BLACK 4 WHITE NO BRASIL EM 1995
FOTOS EXCLUSIVAS
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Olá amigos do Eurodance!
Estamos aqui mais uma vez para recordar de um grande momento da década de 90, agora envolvendo o projeto Black 4 White!!!
Pois é meus jovens, este querido projeto italiano fez bastante sucesso com seus 3 ótimos singles, "Do You Know" (1994), "Cannibal" (1995) e "So I Love You Baby" (1996), que foram representados aqui no nosso país pela gravadora Spotlight Records (atual Spottlight Record).
Black And White - "Do You Know" (1994)
Como não aplaudir esse adorável eurodance? Mais um produto da DWA em sua mais pura essência ítalodance!!
Quem acompanha o Blog sabe que consegui localizar a vocalista em 2018, época que ainda era apontada como a modelo que só dublava, mas como já justifiquei aqui, a moça sempre foi a verdadeira vocalista do Black 4 White. Conhecem aquela velha história, sobre Clara Moroni ser a voz real do Black 4 White? Então... esqueçam isso! Foi apenas uma falsa especulação que confundiu muitos fãs do gênero...
EDIT.: Apenas lembrando que o nosso blog publicou essa informação em 2018, depois disso alguns "pesquisadores" passaram a citar essa informação em fóruns fechados como se essa fosse uma de suas exclusividades... Aí fica "mamão com açúcar", meu jovem!
O nome da verdadeira cantora é Francesca Ceselli, que inclusive até nos concedeu a 1ª entrevista do Blog, e que você pode conferir aqui.
"Asha", como a cantora também é conhecida, nos informou que primeiramente gravou a demo de "Do You Know" e através dessa gravação foi escolhida para cantar oficialmente no Black 4 White.
Francesca "Asha" Ceselli no club Moustache Sound & Dance (MS&D), em Curitiba-PR
Credito da foto: Sergio Silva
O Black 4 White foi um projeto de eurodance criado em 1994 por Massimo Traversoni e Roberto Calzolari, conhecidos também como Max Black & Robert White. A dupla produziu a linda faixa "Do You Know" ao lado de Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani.
Nessa época o projeto se chamava ainda Black and White, mas em 1995, quando lançou o 2º single "Cannibal", aproveitou para trocar o seu nome para Black 4 White. A cantora, que tem uma voz agradável e cativante, nos esclareceu isso também:
"O projeto foi originalmente intitulado de Black & White, mas devido a um problema com direitos autorais envolvendo o nome, que já era usado, variou para Black 4 White no segundo single."
-Francesca Ceselli (Asha)
O ótimo single "Cannibal" foi produzido por Claudio Mingardi e arranjado por Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani. O conhecido Francesco Alberti (que trabalhou em Po.Lo - "I Want You") foi o engenheiro de som, enquanto que os criadores do Black 4 White (Max Black & Robert White) foram os compositores desse inesquecível hit de 1995.
Asha (Black 4 White) com o DJ Wendell Renatto (DJ Diabão)
Credito da foto: Sergio Silva
Devido ao sucesso desses dois singles, a equipe da Spotlight Promotions trouxe Francesca Ceselli ao nosso país em agosto de 1995. Com ela vieram também outros astros da Dance Music italiana, como Lorenz D, Martine e Fourteen 14, numa turnê que durou um mês e que passou por diversas cidades do interior paulista (como Campinas e Itatiba), São Paulo capital, Manaus, Belém, Blumenau, Curitiba, entre outros. Uma pena que na época eu tinha apenas 14 anos de idade, então não pude comparecer em nenhum desses espetáculos...
Na casa noturna Babel (em Itatiba - SP), essas apresentações fizeram parte do "2º Babel Dance Festival", que aconteceu no dia 26 de agosto de 1995 e que contou ainda com o show de Ice MC (com Alexia).
Black 4 White - "Cannibal" (1995)
Nesse período em que esteve no Brasil, o Black 4 White também se apresentou em alguns programas de TV, como Raul Gil (TV Manchete) e Xuxa Hits (Globo). "Cannibal" estourou nas rádios e clubs, repetindo o sucesso do 1º single...
Em todos os shows pelo Brasil, Francesca Ceselli contou com a participação do cantor e dançarino Laurent N'Diaye (artisticamente conhecido como Lorenz D.), que também era um artista da mesma gravadora do Black 4 White, a respeitada Due Records (que lançou também alguns excelentes singles do Fourteen 14, Dama, Nell, entre outros).
Lorenz D. interpretou o rap de "Do You Know" ao lado da vocalista, e em seguida, também fez a sua dancinha animada na performance de "Cannibal". Não sei qual foi o setlist nas demais cidades brasileiras, mas aqui em Itatiba-SP a dupla além de interpretar e dançar essas duas canções, também cantou um cover de "Black Or White" de Michael Jackson, um outro cover de John Paul Young - "Love Is In The Air", além de fazer uma versão do clássico brasileiro "Garota de Ipanema", de Antonio Carlos Jobin (a revista DJ Sound informou que eles mudaram a letra, trocando o famoso bairro carioca por Itatiba).
