popcash

sexta-feira, 1 de junho de 2018

RIHANNA HÁ 11 ANOS LANÇAVA "GOOD GIRL GONE BAD"

"MENINA BOA 
VIRANDO MÁ"

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


"O mal nunca tinha soado tão bem"

O 1º álbum da barbadiana Rihanna (20 de fevereiro de 1988) foi "Music Of The Sun" (2005), mas o seu sucesso mundial só chegou mesmo com o seu 3º trabalho de estúdio intitulado de "Good Girl Gone Bad", lançado em 2007.

Foi a era da Rihanna que mais marcou os anos 2000, quando o gênero "Black Music" estava em alta e muitas outras artistas femininas do estilo também faziam sucesso, como Beyoncé, Ciara, Alicia Keys, Ashanti, Fergie, Nelly Furtado, Pussycat Dolls, Keri Hilson, Jennifer Lopez, Mary J Blige, Keyshia Cole, Kelly Rowland, Cassie, Jordin Sparks, Jojo e uma infinidade de outros nomes, todos com os seus devidos espaços e com suas faixas tocando nas rádios. Com o passar dos anos, mais da metade destas artistas, infelizmente, foram deixadas de lado pelas suas gravadoras ou pelo próprio público, uma destas exceções é a Rihanna, que com o tempo só soube se inovar e trabalhar muito bem com o seu marketing artístico.

Sobre este seu trabalho, "Good Girl Gone Bad", ele foi lançado oficialmente no dia 05 de junho de 2007, e praticamente todas as suas faixas são hits radiofônicos. Também foi um álbum muito elogiado pela crítica e pelo público, que ficaram encantados com "Umbrella" (feat. Jay Z), "Dont Stop The Music", "Shut Up And Drive", "Hate That I Love You" (feat. Ne-Yo) e "Rehab" (linda faixa escrita por Justin Timberlake).

Diante deste enorme sucesso, Rihanna relançou este álbum logo no início de 2008, com o nome de "Good Girl Gone Bad: Reloaded", trazendo novas músicas e que também se tornaram hits, como "Take a Bow", "If I Never See Your Face Again" (Feat. Maroon 5) e "Disturbia".
Como foi uma fase bem lucrativa e de grandes êxitos, foi lançado também em janeiro de 2009 uma versão chamada "Remixes" deste mesmo álbum, trazendo todos os seus sucessos em versões remixadas, bem pista de dança, no melhor estilo "dance music".

Vale destacar que "Umbrella" ficou em 1º lugar na Billboard Hot 100 durante 8 semanas consecutivas; e um outro fruto deste incrível álbum foi o DVD "Good Girl Gone Bad Live", registro totalmente ao vivo e gravado em Manchester, na Inglaterra. Apesar da cantora ter lançado oficialmente outros DVD's, este consegue de longe ser o seu melhor trabalho audiovisual, com interpretações melhores ensaiadas, lives impecáveis e uma notável dedicação na sua produção.

 Rihanna sobre "Good Girl Gone Bad"
"Você sente-se diferente a cada álbum, e nesta fase sinto que quero fazer um monte de canções. Quero manter as pessoas dançando".

O 1º gramofone a gente nunca esquece

"Good Girl Gone Bad" também rendeu o 1º Grammy na carreira da Rihanna, quando venceu em 2008 a categoria Best Rap/Sung Collaboration, com o hit "Umbrella". No decorrer de sua trajetória e próximos trabalhos, foram mais 7 prêmios conquistados.
Este seu álbum (versão Reloaded) contém a seguinte track-list:

1.            "Umbrella" (com Jay-Z)
2.            "Push Up On Me”
3.            "Don't Stop the Music" 
4.            "Breakin' Dishes"            
5.            "Shut Up and Drive”
6.            "Hate That I Love You" (com Ne-Yo)      
7.            "Say It" 
8.            "Sell Me Candy"              
9.            "Lemme Get That" 
10.          "Rehab" 
11.          "Question Existing"        
12.          "Good Girl Gone Bad"   
13.          "Disturbia"         
14.          "Take a Bow"    
15.          "If I Never See Your Face Again" (com Maroon 5 )


"POR FAVOR, 
NÃO PARE A MÚSICA"

Michael Jackson e Rihanna, numa premiação da MTV japonesa, em 2006

Antes mesmo de lançar "Good Girl Gone Bad" e de se tornar extremamente conhecida mundialmente, Rihanna já fazia sucesso e tinha também alguns hits que eram queridos pelo público, como "Pon the Replay", "SOS" (seu 1# na Billboard Hot 100) e a aclamadíssima "Unfaithful", frutos de seus álbuns anteriores "Music of The Sun" (2005) e "A Girl Like Me" (2006).

Michael Jackson foi uma dessas pessoas que reconheceu o brilho e o talento de Rihanna, antes mesmo da sua fase mais famosa, que veio a partir de 2007.
Os dois artistas ainda não se conheciam pessoalmente, e ambos estavam no Japão, para uma premiação da MTV, então foi aí que Michael Jackson teve a iniciativa de chegar na equipe da Rihanna e pedir para conhecê-la, isso em 2006.

Após este encontro, os dois ficaram sozinhos dentro de uma sala, conversando bastante tempo, só não sabemos o assunto pois jamais foi revelado.
Depois deste encontro especial, Carl Sturken e Evan Rogers escreveram a música "Dont Stop The Music" para a Rihanna, mas contendo também vocais da canção "Be Startin' Somethin", de Michael Jackson (Mama Se Mama Sa Mama Coo Sa).

A faixa entrou para este 3º álbum da artista, sendo um grande sucesso em todas as rádios e pistas de dança do mundo, e também um dos maiores hits do "Good Girl Gone Bad".
Veja o vídeo abaixo de Rihanna emocionada, indo se encontrar com Michael Jackson:

Dia inesquecível para Rihanna, indo conhecer Michael Jackson

Meu DVD, Blu Ray e CD Álbum "Good Girl Gone Bad" da Rihanna. 
Minhas relíquias e boas lembranças da década de 2000.

GGGB: Podemos dizer que foi o álbum mais aclamado e um divisor de águas na carreira da Rihanna. Com mais de 9 milhões de cópias vendidas mundialmente, o disco contém hits memoráveis como: "Take A Bow", "Don't Stop The Music" e o ganhador do Grammy, "Umbrella"!

domingo, 27 de maio de 2018

TALEESA - BIOGRAPHY: A HISTÓRIA DA CANTORA DE EURODANCE

TALEESA NO FESTIVAL 
"LOVE THE 90'S" - 2018

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


A veterana cantora Taleesa, uma das vozes mais conhecidas da música dance européia, se apresentou no último dia 12 de maio na cidade de Madrid, cantando alguns de seus hits no Festival "Love The 90's" (2018).
Assim como no Festival "Yo Amo Los 90" (realizado no Peru, recentemente em março), Taleesa cantou os seus sucessos totalmente ao vivo e agitou a platéia.

O clímax desta sua apresentação, sem dúvidas, foi quando ela cantou "Because The Night", onde a plateia vibrou e cantou junto com ela, em alto e bom som.
Confira o vídeo desta apresentação:

Taleesa cantando com o público o hit "Because The Night"

Nesta mesma noite de apresentações, além de Taleesa, outros grandes nomes do eurodance se apresentaram também, como Alexia, Gala, Rozalla, Twenty 4 Seven, Just Luis, AliceDeejay, entre outros. Imaginem agora, que noite incrível estes espanhóis não tiveram? 

Estou na expectativa de ver as fotos destes artistas reunidos, como aconteceu recentemente no Peru, quando Taleesa, Ice MC, La Bouche, Randy Bush e Anita Doth se reuniram e tiraram algumas fotos juntos:

Jornalista peruana com Taleesa, Ice MC e Randy Bush

Lane McCray (La Bouche), Taleesa, Randy Bush e Anita Doth (2 Unlimted), foto tirada no Peru - Festival "Yo Amo Los 90's" e postada no instagram da Anita Doth

Seguem as próximas datas do "Love The 90's" que contarão com as apresentações de Taleesa:

Sevilla 26/05/2018
Valencia 02/06/2018
Palma de Mallorca 11/08/2018
Zaragoza 06/10/2018
Bilbao 01/12/2018

BIOGRAFIA TALEESA

A VERDADEIRA HISTÓRIA

Poucas pessoas sabem mas, a cantora Taleesa era conhecida anteriormente no meio artístico como Marina Lai, e com este pseudônimo cantava músicas pop em italiano. Isso foi, mais ou menos, entre 1977 e 1984. 
EDIT 2024: Sobre este projeto "Marina Lai", numa entrevista cedida para a rádio Energia 97 Taleesa negou ter sido a tal "Marina Lai", mas existem outras entrevistas em que ela confirma essa informação. Não ficou muito claro porque nesta específica entrevista ela negou ter sido a Marina Lai, no entanto, vocês mesmos podem verificar o video abaixo de sua apresentação como Marina Lai em 1982.

Seu nome real é Emanuela Gubinelli e nasceu em Matelica (Itália). A data verdadeira de seu nascimento é dia 19 de novembro de 1960. 
Algumas biografias da cantora espalhadas pela internet afirmam que seu ano de nascimento seria 1971, mas esta informação está totalmente incorreta. A verdade é que Emanuela Gubinelli nasceu em 1960, tendo hoje, exatos 57 anos de idade.

Sou muito fã da cantora, mas existem algumas incoerências em sua biografia oficial que merecem ganhar as suas devidas correções. 
Os fãs de eurodance precisam estar cientes dos fatos verídicos, não de notícias inventadas na época.

Além do ano de nascimento estar incorreto, em sua biografia também informa que ela nasceu em Santa Mônica, na California (EUA), mas essa é outra informação "fake". 
Todos os detalhes informados em sua biografia (ou quase todos) são invenções para criar "a artista Taleesa", sendo esta uma mania muito comum entre os italianos.


Emanuela dizia que era americana, mas na verdade sempre foi italiana


Michael Corkran (Sly-G), ex-namorado da Emanuela, este sim parece que é realmente americano de Santa Mônica (embora alguns fãs dizem que ele também é italiano). Ele a ajudou na composição de algumas músicas e também foi dançarino dela, além de dublar as suas músicas nos shows, nas partes dos rap's em ''I Found Luv" e ''Let Me Be"
Emanuela e Michael foram casados, tiveram uma longa parceria e convivência, mas não estão mais juntos.

Bem, deixando este momento "tv fama" de lado e voltando a falar sobre a veracidade de sua biografia, ao menos Emanuela não enganou ninguém em relação ao seu talento, já que a sua voz realmente é a que está nas músicas. 
É sempre bom ressaltar que existiam vários projetos de eurodance nos anos 90 que enganavam o público com lindas modelos nos palcos e vídeos, mas estas moças apenas dublavam as músicas gravadas por cantoras profissionais (Whigfield, Randy Bush, New System, Corona, J.K., A.D.A.M.... só para citar alguns exemplos de vários). 

TALEESA NO EURODANCE:
O mundo dos pseudônimos e diversos projetos


Bela e talentosa - Taleesa

Ser artista de eurodance não é lá uma tarefa muito fácil. É difícil conquistar o seu espaço e marcar o seu nome na história do gênero. Alguns artistas precisam trabalhar arduamente, gravar com diversos produtores, se lançar com inúmeros pseudônimos, escrever para outros artistas, e se possível, até ajudar na produção de outros projetos. Para estas atividades, o artista precisa ter o seu devido talento, condição que a Emanuela provou ter fazendo tudo isso e mais um pouco.

Emanuela Gubinelli teve também outras centenas de nomes artísticos, incluindo: Angie Starr (2 singles, 1991-1992); Donna Luna (3 singles, de 1990 a 1992); Manuella (2 singles, 1987 e 1988); Karin Rex (1 single, 1991); Mandy Gordon (1 single, 1991); Paula Marsh (1 single, 1992); Ross ou Kim Ross (11 singles, de 1985 a 1998); Talysha (1 single, 1991), entre muitos outros que, segundo ela mesma, nem se lembra mais pois foram muitos.

Com apenas 17 anos de idade, e se apresentando ainda como Marina Lai, ela ganhou o Festival Castrocaro, em 1977. Esta vitória deu bastante destaque a jovem Emanuela e assim vieram diversas participações em transmissões de rádio e televisão. 
Ela começou então emprestando a sua linda e grave voz aos muitos jingles de publicidade televisiva na época. Em 1982, ela foi enviada para o Festival de Sanremo, onde cantou a música "Centomila Amori Miei".
Um detalhe revelador, é que se ela tivesse nascido de fato em 1971, como diz a sua biografia oficial, ela teria a aparência de uma criança de 11 anos no vídeo abaixo, de 1982:


Segundo sua biografia "fake", Taleesa teria aqui, em 1982, 11 anos de idade

A música romântica "Centomila Amori Mieri", apesar de não chegar a final, teve um bom sucesso em termos de vendas. É muito bonita essa interpretação da jovem Emanuela, onde já nota-se os poderosos vocais da cantora.

Já a partir da segunda metade dos anos 80, Emanuela quis se dedicar mais as músicas dançantes, e se envolveu com diversos produtores e artistas italianos, assim escrevendo diversas canções para muitos artistas da cena "dance". Emanuela também foi backing vocal de muitos artistas nessa época, inclusive de Den Harrow, que era só um modelo de fachada (tinha um cantor de estúdio - Tom Hooker - por trás das produções). O próprio modelo disse à um fã que também namorou a Emanuela, e ainda reforçou que na época ela "não era ainda Taleesa".

Em 1987, a italiana adotou o pseudônimo de Manuela e cantou músicas como "I'm Crazy For You" e "Love For Free" (1988), que foram muito bem nas paradas de ítalodisco. A propósito, se você sintonizar em alguma emissora de rádio especialista em italodisco, como a holandesa Stad Den Haag, irá ouvir muito essas faixas oitentistas na voz da Emanuela, sendo produções totalmente desconhecidas do público brasileiro.

Emanuela ganhou ainda muita credibilidade como compositora para alguns artistas... Principalmente quando ela escreveu para o projeto Orlando Johnson, responsável por alguns hits europeus. Um exemplo desse reconhecimento é a música "I Say Yeah", que foi uma de suas composições mais famosas, lançada pela gravadora X-Energy, em 1990.

Emanuela Gubinelli, uma das principais vozes da Italodance

A cada novo trabalho, Emanuela conhecia novos profissionais da música e se via cada vez mais inserida na dance music. 
Um fato curioso, é que alguns de seus vários pseudônimos não faziam tanto sucesso na Europa, mas agradavam muito no Japão, como Linda Ross, Morena, Jilly, Ann Sinclair, Vanessa, Giselle, Paula Marsh, Maggie Sue, entre outros diversos. 

Outro fato que percebi - e que merece atenção- é que o pseudônimo de Ann Sinclair teve vocais de uma outra experiente e talentosa vocalista: a Annerley Gordon. Emanuela gravou diversas músicas com este pseudônimo, como "Don't Drop Me" (1995) e "Love and Fire" (1996), mas este projeto teve a sua primeira música gravada pela inglesa Annerley Gordon, em 1993, na canção "Help Me"Todos esses trabalhos do Ann Sinclair foram lançados pela competente gravadora Time S.r.l. 

