ACE OF BASE - "LUCKY LOVE" (1996) COMPLETA 30 ANOS
Uma das minhas músicas favoritas do grupo sueco Ace Of Base sempre foi "Lucky Love", sendo este um single que completou recentemente o seu 30º aniversário – juntamente com o 2º álbum "The Bridge" (1995).
A primeira vez que tive acesso essa faixa inesquecível foi no ano de 1996, ouvindo a rádio Jovem Pan. No ato reconheci que era uma música dos quatro suecos, devido ao reconhecimento das vozes da dupla feminina Malin e Jenny, além da sonoridade da instrumental já bem característica do grupo.
O videoclipe de "Lucky Love" assisti pela primeira vez no final de 1996, num programa de TV local chamado "Clip Thathi" (TV Thathi, canal 8 de Campinas-SP). Imediatamente peguei uma fita VHS e coloquei o videocassete para gravar na "velocidade da luz". Na época, eu não sabia que existiam dois vídeos para a música, mas hoje eu sei que eu assisti a versão americana.
POR QUE TEVE DOIS VÍDEOS PARA "LUCKY LOVE"?
A gravadora não gostou muito do videoclipe europeu de "Lucky Love" lançado alguns meses antes. Há nele diversas cenas da natureza européia e também muitas características das casas pitorescas da Suécia, ficando claro aos executivos da BMG/Arista que o material filmado não era adequado aos espectadores americanos.
Em vez de "paisagens", eles exigiram para a nova produção uma imagem mais pop, jovem, e com cenas dinâmicas. A Arista Records (que representava o Ace of Base nos EUA) e a BMG (América do Sul e Japão) também tinham objeções aos penteados das vocalistas Malin e Jenny. No novo clipe, as garotas deveriam se apresentar em uma estilização mais interessante e moderna, e assim então foi feito.
CURIOSIDADES SOBRE ESTE SEGUNDO VÍDEO
O videoclipe foi dirigido por Rocky Schenck – um fotógrafo americano e criador de vídeos musicais para artistas como Gloria Estefan, Martika, Lisa Stansfield, Rod Stewart, Donna Summer e Van Halen. Dois de seus vídeos mais conhecidos são "Where the Wild Roses Grow" de Nick Cave & Kylie Minogue e "Hometown Glory" da Adele.
Este segundo vídeo de "Lucky Love" foi filmado entre 29 e 30 de janeiro de 1996 na Inglaterra, e foi lançado nos EUA em fevereiro de 1996, ou seja, há exatos 30 anos!
O interior de Hampton Court House foi o local escolhido para a filmagem. Para quem não sabe, este é um edifício histórico do século XVIII e localizado nos arredores sudoeste de Londres. Existe lá uma escola privada, mas o local também pode ser usado para vários outros fins. Casamentos e sessões fotográficas também acontecem por lá, além de vários tipos de filmagens, inclusive, neste mesmo edifício aconteceu uma outra gravação para um videoclipe, neste caso, da cantora Leona Lewis - "Better In Time" (2009).
Site Oficial de Hampton Court House - https://www.fengarievents.com/hampton-court-house
Fotos dos bastidores ser vistas aqui - https://www.imdb.com/title/tt6754032/
O videoclipe da versão americana de "Lucky Love" traz a música na versão "acoustic", lançada como faixa de trabalho nos EUA. O video retrata cenas românticas da vida de quatro jovens casais apaixonados. Há muitas cenas memoráveis, como aquela em que alguns figurantes aparecem pintando paredes com pincéis e rolos de pintura, e que depois ainda se abraçam, se beijam e se mancham um ao outro com tinta. Todos os casais aparecem em salas diferentes e estão interligados com os membros da banda, que gravaram separadamente nas mesmas salas.
Este vídeo é também o único videoclipe da carreira do Ace of Base onde as cenas retratadas têm uma certa coloração erótica. Talvez o público americano se interessasse muito mais por essa temática que os europeus. Foi uma estratégia pensada, estudada e executada pela BMG/Arista para atrair o público americano.
Em uma das cenas, o casal deitado na cama acidentalmente liga a TV, onde é possível ver fragmentos do vídeo anterior da banda - "Beautiful Life". Lembro quando eu vi essa cena na época e exclamei: "Ei, eu percebi isso, é o video de ´Beautiful Life´!!!"
Além do vídeo original rejeitado pela Arista, a empresa criou duas edições deste vídeo americano de "Lucky Love". A primeira edição foi ao ar na televisão americana, já a segunda versão, com algumas cenas diferentes, foi transmitida no canal VH1 do Canadá:
Todo mundo sabe que a América inclui outros países, além dos EUA, certo? É lógico que o principal alvo da gravadora era os EUA, mas o segundo video de "Lucky Love" também foi destinado a outros países do continente americano.
Na América do Sul, o vídeo alcançou o #3 na versão latina da MTV (MTV-LA, em março de 1996). No Canadá também fez sucesso, vide transmissões no VH1 evidenciado acima.
Outra curiosidade, é que esse vídeo de "Lucky Love" é o mais raro que os demais, aparecendo muito pouco nas edições especiais dos DVDs lançados pelo grupo. É também o único que ainda não apareceu no canal oficial da banda no YouTube. No entanto, o vídeo foi usado para outras duas músicas deles: "Would You Believe" e "My Déjà Vu".
Abaixo está um artigo do jornal sueco Expressen (Fevereiro de 1996) – o primeiro relatório do mundo em que estas fotografias foram utilizadas. O autor foi novamente Michael Johansson, que fez muitas sessões anteriores para a banda.
Na minha opinião, este é o melhor vídeo para "Lucky Love" do Ace Of Base, e fico triste em ver que foi pouco distribuído em DVDs e também sendo bem difícil de encontrá-lo no Youtube com boa qualidade. E para você, este também é o seu favorito ou prefere a versão européia?