Lorenz D. com Asha, no palco da Moustache Sound & Dance (MS&D), em Curitiba-PR
Credito da foto: Sergio Silva
Finalizando a apresentação do Black 4 White em Itatiba-SP, Lorenz D também cantou "Mistery", seu single de trabalho solo. Então, todas as músicas interpretadas foram:
"Do You Know"
"Cannibal"
"Black or White"
"Love Is In The Air"
"Garota de Ipanema"
"Mistery"
Os shows aconteceram nessa ordem:
-FOURTEEN 14
-BLACK 4 WHITE
-MARTINE
-ICE MC (com Alexia)
O "2º Babel Dance Festival" de Itatiba-SP aconteceu no dia 26/08/1995, começando à meia-noite e terminando às 6 da manhã.
Crédito da foto: Sérgio Silva
Uma curiosidade, é que quando Ice MC cantou a sua última música da noite, todos esses artistas se juntaram no palco para cantar "Parabéns" à Adilson Luciano, o proprietário da casa noturna e também empresário que trouxe todos eles ao Brasil.
Obviamente que o Black 4 White não performou o 3º single "So I Love You Baby" nesses shows, pois esta última faixa ainda não existia, sendo lançada apenas no ano seguinte. Esse disco também foi produzido e arranjado pelos talentosos produtores Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani. Vale ressaltar ainda que todos os singles do Black 4 White foram gravados no Gallery Studio (Itália), propriedade também desse grande trio citado.
Black 4 White - "So I Love You Baby" (1996)
Eu perguntei à simpática vocalista sobre o rapper de "Do You Know", quem seria ele, mas ela infelizmente não tem a tal resposta.
"Essa voz de estúdio, eu não faço ideia de quem seja.. Me desculpe".
-Francesca Ceselli (Asha)
A voz de "Do You Know", "Cannibal" e "So I Love You Baby" nasceu na cidade de Sestri Levante, na Itália, no dia 12 de fevereiro de 1974, e atualmente mora na cidade de Módena.
Quando deixou de ser a vocalista do Black 4 White, ela gravou também outras músicas dance, como as belas "La Noche de La Luna" (1998) e "Symbol Of Love" (2000), ambas do projeto Francisca:
Francisca - "La Noche de La Luna" (1998)
Francisca - "Symbol Of Love" (2000)
Asha também gravou a música romântica "Prima della pioggia" com o grupo Totem, em 1998. Hoje ela tem um filho adolescente, trabalha em um banco (chamado Bper) e ainda continua cantando, emprestando os seus vocais à banda Spending Review.
Geralmente ela faz alguns shows ao vivo com a sua banda, porém, o repertório agora é mais puxado para o pop / rock.
A vocalista do Black 4 White atualmente
Crédito da foto: Facebook pessoal de Francesca Ceselli
Ela define cantar como: "Uma grande paixão! Comecei aos 16 anos e não parei mais... Graças à minha mãe e ao meu pai".
Na entrevista que ela concedeu ao Blog, em 2018, Asha também disse sobre essa turnê no Brasil: "A turnê no Brasil foi certamente o momento mais emocionante da minha carreira. Lembro-me do carinho e do calor do público brasileiro!"
Desejamos que Francesca Ceselli continue exercendo o seu dom de cantar por muitos e muitos anos, e que continue se lembrando do Brasil com muito carinho, pois é dessa forma também que sempre iremos nos lembrar dessa simpática italiana...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtima matéria, parabéns.
ResponderExcluirObrigado Deejaydez!
ExcluirEu sempre soube que se tratava do mesmo projeto, porque a DJ Sound tinha alertado na época, mas dá para confundir mesmo (embora o vocal seja o mesmo).
ResponderExcluirEsse projeto me marcou. Conheci o sucesso Do you know no início de 95 quando a JP chegou em Fortaleza. Cannibal foi outro grande sucesso. Saiu até na coletânea aprovado JP. Lemrbo do dia em que ela foi cantar no programa da Xuxa. Já o single So i love you baby não tocou aqui, mas ouvindo, gostei da música.
ResponderExcluirParabéns por mais essa postagem, Rikardo!
Jorge, esse projeto me marcou muito também...sem dúvidas é um dos meus projetos favoritos da DWA. E as três músicas são ótimas!!! Poderiam ter continuado com mais singles... "So I Love You Baby" eu ouvi nas rádios e nos clubs daqui, mas não na mesma intensidade que os dois primeiros singles...essa música é ótima, passa uma energia muito boa! Faço caminhadas ouvindo vários dance dos anos 90, e "So I Love You Baby" é uma que não sai dos meus foninhos, rsrsrs. Abração!!
ExcluirUma pena que So I love you baby nao está na Apple Music. Também gosto muito dela.
ExcluirThank you for letting me know more.
ResponderExcluirVery envious of the interview with Francesca Ceselli.
FavoriteSo I Love You Baby
Welcome, Red Shell! ;)
Excluiruma pena que não encontro vídeo clips oficiais da época desses sucessos, acredito que não foram produzidos, seria ainda mais nostálgico assistir essas lindas musica em vídeo clips
ResponderExcluir