Lá se vai mais um verão... mas quem disse que o calor e o sol querem ir embora? Eles continuam presentes e muito potentes em nossos primeiros dias do outono... E é nesse clima quente e escaldante que iremos relembrar de mais um grande tema da Dance Music, diretamente do ano de 1995:
EL SIMBOLO - "NO TE PREOCUPES" (1995)
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Hello pessoal, fãs da Dance Music dos anos 90, hoje o foco do Blog é voltado totalmente para essa pérola latina de vibe bem descompromissada, intitulada de "No Te Preocupes". Aposto que vocês se lembram, não???
Pois é "dancers", esse mega-hit foi lançado pelo grupo argentino El Simbolo no ano de 1994, mas só foi decolar aqui no Brasil no finalzinho de 1995, tocando muito nas rádios, nas animadas danceterias e também sendo distribuída em várias coletâneas como "As 7 Melhores Volume 4" (Paradoxx Music) e "Latinidad" (Som Livre).
E como não se lembrar da base instrumental de "No Te Preocupes"? A gente ouve um sax de sintetizador num ritmo de salsa e merengue bem pegajoso, permitindo que reconheçamos a música logo em seus primeiros segundos de execução.
A letra? É bem simples, e assim como a melodia, é pra cima, divertida, alto astral e com muito swing. Já o refrão é forte, marcante e pode até nos trazer alguma positividade nesses dias atuais tão difíceis:
"Eu te digo tudo que vai ficar bem
Não se preocupe mais, oh não
Mantenha o movimento!"
O vocalista deste consagrado hit é Francisco José Fernández Madero, mais conhecido como Frank Madero. Ele já havia sido antes um integrante do duo TNN, que não fez sucesso no Brasil. Em 1994, junto com o outro integrante chamado Ramón Ignacio Garriga Zimmermann, eles formaram o El Simbolo, e desde então lançaram inúmeras músicas enérgicas e dançantes em todo o mundo.
Apesar de vários singles conhecidos em muitos países latinos, o El Simbolo só fez sucesso no Brasil com "No Te Preocupes", inclusive, eles até chegaram a se apresentar em nosso solo no início de 1996, onde se depararam com o público brasileiro cantando o hit "No Te Preocupes" em shows e apresentações na TV.
Eu lembro de chegar em casa (depois de um passeio no shopping center) e ligar a TV, onde me surpreendi com o grupo agitando a plateia do "Domingo Legal" (SBT) numa apresentação incendiária. Nessa época, o El Simbolo ainda se apresentou também no "Sabadão" (SBT), "Jô Soares Onze e Meia" (SBT), "Xuxa Hits" (Globo) e no programa "Mulheres" (CNT Gazeta).
Esse período foi mágico para o adolescente - fã de Dance Music, pois as gravadoras sempre estavam lançando hits atrás de hits e abrindo espaço para muitos grupos e cantores do estilo, principalmente os latinos. Foi aí também que você ouviu os primeiros sucessos da Shakira, No Mercy, Ricky Martin, Raffi, Angelina, Lina Santiago, Laura Martinez, Los Argentos, Rebeca, Fey, Los Locos, e muitos outros latinos que surgiram após a grande febre de Los Del Rio - "Macarena".
Você pode também observar no vídeo abaixo que Frank Madero cantava de verdade a música "No Te Preocupes", e mandou uma performance totalmente Ao Vivo no programa "Jô Soares Onze e Meia" (SBT):
Ao longo dos anos o grupo sofreu algumas alterações em sua formação, mas nessa época que eles vieram ao Brasil eram: Frank Madero (vocalista), Ramón Garriga (produtor e instrumentista), Lorena Taibo (instrumentista e vocalista) e José Javier Puerta aka Tote Puerta (instrumentista e vocalista).
A cantora que veio ao Brasil não é a mesma que havia gravado nos estúdios, pois Lorena Taibo foi adicionada ao El Simbolo depois que o 1º álbum já estava pronto (foi gravado entre março e junho de 1994). A vocalista que trabalhou nos estúdios é Soledad López, aliás, ela canta uma música inteira do 1º álbum chamada "Todo Cambia".
Quanto ao single que estourou no Brasil, na verdade é uma versão Latin Dance de um clássico dos anos 80. A original é de 1983, "Break My Stride", do cantor pop americano Matthew Wilder. Confira:
O vocalista Frank Madero deu uma entrevista para a DJ Sound (Edição - Março de 1996) e disse que conheceu o seu colega Ramón Garriga nos tempos de colégio, então, em 1990 eles resolveram formar uma banda. Nessa mesma conversa, Frank fala ainda sobre a grande ambição da dupla de montar um selo próprio para lançarem as suas músicas, e também de novos talentos.
E sobre novos talentos, alguns artistas apareciam também nos álbuns da dupla, como a já citada Soledad López, Lorena Taibo e Tote Puerta.
Tote Puerta é um grande artista que toca instrumentos, compõe, produz e que também canta. Ele se uniu a dupla Frank Madero e Ramón Garriga e fez o coro de muitas canções do El Simbolo, assim como cantou várias faixas do grupo inteiramente sozinho (!).
Eu falei com Tote Puerta, então o argentino contou-me que só no 1º álbum tem 4 faixas em que foi o cantor líder, e em "No Te Preocupes" é realmente Frank Madero que canta, mas Tote reforçou que ele fez o backing vocal dessa e também de outras produções, além de ter sido um dos arranjadores e instrumentistas.
As músicas em que Tote Puerta é o cantor líder (deste 1º álbum) são:
-"Buscando Un Simbolo de Paz"
-"Que Me Pisen"
-"Costumbres Argentina"
-"Te Amare"
Sobre o desejo da dupla Ramón Garriga e Frank Madero de fundar um selo próprio, eles conseguiram criar o selo Magma Records, e também passaram a se apresentar inicialmente como TNN (The New Nation), indo muito bem nas paradas europeias.
- "Recebemos discos de platina na Alemanha, Áustria e Suécia. Éramos tão jovens que não tínhamos ideia do que estávamos fazendo lá" (Frank Madero).
Em 1994 o El Simbolo foi fundado oficialmente e logo começou a trabalhar com suas novas músicas. O sucesso com "No Te Preocupes" foi tão grande no Brasil que, em 1995, foi lançado por aqui o álbum "El Simbolo", pela Paradoxx Music.
Curiosidade: Eles fizeram ao todo, 160 shows em um ano aqui no Brasil.
A febre latina continuava forte em 1996, então a Paradoxx Music aproveitou para lançar também o 2º álbum "Madagascar", mas pecou ao lança-lo com o mesmo título do álbum anterior, "El Simbolo", e com algumas variações nas faixas.
Na edição argentina tem a música "Madagascar", que na edição brasileira da Paradoxx ficou faltando, porém, possui a música "No Pares", que não consta na edição argentina.
EL SIMBOLO - ALBUM "EL SIMBOLO"
(Paradoxx Music, 1995)
TRACK-LIST
01-Que Me Pisen 4:13
02-11 Y 6 4:57
03-Limbo Reggae 4:40
04-Todo Cambia 4:34
05-No Te Preocupes 3:55
06-Buscando Un Simbolo De Paz 4:47
07-Costumbres Argentinas 4:35
08-Te Amare 3:17
09-Que Me Pisen (Vocal Off) 3:59
10-11 Y 6 (Dancefloor Mix) 3:13
11-Todo Cambia (Dub RMX) 5:00
12-No Te Preocupes (Original Mix) 3:52
13-Simbolo De Paz (Alternative Mix) 3:57
EL SIMBOLO
ATUALMENTE
Eles lançaram diversos álbuns, singles e coletâneas entre 1994 até 2015, e continuam em atividades até hoje sob o comando de Frank Madero e de seu parceiro de longa data, Ramón Garriga. O vocalista é o único que está frente ao grupo atualmente, mas Ramón continua sendo seu grande amigo e sócio do El Simbolo até os dias atuais:
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fica aqui a nossa homenagem à esse grande grupo de Latin Dance, que estourou no Brasil com a épica "No Te Preocupes".
O EL SIMBOLO esteve no Brasil há exatos 25 anos e contagiou à todos os brasileiros com muita diversão, alegria e good vibes. Excelente época que podíamos ir às discotecas, às festas, aos shows, e que não éramos perseguidos por "esse" coronavirus... Infelizmente o cenário hoje é bem diferente, então nos resta ouvir os hits da Dance Music apenas em nossos lares - enquanto ficamos com a frase positiva: “Vai ficar tudo bem, não se preocupe!”
AGRADECIMENTOS:
À Tote Puerta
Tocou muito na Jovem Pan, lembro bem... "Buscando un simbolo de paz" era legal também!
ResponderExcluirSim, tocou muito mesmo...Dessas que não foram hits, eu gosto também de "Todo Cambia"
Excluirpunchi punchi é legal tbm!
ResponderExcluirEssa eu não conheço...só conheço as do 1º album... Eles tem muitas músicas ;)
Excluirhttps://youtu.be/6R1MtfysmjU
ExcluirTinha uma musica que tocava na época dos primeiros CDs das 7 melhores, que era cantada por um casal, no inicio uma mulher cantava em um estilo ASMR e o homem cantava o refrão o "Day and Night", nunca soube o nome da musica...
ResponderExcluirLuis do Carmo, eu não sei que música é essa. Você disse estilo ASMR, mas o que significa essa sigla? Algum projeto?
ExcluirNossa, que saudade desse grupo! Fiquei conhecendo esse hit (No te preocupes) em 1996. Já tinha assistido a esse vídeo clipe várias vezes, mas nunca tinha notado a Adriane Galisteu. Só agora depois de ter lido esse artigo, é que percebi que ela está no clip e que foi gravado em Salvador. Cheguei a assistir em 96 uma apresentação deles no Domingo Legal, na época do Gugu. Tenho um amigo argentino que é a cara do Frank Madero!!!
ResponderExcluirÉ uma pena que não consigo baixar o CD deles aqui no seu blog, pois quando clico no link, ele me direciona para uma página chamada adf.ly.
Parabéns por mais esse post, Rikardo.
Oi Jorge, obrigado! Essa apresentação do El Simbolo no Domingo Legal foi bem animada, eles fizeram a festa nesse dia... Eu queria rever essa apresentação mas infelizmente não tem no youtube... mas que bom que vc se lembra também...
ExcluirSobre o download, ele está disponível, mas assim como muitos sites de hospedagem, vc tem que clicar em "fechar propaganda" e depois em "permitir". Demora alguns segundos mas o download é garantido e sem virus. Abraços, Jorge!