popcash

sábado, 5 de março de 2022

EDDY HUNTINGTON - "U.S.S.R." (1986) - VIVA A ITALO DISCO!

Você gosta do gênero Italo Disco? Ahhh, então com certeza você já ouviu "U.S.S.R." do cantor inglês Eddy Huntington, não é mesmo?

Bem, eu não sei dizer se essa canção tocou muito aqui no Brasil - pois eu era bem criança nessa época - mas me lembro que a ouvia tocar muito em festas de casamentos (que eu ia com meus pais), ao lado de outras Italos empolgantes, como a estrondosa e já citada Baltimora - "Tarzan Boy".


EDDY HUNTINGTON - UM INGLÊS CANTANDO ITALO DISCO NUMA HOMENAGEM À ANTIGA RÚSSIA

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


Single de 1986: Eddy Huntington - "U.S.S.R." 


A música "U.R.S.S." do cantor inglês Eddy Huntington - que tem um astral leve e dançante - apresenta em seu título a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (U.R.S.S.), que para quem não se lembra, foi territorialmente o maior país do mundo, unificando várias nações e tendo 11 fusos horários diferentes (!). Esse enorme país foi ainda uma superpotência durante décadas, “dividindo” o mundo com os EUA. 

Já no ano de 1991, houve o fim dessa união e com isso várias nações conquistaram a sua independência, como a Rússia, Ucrânia, Estônia, Letônia, Lituânia, Armênia, Geórgia, entre outros. 

Quanto ao single "U.S.S.R." de Eddy Huntington, foi lançado oficialmente no ano de 1986, sendo claramente uma homenagem à essa antiga Rússia e conhecido por muitos como um hino daquele país até os dias atuais.

Porém, é bom ressaltar que essa ingênua música não traz nenhuma tonalidade política em sua letra, e muito menos faz referência às lutas armadas, já que essa área geográfica sempre teve um histórico com diversos embates e brigas pelo poder, como voltamos a vivenciar mais recentemente com a lamentável invasão russa na Ucrânia.


Video Oficial: Eddy Huntington - "U.S.S.R" (1986)
"O tempo pode passar, mas as garotas russas
Nunca parecem sair da minha mente"


"U.S.S.R." é apenas uma homenagem à Rússia dos anos 80, principalmente às garotas russas. Na letra ele ainda cita a cidade de Moscou; que está bebendo vodca gelada (a bebida mais tradicional daquele país); e menciona as balalaicas, que é um instrumento musical muito usado por lá (aqui no Brasil virou nome de uma marca de vodca bem barata e vagabunda, hahaha).

É interessante esclarecer que "U.S.S.R." é uma faixa alegre como muitas dos anos 80, e com o único propósito de fazer as pessoas se divertirem e serem felizes, ou seja, muito distante de causar discórdia, ódio ou o caos, como muitos sensacionalistas e inventores de teorias podem pregar por aí.

Assim como “Tarzan Boy” explorava o grito do Tarzan, “U.S.S.R” também demonstra um “Oh-Oh-Oh” bem comercial, exalando muita harmonia em sua construção sonora e promovendo boas articulações nas pistas de dança… Além é claro, de possuir um simpático refrão que fixa em nossas mentes!


QUEM É EDDY HUNTINGTON?

Pop, descolado e cantor de Italo Disco


Seu nome completo é Edward Huntington, nasceu em 29 de outubro de 1965 em Peterlee, no nordeste da Inglaterra. Sua ligação com a música foi despertada na escola, onde estava aprendendo violino, embora a música clássica não fosse o seu gênero favorito...

Consta em sua biografia que Eddy tinha uma preferência por artistas como Eurythmics, Phil Collins e principalmente - Cliff Richard


VIRANDO CANTOR DE ÍTALO DISCO

Quando completou 18 anos, Eddy Huntington saiu de casa e começou a trabalhar no Pineapple Dance Studios de Londres, mas como modelo. Opa!! Será que Eddy é mais uma farsa da música?? Muito suspeito, não?


Existem muitas fraudes na Italo Disco...e essas fazem com que fiquemos em alerta...

Mas a voz era realmente dele nas músicas! Embora há poucos vídeos do artista cantando realmente ao vivo, estes nos provam que a voz gravada é a mesma apresentada nesses eventos. No vídeo em que ele canta com Silvio Pozzoli, postado em nosso artigo sobre o projeto Baltimora, é possível sentir a legitimidade vocal de Eddy Huntington. Aqui temos apenas uma rara coincidência de um rosto bonito que sabia cantar o que era proposto dentro de suas limitações. Ele modelava aos seus 18 e 19 anos de idade, embora gostasse muito de cantar também…

A mesma gravadora da farsa Den Harrow, a Baby Records, quis investir em Eddy Huntington e o convidou para cantar "U.S.S.R", que já tinha uma letra escrita pelo mestre Tom Hooker. Depois de gravada e pronta, essa música acabou se tornando num dos grandes sucessos de 1986 em vários países da Europa, incluindo a Rússia, é claro! 

