ALIX - "DO YOU REALLY" (1997) - FINALMENTE VOCÊ VAI SABER QUEM É A VOCALISTA DESTA FAIXA
A modelo Barbara Romer é carioca. A foto da esquerda mostra a modelo na capa do CD "Hit Parade" de 1997, já a direita temos Barbara em momento atual.
1997 foi um ano bem diversificado para a música eletrônica, e apesar da onda axé e pagode ganhar bastante força (argh!!), felizmente tivemos o crescimento do Techno e de outros derivados da Dance Music, incluindo também as produções nacionais.
Ricco Robit surgiu neste período com seus híts dançantes "I Don't Let You Go" e "Somebody", assim como Any Second bombou com o enorme sucesso de "Wanna Be With You", e claro, tivemos também Lulu Joppert com as classudas "Dance With Me" e "Love 4 Two".
Mas, pensas que acabou?
Em 1997 muita gente ainda conheceu Alix - "Do You Really", uma dance/pop "fofinha" que saiu em algumas coletâneas como a popular "Hit Parade" da Som Livre.
Essa música tem um refrão bem grudento, fácil de cantar, além de um vocal bem jovial e uma produção bem simples, porém, tudo de forma muito envolvente.
A cantora sempre foi um mistério para mim, aliás, todo o projeto em si pois nunca consegui encontrar nenhuma informação sobre ele e seus idealizadores...
Bom, essa delicinha de música foi lançada oficialmente pela Seven Music, um selo criado em 1997 e que queria investir fortemente nas produções nacionais, como é o caso de outros projetos da casa, como Polyana, Dorah, Lulu Joppert, Martina Engel, Under Kings, Nemo, e etc.
O SPOTIFY DOS ANOS 90:
Eu conheci Alix -"Do You Really" primeiramente na coletânea "DJ Remixes" (lançada nas bancas com a saudosa revista DJ World), mas lembro que já tinha visto antes uma propaganda na TV Globo que chamou muito a minha atenção... Era o comercial do CD "Hit Parade" e fiquei louco para trazer todas aquelas faixas para a minha coleção de músicas do ano de 1997, como os estrondos sonoros de Blackwood - "My Love For You", Faithless - "Insomnia", Chase - "Obsession", Sash! - "Ecuador", e claro, mais uma vez estava ela: Alix - "Do You Really" (com direito a um trecho sendo tocado no comercial):
Comercial de TV - CD Hit Parade (1997) Som Livre
AFINAL, QUEM É ALIX?
Alix Bandeira Masset seria o nome completo da artista, mas o que eu sei é que ela assina como Alix Bandeira (não sei se ela divorciou-se do marido, ou se só quis retirar o outro sobrenome).
ALIX - É VOCÊ REALMENTE!
Esse é o rosto da voz que ouvimos em 1997 na faixa "Do You Really"
Alix Bandeira é libriana, tem dois filhos, Henrique de 18 anos (recém completados) e Bernardo de 16, além de uma cachorrinha de estimação chamada Bella (que ela considera como sua filha).
Não há como ter certeza de algumas informações pois a cantora não interagiu muito com as minhas mensagens, mas ao que parece, ela ainda gravou outras músicas com sua voz.
Alix é carioca e mora em São Conrado, um bairro famoso e localizado em sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Apesar do pouco contato que tivemos, ela confirmou ter sido realmente a cantora da faixa "Do You Really".
Descobri depois que Alix gravou pelo menos mais uma música, lançada pela dupla Flow & Zeo, intitulada de "Fênix".
"Eles foram generosos e me convidaram para fazer o vocal para uma nova track que estavam finalizando. 'Fênix' faz parte do novo EP que lançaram recentemente em diversas plataformas digitais, e tem um significado enorme para mim neste momento. Sobre recomeçar, nutrir esperança de algo maior e mágico à minha espera. Essa experiência só deu mais vontade de criar ainda mais com eles. Que venha novo futuro"
-Trecho que encontrei em uma das redes sociais de Alix Bandeira, sobre o lançamento de "Fênix", e publicado por ela em maio de 2022.
Alix Bandeira não respondeu muitas perguntas ao Blog, o que é uma pena... Mas aqui está tudo o que consegui levantar sobre ela, a real vocalista do projeto Alix - "Do You Really" (1997)
Em mais um trecho que localizei (após muitos "garimpos"), Alix fala sobre a dificuldade de quem vive de arte:
"Nesta arte, tudo é lindo e recompensador. Trabalhar no teatro não é fácil. Viver de arte não é fácil, não deixa a maioria esmagadora rica, nem perto disso, mas traz um alento tão grande, que o coração agradece infinito."
Trecho publicado por Alix em 16 de maio de 2022
Em 1998 Alix começou a trabalhar como "freelancer" em eventos. Já em 2000, há quase 25 anos, se formou em "Performing Arts Professional" na Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro - RJ), ou seja, se tornou uma Profissional das Artes Cênicas.
Em 2022, Alix atuou no Rock In Rio como DJ, da mesma forma como atuou no festival The Town (realizado em São Paulo) no mesmo ano.
Alix - "Do You Really" (1997)
Ela é cantora, DJ, atriz e assistente de direção (teatro)
Assim como Gottsha e Cacau Gomes (Claudja), Alix foi trabalhar no teatro e fez algumas peças como o musical "Rent", que esteve em cartaz em 2022. No entanto, Alix colaborou ainda com uma outra velha conhecida da Dance Music, a cantora Lulu Joppert, e juntas atuaram numa websérie musical para adolescentes chamada "Crush" (2020).
Alix também esteve em outras peças, como "Eu Sou Assim - O Musical" (2020) e "Paraíso Zona Sul" (2018).
Como os fãs de Dance Music puderam observar, Alix foi se especializar em outras áreas para não ficar apenas limitada como uma "cantora dance".
Foi em 1997 que ela gravou "Do You Really", e quando a ouvi pela primeira vez imaginei que "Alix" pudesse ser apenas um nome escolhido pelo produtor para o seu projeto (pensei que seu nome real talvez fosse Alice), mas como vocês puderam agora constatar, é realmente Alix o nome da vocalista.
JAMM' FOI O COMPOSITOR
O compositor da letra de "Do You Really" aparece creditado como J. Heider, o mesmo nome de quem também assinou outras composições dance da época, como "Love 4 Two" e "Downtown" da Lulu Joppert.
Este seria, na verdade, um pseudônimo de Fabio Almeida de Oliveira - o verdadeiro cantor do Kasino, e que também liderava o grupo Mr. Jam (além de ser o produtor de outras dezenas de projetos brasileiros).
Segundo o site discogs, Fabio usava este pseudônimo devido a restrições contratuais com sua editora/gravadora (ele era um dos donos da Seven Music, mas também estava conectado a outras empresas como a Spotlight Records, pelo que entendi).
Aliás, foi o próprio Jamm' que fez um story em seu instagram rememorando a faixa "Do You Really", marcando também a conta oficial de Alix Bandeira. Então, o que eu fiz foi apenas perguntar à ele se aquela "Alix" marcada era realmente a vocalista, e imediatamente Jamm' me confirmou que sim.
Depois fui até à Alix, que leu a minha mensagem mas não me respondeu prontamente, tendo que entrar em contato mais uma vez com ela:
A resposta de Alix ficou por aí mesmo... mas mesmo assim, felizmente consegui concluir este artigo!
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Alix - "Do You Really" tem vários admiradores até hoje! No show da Taleesa em São Paulo (dia 02 de novembro), me encontrei com o amigo Fabio Taques e lembro que ele citou essa música da Alix e ainda mencionou sobre quem seria ela...
Bom, aqui está a confirmação da própria cantora para todos vocês, aliás, espero que tenham gostado dessa revelação… mais uma feita exclusivamente por este Blog!
Créditos das fotos: Instagram de Alix Bandeira
AGRADECIMENTOS:
Ao Jamm', sempre solícito e atencioso em todas as mensagens. Sem ele, este artigo não teria sido escrito.
PAULO BERALDO FOI UM DOS MAIORES FÃS DE EURODANCE DO BRASIL, E HOJE SERIA O SEU ANIVERSÁRIO
Paulo Beraldo com sua cantora favorita Annerley Gordon (ela que foi a voz real de Whigfield, Ally & Jo, e inúmeros projetos da Eurodance)
Com toda a certeza, diante de tantos fatos que ocorreram neste ano de 2024, o falecimento do amigo Paulo Beraldo Nascimento foi o acontecimento mais triste do ano, abalando amigos, familiares e causando comoção em diversos artistas da Eurodance. De fato foi a nossa maior perda de 2024.
E hoje,dia 08 de dezembro, seria o aniversário de 41 anos deste que, foi sem dúvidas, um dos maiores entusiastas da Eurodance que eu tive o prazer em conhecer.
Paulo Beraldo entrou em contato comigo pela primeira vez através de suas leituras aqui neste blog, ficando fascinado pelas histórias da Eurodance. De repente, já estávamos trocando diversas mensagens pelas redes sociais, inclusive, lembro que ele enviava dezenas de mensagens em mais de uma rede social, então tinha que respondê-lo no whatsapp, no instagram e no facebook, de tanto que ele gostava de interagir sobre o assunto...
Lembro também quando foi anunciada pela primeira vez a vinda de Annerley Gordon ao Brasil, e Paulo me escreveu super empolgado, já confirmando a sua ida à Curitiba - cidade onde a cantora faria a sua única apresentação - e foi lá também onde nos conhecemos pessoalmente. Aliás, conheci não só o Paulo, mas também a irmã dele - Thais Beraldo, o Erik Rizzatto, o Anderson Cassiano, o Fabio Tacques, e o DJ Kica - responsável pela vinda da vocalista ao nosso país. Posso dizer que foi um final de semana inesquecível.
Paulo era um fã devoto de Annerley Gordon e estava muito ansioso para este show. Penso também que este foi um dos dias mais felizes de sua vida. Dava pra sentir toda a magia daquela noite, principalmente a emoção dele que transbordava, vendo o seu sonho finalmente sendo realizado.
Paulo Beraldo tinha que estar encostado no palco, né? Ele conseguiu, eu fiquei lá atrás...
Depois dessa performance de Annerley em Curitiba, percebi que o Paulo ficou mais animado ainda para ver mais shows, e sempre comentava comigo sobre outros possíveis eventos de Eurodance. Ele era fã de Annerley Gordon mas gostava muito também de Alexia, Taleesa, Real McCoy, DJ Bobo, Kasino, Lasgo, Double You, Sandy Chambers, Jenny B, e tantos outros cantores que são ícones da Dance Music dos anos 90 e 2000.
Não demorou muito, e uma outra estrela da Itália anunciou uma turnê em agosto de 2023 para o Brasil: Taleesa.
Paulo Beraldo também era fã da Taleesa - 19/08/2023
Paulo ficou super feliz com a notícia da turnê da Taleesa, mais ainda porque a cantora agendou uma apresentação em sua cidade natal, Santo André, e foi lá onde nos encontramos pela segunda vez, com a intenção de prestigiar mais uma artista da cena Dance. Sem dúvidas, foi para mim mais uma noite incrível ao lado de vários amigos, como a Priscila, a Fládia, o Nill, o Rodrigo Pereira, o Fabio Tacques, o Edgar, e claro, o querido Paulo Beraldo. Todos felizes e vivendo um momento único numa noite que jamais nos esqueceremos...
Depois, já em maio deste ano, eu me encontrei com o Paulo pela terceira vez no show da Evi Goffin (ex- Lasgo) que aconteceu no Garage 55, em São Paulo. Este foi o nosso último encontro , pois não deu tempo de seguirmos com o nosso roteiro de shows para 2024... Paulo também estava muito animado para os shows seguintes de Real McCoy, La Bouche, Sandy Chambers, Nicki French, DJ Bobo... mas, infelizmente, ele veio a falecer de infarto no dia 03 de junho de 2024.
Thais, a irmã do Paulo, me avisou sobre o seu falecimento enquanto eu estava no trabalho, e apartir daquele momento eu lembro que "travei" e não conseguia efetuar mais nenhuma tarefa, estando com o meu pensamento focado apenas no amigo Paulo Beraldo Nascimento.
A primeira pessoa que informei sobre o falecimento do Paulo, definitivamente foi Annerley Gordon, pois creio que ele queria que fosse assim. Annerley ficou notavelmente perplexa, ela parecia não acreditar... Naquele momento ela percebeu que tinha perdido um de seus maiores fãs!
Depois informei o triste ocorrido aos nossos amigos em comum, e todos ficaram desolados com a partida do Paulo.
Annerley incluiu o nome do Paulo na dedicatória presente em seu último álbum "Reflections" (infelizmente não tenho a imagem com a dedicatória)
O-Jay do Real McCoy prometeu e cumpriu com sua homenagem no show em São Paulo
Real McCoy - 08/06/2024
Mensagem de Sandy Chambers para o brasileiro Paulo Beraldo
Paulo Nascimento Beraldo viveu por 40 anos, era muito querido, pessoa humilde, tímido, apaixonado por música e estava sempre dando suporte aos artistas. Ele fornecia palavras de incentivo aos cantores reais (principalmente aqueles que tinham sido vítimas da indústria musical), engajava suas redes sociais, prestigiava-os em seus shows, em seus lançamentos musicais... Sempre estava envolvido e ajudando de alguma forma.
Não é à toa que muitos destes cantores prestaram diversas homenagens à ele, como Real McCoy, Nina, Dhany, Sandy, Annerley Gordon....
Descanse em Paz, Paulo!
Obrigado pela sua formidável contribuição, amizade, companhia e por se empenhar tanto pela Eurodance!
Seu trabalho jamais será esquecido.
Paulo Nascimento Beraldo
*08/12/1983
+03/06/2024
Os irmãos da Eurodance desejam muita força para Eli (mãe), Thais (irmã), Joyce (irmã) e todos os demais familiares.