domingo, 15 de fevereiro de 2026

ACE OF BASE - "LUCKY LOVE" VIDEO 30º ANIVERSÁRIO

ACE OF BASE - "LUCKY LOVE" (1996) COMPLETA 30 ANOS

Sorte no amor?

Uma das minhas músicas favoritas do grupo sueco Ace Of Base sempre foi "Lucky Love", sendo este um single que completou recentemente o seu 30º aniversário   juntamente com o 2º álbum "The Bridge" (1995).

A primeira vez que tive acesso essa faixa inesquecível foi no ano de 1996, ouvindo a rádio Jovem Pan. No ato reconheci que era uma música dos quatro suecos, devido ao reconhecimento das vozes da dupla feminina Malin e Jenny, além da sonoridade da instrumental já bem característica do grupo.


A revista brasileira DJ Sound indicou o single de "Lucky Love" do Ace Of Base em 1996, em sua coluna "Dance Floor". Eu adquiri a revista na época e fiquei maravilhado em ver este destaque na página. Eu já gostava da banda, mas com essa música a minha paixão só cresceu...é uma das minhas favoritas até hoje!

O videoclipe de "Lucky Love" assisti pela primeira vez no final de 1996, num programa de TV local chamado "Clip Thathi" (TV Thathi, canal 8 de Campinas-SP). Imediatamente peguei uma fita VHS e coloquei o videocassete para gravar na "velocidade da luz". Na época, eu não sabia que existiam dois vídeos para a música, mas hoje eu sei que eu assisti a versão americana.


Ace Of Base - "Lucky Love" (1996)
Este é o primeiro video (europeu), que só fui conhecer no início dos anos 2000


POR QUE TEVE DOIS VÍDEOS PARA "LUCKY LOVE"?

A gravadora não gostou muito do videoclipe europeu de "Lucky Love" lançado alguns meses antes. Há nele diversas cenas da natureza européia e também muitas características das casas pitorescas da Suécia, ficando claro aos executivos da BMG/Arista que o material filmado não era adequado aos espectadores americanos.

Em vez de "paisagens", eles exigiram para a nova produção uma imagem mais pop, jovem, e com cenas dinâmicas. A Arista Records (que representava o Ace of Base nos EUA) e a BMG (América do Sul e Japão) também tinham objeções aos penteados das vocalistas Malin e Jenny. No novo clipe, as garotas deveriam se apresentar em uma estilização mais interessante e moderna, e assim então foi feito.


CURIOSIDADES SOBRE ESTE SEGUNDO VÍDEO

O videoclipe foi dirigido por Rocky Schenck –  um fotógrafo americano e criador de vídeos musicais para artistas como Gloria Estefan, Martika, Lisa Stansfield, Rod Stewart, Donna Summer e Van Halen. Dois de seus vídeos mais conhecidos são "Where the Wild Roses Grow" de Nick Cave & Kylie Minogue e "Hometown Glory" da Adele.

Este segundo vídeo de "Lucky Love" foi filmado entre 29 e 30 de janeiro de 1996 na Inglaterra, e foi lançado nos EUA em fevereiro de 1996, ou seja, há exatos 30 anos! 


Há 30 anos estreava este video icônico do Ace Of Base - "Lucky Love" (1996)


O interior de Hampton Court House foi o local escolhido para a filmagem. Para quem não sabe, este é um edifício histórico do século XVIII e localizado nos arredores sudoeste de Londres. Existe lá uma escola privada, mas o local também pode ser usado para vários outros fins. Casamentos e sessões fotográficas também acontecem por lá, além de vários tipos de filmagens, inclusive, neste mesmo edifício aconteceu uma outra gravação para um videoclipe, neste caso, da cantora Leona Lewis - "Better In Time" (2009).


Leona Lewis - "Better in Time" (Official Video)


Site Oficial de Hampton Court House - https://www.fengarievents.com/hampton-court-house

Fotos dos bastidores ser vistas aqui - https://www.imdb.com/title/tt6754032/

O videoclipe da versão americana de "Lucky Love" traz a música na versão "acoustic", lançada como faixa de trabalho nos EUA. O video retrata cenas românticas da vida de quatro jovens casais apaixonados. Há muitas cenas memoráveis, como aquela em que alguns figurantes aparecem pintando paredes com pincéis e rolos de pintura, e que depois ainda se abraçam, se beijam e se mancham um ao outro com tinta. Todos os casais aparecem em salas diferentes e estão interligados com os membros da banda, que gravaram separadamente nas mesmas salas. 


Figurantes "in love"

Este vídeo é também o único videoclipe da carreira do Ace of Base onde as cenas retratadas têm uma certa coloração erótica. Talvez o público americano se interessasse muito mais por essa temática que os europeus. Foi uma estratégia pensada, estudada e executada pela BMG/Arista para atrair o público americano.

Em uma das cenas, o casal deitado na cama acidentalmente liga a TV, onde é possível ver fragmentos do vídeo anterior da banda - "Beautiful Life". Lembro quando eu vi essa cena na época e exclamei: "Ei, eu percebi isso, é o video de ´Beautiful Life´!!!"

Além do vídeo original rejeitado pela Arista, a empresa criou duas edições deste vídeo americano de "Lucky Love". A primeira edição foi ao ar na televisão americana, já a segunda versão, com algumas cenas diferentes, foi transmitida no canal VH1 do Canadá:


Versão 1

Versão Alternativa


Todo mundo sabe que a América inclui outros países, além dos EUA, certo? É lógico que o principal alvo da gravadora era os EUA, mas o segundo video de "Lucky Love" também foi destinado a outros países do continente americano.

Na América do Sul, o vídeo alcançou o #3 na versão latina da MTV (MTV-LA, em março de 1996). No Canadá também fez sucesso, vide transmissões no VH1 evidenciado acima.


As irmãs do Ace Of Base mudaram o visual para atender a solicitação da BMG/Arista

Outra curiosidade, é que esse vídeo de "Lucky Love" é o mais raro que os demais, aparecendo muito pouco nas edições especiais dos DVDs lançados pelo grupo. É também o único que ainda não apareceu no canal oficial da banda no YouTube. No entanto, o vídeo foi usado para outras duas músicas deles: "Would You Believe" e "My Déjà Vu".

Abaixo está um artigo do jornal sueco Expressen (Fevereiro de 1996) –  o primeiro relatório do mundo em que estas fotografias foram utilizadas. O autor foi novamente Michael Johansson, que fez muitas sessões anteriores para a banda.



Na minha opinião, este é o melhor vídeo para "Lucky Love" do Ace Of Base, e fico triste em ver que foi pouco distribuído em DVDs e também sendo bem difícil de encontrá-lo no Youtube com boa qualidade. E para você, este também é o seu favorito ou prefere a versão européia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário