clássico total dos anos 90 e uma das faixas mais marcantes daquela geração Eurodance. Com o auge do grupo por praticamente toda Europa, e com o topo das paradas sendo tomado por este estrondoso cover, não demorou muito para que um certo projeto, intitulado de KWS, surgisse para lucrar também com esse hit... Sim, foi aí que nasceu o cover do cover, produzido pelo projeto KWS:


KWS - "Please Don't Go" (1992)
Além da música ser bem parecida, até o clipe com fundo branco e algumas modelos lembram bastante o video oficial de Double You...


Curiosamente, os arranjos que constam nessa versão do KWS são originalmente do Double You, aliás, qualquer pessoa que ouve essa versão consegue perceber que tudo soa muito parecido com o single lançado por Double You. Devidamente a isso, Roberto Zanetti - o produtor de Double You - acionou seus advogados e processou o projeto KWS. Double You venceu nos tribunais.


O COMEÇO DE WILLIAM NARAINE: 

O nome completo do vocalista é William Samuele Serafino Naraine e nasceu em Londres, Inglaterra, em 29 de dezembro de 1965. Ele começou a gravar suas primeiras demos em 1985, aos 20 anos de idade, mas ganhou a sua merecida popularidade em 1992 graças ao selo DWA, que o apoiou e lançou os seus primeiros álbuns. 

Em sua trajetória, o grupo até colaborou com outros nomes icônicos do Eurodance, como Ice Mc (o rapper fez uma participação no hino "Run To Me"), Sandy Chambers (foi backing vocal em muitas faixas), Alexia (foi backing vocal em muitas faixas), Julia St Louis (a cantora dos projetos Dama, Julia J e Glow veio ao Dance Philco Music em 1996 fazer backing vocal com eles) e até mesmo a brasileira Gottsha (backing vocal no álbum "Forever").


Por favor, não vá, Eurodance!


No total, o nosso querido Double You gravou 7 álbuns, um recorde para um artista de Dance Music. Muitos não conseguem gravar um disco sequer, e muitos outros lançam apenas um ou dois álbuns no máximo... já o Double You foi além, inclusive, em 2022 eles gravaram uma nova música chamada "You're Always on the Run", numa vibe bem Michael Jackson (com a participação do Rodrigo Teaser), mas totalmente pop e muito distante do gênero que os fizeram ficar famosos: o Eurodance.

Pois é… É emocionante saber que o Double You continua ainda em atividades, mas é triste também ver que o grupo está migrando para um outro universo musical, e totalmente diferente. É como se os rockeiros estivessem vendo Axl Rose, do Guns N' Roses, abandonar o Rock para cantar Pop adolescente. Entendem? 


RETROSPECTIVA: DOUBLE YOU E A EURODANCE

William Naraine é o vocalista até hoje, mas outros integrantes, como Andrea De Antoni e Francesco Amato (Franco Amato) também passaram pelo Double You em sua formação clássica

William Naraine, Andrea De Antoni e Franco Amato ganharam as rádios e as discotecas quando conheceram o famoso produtor Roberto Zanetti (Robyx), que os ajudou a formar o Double You. O primeiro álbum do trio foi "We All Need Love" (1992), tendo 30 edições lançadas em diversos países pelo mundo, enquanto que o segundo trabalho "The Blue Album" (1994) teve 14 edições. Em ambos, o que predomina é a Italo-House, o Eurodance e o Pop eletrônico.


A formação original na capa do single "Part-Time Lover": Franco Amato e Andrea De Antoni ao fundo, enquanto que o vocalista William Naraine marca a liderança no Double You

Já o terceiro álbum - “Forever”(1996) - foi lançado apenas no Brasil. Não existem registros deste trabalho em nenhum outro país. Muito Eurodance, Pop eletrônico e Romantismo marcam o disco. 

No mesmo ano de 1996, Andrea de Antoni anunciou a sua saída do grupo. 

Já em 1997, a Spotlight Records lançou no Brasil a coletânea “The Best Of Double You”, que continha vários hinos dos rapazes, além da novidade “Somebody”, esta que se tornou num novo sucesso da Dance Music naquele ano. Perceba ainda que seus produtores se inspiraram muito nas batidas de Blackwood - “ My Love For You” ao construir “Somebody”.

Double You fez também uma parceria com a cantora argentina Karina, a voz de “Vidas Nuevas”, lembram-se dela? No primeiro semestre de 1997, a faixa cantada pela dupla, “In The Name Of Love”, foi muito executada nas FM’s de todo o Brasil, além de ser adicionada na trilha sonora da novela “O Amor está no Ar”.

Em 1998, agora sendo uma dupla, o Double You retornou com "Heaven", novo e quarto disco que saiu apenas na Itália e Brasil. 

Bem, os fãs da Dance Music já sabiam que os discos anteriores do Double You haviam sido editados para o mercado brasileiro pela Spotlight Records, mas agora com "Heaven", o grupo italiano estava sendo representado pela BMG.

Infelizmente, não foram apenas essas mudanças que os fãs notaram…


Filho de pai indiano e mãe italiana, Mr. Naraine foi morar na Itália aos seus 16 anos de idade. O produtor Robyx gostou de sua apresentação no famoso espetáculo Festival Bar (em 1988) e resolveu contratá-lo… Alguns anos depois, nasceu o grupo Double You!

Ainda sobre o álbum “Heaven”…. O Pop era uma febre em 1998, então o Double You se adequou ao que era tendência na época. "Heaven" foi um disco que não foi compreendido pelos fãs do Pop, nem do Eurodance, e em nada foi explorado pelas rádios e muito menos pelas pistas de dança.

Querendo seguir novos rumos em sua carreira, o parceiro Franco Amato também veio a se desligar do Double You.

Daí em diante, seguiu uma sequência de lançamentos apenas no território brasileiro, como "Studio Live" (2001), "Double You Live" (2008) e "Life" (2011), sendo este o seu último álbum gravado e lançado. Além destes trabalhos pouco conhecidos (em comparação às tracks produzidas nos anos 90), o Double You ainda produziu nos anos 2000 o projeto House Boulevard, conquistando as rádios e pistas de dança com três grandes faixas, como “I Can’t Get You”, “Everybody’s Grooving”, e o big tune “Set Me Free”.


William Naraine com o time da Spotlight Records, em 1996. 
Com a BMG o contrato não teve tanta durabilidade e o Double You não conseguiu grandes feitos no cenário musical... Já com a Spotlight eles criaram diversos sucessos, além de uma forte amizade.


Outro grande momento foi a parceria de Double You com DJ Ross (o cara do hit “Emotion”). Quem não se lembra das empolgantes eletrônicas “Get Up” e “Beat Goes On”? Clássicos da Dance Music dos anos 2000!

Atualmente o vocalista William Naraine se apresenta com o guitarrista brasileiro Gino Martini, e com a banda realizam diversos shows pelo Brasil. Vale ressaltar que, em toda a sua história, o Double You vendeu mais de 12 milhões de discos em todo mundo, e no Brasil suas músicas foram temas de 14 novelas, tornando-se o artista internacional com mais trihas sonoras em novelas brasileiras.


SHOWS ATUAIS: SAI EURODANCE E ENTRA ROCK-POP

Double You "Memories" 30 anos, em São Paulo, maio de 2023 - Tokio Marine Hall
Foto by Danilo Rosenbaum

Fãs do Double You sempre irão aplaudir o talento, a simpatia e toda a energia do Double You nos palcos, mas o fã legítimo de Eurodance pode ficar com um "gostinho de quero mais", caso for assistir aos seus shows mais recentes… E isso não é nenhuma crítica gratuita e sem fundamento ao grupo, e espero que os fãs me entendam; Essa é simplesmente uma realidade que vem sendo percebida cada vez mais nos últimos anos.

Em 2017 tive o privilégio de assistir a um show do grupo na cidade de Salto-SP, e foi triste sentir a ausência de várias músicas que ficaram de fora do setlist, como "We All Need Love" e "Who's Fooling Who". No camarim, eu lembro que até brinquei com William Naraine e exclamei a falta destas e outras músicas essenciais… em seguida, atenciosamente ele me respondeu: “Fica para uma próxima oportunidade”.

Muitos leitores podem justificar que o catálogo do grupo é muito extenso, por isso é impossível William cantar todos os seus sucessos, mas infelizmente não foi esse o caso… Na realidade o grupo escolheu fazer muitos covers de outros artistas da atualidade, cantando David Guetta, Black Eyed Peas, Calvin Harris, entre outros cantores do Pop Mainstream, então, definitivamente isso não tem nada a ver com questões de disponibilidade de tempo. Deixar de cantar suas próprias obras para destacar músicas de outros cantores? Somos fãs é do Double You, e estamos ali por eles!!


Show em Salto-SP, em 2017


Bom, mas isso foi há seis anos, e tudo pode ter mudado nesse período que se passou, certo? Afinal, agora o grupo está comemorando 30 anos...Eles precisam celebrar a sua história e cantar seus hits próprios, e isso é tão óbvio, não é mesmo?

No entanto, não é bem isso isso que os fãs do Eurodance estão presenciando nessa sua última Turnê: "Memories"... Double You, como já citado, continua animando as platéias de todo o Brasil e oferecendo o melhor dos shows ao vivo, sem playback e com muita entrega aos fãs, mas... cada vez mais deixando o Eurodance de lado em suas apresentações. 

O amigo e leitor Alexandre foi conferir um dos shows da turnê "Memories" e escreveu o relato abaixo para compartilhar conosco a sua experiência. Lembrando que somos fãs do Double You, assim como desejamos muito sucesso e longevidade ao grupo no mercado da música, mas como fãs, também temos o direito de expressar nossas opiniões, sem demagogia e também sem sensacionalismo, então gostaríamos que compreendessem o nosso ponto de vista.


DESABAFO DE FÃ

Gino Martini, William Naraine e o entrevistador Danilo Gentili

Oi Rikardo, deixa eu fazer um "desabafo" para você de um show que participei. Quinta-feira passada saí do Piauí para ver o Show do Double You - Memories 30 anos.

Expectativas enormes, pois era o show de 30 anos de carreira. No mínimo, esperávamos uma viagem pelos grandes sucessos do Double You, mas não foi NADA disso que aconteceu.

Infelizmente foi um show decepcionante para aqueles que AMAM a banda e o Eurodance. Simplesmente criaram um show de 1h30 onde o vocalista William Naraine canta 50% musicas do Double You e 50% de músicas de outros artistas, que não eram Dance Music, por exemplo: Coldplay e Queen!

Deixaram de cantar grandes hits, principalmente aqueles com vozes femininas, como "Dancing With an Angel", "I Got to Love", "Everything I Do", "Send Away the Rain", "Part Time Lover", "Because I'm Loving You"... Totalmente frustrante!

Agora o mais decepcionante, para mim, foi eles terem feito o show inteiro no estilo POP ROCK / ACUSTICO. Até mesmo "Run To Me" foi cantado em um estilo Pop Rock, versão mais lenta e totalmente diferente da original...Nem o famoso e arrepiante teclado da introdução eles fizeram!

Como os caras vão celebrar 30 de carreira e fogem completamente das origens da banda? Como deixam de cantar os maiores Hits? Fiquei completamente decepcionado, como fã da banda e da Eurodance.

Foi possível até mesmo ver fãs gritando durante o show "TOCA EURODANCE". Mas nada disso rolou...presenciamos um show de POP ROCK e Covers.... típico de um barzinho de qualquer cidade.

Claro, a voz do William continua fanástica, a banda é ótima... mas quem quer ver Double You, quer Dance Music, e não um show de Rock!!

Qual o sentido de fazer metade do show com Covers de bandas de rock?

Eu fui em outro show do Double You, 10 anos atrás, já era um show com banda, mas foi completamente diferente. Era um show no estilo Dance Music, mesmo com bateria, guitarras, baixo e teclado. 

Já esse show da nova turnê foi tão estranho, que nem mesmo tocaram a música mais nova, "You're Always on the Run".

Double You - "You're Always on the Run" (ft. Rodrigo Teaser)
Clipe oficial e música lançados em 2022


William Naraine cantou muitas músicas que não são da carreira de Double You, não fazendo o mínimo sentido. Foi muito frustrante, decepção total! E o Double You tem repertório próprio para um show de 1h a 1:30h.

É como se o grupo tivesse abandonado totalmente as origens e passou a querer vender um show para um público mais velho que só conhece "Please Don't Go" e os temas de novelas, "She’s Beautiful", "Gonna be my baby", "If You Say Goodbye"...

Eu saí do show sem acreditar no que tinha acabado de ver... A vontade era de ter ido embora antes, infelizmente. Não pagamos para ver um show com Covers de Pop Rock, além de ser uma grande falta de respeito com os verdadeiros fãs, que o acompanham desde 1993.

É inacreditável isso acontecer no show de 30 anos da banda.


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William Naraine atualmente, aos seus 57 anos...
Créditos da foto:Jana Astolphi Fonseca (facebook)


Bom pessoal, essa foi a crítica do nosso amigo Alexandre, mas como eu disse, já vivenciei algo parecido no show de seis anos atrás. Gostaria de ressaltar que continuamos sendo fãs do Double You, e essa é uma crítica construtiva, Ok? 

Ao meu ver, este ícone da Dance Music está se ajustando mais ao gênero "músicas que tocam na Antena 1", podemos assim dizer, embora todo o seu talento, musicalidade e qualidade ainda estejam visíveis ao público em seus mais de 30 anos de carreira.

A intenção aqui é apenas de dissertar de maneira educada e transparente sobre essa mudança de estilo musical nos shows do mestre Double You - o Rei do Eurodance - cujo shows, ironicamente não trazem mais o gênero. 

Faz parte do objetivo também alertar aos fãs sobre o que eles poderão encontrar nesta Turnê de 30 anos, já que nenhum outro veículo de comunicação se propôs em detalhar essas informações tão essenciais. A pessoa vai pagar pelo ingresso, então ela precisa de um preview sobre o que encontrará no evento, que no caso, aqui, não será o Eurodance.

Obrigado pela compreensão de todos, e um grande abraço!


AGRADECIMENTOS:

Ao leitor Alexandre por colaborar com o Blog, através de sua experiência na Turnê "Memories" de Double You

sexta-feira, 21 de abril de 2023

CRYSTAL B. - "I DON'T WANNA BE" (1994)

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA

Depois de escrever linhas quilométricas sobre a minha aventura em Curitiba-PR (no show de Annerley Gordon), resolvi dar uma pausa nos textões e poupar os leitores com algum conteúdo mais prático e rápido, hahaha.


 CRYSTAL B - "I DON'T WANNA B" (1994) É MAIS UM EURODANCE SENSACIONAL LANÇADO PELA DWA

Hoje vamos falar rapidamente sobre uma deliciosa faixa da Eurodance intulada de "I Don't Wanna Be", do projeto italiano Crystal B. Conhecem??


CRYSTAL B - "I DON'T WANNA BE" (1994)
"Você não ouve as minhas orações!!!"


Acho que alguns leitores devem conhecê-la, pois aqui no Brasil saiu pela Spotlight Records, podendo ser encontrada na excelente compilação "Summer Dance". 

Aliás, este CD foi lançado em 1994 e nos trouxe outros híts fenomenais que você deve conhecer, como Ice MC - "It's A Rainy Day", Playahitty - "The Summer Is Magic", Fourteen 14 - "Don't Leave Me", Double You - "She's Beautiful", Gottsha - "You Can Do Magic", DJ Bobo - "Everybody", DUE - "Under The Same Sun", entre outros.

Sinceramente eu indico essa coletânea à todos os fãs do gênero, pois, além de conter grandes hinos da época, ainda os apresenta em suas versões estendidas. Um outro detalhe interessante, é que a música "Under The Same Sun" do DUE aqui não é cantada pela conhecida voz da Alexia (Alessia Aquilani). Trata-se de uma outra intérprete, além da versão ostentar alguns versos comandados por um rapper... Contudo, a produção continua sendo da DWA e a vocalista não nos decepciona.

Outra curiosidade a cerca dessa coletânea, é que temos duas faixas na voz da cantora Gottsha... Sim meus amigos, além da já citada "You Can Do Magic", você poderá ouvir a música "Mania de Você" - uma regravação pop-dance do clássico de Rita Lee - na voz de Sandra Maria "Gottsha", que saiu apenas com o seu primeiro nome: Sandra.


CRYSTAL B. 

"Eu não quero ser algo para você fazer..."

O projeto Crystal B. é mais uma produção do selo italiano DWA, que como vocês já sabem, é uma marca lendária de Eurodance fundada por Roberto Zanetti (conhecido também como Savage e dono de sucessos como "Don't Cry Tonight" e "Don't You Want Me"). 

Uma outra característica marcante da DWA, é que a empresa é muito lembrada pelos fãs da Dance Music por ter lançado Alexia, Double You, Netzwerk, Ice MCCorona e vários outros artistas ao estrelato...

Os produtores do Crystal B?? Eles foram Francesco Alberti, Massimo Gianfranceschi, Sabrina Marchetti e Pasquale Scarfi, que infelizmente só trabalharam nesse único single para o referido projeto. Dá para acreditar? Eu fico imaginando aqui, como seria legal se tivessemos mais músicas do Crystal B...


Francesco Alberti
Crédito da foto: Facebook de Renzo Cantarelli

Francesco Alberti (que compôs alguns sucessos de Po.Lo., Alexia, Double You, Tracy Ann, Blizzard...) foi também o Engenheiro de Som nas gravações de Crystal B., além de ter colaborado como um dos produtores, como citado acima.

Os créditos da composição também trazem os mesmos nomes: Francesco Alberti, Massimo Gianfranceschi, Pasquale Scarfi Sabrina Marchetti.


"EU NÃO QUERO CAIR EM SEUS BRAÇOS NOVAMENTE..."

"I Don't Wanna Be" infelizmente não é tão conhecida do grande público, pois saiu em pouquíssimas coletâneas ao redor do mundo (aqui no Brasil, parece que só saiu no disco "Summer Dance"), mas é um grande single, super viciante, com um estupendo vocal, uma vibe lá pra cima, melodia envolvente até o talo, e possui aquela produção magnífica com o carimbo da DWA/ Extravaganza Publishing Srl.

Sobre o nome do projeto, "Crystal B" é uma referência ao Kristal Studio, onde o single foi gravado e mixado em 1994. Nesse mesmo estúdio também foram gravadas diversas produções de esplêndidos projetos, como Blizzard (X-Energy), Corona (DWA), Netzwerk (DWA), entre outros.  

A música foi tocada nos clubs brasileiros em meados de 1994, assim como também apareceu em listas dos singles mais vendidos de algumas lojas:


JULHO DE 1994
Crystal B apareceu nos charts de alguns clubs paulistas, como Arena e Broadway, sempre divindo o espaço com músicas mais radicais, embora também era bem disputada pelos DJs das "dance" mais comerciais. Já a loja Flash (do Rio de Janeiro) listou o single como o 2º mais vendido do mês de julho de 1994.

Quanto à sua vocalista, demorei alguns meses para descobrir a sua real identidade, mas finalmente consegui localizá-la, e trazer também aos leitores a sua devida e necessária materialidade.

Uma observação importante, é que consta o nome dela no time de produtores / compositores, então isso facilitou muito o meu trabalho, embora não há nenhum crédito à ela como "vocalista", nem no CD-single, nem no Vinil.

O nome dela está anunciado ali em cima como uma das produtoras e compositoras do single: SABRINA MARCHETTI


A voz do Crystal B - "I Don't Wanna Be"


SABRINA MARCHETTI, A VOCALISTA TAMBÉM COLABOROU NA COMPOSIÇÃO  E PRODUÇÃO DO SINGLE

Aliás, sempre quando quiserem descobrir o nome de algum vocalista, primeiro deem uma olhada nesses créditos, pois em muitas vezes o nome dele/dela está informado ali, junto aos compositores. Mas também tenham muito cuidado ao fazer essa checagem, porque às vezes o compositor não gravou a música, ele apenas a compôs e colocaram um outro artista para gravar, vide o caso de Taleesa - que escreveu "Ride On Meteorite" para o Antares (Clara Moroni gravou), e Annerley Gordon - que escreveu "Melody" para o Black Rose (Rossella Graziani gravou). Enfim, a Dance Music é isso aí, uma verdadeira balbúrdia, mas acho que é por isso também que a amamos!! hahaha

"Tá, Rikardo, mas como você tem certeza que ela é a cantora?"

Por que procurei por ela, então depois de "vasculhar" por dezenas de perfis de pessoas com o mesmo nome, finalmente encontrei-a e fiz aquela pergunta clássica e indispensável: "É VOCÊ, A VOCALISTA??"


Sabrina Marchetti confirmou, com exclusividade ao Blog, ser a vocalista de "I Don't Wanna Be" (Crystal B)


Sabrina Marchetti confirmou que sim, que é a vocalista do Crystal B, além de citar que gravou outras músicas com a sua voz, e de ter escrito letras para outros artistas (assim como fez Annerley, Taleesa, Regina, Nathalie Aarts nos anos 90). É por isso que ressalto que, temos que ter muita atenção em averiguar se a composição é de fato da mesma pessoa que está cantando. Aqui, simplesmente tivemos sorte; uma coincidência de ser a mesma vocalista que escreveu a letra.


A VOZ

Uma voz que arrepia!

Sabrina Marchetti tem uma voz forte, contagiante, enfática e que causa arrepios e afinidades no ouvinte. Ela nasceu em Viareggio, Toscana, Itália, e apesar de ser uma excelente artista (produtora, compositora e cantora), se formou em Turismo em 1989. Ela ainda é fã da banda Queen e se apresenta em bares, bistrôs e cafés, além de trabalhar nos bastidores dos estúdios. 

Para gravar o projeto Crystal B, Sabrina Marchetti recebeu o convite de Francesco Alberti, mas já gravou também para outros estúdios e produtores.

Percebi também que Sabrina é super discreta, e creio que tive muita sorte em conseguir alguma resposta (a cantora pouco atualiza as redes sociais). Outro ponto que nos deixa "perdidos", é que não se encontra nada sobre a pessoa e nem sobre a artista pelos sites.

Por exemplo, se você fizer uma busca com o seu nome "Sabrina Marchetti", aparecerá diversas matérias e links sobre uma outra italiana que possui essa mesma identidade... Mas, essa senhora (com cabelos tingidos de vermelho) que os sites de busca lhe trarão, não tem relação alguma com a verdadeira vocalista do Crystal B... A indivídua em questão ganhou fama ao falar sobre a síndrome de Tourette, se tornando atualmente numa web-star italiana.


Sabrina Marchetti - Ela é mais uma Diva da Italodance

Infelizmente também não existe nenhum video-clipe para Crystal B - "I Don't Wanna Be", distanciando ainda mais essa música do grande público. 

Mas, há uma chance de ver essa talentosa morena em ação, e eu lhes digo como. Sabrina Marchetti pode ser vista pelos curiosos de plantão (assim como eu, hahaha) num outro trabalho visual... Olha ela aqui nesse video do projeto Heart Of Space:


Heart of Space - "Lose Your Love"
Video Official

Sabrina Marchetti gravou com a sua voz para o projeto Heart Of Space  – na música  "Lose Your Love" (2009). Esse projeto é de Alessandro "Alex" Barattini, um músico que já participou de uma turnê como tecladista para o Netzwerk (outro projeto da DWA), em 2004, na Espanha. 

Por consequência desse trabalho com o Netzwerk, Barattini fez uma parceria com o selo Smilax Records, que é uma propriedade de Alberto Margheriti (produtor que já trabalhou na DUE Records, com Nell, Black 4 White...), nascendo então a música "Lose Your Love" (2009), com Sabrina Marchetti nos vocais.

A parceria entre Alex Barattini, Andrea Margheriti e Sabrina Marchetti continuou em outras faixas, como "Free To Love" (2010), onde a vocalista foi creditada como "Sabry", assim como lançou músicas de house music sob o nome de Solange (como "The Way I am"), e também compondo alguns singles de eletro.


SABRINA MARCHETTI
FOTO DE 2017
Crédito da foto: Facebook de Sabrina Marchetti

Infelizmente Sabrina Marchetti não ficou tão conhecida como Double You, Alexia e Corona, mas a sua pérola "I Don't Wanna Be" para o projeto Crystal B continua empolgante, envolvente e merece ser redescoberta pelos fãs mais fiéis da Eurodance. 

Ouça, e tente ficar parado.


AGRADECIMENTOS:

À Sabrina Marchetti.


segunda-feira, 17 de abril de 2023

ANNERLEY GORDON - WHIGFIELD NO BRASIL


A SAGA PARA ASSISTIR ANNERLEY GORDON EM CURITIBA E A MINHA OPINIÃO SOBRE O EVENTO DO ANO

Olá amigos do Eurodance! Estou aqui novamente para contar mais uma história à vocês... mas, dessa vez é sobre a apresentação única de Annerley Gordon que aconteceu no Brasil, no último e inesquecível dia 08 de abril de 2023.

Bom, o que eu tenho a dizer sobre esse acontecimento? Só elogios e agradecimentos à todos os envolvidos, é claro!

Quando foi anunciado que a cantora inglesa - dona da voz do Whigfield e tantos outros projetos - estaria vindo ao Brasil, eu já imaginava o quanto seria incrível e espetacular essa sua apresentação aos brasileiros. Uma pena que foi realizado apenas um único show em nossas terras, então, quando começaram a divulgar as primeiras notícias desse imperdível evento, eu sabia que tinha que comparecer também, mesmo que se o palco fosse em outro estado, diferente do meu. No caso, Annerley Gordon iria se apresentar apenas no estado do Paraná, na cidade de Curitiba.

Sim, prezados amigos, eu sou de São Paulo, então algum esforço físico e gastos financeiros eu sabia que teria que arcar com essa "aventura", mas sabia também que seria extremamente recompensado, afinal, se tratava de um show de uma das maiores estrelas da Dance Music Mundial - a lendária Annerley Gordon!!! 

Felizmente, o anúncio do show foi feito com três meses de antecedência, inclusive agradeço ao DJ Kica por ter nos dado esse tempo para nos organizar! Ele não tem noção do quanto isso nos ajudou! Nesses três meses eu consegui me planejar, negociando um dia de folga na empresa (com meus gestores); pesquisando os melhores preços de passagens aéreas; fazendo algumas economias e também algumas horas extras na empresa para depois recuperar um pouco dos gastos com passagens aéreas e hospedagem em hotel; entre outros.


Saindo de São Paulo... O que nos espera em Curitiba?

A aeronave embarcou do Aeroporto de Guarulhos (SP) com destino ao Aeroporto Afonso Pena (PR) às 13:15h do sábado, dia 08/04, e cheguei em Curitiba antes do previsto, às 14h. Ah, e é claro que cheguei bem adiantado em Guarulhos, pois é necessário - antes de embarcar - realizar o checkin, passar pelo raio-x, depois verificar qual será o portão de embarque...então todos esses procedimentos poderiam gerar algum atraso, caso eu chegasse pontualmente no horário.

Confesso também que não gosto de realizar viagens aéreas, pois esses diversos procedimentos são cansativos, e esse tempo que passamos dentro do aeroporto é tedioso e longo, na minha opinião. 

Acho que a minha última viagem tinha sido em 2012, à mando da empresa em que trabalhava. Sinto-me como um "prisioneiro" quando chego no portão de embarque (hahaha), e devo dizer também que tenho uma certa claustrofobia (não apenas dentro da aeronave, mas também dentro do próprio aeroporto). Mas, como eu não tinha muitas outras opções (viagem de ônibus para Curitiba-PR tem muitas paradas e se torna ainda mais cansativa), então tive que aceitar a situação e afugentar a minha rabugentice (hahaha).


Nesse momento tinha acabado de chegar em Curitiba-PR (Aeroporto Afonso Pena). Os olhos até brilhavam...


Como citado, a viagem foi mais rápida do que imaginava. A previsão, segundo a companhia aérea, era de chegar no destino em uma hora de percurso, mas, em 50 minutos já chegávamos em Curitiba-PR. O tempo aqui em São Paulo estava nublado, chuvoso e fazia um pouquinho de frio, então eu tinha esperanças de que o clima em Curitiba pudesse estar mais "claro" e favorável para fotos, pois queria visitar também o famoso Jardim Botânico e registrar esse passeio em fotos mais vívidas, porém, o clima estava exatamente igual como em São Paulo (hahaha).

Achei a cidade de Curitiba-PR muito agradável, as pessoas também são muito simpáticas e receptivas. Sempre quando eu falava que era de São Paulo, eu sentia que queriam me contar alguma experiência que tiveram aqui. Motoristas de aplicativos? Conversei com vários, muitos com bom gosto musical e entendiam de música dos anos 90. Um deles, de 25 anos de idade, não conhecia nada sobre os anos 90, mas estava ouvindo uma cover mais eletrônica do clássico "Enjoy The Silence". Foi aí que expliquei à ele que aquela não era a música original, e sim uma regravação de uma banda de sinth-pop dos anos 80. Ele gostou de saber desses detalhes e disse que iria pesquisar mais a respeito do Depeche Mode, banda que não conhecia até então (que pecado! hahaha). 

Lembro-me que o dono do hotel também demonstrou interesse quando falei que estava ali para um Festival de Anos 90, falou que tinha 66 anos de idade e que adorava "flash-backs". Ele pediu o endereço do meu Blog, e me enviou todos os pontos turísticos da cidade por whatsapp. 

Fiquei acomodado ali no centro de Curitiba mesmo, e achei que o tempo passava rápido demais. Eu piscava em Curitiba e desapareciam 15 minutos, hahaha. Mas dizem também que tudo que é bom passa rápido, né? Acho que era por isso.

Eu achei a cidade muito tranquila também. O centro, principalmente, em nada tem a ver com a agitação de outras metrópoles, como São Paulo. É uma cidade grande, mas com uma calmaria impressionante. 

Eu estava tão cansado nesse dia, que deitei na cama para tirar um cochilo e acabei dormindo mais que o planejado. Acordei quase às 17:30h da tarde, e desesperado pulei da cama para ainda visitar o Jardim Botânico. Peguei um carro de aplicativo e em 15 minutos estava no meu destino. 


Jardim Botânico - Curitiba/PR


O Jardim Botânico de Curitiba é realmente muito bonito como dizem. Um local com muita vegetação, com um belo lago, ar puro, tranquilidade e muitas flores. Uma pena que o sol não fez presença e as fotos saíram meio escuras (hahaha), fora o fato que cheguei no local quase ao anoitecer, pois como mencionado, dormi mais que o planejado.... mas, felizmente, deu tempo de visitar aquele encantador instituto.

É, o tempo estava passando muito rápido para mim. Meu Deus, o relógio de Curitiba trabalha numa velocidade mais acelerada do que a daqui (hahaha). 

Já era noite e precisava comer alguma coisa, então como estava hospedado perto do Carrefour, fui lá fazer algumas compras. Meu jantar foi uma lasanha que preparei no microondas, daquelas congeladas mesmo. Dane-se! hahaha

Lembro também que, o Erik Rizzatto -  do canal O Som do K7, me ligou assim quando cheguei do Jardim Botânico, mas a bateria do meu celular estava para finalizar e dando os seus últimos suspiros. Ele perguntou se podíamos nos encontrar em algum point da cidade, antes do evento, mas eu precisava carregar a bateria do celular, sem falar ainda que estava com uma pizza no forno. 

A pizza? Quase que explodiu feito uma bomba atômica, então tive que jogá-la no lixo. E o pior é que eu ainda continuava com uma fome colossal, pois só havia comido "porcarias" ao longo do dia, então precisava muito me alimentar (só a lasanha não foi o suficiente). Sem hesitar, voltei ao supermercado e comprei outras guloseimas (tudo no vale-alimentação fornecido pela empresa, hahaha). Como vocês bem sabem, saco vazio não para em pé, certo? E eu tinha uma madrugada inteira ainda pela frente para me divertir com o melhor da Eurodance, ou seja, tinha que garantir energia e combustíveis suficientes para a tão aguardada noite. Chocolate foi a minha sobremesa!

Antes ainda, lembro que falei um pouco com a Aninha, do Blog AninhahyDance, através de uma DM pelo twitter. Ela é natural de Curitiba-PR, e essa seria a nossa chance de finalmente nos conhecermos, mas infelizmente, não foi dessa vez. 

A Aninha está com uma pessoa muito próxima passando por alguns problemas de saúde, então ela não pode comparecer ao show de Annerley Gordon. O nosso encontro ficará para uma próxima oportunidade, e nesse momento só posso desejar melhoras à ela e ao seu ente querido. Outro fato que preciso mencionar aqui, é que quando aterrissei em Curitiba, automaticamente falei para mim mesmo: "finalmente estou na terra da Aninha".


HORA DA FESTA

Bom, eis que finalmente chega a hora mais aguardada do dia (ou seria, da noite?). Era o momento de me conduzir ao Piazzanotte - o local do evento “Festival Anos 90”. Uns 8 minutos de distância do hotel.

Chamei um motorista de aplicativo e, como dizem por aí, parti. No carro, conversei altos papos com um jovem que estava ouvindo algumas músicas eletrônicas da atualidade em seu pendrive. Foi ele que mencionei acima, que não conhecia a banda Depeche Mode. Super atencioso, ele pegou até meu whatsapp. A nossa conversa sobre música fluia como se fossemos velhos conhecidos, embora ele fosse bem mais jovem.

De repente, desço do carro em frente à casa noturna, e a emoção podia ser sentida com os hinos do eurodance rolando a todo vapor. Quem passava por aquela avenida podia escutar de longe os batidões dos anos 90 soando naquele sábado à noite. 


FESTIVAL ANOS 90
Depois de tanto esforço e planejamento, cheguei lá!!


Eu havia conversado com o Paulo Beraldo, um super fã de Annerley Gordon (e que também é de São Paulo) via whatsapp e ele combinou de me esperar na entrada. Entrei e esqueci de pedir à recepcionista o meu crachá de acesso ao camarim, devido ao meu grande cansaço, somado também à minha ansiedade. 

Finalmente conheci o Paulo Beraldo e a sua irmã. Acho muito legal e prezo muito por isso, de conhecer pessoalmente os amigos virtuais. De verdade, achei o Paulo tão bacana pessoalmente como ele é pela internet. Tem gente que é diferente pessoalmente, não sei explicar, parece que a energia não "bate". Felizmente todos aqueles que conheci nesse evento foram muito legais e muito atenciosos. Olhei para o palco e rapidamente reconheci o DJ Kica, assim como também reconheci o DJ Marquinhos Espinosa, que estava discotecando. 

Repito, é muito importante para mim conhecer e apertar a mão de cada pessoa que eu converso nas redes sociais. É quase que uma obrigação! É aproveitar o momento de estar junto com alguém com o mesmo nível intelectual que você, pois estamos falando de gosto musical, e é tão raro estar ao lado de pessoas cultas que falam essa mesma linguagem...

Infelizmente, o meu pior inimígo neste dia foi o relógio, pois o tempo realmente passava muito rápido... Como aquilo era possível? 

Várias atrações no palco, lembro da performance do grupo Aracno Dance e também do bom gosto dos DJ's.

Um fato que me marcou muito? Só foi tocado Eurodance anos 90 neste "flash back". E é exatamente isso o que queremos! No show da Regina em São Paulo, em 2019, por exemplo, teve muito anos 80 e 2000 também. Gosto dos hits dessas décadas, mas...foge totalmente do contexto!! Os DJ's que estavam tocando em Curitiba capricharam e foram diretos no alvo: Culture Beat, Corona, Double You, Netzwerk, La Bouche, DJ Dero, Whigfield (é lógico, vocês achavam mesmo que eles não iriam sacar e fazer uma homenagem à vocalista?? hahaha), Technotronic, Real McCoy, entre tantos outros diversos icones dos ANOS 90!! 

Muitas palmas por escolherem somente os hits dessa década! Isso que é um festival organizado! E as pessoas todas simpáticas, animadas, e cantando todos os sucessos da Eurodance!!

Fui buscar um copo de whisky e reconheci o Fabio Taques Reis, que estava todo suado de tanto dançar (hahaha). Ele é do estado de São Paulo também, e eu o conheço através das redes sociais (facebook). Sempre conversamos sobre os artistas do Eurodance. Na verdade, estava nos nossos planos em assistir ao show da Gala, que estava prometido para acontecer e que infelizmente acabou não rolando... e isso também nos deixou bem frustrados. Mas, aí vem Annerley Gordon para preencher esse vazio que ficou! Então, eu só posso dizer o seguinte: que bom foi te conhecer pessoalmente, Fábio! A Gala não veio, mas o universo nos enviou a Annerley! Tudo acontece na hora certo, não é mesmo?

Depois de conhecer o Paulo Beraldo e o Fábio Taques, fui pegar um segundo copo de whisky e de repente me deparo com um leitor do Blog, que me reconheceu e quis tirar uma foto ao meu lado. Me senti uma pessoa importante pela primeira vez na vida, hahaha. Ele é o DJ Fabinho Correa, dono de uma conta no instagram chamada "Cabine do DJ", sendo ainda uma pessoa bem gentil e comunicativa. Ele elogiou também o trabalho da Aninha. Que satisfação a minha, em estar ao lado de quem conhece e ama a Cultura DJ / Dance Music!

DJ Fabinho Correa, foi um prazer conversar com você. Obrigado!

SHOW DA ANNERLEY GORDON

Ela é a voz do Whigfield, mas infelizmente não cantou nenhum hit do polêmico projeto, hahaha. Se você leu o nosso artigo anterior, que dava detalhes de como seria esse show, você já estava muito bem equipado, pois a previsão feita pelo Blog sobre a setlist foi bem assertiva.

Quem anunciou a entrada da vocalista ao palco foi Julinho Emendex, o locutor da icônica Jovem Pan. Bom, daí em diante, foi só deleite e emoção. Parecia que todos estávamos vivendo um sonho, tamanha magia que pairava no ambiente.

O Paulo Beraldo - que foi me receber na entrada da casa noturna - filmou praticamente todo o show (faltou apenas as últimas músicas - acho que ele deixou de filmar nesse momento para tentar entrar no camarim de Annerley). O video ele também postou no Youtube, e vale a pena assistir!


Annerley Gordon Ao Vivo em Curitiba-PR
Obrigado pelo registro, Paulo!


Annerley Gordon fez um show perfeito, entrou cantando "2 Times", assim como também cantou "Ring My Bell" e "Voices", todas de seu projeto Ann Lee. A cantora ainda performou a faixa "The Lion Sleeps Tonight" de seu conhecido projeto Ally & Jo. Essa música fez um grande sucesso no Brasil e tinha que ser mesmo performada! Foi trilha sonora em 1996 da novela "Vira-Lata". Lembra-se? O público se lembrou e cantou junto com a inglesinha...

 Lembro que vi o Erik Rizzatto pessoalmente pela primeira vez, ele estava em cima do palco (ao lado dos DJ's) enquanto que Annerley se apresentava.

"Try Me Out" de Lee Marrow também foi cantada ao vivo e colocou a galera para dançar. Essa música é da época de ouro da Italo-House, e como citado é uma produção do Lee Marrow, lançada um pouco antes do produtor explodir nas pistas com o seu big-hit "The Rhythm Of The Night" (Corona). Aliás, Annerley Gordon colaborou com o Corona escrevendo a letra desse hino.

Eu mesmo achava que Annerley iria cantar um pouco dessa música do Corona, mas acabou não acontecendo... Foi uma pena também ela não ter cantado os outros hits do Ally & Jo, como "Holding You" e "Nasty Girl" (ambas foram tocadas no Brasil e saíram aqui pela Paradoxx Music).

Uma cover espetacular de "Don't Go" do Yazoo foi performada em seguida, mas eu confesso que não conhecia essa música na voz de Annerley. Depois eu fui pesquisar e encontrei esse projeto, que se chama: Green Kind - "Don't Go" (1993). Eu adorei ser surpreendido com isso!

Bandido - "I Drove All Night"? O que dizer?? Um hit de 1994, mas que fez sucesso aqui no Brasil em 1996, graças à persistência da Paradoxx Music. Que momento, meus amigos! Minha adolescência passou diante de meus olhos...

Depois Annerley cantou "What Is Love?", um cover de Haddaway e regravado por ela em 1993, sob o pseudônimo de Jenny J. Mais uma velha conhecida do público brasileiro!

Um dos pontos altos do show, na minha humilde opinião, foi quando Annerley cantou "I'm Your Side" do TH Express. Que track absurda! Mesmo depois de quase 30 anos de lançamento, essa produção de Mauro Farina ainda continua a causar grandes efeitos na plateia!

Lembro-me que, há 25 anos disse à um fã do projeto Whigfield que só podia ser a mesma vocalista nessa canção. A pessoa fez piada e ainda disse que eu estava absolutamente errado. É meus amigos, o mundo dá voltas, hahaha. Depois de vários anos, eu estava ali na frente da cantora, que performava aquele hit totalmente ao vivo. Eu ri e refleti sobre quem estava errado...

Annerley Gordon estava mais que radiante, ela estava eletrizante em cima do palco! Super articulada, com uma forte presença de palco, ela gritava e demonstrava euforia em estar com os brasileiros. Se comportou como uma rock star! Seu fôlego era interminável, e sua voz super afinada deixou todos alucinados! Muito diferente de um show "dead fuck" de uma modelo que assisti décadas atrás, onde parecia ser mais um enterro. 

Depois a estrela cantou "Can't Stop" de Samus Jay (um featuring de Annerley & Stay C). Essa música é um de seus mais recentes trabalhos e traz toda a boa vibe dos anos 90. O som teve a produção de DJ Kica, responsável também pela vinda da cantora ao nosso país. Um ótimo single que nos mostra o quanto o Eurodance continua vivo e ainda com muitos adeptos. Depois, Annerley cantou mais uma vez "2 Times".

Ela também interpretou o seu último lançamento "It's My Life", outro eurodance maravilhoso que impressiona com seu estilo nostálgico, e produzido novamente por DJ Kica.

Erik Rizzatto se apresentou também, e deu início a sua performance com “Let A Boy Cry” da Gala.


O ENCONTRO COM ANNERLEY GORDON

Depois que terminou a apresentação de Erik Rizzatto e Annerley Gordon, recebi a mensagem dele pedindo para que eu me dirigisse ao camarim dela. Tinha uma fila imensa, alguns seguranças na porta, e eu estava sem o bendito do crachá. De repente surge o Cassiano Anderson, que é de Minas Gerais, e que também estava me procurando para ir até à Annerley. Fomos juntos até a recepção e pegamos o meu crachá, e até então eu não sabia que esse cara se tratava do Cassiano. Depois ele se apresentou para mim via messenger do Facebook, mas eu estive com ele pessoalmente e nem tive esse conhecimento, hahaha. O Cassiano é o dono da rádio Energia Dance, um cara que ajuda a espalhar a Dance Music pelo Brasil, então fiquei frustrado por nem tirar uma foto ao seu lado.


Finalmente, Rikardo conhece Annerley Gordon!

Chegando no camarim de Annerley, ela me reconheceu e disse: "Finalmente, Ricardo, estamos nos conhecendo." Eu respondi que era um prazer enorme estar ao seu lado, e se ela se importaria em autografar o meu CD de Ann Lee - "Dreams", lançado pela Building Records. Ela disse que eu tinha levado o meu próprio CD, mas se eu quisesse poderia levar também alguns de seus CDs mais recentes, e como eu já planejava em adquiri-los, não vi oportunidade melhor que aquela. Havia pouquíssimas unidades, mas felizmente consegui dois exemplares: Samus Jay - "I Can't Stop" e Annerley & Dhany - "One Night With You".


O nome do álbum de Ann Lee é "Dreams" (Sonhos). E essa, sem dúvidas, foi uma noite que um dos meus grandes sonhos se tornou realidade...


Annerley Gordon assinou todos os CDs, escreveu o meu nome com "K", como está no Blog, e eu nem precisei orientá-la a fazer isso. Ela sabia que era eu, o "carinha" que escreve sobre ela!

Simpática, a grande voz do Eurodance tirou várias fotos comigo, inclusive, eu preciso dizer que nesse momento tirei algumas fotos com Erik Rizzatto, que também estava no camarim. Nós três ainda falamos rapidamente sobre Isabelle Laine, uma fã francesa de Annerley que adora o Brasil e que sempre está em contato comigo e com o Erik. 

Isabelle criou vários bonecos de ídolos do Eurodance, como Sandy Chambers, Dhany, Taleesa, Annerley Gordon, e também homenageou à mim e ao Erik Rizzatto recentemente.


O entrevistador das estrelas do Eurodance -  Erik Rizzatto. Um dos grandes representantes do gênero aqui no Brasil, pode ter a certeza!


Foi nesse momento que Erik e eu resolvemos recriar uma imagem com referência à Isabelle, no melhor estilo "a vida imita a arte". A Annerley aceitou entrar na brincadeira, e ... click!


Essa vai para você, Isabelle! Nós te amamos e te agradecemos pelo carinho de sempre!


Eu tinha algumas perguntas para fazer à Annerley, curiosidades pessoais, mas eu confesso que na hora nem lembrei de perguntar. O som alto lá na pista de dança também me deixou totalmente desconcentrado. Eu tinha que falar alto, lembro ainda que tinha muita gente na fila querendo entrar no camarim, e essa situação caótica me fez não demorar muito, me despedindo então de Annerley. Ela disse que iria me enviar uma mensagem depois do show e agradeceu por eu ter comparecido.

Um fato que me deixou chateado, é que eu não consegui conhecer pessoalmente algumas pessoas que estavam no mesmo evento. Só no dia seguinte, vendo as fotos e vídeos postados nas redes sociais, que fui perceber que alguns conhecidos estavam por perto. Uma pena esse desencontro! 

Rapidamente consegui chamar o DJ Marquinhos Espinosa, e até tirei uma foto com ele. Aliás, ele arrebentou e tocou diversas obras-primas do Eurodance nessa noite incrível! Só agradecimentos à ele!


Com os grandes DJ's Marquinhos Espinosa e Kica.
Foi um momento rápido, mas muito precioso para mim! 

Outra fera que pude cumprimentar é o DJ Kica, o grande mestre da cerimônia! Falamos bastante nesses últimos três meses (por internet), e para mim foi uma satisfação imensa finalmente poder conhecê-lo e ver de perto o sucesso que estava sendo aquele seu excelente evento. Mas o nosso encontro foi bem rápido, assim como foi também com Erik Rizzatto e Marquinhos Espinosa. Como eu disse, o tempo "voou" em Curitiba, e mal me despedi do Paulo Beraldo, de sua irmã, do Fábio... nem fotos tiramos, pois achávamos que teríamos tempo para isso ao longo da noite. 

Mas, de repente, já era fim de noite e cada um seguiu os seus destinos.


MINHA OPINIÃO DE FÃ

SOBRE O SHOW:

No geral, o show de Annerley Gordon foi fantástico e eu sabia que assim seria. Do contrário, eu nem iria me dar o trabalho de ir até Curitiba. Foi inesquecível e faria tudo novamente para vê-la ao vivo, mas, diante de tantos hits na voz dessa Deusa da Dance Music, achei que o show foi bem curto, tendo um pouco mais de 30 minutos. 

Na minha opinião, poderia ter rolado mais músicas do Ally & Jo, e algumas outras que também foram lançadas aqui no Brasil, como Ironya - "Stay With Me" (Obrigado Paradoxx Music!!), Texture - "The Power Of Love" (Paradoxx Music novamente!), DJ Miko - "Rhythm" (eu amo essa, saiu aqui pela Spotlight Records, em 1994). 

Housecream Feat. Jo'"Get Me Into Your Heart" é outro poderoso single na voz de Annerley e um dos que eu mais sou fã. É mais um estrondo produzido pela S.A.I.F.A.M. e lançado aqui pela saudosa Paradoxx Music, em 1994. 

Bom, eu adoraria ouvir todas essas faixas ao vivo, e acho que o tempo de duração do show seria melhor preenchido com esses excelentes clássicos adicionados no setlist. 

Mas, eu preciso dizer algo que também está entalado aqui na minha garganta....Eu seria muito hipócrita se eu não me manifestasse a respeito dos híts do Whigfield, hahaha. Poxa, eu sabia que ela não iria performar nenhuma canção desse projeto criado por Larry Pignagnoli, mas, Annerley poderia ter cantado alguma track aos brasileiros, como ela fez aos espanhóis em 2020!! Não concordam?

Não precisava ser novamente "Saturday Night", desta vez ela poderia cantar "Sexy Eyes" ou "Another Day", ou então "Think Of You". Que tal? Esses singles foram escritos por ela também, então não consigo entender essa dificuldade, sendo que na Espanha ela fez isso com uma música que ela não compôs. Acho que o público brasileiro merecia esse presente... o Whigfield foi um sucesso enorme aqui no Brasil. Os fãs só podem dizer: Que pena!!

Ir num show de Anerley Gordon e não escutar nenhuma canção ao vivo do Whigfield, é o mesmo que ir num restaurante e não poder comer, hahaha!

Mas como eu disse, mesmo assim foi um show impecável, uma experiência inesquecível à todos aqueles que estiveram presentes, mesmo com um repertório pequeno, porém muito caprichado!

Annerley Gordon não demonstrou ser apenas uma excelente artista de estúdio, mas também foi uma ótima performer de palco, onde soube interagir com o público e agitar à todos com sua enérgica disposição, enorme humildade e um grandioso talento.


DEU TUDO CERTO, AGORA É HORA DE VOLTAR!

Extremamente cansado, mas valeu à pena! Faria tudo novamente!!

No domingo, dia 09/04, às 6h da manhã, eu já estava novamente no aeroporto Afonso Pena, com destino à São Paulo. Estava ainda em extase, sem dormir, comendo bolacha e bebendo coca-cola que havia comprado no supermercado no dia anterior. Dei adeus à Curitiba e disse: "Quem sabe, em julho não volto aqui para ver Taleesa?" 

Este, com certeza, foi um dos melhores shows que eu já assisti na minha vida. Poderia estar acima da perfeição, caso rolasse alguma faixa do Whigfield e aquelas outras músicas favoritas já citadas, mas o importante é que Annerley Gordon finalmente veio ao Brasil e nos encheu de alegria e emoção numa noite que ficará para sempre guardada em nossos corações.

Obrigado à Annerley Gordon, DJ Kica, Erik Rizzatto, DJ Fabinho Correa, Cassiano Anderson, Paulo Beraldo, DJ Marquinhos Espinosa, Fábio Taques Reis, e todos àqueles que estiveram presentes e contribuíram para que essa noite fosse tão memorável e extraordinária. Até alguns fãs da modelo do Whigfield estavam presentes e se emocionaram com o show de verdade que presenciaram!

Mais um importante capítulo da EURODANCE acaba de ser escrito no Brasil. E isso ficará para sempre na nossa história!