Mas antes de todo o processo de gravação no estúdio, Eddy fez uma espécie de audição por telefone, cantando aos executivos. Ele estava na Inglaterra e os músicos se encontravam na Itália, e tudo foi demonstrado via telefone. Logo após ser aprovado pela gravadora, Eddy então voou para Milão, onde foi apresentado à Roberto Turatti e Miki Chieregato, os conhecendo pessoalmente ali no estúdio de gravação da Baby Records. 


Cara de ressaca de vodka


O single inicialmente foi lançado sem contrato nenhum, e somente depois de atingir ao sucesso que Eddy assinou com a Esquire (selo da Baby), e gravando mais um trabalho: "Up & Down" (1987).

Os produtores de Eddy Huntington foram ninguém mais, ninguém menos que os já citados Miki Chieregato e Roberto Turatti, duas lendas da Italo Disco e que estavam trabalhando com muitos artistas desse gênero.

O time italiano começou a trabalhar em diversas músicas para o jovem inglês, e assim como foi feito com "U.S.S.R.", a maioria dessas faixas foram escritas por Tom Hooker - um dos cantores reais do Den Harrow e que viveu um pé de guerra com o modelo Stefano Zandri por anos (ele ainda dá algumas cutucadas no modelo com muito humor em suas redes sociais, hahaha). 

Eddy Huntington define esses profissionais como pessoas fantásticas e ainda tem uma grande consideração por Roberto Turatti.


 Tom Hooker e Miki Chieregato produziram Eddy Huntington, ao lado de Roberto Turatti

O cantor também se considera um sujeito de muita sorte por ter gravado "U.S.S.R." como a sua primeira música:

 "Foi um sonho realizado. Eu amava a música Italo e os sons do Eurobeat (Disco, HNRG, como Modern Talking etc.). A demo de 'USSR' foi mostrada para mim por telefone e eu adorei instantaneamente, gravando-a em uma semana. Depois eu soube que a música estava nas paradas italianas e eu nem sabia que tinha sido lançada!!" - Eddy Huntington disse ao site Italo Interviews

Com o grande sucesso, inevitavelmente foi produzido um videoclipe para a música, este que garantiu uma promoção massiva de "U.S.S R" por toda a Europa. É lógico que Eddy também se apresentaria na TV de diversos países, como na Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica, Alemanha... além de participar de diversos festivais prestigiados, como o conhecido “Festival Bar”.

Consequentemente, Eddy Huntington lançou o seu segundo single "Up & Down", além das boas "Meet My Friend" e "May Day", mas nunca conseguiu repetir o sucesso de seu primeiro trabalho. 


Eddy Huntington - É, ele parece amar a Rússia mesmo


Devido a aceitação no mercado japonês dessas músicas, foi lançado o primeiro e único álbum do artista: "Bang Bang Baby", de 1988. Depois o vocalista sumiu de cena, mas voltou com uma regravação de "Future Brain" de Den Harrow, em 1997, numa época que a Italo Disco já tinha dado espaço à Eurodance. Pouco então se foi falado sobre Eddy Huntington.

Em 2009 ele declarou o seu amor pela Rússia mais uma vez, com "Love For Russia" (2009), e depois lançou "Rainy Day In May" (2013) e "Warsaw In The Night" (2017).


“A COISA TÁ RUÇA”: Expressão muito usada aqui no Brasil no final dos anos 80. Ruça significa grisalho, fios brancos…

Professor Eddy: Ele saiu da Baby Records para lidar com Kids


Atualmente com 57 anos de idade, Eddy Huntington afirma ter uma vida extremamente ocupada, e que deixou o mundo da música para virar professor. O cantor dá aulas em uma escola primária, mais especificamente para crianças de 9 e 10 anos, embora ele não tenha abandonado a cena musical por completo... 

Eddy Huntington também toca como DJ em pequenos clubes, além de se apresentar ao vivo em festivais que comemoram a década de 80, cantando suas músicas antigas e sempre contando com um público fiel à sua espera.


Com 57 anos de idade, ele ainda se apresenta em diversos países, principalmente na Rússia, onde é bem querido


Sem dúvidas, “U.S.S.R.” de Eddy Huntington é uma das músicas mais queridas do gênero Italo Disco, marcando profundamente uma geração de jovens que viveu intensamente a década de 80, com muito amor, alegria, bem-estar e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário