segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

TENESSEE - TELL ME (1995 - VOCAL: GIADA MASONI)

TENESSEE - "TELL ME" (1995) 30 ANOS

TENESSE - "TELL ME": Não tínhamos como ficar sem celebrar este 30º aniversário, não é mesmo?

Antes de começar devo confessar que é uma responsabilidade imensa e uma honra para mim escrever sobre esta música de Riccardo Menichetti e Federico Scavo. Isso porque Tenessee - "Tell Me" foi uma das faixas de Eurodance que mais ouvi em 1995, além de ser uma das mais marcantes daquela Era mágica. A paixão era tanta que cheguei a gravá-la em fita K7 e a ouvia todos os dias religiosamente, antes mesmo de ser adicionada no CD "TV Dance" (que comprei só depois).

Aliás, enquanto escrevia o artigo sobre 'TV Dance", decidi também terminar esta análise sobre Tenessee - "Tell Me" e apresentá-la à vocês, que assim como eu, sei que também amam essa pérola lançada pela Energy Productions – ou X-Energy, para os mais íntimos.


A HISTÓRIA DO TENESSEE & GIADA MASONI

A dupla de produtores do Tenessee: Riccardo Menichetti e Federico Scavo

O Tenessee foi um projeto arquitetado pelos produtores italianos Riccardo Menichetti e Federico Scavo, que na época já eram conhecidos por terem lançado alguns outros sucessos da Italo Dance, como Z.E.N."Fly Today" (1994) e New System"This Is The Night" (1995), ambos gravados com os vocais da cantora Petra Magoni. Nesse primeiro semestre de 1995, a dupla de produtores já havia criado também a versão "Ilusion Mix" para o single "Touch Me" do igualmente espetacular Digilove – um projeto de Claudio Mingardi, Riccardo Salani e Gianluca Vivaldi (DWA/DUE), inclusive, guardem bem estes nomes, pois eles aparecerão bastante nas próximas linhas.

"Tell Me" foi gravada no Black Recording Studio, um estúdio de Federico Scavo localizado em Pisa, na Itália, e que serviu também para editar os singles dos ótimos projetos Lunja - "Close Your Eyes" e Gilly B - "Tonight", ambos lançamentos do excepcional ano de 1995.

Por falar no projeto Gilly B, a sua música "Tonight" foi composta por Giada Masoni, que é simplesmente a dona da incrível voz que ouvimos em "Tell Me" do Tenessee.

Lançada no dia 22 de junho de 1995, "Tell Me" foi muito tocada nas FM's e danceterias no segundo semestre daquele ano, sendo adicionada também em algumas coletâneas brasileiras de Eurodance, como a já comentada "TV Dance" (1995), além de "Dance Mix Vol.5", "Resumo da Ópera", "Difusora FM Balança Ribeirão 91,3", "100% Pure Dance (Vol. 2)", "Get Up And Dance", entre outros produtos da gravadora Paradoxx Music (empresa que licenciou exclusivamente a faixa para o mercado fonográfico brasileiro).


Tenessee - "Tell Me": Nem tudo é oque parece


Algo que é estranho, mas ao mesmo tempo comum na Italo Dance, é que, quem está na capa do single sueco do Tenessee não é a cantora Giada Masoni (como devia ser), mas sim uma modelo usada como figurante (tipo aquelas madames decorativas do Corona, Whigfield, Randy Bush...). 
Sobre a artista não mostrar a sua imagem, há uns quatro anos assisti a uma entrevista de Giada Masoni ao DJ italiano Peter Lozio, e pela tradução que fiz, era o pai de Giada que não queria que a filha aparecesse nestes seus primeiros trabalhos de gravação, dando a entender que ele tinha um cuidado com a imagem dela:


"Ouça, este é um ponto sensível do qual eu reclamo a vida toda. Não é minha culpa, nunca foi. Infelizmente dependeu do meu pai, que não está mais conosco. Lamentavelmente ele nos deixou há alguns anos e, na época, ele não queria que eu ficasse a amostra facilmente. Mesmo sendo toscano, meu pai era pior do que os sicilianos, como dizem hoje. Ele realmente tinha essa ideia do mundo do entretenimento... Sim, acho que ele tinha uma ideia negativa, porque ele não gostava, não queria, e eu me perdi no meio disso e tendo que me contentar em dar apenas a minha voz. Bom, para mim foi importante porque o meu negócio era mesmo cantar. Eu amava o palco, sempre me senti atraída por este negócio desde pequena." - GIADA MASONI


A voz original do Tenessee e de vários outros projetos da Eurodance

Giada Masoni é uma das cantoras mais talentosas da região de Toscana, Itália, sendo muito respeitada nos círculos do Blues, Jazz e Country, mas também com muito potencial de se destacar com classe e talento em outros gêneros, incluindo, é claro, a Eurodance, onde ela basicamente começou nos anos 90. 

Giada Masoni nasceu em Fucecchio, uma comuna italiana da região de Toscana, província de Florença, no dia 29 de janeiro de 1973. Autodidata, com três/quatro anos de idade brincava com um microfone de brinquedo feito por seu avô, onde ela, ainda muito pequena, já se sentia como uma cantora. 

 "Olho para o anel do meu avô que está em meu dedo e lembro-me de quando eu tinha três anos e ele fez o meu primeiro microfone com um pedaço de bambu e uma rolha de champanhe em cima...eu simplesmente ficava passando esse microfone de mão em mão, cantando tanto, e eu nem sabia o que isso significava, mas sei que isso continuou pra sempre comigo, permaneceu aqui dentro" - GIADA MASONI


Giada Masoni tem uma das mais vozes mais imponentes da Eurodance

Com uma voz poderosa e tocante, Giada Masoni (que também é conhecida como Jada Martin, Jade e Jodie Moore) iniciou a sua carreira musical em 1988, quando tinha 15 anos de idade, trabalhando para diversos estúdios de gravação e também emprestando o seu dom especial para comerciais. 

Mas, foi aos seus 22 anos que Giada Masoni criou o seu maior ato nos estúdios de gravação... Tudo aconteceu quando a jovem artista se juntou a Riccardo Menichetti e Federico Scavo, dois experientes produtores de Dance Music, e assim, escreveu a letra e gravou com o seu vocal a fantástica "Tell Me" do projeto Tenessee.

O single foi um sucesso absoluto na Itália, França, Alemanha, Suécia, Portugal, Brasil, além de se destacar bastante nas compilações asiáticas, russas, canadenses e até argentinas.


Tenessee - "Tell Me" (1995)
Apesar do sucesso, a música não ganhou um videoclipe oficial

Tenessee - "Tell Me" (1995) começou a ser tocada no Brasil em agosto de 1995, mas foi aparecer nos charts dos clubs de São Paulo apenas em setembro de 1995 e assumindo já a sua estréia no privilegiado #6 - TOP 30 São Paulo Club Tracks

No mês de outubro/95 já era a 3ª música mais tocada nos clubs paulistanos, só ficando abaixo das unanimidades "Space Cowboy" de Jamiroquai e "If You Wanna Party" do Molella. Hit total nas mãos dos DJs!!

Com o sucesso crescente nas noites, logo a track foi parar também na programação das rádios. Na Jovem Pan - a maior rede de rádios do Brasil - "Tell Me" estreou junto com "Vira-Vira" dos Mamonas Asssassinas, "Sexy Eyes" do Whigfield, "Missing" do Everything But The Girl"Macarena" do Los Del Rio e "Dub I Dub" do Me & My. Essa estreia na Jovem Pan também se deu em setembro/95, e apesar de competir com várias faixas lendárias, "Tell Me" ainda conseguiu ocupar logo de cara o #4 no TOP 30 Jovem Pan 2 Radio Tracks. Um feito muito positivo diante de tantas músicas arrebatadoras, no caso, outras 29 que também marcaram uma geração!! 

É definitivamente um single que ainda nos surpreende com sua melodia que sabe evocar emoções profundas, com arranjos envolventes, com um imponente vocal que transmite autoridade e presença, além de nos apresentar batidas e uma base sonora extremamente cativantes. Ah, e acho uma delícia quando a música dá uma desacelerada e entram os vocais "mais mansos" de Giada Masoni, que intimamente nos diz:


"You have to believe in passion

(Você precisa acreditar na paixão)

You have to know all the dreams

(Você precisa conhecer todos os sonhos)

You have to try your special

(Você precisa tentar o seu talento especial)

Can you feel my soul?

(Você consegue sentir a minha alma?)

Believe me!

(Acredite em mim!)"

Simplesmente fantástico!!!


Chica Bahia - "Paradise Mi Amor" (1995)

Este ano de 1995 foi muito produtivo para Giada Masoni e ela gravou vários outros singles, como o projeto Chica Bahia - "Paradise Mi Amor", sendo uma regravação diretamente do ano de 1984 do grupo francês Lune De Miel

Este trabalho foi também um dos primeiros envolvimentos de Giada Masoni na área da Eurodance, no caso, produzida pela equipe da DWA (Claudio Mingardi, Riccardo Salani e Gianluca Vivaldi), mas, estranhamente não sendo lançado na Itália por este famoso selo. Apenas a gravadora francesa CNR que a distribuiu em território francês, dando à ela ao menos um lugar de destaque na França. Outra curiosidade em torno de "Paradise Mi Amor", é que ouvimos a voz de Giada Masoni apenas na versão "Original Long Version", sendo que na "Original Version" ouvimos a voz de uma outra cantora, no caso a voz da francesa Jane Fostin.

Há muitos anos, li também que Giada Masoni colaborou com Alexia, Ice Mc e Corona, mas não sei se isso é verídico. O que é sabido realmente, é que a vocalista tinha relações bem próximas com a equipe da DWA/DUE, assim como Laurent Thierry N’Diaye (o cantor do projeto Lorenz D) também tinha, e em entrevista ao Blog ele mencionou que ajudou a escrever algumas letras para o primeiro álbum de Alexia, então, pode ser que Giada Masoni colaborou com estes e outros mais artistas da DWA (seria algo mais nos bastidores).


Giada Masoni, um importante nome no Hall das vocalistas da Eurodance

No geral, Giada Masoni trabalhou como cantora de estúdio para diversas gravadoras, a pedido de empresas como a Sony, DWA, Warner e BMG France, e sempre chamando a atenção por ser uma compositora e cantora de Eurodance com nuances calorosas e melancólicas.

"Giada" apareceu creditada no projeto The Sun Company"Looking For Love" (1995) da Domino Records (um subselo da conhecida Dig It International), embora os vocais nesta gravação em nada lembram a cantora de "Tell Me"

No mesmo ano de 1995 o projeto retornou com o single "In The Name Of Love", onde mais uma vez nos traz uma voz diferente da que conhecemos no Tenessee, porém, constando impresso no vinil a seguinte informação "Vocal Leader: Giada"

Tenho certeza que se trata de uma outra cantora com o nome de Giada, embora muitos sites especializados em Eurodance correleacionam estes dois singles à voz da grandiosa Giada Masoni. Ouçam e sintam o óbvio: Não é Giada Masoni, apesar de serem também boas produções. 

1995 ainda foi o ano do projeto Prime e sua faixa "To Be Free" (1995), e aqui sim, os vocais de Giada Masoni estão super reconhecíveis, aliás, ela tem uma voz que agrada facilmente quem curte também os trabalhos vocais de Maria Caprì, Jenny B, Sandy Chambers Gottsha, todas classificadas na categoria mais próxima da magnificência vocal.


Prime - "To Be Free" (1995)

Prime - "To Be Free" é simplesmente um dos trabalhos mais famosos de Giada Masoni na cena Euro. A produção é a mesma de "Tell Me", ou seja, estamos falando novamente da dupla de produtores Riccardo Menichetti e Federico Scavo. Já a distribuição da música, desta vez ficou a cargo da excelente Italian Style Production (formidável subselo da Time). Giada escreveu a letra de "To Be Free" e a gravou no mesmo estúdio Black Recording, contudo, não se tornou uma canção tão popular quanto Tenessee - "Tell Me" (embora tenha sido tocada por DJs brasileiros e entrado em algumas coletâneas da Paradoxx Music - como a raríssima "All Night Dance"). 

A título de curiosidade, o vinil do Prime só foi lançado na Espanha em 2006, pelo selo Panic Records. Infelizmente, "To Be Free" foi o único single do projeto.

Com essa mesma equipe do Prime, Giada Masoni ainda colaborou para o projeto Gilly B - "Tonight" (1995), mas apenas escrevendo a sua letra. A voz aqui é bem diferente, tratando-se da mesma vocalista do Randy Bush: Emy Berti (Emanuela Berti)


Gilly B - "Tonight" (1995)

Para ser mais pontual, o Gilly B foi um projeto do italiano Carlo Gozzi e supervisionado por seu amigo de longa data Simone Scavo (que também supervisionou a produção de Prime - "To Be Free"). No Youtube, eu lembro que Carlo Gozzi disse que havia financiado todo o projeto e que enxergou talento na vocalista, por isso escolheu gravar com Emanuela Berti, mas também não disse o nome dela (apenas se referiu a ela como "Gilly B"). Os produtores por trás do Gilly B foram Ricardo Menichetti e Federico Scavo, que praticamente foram contratados para produzir um projeto que não era deles. Foi também o único single lançado pelo Gilly B.

1996 chegou e com ele novos projetos para Giada Masoni. 

O projeto T-Move Experience lançou em 1996 o single "Running in Real Time", que foi um cover dançante de uma música de 1985 do grupo alemão Passport. Apesar do sucesso que alcançou na Europa, infelizmente não foi licenciada aqui no Brasil, e assim, muitos brasileiros não chegaram a conhecer este requintado projeto. Aliás, recomendo!


T-Move Experience - "Running In Real Time" (1996)

O T-Move Experience tinha Paolo Bova como seu produtor e Giada Masoni como sua vocalista, porém, creditada como Jody Moore.

Como a talentosa intérprete não mostrava a sua imagem, um "rosto" então precisou ser acrescentado ao projeto, visto que "Running in Real Time" começou a se destacar na Europa (principalmente na Itália e na França). Foi aí que a performer Stefania di Stefano foi inserida na equipe para dublar as partes vocais de Giada Masoni. Stefania, para quem não sabe, era esposa do produtor Mario Piu, e ela apareceu também em um outro projeto de seu marido: More -"4 Ever With Me" (1999).

"Eu vou te dizer a verdade, outro dia pesquisando sobre meus trabalhos gravados nas últimas décadas, encontrei no YouTube um vídeo do T-Move Experience fazendo uma performance num grande evento, mas eu não estava lá no palco, tinha uma outra mulher, e isso me pareceu tão estranho....sabe, era como se a outra pessoa tivesse captado a minha voz" - GIADA MASONI


Giada Masoni - "É como se outra pessoa tivesse captado a minha voz"

O projeto T-Move Experience lançou três faixas nos anos 90, todos com Giada Masoni nos vocais. A música seguinte foi "My Baby My", lançada também em 1996 e sendo um outro cover, desta vez de Sue Ann. Muito parecida com a anterior, e ainda muito agradável de se ouvir.

A terceira faixa do T-Move Experience foi "Let Me Love You Now" (1997), que aparenta ser mais um xerox do primeiro e bem sucedido single, no entanto, agradou os ouvintes. Essa faixa também finalizaria a trilogia de canções noventistas editadas pelo projeto, mas quem diria... Depois de 25 anos, eles resolveram se reunir e voltaram para uma nova música... a quarta.

Em 2021 foi disponibilizada a quarta música do projeto, "Pass This Time" (2021), retomando o trabalho de onde o T-Move Experience havia parado em 1997. Esta nova canção traz Paolo Bova como produtor, arranjador e engenheiro de som, e Giada Masoni como vocalista original e coautora da letra. Foi uma das músicas planejadas pelo projeto nos anos 90, mas era também a única que não havia sido desenvolvida na época. 25 anos depois, a produção foi finalizada e enriquecida com um elemento que faltava: os vocais. A letra, em sua simplicidade, refletia fielmente o estado de espírito do produtor e da vocalista no período crítico vivenciado na pandemia.


Giada Masoni é cantora, compositora, violonista e treinadora vocal

Quanto ao Tenessee, este foi um dos maiores sucessos de Riccardo Menichetti e Federico Scavo, então a dupla resolveu reativá-lo e convidou Giada Masoni para gravar um novo trabalho. 

O 2º single do Tenessee - "Let Me Love You For Tonight" (1997) foi lançado pela X-Energy e é um cover de 1988 de Kariya. A "Euro Version" deste som é simplesmente mais um belo estrondo na mesma linhagem de "Tell Me", com arranjos delirantes e um vocal pra lá de epopeico! Sem sombra de dúvidas, merecia muito mais reconhecimento em sua época de lançamento. 

Há ainda uma versão intitulada de "Mix Version", que é uma produção interessante que seguiu a tendência trance da época, igualmente ao alemão General Base que retornava às pistas com seu single cheio de teclados hipnotizantes  – "On & On" (1997). 

"Let Me Love You For Tonight" (1997) do Tenessee foi licenciada aqui pela Paradoxx Music e pode ser encontrada em uma única coletânea brasileira da época: "Radio Dance Vol.3” - neste CD consta a versão trance (Mix Version). 

Aliás, vale a pena conhecer ou revisitar este trabalho do Tenessee (faça isso em volume máximo, por favor):


Tenessee - "Let Me Love You For Tonight" (1997) (Euro Version)

Já em 2021 foi lançado apenas digitalmente a música "Up And Down" do Tenessee, mais uma produção da X-Energy, somente com Riccardo Menichetti na produção e Giada Masoni nos vocais (como de costume, ela também compôs a letra). 

Trata-se de um trabalho gravado em 1998, possivelmente um daqueles perdidos em alguma gaveta e lançado anos depois ao público. Suponho que Riccardo Menichetti tenha lançado esta 3ª música do Tenessee somente em 2021, sendo antes uma música totalmente inédita aos fãs. Dito isso, "Up And Down" não existe em nenhuma coletânea lançada no mundo. Foi a 3ª e última música do Tenessee, infelizmente:


Tenessee - "Up And Down" (1998) (Radio Edit)

Outro nome conhecido aqui no Brasil (e que teve a participação de Giada Masoni) é o Elena Becker, um projeto que nasceu com Sandy Chambers cantando em "Woman" (1996). Masoni compôs e gravou dois singles para o Elena Becker: "Here We Are At Last" (1997) e "All Right" (1999). Apenas a primeira música foi inserida em uma coletânea brasileira, podendo ser encontrada no CD "Pop Parade - 18 Sucessos" da Spotlight Records.


"Pop Parade" - Coletânea da Spotlight Records

Quanto a essa coletânea da Spotlight, há ainda uma outra faixa na voz de Giada Masoni... Bom, pelo menos no refrão é ela! Trata-se do hip-hop dançante De Marco - "No One Sleeps Tonight" (1998), que até entrou na programação da Jovem Pan em 1998. Lembra dela?

De Marco foi um projeto do trio Claudio Malatesti, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani (sim, eles mais uma vez) e nos lembra um pouco a vibe do francês Roman Photo - "Sounds Of Summer" (1995). Quem não se lembra dessa canção, ao ouví-la se lembrará...pois, além de ser executada na rádio, ela ainda esteve em um CD da revista Jovem Pan. Um trabalho interessante!!

Nos últimos anos da década de 1990 a Eurodance estava sendo pouco difundida aqui no Brasil, mas Giada Masoni continuava a gravar e a compor para vários projetos conhecidos do gênero. O que se sabe, é que ela gravou mais ou menos 30 músicas, sendo uma boa parte de Eurodance (23 títulos ao todo). 


Fourteen 14 - "A Night In Paradise" (1999)

Vocês se lembram do icônico Fourteen 14? É óbvio que sim, não é mesmo?! Pois é... Giada Masoni gravou com a sua respeitável voz o single "A Night In Paradise" (1999) deste projeto que já teve Alexia e Alessandra Fazio como vocalistas em seus primeiros singles.

A faixa gravada por Giada Masoni foi produzida pelo trio MVS (que são eles, é claro: Claudio Malatesti, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani), mas saiu apenas em um single 12” e, infelizmente, não consta em nenhuma coletânea.


M.T.J. Feat Jade - "Now Or Never" (2000)

Depois de cinco anos gravando eurodance e preservando a sua imagem, finalmente Giada Masoni "dá as caras" numa produção para as pistas de dança. É ela quem aparece na capa do single de "Now or Never" (2000) do projeto M.T.J., onde Giada está creditada como Jade. Inclusive, este é um som dance-pop bem típico da época, já apresentando grooves e elementos característicos dos anos 2000. Suas batidas de fundo na versão "Dreaming Mix" me remetem a subsequente Kylie Minogue - "Can't Get Out Of My Head" (2001). 

Com o M.T.J. (produtor Marco Tallani), Giada ainda gravou a vibrante Italo Dance "Life" (1998). Vale a pena garimpar tudo isso!


TENESSEE ATUALMENTE

Giada Masoni segue na carreira musical

30 anos após o sucesso de "Tell Me", Giada Masoni segue firmemente cantando e fazendo suas turnês na Itália, mas infelizmente ela não está mais conectada à Dance Music como nos velhos tempos... Prestes a completar 53 anos de idade, a cantora está mais dedicada ao gênero Blues e em canções cantadas em italiano. Ela também fez várias turnês cantando Janis Joplin, e uma porção de outros artistas renomados do Rock e do Blues, bem como colaborou com vários artistas italianos.

Giada Masoni se encontra casada oficialmente desde junho de 2024 com Antonio Minissale, que é um pizzaiolo na comuna de Santa Croce Sull' Arno (região de Pisa), e juntos eles tem um filho chamado Michelle de 14 anos de idade. Seu pai "Babbone", como gostava de ser chamado, é falecido há nove anos e estaria atualmente com 92 anos.

Já o produtor Riccardo Menichetti, deixou sua carreira de produtor musical e hoje é dono de uma empresa de chocolates chamada Menichetti Artisan Chocolate. Federico Scavo segue na indústria da música, sendo um DJ na Itália.


O TENESSEE PARA O FÃ DE EURODANCE

YOU GONNA FEEL TELL ME, TELL ME!

“Tell Me” (1995) do Tenessee é um tesouro que entrou para a memória afetiva de quem cresceu ouvindo a Jovem Pan e comprando os discos da Paradoxx Music.

E quando você ouve essa faixa cantada bravamente por Giada Masoni, existe um capítulo inteiro de saudade pulsando. São registros que não desbloqueiam apenas memórias, mas emoções, brilhos, gestos e a essência de uma época que marcou para sempre a história da Eurodance e o coração dos fãs.

Tenessee - "Tell Me" é um lembrete vivo de que certos momentos não passam, eles permanecem ecoando, iluminando o presente com a força de tudo o que a Eurodance foi, tudo o que ela representou e tudo o que ela ainda inspira.

Muito Obrigado à Giada Masoni, aos produtores, e aos adoradores do Tenessee que o cultivaram até aqui. Até os próximos 30 anos!!!