Annerley Gordon (Whigfield) e Emanuela Gubinelli (Taleesa)
Donas do Eurodance - Essa imagem tem um peso muito grande... Foram tantos hits nas vozes e letras dessas grandes estrelas da Dance Music...


Outra colaboração que deve ser mencionada aqui é a música "Come On Come On", que Emanuela gravou no projeto Olimpia (1992), apesar de constar uma outra mulher na capa do single. 

A italiana gravou também com o pseudônimo de Emanuella (bem parecido com o seu nome real) a canção "Satisfied" (1992), faixa muito querida entre seus fãs. Ela trabalhou ainda nessa época com o grupo Novecento; dividindo seus vocais com Dora Nicolosi no projeto Jackie Moore, escrevendo músicas para o álbum "Leaving Now" (Novecento) e para o projeto Angie (uma produção de Novecento também). 

Essas produções do Olimpia, Jackie More, Novecento, Angie... foram trabalhos feitos na Discomagic, selo que trabalhava também com a Maria "Martine" Capri (por isso você ouve a voz dela também em algumas dessas faixas do Jackie Moore, Olimpia...).

Mas o grande reconhecimento da artista Emanuela Gubinelli só chegou quando ela adotou o seu nome artístico: Taleesa
Em 1992, a bela italiana gravou como “Taleesa”, a música "Because the Night" com o CO.RO. que obteve grande sucesso em todo o mundo. 
Segundo informações da época, o grupo CO.RO. tinha uma outra vocalista escalada para gravar com eles, mas a dispensaram pois não estavam muito satisfeitos com a voz dela. Foi quando avistaram a Taleesa no estúdio ao lado e a convidaram para um teste. Quando Taleesa foi finalmente gravar a canção, que seria uma regravação do Depeche Mode - "Master and Servant", ela fez o seu aquecimento vocal com a música de Patti Smith - "Because The Night", impressionando a dupla CO.RO., que no ato resolveu mudar de ideia e decidiu regravar a tal música cantada. 
EDIT 2024: Bom, esta é a história que muitos contam há anos, mas a própria Taleesa afirmou que não foi bem isso. Na rádio Energia 97, a cantora disse que foi chamada pelo produtor Massimo Gabutti para regravar "Because The Night", reforçou também que não havia planos para gravar qualquer canção do Depeche Mode, e que não teve essa mudança repentina para "Because The Night". Ela confirma que o produtor não estava muito satisfeito com a cantora que havia escalado, e que ele a viu no estúdio e pediu para que cantasse a música. Taleesa ainda adicionou algo curioso, ela contou que nem conhecia a dupla do CO.RO. nessa época, e que só foi conhecê-los no dia de uma apresentação ao vivo, só depois que o single já havia estourado!


Taleesa com Raymond Lothar Slijngaard (2 Unlimited)
Ela sempre fez questão de estar envolvida com os seus colegas do Eurodance.

O single de "Because The Night" foi lançado em 1992 e vendeu mais de 660.000 cópias em todo o mundo, subindo vários rankings. 
Depois desse estupendo sucesso, no ano seguinte, em 1993, ela gravou novamente com o CO.RO. outros dois singles que também foram hits: "There's Something Going On" e "4 Your Love"

Sendo requisitada por diversos produtores, também em 1993 ela gravou com Stefano Secchi a música "A Brighter Day", cover de "Una storia importante" de Eros Ramazzotti, que alcançou sucesso nas rádios e pistas de dança. 
Mais tarde, Taleesa gravou novamente com o seu parceiro Stefano Secchi, desta vez a música "We're Easy To Love". Vale destacar também a parceria de 1991 entre Taleesa e Stefano Secchi em "One Love In My Life Time".


O 1º e único álbum do CO.RO. 
Além dos hits já citados, Taleesa cantou outra música menos conhecida mas igualmente maravilhosa: "I Break Down And Cry", também presente no disco. Recomendo muito esta pérola!

Taleesa também gravou com o produtor do projeto Aladino, embora não tenha sido creditada em nenhum desses singles... Foi no verão de 1993 que foi lançado o single de sucesso, "Make It Right Now", que tocou em todas as discotecas, tornando-se um grande êxito. O mesmo vale para o próximo single intitulado "Brothers In The Space", lançado em 1993/1994, que hoje ainda é considerado um importante single de eurodance dos anos 90. Novamente com Aladino, em 1994 ela ressurge com "Call My Name".  

Vale ressaltar ainda a curiosa estratégia que Taleesa passou a usar, após aos sucessos com o projeto Aladino. Na verdade, Aladino é um projeto do produtor italiano Diego Abaribi, mas a vocalista passou a apresentar à plateia o seu dançarino / namorado como "Aladino". Tem vídeos na internet e até entrevistas em revistas, onde ela diz ao público que Michael Corkran é o "Aladino", mas isso foi apenas uma tática da cantora para se "apropriar" mais dessas músicas (ela não foi creditada nesses singles, embora o público reconhecesse facilmente a sua voz).
Talvez, quem deve não ter gostado muito foi o produtor, o verdadeiro Aladino, que numa entrevista ao Lozio Peter não citou nenhuma vez o nome da vocalista... e olha que os maiores sucessos dele são cantados por ela.

No outono de 1994, Taleesa lançou o seu primeiro single solo, "I Found Luv", com a produção dos alemães do Le Click Productions e contendo a participação do rapper Michael Romeo (Le Click). Taleesa contou que "I Found Luv" foi gravada em Frankfurt, nos incríveis estúdios que produziram o Milli Vanilli
Interessante que, neste single a Taleesa foi produzida pela mesma equipe que produzia o La Bouche, enquanto que, olhem só, a cantora do La Bouche foi trabalhar com os produtores italianos da Taleesa... Melanie Thornton então gravou "If You Wanna Be (My Only)" para o projeto Orange Blue, que é uma ótima faixa dance lançada pela Time / Italian Style Production

Edit 2024: Taleesa disse que Melanie Thornton foi uma boa amiga, e que até ajudou ela quando esteve na Itália com sua turnê.

"Melanie foi uma boa amiga, e nós ajudamos ela com seus shows na Itália. Ela também foi uma boa amiga de Simone Jay, a cantora (minha irmã :)) que produzimos!" - Taleesa via instagram



Apesar de estar super em alta e bem atarefada em 1995, Taleesa também estava produzindo nessa época alguns projetos de eurodance, como exemplo o She’s Ah Rebel, que trazia a sua colega Maria Capri nos vocais. A música “Piece Of My Heart” é uma regravação de Janis Joplin e foi distribuída no Brasil através da coletânea “Máquina Total Vol. 2”, que também contem o seu hit “Let Me Be”.


Edit 2023: Taleesa esteve no Brasil em julho / agosto de 2023, e falou a respeito da cantora Maria Caprì neste vídeo, numa pergunta que eu formulei e pedi para que o amigo Emilio fizesse à ela:


A eterna vocalista do Martine me escreveu em dezembro/23: "Oi Rikardo! Que gentil de sua parte! Obviamente, lembro-me sim da Emanuela e agradeço-lhe por perguntar sobre mim à ela!
Te mando um abraço da Itália 🙂! Um feliz natal!" (Maria Caprì, 21/12/2023)


No início de 1995 Taleesa lançou "Let Me Be", com a participação do rapper Asher Senator (o blog conseguiu exclusivamente essa informação com o produtor Alessandro Gilardi). Esta ainda é considerada uma de suas músicas mais famosas, inclusive, a vocalista veio ao Brasil nesta época e performou-a em alguns programas de TV (Xuxa, Raul Gil, Clip Trip). 
Uma curiosidade interesssante e que poucos sabem, é que "Let Me Be" foi inspirada levemente no clássico do assobio "Patience" do Guns N' Roses. Percebam o trecho mais calmo e cantado na mesma melodia "This is now 'cause I'm missing you". Bacana, né?
EDIT 2024: A própria Taleesa afirmou isso no programa "Morde e Assopra" da rádio Energia 97.


"Let Me Be" tem um pouquinho de influência de Guns N' Roses, apesar de ser uma música original e escrita por Taleesa


No verão de 1995 Taleesa gravou ainda "Burning Up", que possui o mesmo ritmo aeróbico do sucesso anterior, e quem ouviu as suas últimas canções, já nos primeiros segundos de "Burning Up" conseguia identificar esta como uma música de Taleesa. Ficou bem característica, como se ela tivesse criado o seu próprio estilo. Sem dúvidas, uma de suas canções mais conhecidas e saiu também em diversas coletâneas famosas, como “TV Dance”, “As 7 Melhores Vol. 3”, entre outras.

Ainda em 1995, Taleesa gravou "Open Up Your Heart (Today)" com letra escrita por sua amiga Annerley Gordon. Essa música foi lançada com o pseudônimo Rose.

EDIT 2022: No vídeo abaixo, Annerley fala sobre Taleesa no programa de Lozio Peter, assim como vemos Taleesa participando de uma live no facebook de Annerley - a verdadeira cantora do projeto Whigfield:


Taleesa & Whigfield


Enquanto Taleesa se dedicava em sua carreira solo, o Aladino precisava também de novos vocais femininos para seu novo single de trabalho, então o produtor resolveu convidar outra diva da eurodance para gravar com ele, no caso, a convidada agora era a inglesa Sandra Chambers, nascendo a música "Stay With Me" (1995).

Já no verão de 1996, Taleesa lançou "Falling In Love", um sucesso naquele ano e sendo considerada por muitos como uma de suas melhores canções. Também foi um de seus últimos sucessos a nível mundial. 

Nesta época (1996) ela já tinha bastante amizade com Clara Moroni (uma outra talentosa vocalista do gênero dance), mas quando Clara partiu para outros projetos pessoais, Taleesa substituiu-a em seus diversos pseudônimos, como Anika, Jilly, Vanessa, Maggie Mae, entre outros. Detalhe: Muitos destes trabalhos eram direcionados com ênfase no mercado asiático.

Ainda no mesmo ano de 1996, Taleesa decidiu trabalhar com o produtor brasileiro Alessandro Tausz, e lançou algumas músicas somente no Brasil, como "Jambalaya (On the bayou)" (1996) e "Internet Love" (1997).

Essa parceria de Taleesa com o músico brasileiro se deu entre as suas vindas ao nosso país, quando ela se apresentou por aqui e conheceu muitos DJ’s e produtores. As duas faixas foram produzidas na MDS Productions (que produziu muita dance music de qualidade, como por exemplo o Sect).


Taleesa e seus dois dançarinos, Patrick e Michael (ex-namorado) no Brasil, no "Dance Philco Music" (1996)

As músicas "Jambalaya (On the bayou)" e "Internet Love" tocaram bastante por aqui, mas não chegaram em outros países. 

No final de 1996 ela voltou a trabalhar na Itália lançando um trabalho mais ousado e que fugia bastante de seu habitual estilo. Era a música "I Wanna Give", que como ela dizia em entrevistas, seguia uma linha mais direcionada para a vertente "Garage". Taleesa gostava muito desse estilo musical e quis fazer algo dentro dessa temática.

Infelizmente essa canção foi bem menos sucedida, justamente por não ser tão comercial como os hits anteriores. Uma curiosidade, é que no Brasil esta música recebeu uma versão não oficial, produzida provavelmente por produtores brasileiros onde simplesmente "mixaram" a versão instrumental dGina G - "Ooh Aah ... Just a Little Bit" com a acapella de "I Wanna Give", deixando a música com um caráter bem mais comercial, sendo que a intenção de Taleesa para este single era totalmente a oposta. Essa referida versão saiu no CD "Ritmo da Noite Volume 5" (Spotlight Records).

Ainda em 1997 Taleesa voltou a lançar músicas somente no Brasil, como "Kisses Kisses, Bye Bye" e "You And Me", mas somente a última fez sucesso, tocando muito em rádios, pistas de dança e sendo lançada em diversas coletâneas de dance music do país.

Nesse ano de 1997 Taleesa  produziu ainda a sua amiga Simone Jackson, e lançou “Wanna B Like A Man” sob o nome de Simone Jay. Foi um outro grande sucesso!


Taleesa sendo entrevistada pela Revista DJ Sound, em 1996. Também fizeram uma matéria contando a sua trajetória, mas infelizmente baseando-se na sua biografia "fake".

No ano seguinte, Taleesa inaugurou oficialmente o seu tão sonhado selo fonográfico, o Luv-En Colors Records. Em 1995, ela já adiantava em entrevistas sobre este seu plano de lançar seu selo próprio... 
Taleesa continuou também produzindo outros singles com Simone Jay, além de citar muitas vezes em entrevistas ter a vontade de produzir mais outros artistas.

No mesmo ano de 1998 ela veio ao Brasil pela 4ª vez, mais precisamente em agosto, onde passou o mês todo fazendo shows por diversas cidades. Vale destacar que nestes shows ela apresentava a que seria sua nova música, "Beach Boy", também lançada só no Brasil, mas não tendo nenhum sucesso...

Para seus fãs de outros países, todas estas últimas músicas (exceto "I Wanna Give") eram desconhecidas do público já que não foram lançamentos mundiais e não figuraram por lá (na época a internet ainda não era tão poderosa como é atualmente). 

A partir deste momento, Taleesa resolve dar uma pausa em sua carreira por dois anos.
Em 2000, junto com os irmãos De La Cruz ela lança a música "My Love is a Dj", e nos anos seguintes permanecendo com a mesma parceria, lança "Listen To My Heart" (2001), "There’s No Right" (2002) e "In My Mind" (2003). Essas músicas seguem um estilo mais "Trance", muito popular na época, início dos anos 2000. Foram músicas bem produzidas, com grande qualidade e com todos os ingredientes necessários para serem enormes sucessos, mas fizeram um sucesso relativo apenas na Espanha.

Posteriormente, ela gravou músicas promocionais como "Over You", mas infelizmente sem sucesso a nível mundial. Vale ressaltar que esta faixa possui uma instrumental idêntica ao hit de Kylie Minogue - "Can't Get You Out Of My Head" (2001).

Ainda em 2003, Taleesa fez uma parceria com DJ Stefy, onde cantou a música "The Promise You Made". Apesar de ser uma ótima música, também não foi muito executada e poucos tiveram conhecimento deste "featuring".

Após a estes trabalhos, Taleesa então não lançou mais nada comercialmente com o seu nome, porém ela focou mais em produzir novos artistas da sua gravadora Luv-En Colors, como Mark Lopez

Mark Lopez, uma produção da Taleesa... Conquistou alguns fãs na Europa e até um video-clipe ganhou na época... 

Em 2009 Taleesa finalmente voltou a cantar! Ela realizou uma parceria com o Muthagroove, gravando um cover de "My Body and Soul", pouco conhecida embora sendo um ótimo trabalho. É também um de seus últimos trabalhos lançados.

A última música da Taleesa tem sido "I Can Feel U", de 2012, com o pseudônimo de VoiceBox e tema de um filme na Itália, chamado "Poker Generation". Essa música segue um estilo "trip-hop", lembrando muito a música do Portishead - "Glory Box".





DISCOGRAFIA
Apesar de Taleesa ser considerada uma cantora bem sucedida do gênero eurodance, por incrível que pareça a italiana não conseguiu gravar um álbum solo com seus hits. É um tanto decepcionante saber que uma cantora de seu nível, tendo tantos sucessos em singles, não tem nenhum registro em álbum oficial. 

Entre 1997 e 1998, a gravadora Paradoxx Music até chegou a informar que iria lançar um álbum dela, mas infelizmente isso nunca veio a acontecer. Vale lembrar também que neste mesmo período, a mesma gravadora cancelou alguns lançamentos que iriam ocorrer, como o álbum "French Revolution" da Nicki French, devido a crise que assolava a dance music.

Como nunca tivemos um álbum da Taleesa, e seus singles e projetos foram diversos, então relacionei abaixo alguns de seus trabalhos mais importantes para o Eurodance.
Obs.: Deixei de citar trabalhos de outros artistas produzidos por ela, como Simone Jay, She's a Rebel (com Maria Capri) e Mark Lopez, talvez ficando para uma próxima publicação. 

Segue a lista das suas canções mais expressivas, nestes mais de 40 anos de carreira:

MÚSICAS

1979 - Io vivo/Mi manchi un po' (como Marina Lai)
1982 - Centomila amori miei/Mi piaci di più (como Marina Lai)
1984 - Vola/Romantico animale (como Marina Lai)
1987 - I'm crazy for you (como Manuella)
1988 - Love for free (como Manuella)
1990 - I Say Yeah (como Orlando Johnson) 
1990 - I will never try to change you (como Donna Luna)
1990 - Love is on my mind (como Ross)
1991 - Come On Come On (como Donna Luna)
1991 - Baby Don't Stop (8 pm)
1991 - Come on come on (como Donna Luna)
1991 - Everybody maybe wrong (como Citizen Kane)
1991 - Hold me in your arms (como Karin Rex)
1991 - Hold me please (como Angie Starr)
1991 - Living for love (como Talysha)
1991 - Tokyo night (como Mandy Gordon)
1991 - Somebody Tonight (como Alexis)
1991 - Shake shake (como Macho Gang)
1992 - If I Can't Have You (como Donna Luna)
1992 - Baila macho (como Paula Marsch)
1992 - Me and you (como Helen K)
1992 - Shy Boy (como Dolly)
1992 - Hot Summer Nights (como High Frequency)
1992 - If I can't have you (como Donna Luna)
1992 - I promise my heart (como Ross)
1992 - Can You Do It Forever (como Virgin)
1992 - A Reason To Love (como Bella & Blue - dupla com Claudio Magnani)
1992 - Just in time (como Angie Starr)
1992 - Satisfied (como Emanuella)
1992 - Everyday (como Morena)
1992 - Secret Lover (como Anika)
1992 - Only you (como Ross)
1992 - Day all (como Kate & Karen - dupla com Clara Moroni)
1992 - Toy Joy My Boy (como Maggie Sue)
1993 - You're So Crazy (como Virgin)
1993 - Fly Up In The Sky (como Dolly)
1993 - Make it right now (como Aladino)
1993 - Brothers in the space (como Aladino)
1993 - Call my name (como Aladino)
1994 - Promise (como No Name)
1994 - I found luv (como Taleesa)
1994 - Do't Drop Me (como Ann Sinclair)
1995 - Open Up Your Heart (Today) (como Rose) (letra de Annerley Gordon)
1995 - Burning up (como Taleesa)
1995 - Let me be (como Taleesa)
1996 - Bye Bye Japan (como Vanessa)
1996 - Falling in love (como Taleesa)
1996 - I wanna give (como Taleesa)
1996 - Turn This Beat Around (como Dolly)
1996 - Jambalaya (on the Bayou) (como Taleesa)
1996 - Suit Case Sally (como Sally Rendell)
1997 - Internet Love (como Taleesa)
1997 - I Wanna Give (como Taleesa)
1997 - Kisses Kisses, Bye Bye (como Taleesa)
1997 - You And Me (como Taleesa)
1997 - Let The Music Take Control (como Serena)
1998 - Beach Boy (como Taleesa)
1998 - Riding in the sky (como Linda Ross)
2003 - Over You (como Taleesa)
2012 - I Can Feel U (como VoiceBox)

Discografia com CO.RO.
1992 - Because the Night (featuring Taleesa)
1993 - There's Something Going On(featuring Taleesa)
1993 - 4 Your Love (featuring Taleesa)
1993 - I Breakdown and Cry (featuring Taleesa)

Discografia com Muthagroove
Singles
2009 - My Body And Soul (featuring Taleesa)

Colaborações
1991 - Stefano Secchi featuring Taleesa One Love in My Life Time
1993 - Stefano Secchi featuring Taleesa A brighter day
1994 - Stefano Secchi featuring Taleesa We're Easy To Love
1994 - CO.RO. The Album
2000 - De La Cruz featuring Taleesa My Love Is A DJ
2001 - De La Cruz featuring Taleesa Listen To My Heart
2002 - De La Cruz featuring Taleesa There's no right
2003 - De La Cruz featuring Taleesa In My Mind
2003 - DJ Stefy featuring Taleesa The Promise You Made
2009 - Javi Crescente featuring Taleesa In my mind


ENTREVISTAS
E ALGUMAS APRESENTAÇÕES
"You And Me" (1998)

"Burning Up" (1995)

Mais de 40 minutos de entrevista (1998)

"Let Me Be" (1995)

Entrevista e flashes de seu show (1998)

Taleesa fala sobre Whigfield, Alexia, Simone Jay e cita Captain Hollywood, Raymond Lothar Slijngaard (2 Unlimited), entre outros cantores de "dance"


Antares - "Ride On A Meteorite"
Apesar desta música ser cantada por Clara Moroni, temos aqui o backing vocal da Taleesa. A cantora disse: “Apesar de vocês ouvirem mais a voz da minha amiga Clara Moroni, a minha voz também está nesta música, que eu adoro e tem muita energia”. 
Esse single foi uma composição de Taleesa; ela escreveu várias músicas para diversos artistas nos anos 80 e 90.

ARTISTA. 
FILANTRÓPICA. 
HUMANA. 
Já nos anos 2000, Taleesa lançou poucas músicas se compararmos com seus lançamentos dos anos 90, mas a italiana não parou de trabalhar. Seu amor continuou sendo a música, então ela gravou algumas canções, apenas não lançou todas em singles. 

Seu outro amor é ajudar crianças carentes e tentar reservar um futuro melhor para elas. 
Muitos fãs de eurodance apenas conhecem a "cantora" Taleesa, mas não conhecem a filantrópica Emanuela Gubinelli, um ser humano que ajuda o seu próximo e é sempre muito generosa com todos.

Uma destas músicas que ela gravou, mas não comercializou, foi a tocante "Children Alone" (2007), pouco conhecida entre os fãs de eurodance. Recomendo que a ouçam, pois além de ser uma bela música, é claramente inspirada nestas suas atividades humanitárias, como suas visitas em lares com crianças soropositivas.
Música feita com amor e nem foi lançada comercialmente:



Ouçam esta música pouco conhecida entre os fãs: "CHILDREN ALONE"

Emanuela Gubinelli, além de ser uma excelente profissional na arte de compor, cantar e produzir, é um ser humano que se preocupa com o seu próximo. 
Ela não teve filhos, mas tem um amor excessivo pela humanidade e está sempre dando exemplos de altruísmo.

TALEESA EM 2018
Taleesa se apresentando na Itália, após um longo período sem realizar apresentações em público (2017)

Uma pena que Taleesa não seja adepta das redes sociais, bem diferente de Anita Doth, Alexia, Gala, Nicki French, Sandy Chambers e tantas outras importantes artistas dos anos 90, que estão sempre atualizando novidades para seus fãs.

Na verdade, Taleesa não tem uma página oficial, sequer, disponível na internet. Se a cantora tem uma conta no twitter, é bem pessoal e sigilosa, assim como seu instagram e facebook, mas duvido que ela tenha tudo isso, por já ter admitido que simplesmente não gosta mesmo.

EDIT 2023: Depois de muitos anos, Taleesa recentemente criou uma conta no instagram:



Taleesa na casa noturna Donoma, na Itália, em 2017

Mas diante destes fatos, eu só consigo deduzir que é exatamente isso que a italiana busca neste momento. Provavelmente Taleesa quer mais tranquilidade, ter mais privacidade e estar cada vez mais longe dos holofotes. Eu, como fã de mais de 25 anos, vejo muito isso nela atualmente: Deseja paz e anonimato.

Segundo informações recebidas, Emanuela Gubinelli hoje mora no Panamá e tem uma filha pequena (adotiva), e nitidamente quer se dedicar nesse seu novo e calmo estilo de vida.

Taleesa se encontra atualmente com 57 anos de idade, não que a idade seja um empecilho, mas ela não deve seguir mais o mesmo ritmo de antes, assim também como não precisa mais fazer inúmeros shows, turnês longas e enormes vendagens de músicas. Na minha opinião, Taleesa deve se sentir realizada perante ao que já conquistou, desde o fim da década de 70 até aqui. São mais de 40 anos puramente dedicados à arte.

Taleesa trabalhou e contribuiu muito com várias músicas, cantando e escrevendo também para muitos artistas, tendo o seu reconhecimento e sendo bem querida entre muitos produtores, DJ's e pelo público do eurodance. 

Com tantos feitos e sucessos, o nome TALEESA está mais que marcado na história do eurodance.


Em foto recente, temos as cantoras Clara Moroni, Taleesa (com sua filha no colo) e Patrizia Cavalieri, a modelo do projeto Randy Bush

Por isso que, quem conseguir ver estas apresentações de Taleesa no "Love the 90's" só tem a ganhar, pois estas suas aparições são muito raras e não sabemos se voltaremos a vê-la novamente. Para ser bem sincero, acho muito provável que ela se afaste totalmente dos palcos em breve. Sem querer ser pessimista, mas apenas realista.

E é uma pena que aqui no Brasil não rolam estes festivais, senão, com certeza, eu seria o 1º da fila para ver esta maravilhosa artista e ser humano que é a TALEESA!

EDIT 2023: Depois de 4 anos após esse artigo, DJ Kica conseguiu convencer a Taleesa para vir ao Brasil realizar uma turnê, que foi realizada e muito bem sucedida. Não fui exatamente o primeiro da fila como escrevi acima, mas estive lá, vibrando, feliz, segurando os meus discos e recebendo o carinho da cantora pessoalmente. Se quiser ler sobre essa minha "aventura", um dos meus momentos mais marcantes de 2023, leia aqui: