Se você ouvia rádio FM na segunda metade dos anos 2000, provavelmente deve ter escutado a voz dela.
Seu nome é Keri Hilson e foi uma grande cantora da música R&B, além de ter escrito canções para vários artistas renomados do Pop, como Britney Spears.
Sim meus amigos, essa cantora americana não foi um simples produto pré-fabricado, Keri realmente tinha o dom, nasceu para a música e mereceu os holofotes que ganhou ali, entre 2005 e 2009.
Nascida em 27 de outubro de 1982, na Geórgia, EUA, Keri Lynn Hilson sempre foi uma escorpiana muito batalhadora e pronta para entreter. Ela começou a escrever suas primeiras letras antes mesmo dos 12 anos de idade, e mais tarde se destacou escrevendo para diversos cantores.
A jovem Hilson até gravou como backing vocal em discos de alguns artistas, como Too $hort, Toni Braxton, Shawn Desman e Ludacris, mas até então era mais conhecida como uma promissora compositora, entregando letras para Kelly Rowland, The Pussycat Dolls, Usher, Chris Brown, Ciara, entre muitos outros astros daquela metade de anos 2000.
De olho no talento da garota, o aclamado produtor Timbaland apresentou a artista para a gravadora Interscope Records, que assinou um contrato com Keri Hilson logo no início de 2005.
Keri Hilson então foi apadrinhada pelo produtor Timbaland, que estava em seu auge musical naquela época. Ele também trabalhou com Nelly Furtado e Justin Timberlake, e juntos apresentaram grandiosos êxitos nas rádios e pistas de dança, quem não se lembra? Os singles que saíam das mãos do produtor foram tão populares e elogiados que até a Madonna quis trabalhar com ele, nascendo então o álbum dela "Hard Candy" (2008).
2007 foi o grande ano de Keri Hilson. A música que ela escreveu para Britney Spears - "Gimme More" foi lançada e causou um grande sucesso, pois além de ser realmente boa e com bastante potencial, teve ainda aquela performance desastrosa da princesa do pop no VMA 2007. E é lógico que você se recorda daquele caos e alvoroço todo, não é?
"Gimme More" é considerada até hoje um hino pop, porém nasceu numa época turbulenta para Britney. E se puder, ouça também a versão demo para "Break The Ice", outra faixa que foi composta por Keri Hilson e gravada depois por Britney Spears... Aliás, a versão demo cantada por Keri é ótima e está disponível no Youtube!
Sobre a primeira faixa de trabalho cantada por Keri Hilson (e com a produção de Timbaland), aconteceu também em 2007, com a gostosinha e dançante "Just The Way You Are", que inclusive, foi muito tocada no Brasil.
Esse single possui uma atmosfera "club", um tom meio futurista em suas batidas, mas também nos apresenta uma boa essência R&B e o charme irresistível da música negra. A faixa - já muito nostágica - entrou no disco de Timbaland - "Shock Value" (2007), além de ter sido adicionada no primeiro álbum da cantora - "In A Perfect World..." (2009).
Com o excelente desempenho do 1º single, Timbaland e Keri Hilson trabalharam juntos em outras excelentes canções, como "Turnin' Me On" (muito tocada nos programas de mixagens), a romântica "Energy", "Return To Favor" (que é uma continuação de "Just The Way You Are"), e a bombástica "Knock You Down" (uma das músicas mais tocadas de 2009, numa parceria com Kanye West e Neyo).
E após a repercussão positiva destes singles, consequentemente foi lançado o já citado álbum "In A Perfect World...", que estreou em #4 na Billboard 200 e #1 no Top R&B/Hip-Hop da Billboard nos Estados Unidos, ganhando certificado de ouro pelas mais de 500.000 cópias pela RIAA, além de ter um dos singles no top 3 na Billboard Hot 100.
A partir deste disco, Keri se estabeleceu como uma escritora e artista de R&B / Hip-Hop, ganhando respeito e espalhando sua popularidade em toda a comunidade musical. Mas, logo os problemas também começaram...
Keri Hilson se destacou numa época dourada para as cantoras de R&B, como Beyoncé, Rihanna, Ciara, Nicole Scherzinger, Kelly Rowland, Fergie, Ashanti, entre muitas outras, mas uma confusão com uma delas acabou prejudicando a sua promissora carreira musical. Para sempre!
Uma “treta” envolvendo Beyoncé foi a razão pela qual sua carreira foi arruinada, pois os fãs da ex - Destiny's Chid pegaram pesado com ela e com sua reputação.
Muitos dizem que a suposta briga começou em 2010, mas na verdade teve início em 2008, quando o cantor Usher lançou o seu single de sucesso 'Love in This Club'.
Lembra quando eu citei que Hilson era uma ótima compositora? Pois é... e a composição do remix desse hit é da Keri também, então Usher a convidou para ser a cantora dessa nova versão. Só que, Beyoncé ouviu e adorou a música, perguntando depois à Usher se ela poderia ser a voz da faixa ao invés de Hilson, o que ele concordou.
Usher, no entanto, usou Hilson no videoclipe da música original, como a sua parceira amorosa, mas no videoclipe do remix vemos Beyoncé cantando o trecho que seria de Keri.
Obs.: Se possível, confira estes dois vídeos e tente entender os sentimentos de Keri Hilson que vieram a seguir;
Depois que Beyoncé emprestou os seus vocais para o remix de "Love in This Club", ela liderou as paradas de sucesso da Billboard, e com isso, sua colaboração com Usher deixou Hilson um pouco “amarga”, já que ela foi a responsável por escrever a letra do remix e originalmente estava escalada para gravar a música. A jovem compositora-cantora estava muito ansiosa e animada por este trabalho com Usher, mas no lugar dessa sua empolgação e satisfação, veio então a frustração e a vontade de se "vingar". E como ela iria fazer isso? Como boa compositora que é, escrevendo tudo num papel e depois jogando num remix!!
Sim, meus amigos, Keri guardou sua mágoa internamente até o ano de 2010, quando começou a soltar o seu "veneno"...
Foi em 2010 que Keri Hilson lançou o seu próprio remix, uma versão atualizada de seu hit “Turnin’ Me On”.
Quando lançado, embora muitas pessoas gostassem dessa faixa, alguns fãs de Beyoncé logo se ofenderam com a letra, que acharam ser direcionada à Beyoncé.
Na música, Hilson não cita nomes, mas critica subliminarmente uma mulher e diz que ela se acha a melhor, que ela pode dançar e cantar, mas que é falsa. Outra forte evidência encontrada, é que a cantora ainda cita que "ela precisa se retirar pela esquerda", algo muito direto à Beyoncé, que canta o famoso trecho "To the left...To the left..." em seu mega-hit "Irreplaceable".
No entanto, há ainda nesse remix uma outra parte que confundiu um pouco os fãs de Beyoncé: "Vá em frente e diga aos seus parceiros há quanto tempo eu venho escrevendo suas músicas / Eu estou na sua cola, é só dar uma olhada nos créditos". E apesar de Keri Hilson ter escrito para diversos artistas, ela nunca escreveu nenhuma música para Beyoncé, então os fãs "deixaram para lá" e até pensaram que a indireta poderia ser para a Ciara, pois Keri já havia composto para ela. Mas a cantora estava se referindo à faixa "Love in This Club", canção que ela iria cantar, mas que Beyoncé fez em seu lugar.
Porém, mais tardar, houve um evento que premiava os artistas negros dos EUA, então estavam lá Keri Hilson, Beyoncé, Rihanna, e muitos outros... Era o Soul Train Awards 2011, e foi aí que recomeçou novamente a confusão entre Keri Hilson e os fãs de Beyoncé...
Durante uma entrevista no tapete vermelho, Keri Hilson foi convidada a segurar a última edição da revista Juicy Magazine e, ela até iria posar com a revista em suas mãos, mas... desistiu quando viu quem estava na capa: Beyoncé e Jay-Z!
Veja o vídeo desse ocorrido aqui.
Hilson então disse “Não, me desculpe, eu não posso fazer isso”, antes de dispensar a repórter e sair de cena. Foi nesse momento, a partir deste episódio, que começou o tormento na vida de Keri Hilson.
Muitos dos fãs de Beyoncé começaram a se reunir em mutirões para praticar bullying com Keri Hilson, sempre de maneira exarcebada pelas redes sociais, e às vezes, até pessoalmente nos eventos.
Nessa época, foi também o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, "No Boys Allowed" (2010) , que apesar de ser um ótimo registro de inéditas e muito bem produzido, não emplacou nas rádios e nos charts mundiais. Percebe-se também que este trabalho foi "rejeitado" pelo setor musical, principalmente quando vemos a péssima distribuição do CD, lançado em poucos países. Inclusive, os fãs brasileiros tiveram que importar o disco (diferente do primeiro, que saiu por aqui em 2009).
Faça também uma análise da ótima faixa de trabalho "Pretty Girl Rock", que em seu video official se mostra uma bela homenagem à todas as divas negras do passado, como The Supremes, TLC, Janet Jackson, entre outras; e o vídeo, assim como a música, são ótimos! Mas como informado, todo este álbum de Keri foi boicotado, apesar de sua genialidade e de seus excelentes e notáveis cuidados técnicos.
Depois disso, Hilson embarcou em um hiato musical que duraria pelos próximos anos, e até hoje, nada mais da artista foi lançado, embora os ataques ainda sejam frequentes em sua vida. Teve um certo dia que jogaram até um dicionário na cabeça de Keri (a palavra 'Bootylicious' - inventada por Beyoncé - foi adicionada no dicionário, então, essa foi uma forma encontrada pelos Bey-fans de humilhá-la), já em outras ocasiões, jogaram até CDs de Beyoncé na cantora.
Keri Hilson disse em uma entrevista que “chegou ao fundo do poço” e que a sua saúde mental tinha sido afetada, por isso resolveu se ausentar. Não se referiu diretamente ao bullying - dado pelo grupo de fãs da Beyoncé, mas ao assédio em geral, disse que queria ficar livre da pressão da indústria e da mídia. Keri informou também que as pessoas e a própria gravadora queriam essa rivalidade, então ela era cobrada para criar essa rixa que não existia.
Diante de tanta perseguição e do ódio desenfreado por parte dos Bey-fans, em 2013 Hilson finalmente foi ao Twitter para implorar à essas pessoas, pedindo-lhes que parassem com os comentários odiosos.
"É demais!! Por favor! Tudo o que eu tweetar será 'intencionalmente mal interpretado' como uma declaração para alguém?" ela escreveu.
A cantora continuou com o seu desabafo: "Vocês não tem ideia do que suas palavras de ódio podem fazer ao espírito de alguém. Já são anos de abuso verbal de estranhos o dia todo. Já basta!"
"No que diz respeito ao que vocês estão bravos, eu tive meus motivos. Mas já se passaram anos!"
Ainda em 2013, Keri estava em atividades nos estúdios para voltar ao cenário musical e Beyoncé também. Keri estava trabalhando com Timbaland, que também estava brigado com Jay Z. Timbaland contou para a Revolt TV que colaborou com Keri Hilson em uma nova faixa chamada “Sorry”. Segundo o produtor, a canção fala sobre pedir desculpas. Keri Hilson pedia desculpas por toda a situação com Beyoncé, enquanto ele, pede perdão para Jay Z, em versos como “Agora a gente se vê e nem mesmo se fala / E isso me ferra / Isso me machuca muito”.
De 2013 até então, Keri não lançou seu álbum de retorno, nem a faixa com Timbaland. Enquanto isso, Beyoncé lançou uma música com um suposto recado para Keri Hilson. Será que Beyoncé estava pronta para aceitar a paz? Será que ela iria dar desculpas à Keri?
Que nada! Nessa mesma época Beyoncé gravou a música "Bow Dow/I Been On", que em sua letra contém diversas indiretas - nada simpáticas - e possivelmente direcionadas à Keri. A música é basicamente assim "Você mexeu comigo, agora aguente meus fãs, eu sou a fodona, o mundo me respeita, eu sou a rainha, curve-se para mim!".
Claro que a mulher de Jay -Z nunca confirmou para quem seriam essas indiretas. Ela não é disso, ama só dar indiretas. Na música, Beyoncé apenas refere-se àqueles que se incomodam com ela, ou a criticam, diz que eles tem que se curvar diante de seu sucesso. Ela também afirma que já é reconhecida como uma Rainha, e pede para que as pessoas se curvem à ela: "Curve-se!"
Beyoncé continua na música, dizendo que já tem anos de carreira e questiona se alguém vai querer tirá-la do ‘jogo’. E que, se alguém falar besteiras sobre Ela, a BeyHive vai atacar. Ou seja, exatamente o que aconteceu com Keri Hilson, foi atacada pela BeyHive (os fãs da Beyoncé).
Fora isso, Beyoncé nunca tocou nesse assunto, sempre deixou que seus fãs controlassem essa situação e permaneceu nesse silêncio durante longos anos. Nunca pediu aos fãs que parassem com o bullying, ou ao menos, nunca tentou esclarecer essa rixa. E é claro que esse seu silêncio também impulsionou seus admiradores a usarem a imaginação, e cada um viu um problema ainda maior do que realmente existia entre elas.
No meu ponto de vista, pensando hoje sobre tudo isso, eu acho bem incoerente essa falta de atitude de Beyoncé, afinal, ela se considera uma mulher feminista, não?
É estranho (e até covarde) ver que Beyoncé preferiu agir assim, silenciosamente. Nos anos de 2010's nós não pensávamos muito sobre isso, até achávamos engraçada a forma como Beyoncé lidava com isso, ignorando totalmente Keri Hilson, e assim também não dando "ibope" para ela (coisa que a gravadora da Keri mais queria). Porém, hoje podemos ver que essa questão deveria ter sido olhada por um outro ângulo, justamente pelo envolvimento de uma mulher que se define como uma poderosa ativista, como Ms. Beyoncé.
Como mencionado, Beyoncé nunca pediu aos fãs que parassem com os ataques à uma outra mulher negra. Se fizesse isso, iria mostrar de verdade o que sempre tentou ser, a Senhora Superioridade.
Não estou transferindo toda a culpa para Beyoncé, até porque não foi ela quem começou com essa confusão, mas... é decepcionante esse silêncio vindo dela. A Deusa soberana. É triste também, pela pessoa e pela imagem que ela sempre fez questão de representar à todos nós, como a Diva, ou a muher perfeita.
E seus fãs? Me lembram muito aqueles fãs de políticos que compram brigas, quebram patrimônios públicos e fazem bloqueios em rodovias, enquanto que seus "deuses" covardemente ficam apenas em silêncio vendo todo o desastre acontecer, ao invés de tomarem o controle da situação e os pararem com algum discurso de paz.
Sai ano e entra ano, sempre os sites internacionais anunciam o retorno de Keri Hilson na indústria musical, mas isso infelizmente nunca mais aconteceu. Algo parece dar errado, talvez os executivos estejam receosos com os resultados do próximo trabalho dela, diante de tanto boicote e ódio que a artista recebeu ao longo desses quase 10 anos.
Keri foi tão "cancelada" que provavelmente não querem arriscar suas fichas em um novo disco dela, para depois este não vender, como aconteceu anteriormente com o álbum "No Boys Allowed" (2010).
“Acho que tive que desistir da música por um tempo. Eu me afastei ”, disse Keri Hilson durante uma entrevista recentemente. “Achei que seria apenas um ano. Já faz bem mais. Percebo agora que sou grata por todos esses anos. Eu me reconstruí.”
É sabido que Keri Hilson arrumou briga também com Ciara, nessa mesma época, onde ela debochou das vendagens da colega, dizendo que seu álbum estava “flopado” (vendas fracassadas). Mas depois a dupla se acertou e ficaram amigas novamente. Ciara teve um pensamento mais evoluído e superior que Beyoncé, ao meu ver - embora seja normal cada um ter uma reação diferente, e ninguém é obrigado a seguir atitudes padrões.
Keri Hilson é muito talentosa, mas a verdade mesmo, é que ela também nunca foi "flor que se cheire", inclusive quando Rihanna apanhou de Chris Brown, Keri disse que "Rihanna deve ter feito algo para ter apanhado dele", defendendo o amigo.
Mas, apesar de tudo, é obvio que Keri Hilson merece uma segunda chance, pois mais errado ainda é forçar as pessoas a praticarem bullying umas às outras, ou colocar uma mulher negra contra a outra, como a indústria musical tanto estimulava para lucrar.
Keri Hilson hoje tenta voltar para a música, faz alguns shows pelos EUA e diz que resolveu seus problemas antigos com Deus. Torço para que ela lance algum single novamente, e estou ansioso para ver o que ela tem a nos dizer depois de tantos anos.
Será que vem aí, mais alguma mensagem para alguém? Ela sempre fez músicas de qualidade, sabe entreter e sempre tem algo para nos contar... Que um dia ela possa nos dar essa graça, e esse prazer, de ouvi-la novamente!
EDIT: Voltei à esta publicação, 3 anos depois, para informar que finalmente Beyoncé e Keri Hilson fizeram as pazes, depois de exatos 10 anos!!
Keri Hilson deu uma nova entrevista, em abril de 2021, à uma apresentadora de uma rádio americana. Ela contou que Beyoncé e ela se encontraram e fizeram as pazes: "Ela se apresentou. Foi um momento gracioso. Sinto que ela entende o que aconteceu, todos os detalhes, e houve um pouco de cura naquele momento."
Confira aqui a notícia publicada no Twitter
Muitos fãs de Beyoncé comemoraram, já outros acreditam que Beyoncé não fez isso de verdade, e que ela nunca conversaria com Keri; mas, humildemente, eu, acredito na transformação das pessoas. Às vezes pode demorar alguns meses, ou talvez anos, 2, 5, 10 anos, mas as pessoas podem mudar. O que é uma visão hoje, amanhã pode ter um outro sentido. Beyoncé hoje é mãe de três filhos, cresceu como mulher e como ser humano. Fico feliz pelas duas, e principalmente pela atitude de Beyoncé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário