MADONNA E SIOUXSIE FORAM FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA O VÍDEO DE WHIGFIELD?
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Eu sempre fui fã das músicas de Madonna e Siouxsie And The Banshees, mas a minha surpresa maior foi ver incríveis semelhanças de seus trabalhos visuais no vídeo de "No Tears To Cry", do projeto Whigfield (Cantora: Annerley Gordon / Modelo: Sannie Carlson).
Não estou dizendo que os produtores italianos do Whigfield "copiaram" Madonna e Siouxsie And The Banshees, mas suponho que o vídeo de "No Tears To Cry" deva ter bastante influências dos vídeos "Human Nature" (Madonna) e "The Killing Jar" (Siouxsie).
Madonna lançou o seu vídeo no ano de 1994 e Siouxsie And The Banshees lançou seu vídeo oficialmente em 1988. Ou seja, os italianos vieram bem depois e claramente se inspiraram nas idéias vistas nos dois clipes citados.
Nesta época, era muito comum alguns artistas se inspirarem em nomes fortes e talentosos como de Madonna e Siouxsie, mas é imprescindível também que estes citem sempre suas inspirações, para não gerarem "burburinhos" ou comentários de que seus trabalhos são plágios.
MADONNA: "Italianos fazem melhor"
Se até a rainha do pop confirma...
Não lembro do projeto Whigfield citar estas homenagens na época, porém, não chamaria este trabalho de plágio. Mas que é curioso ver estas claras influências, ah é sim.
Compare os vídeos:
MADONNA - "Human Nature" (1994)
SIOUXSIE AND THE BANSHEES - "Killing Jar" (1988)
WHIGFIELD - "No Tears To Cry" (1997)
Claramente influenciado pelos vídeos de Madonna e Siouxsie And The Banshees
"No Tears To Cry" é uma das minhas músicas favoritas do Whigfield, e infelizmente também foi o último sucesso do projeto no Brasil. Depois desta canção, Whigfield não tornou a emplacar mais nenhuma música, como fez muito bem antes com "Sexy Eyes", "Saturday Night", "Another Day", entre muitos outros singles.
Nos demais países do mundo, se você comparar este com os singles anteriores do Whigfield, perceberá que "No Tears To Cry" deixou muito a desejar, apresentando um desempenho muito pequeno nos charts. Possivelmente, o Brasil foi um dos poucos países que deu destaque para este belo single.
Já a música "Baby Boy" (também de 1997), fracassou mais ainda e nem no Brasil foi hit. Passou direto e apenas entrou em algumas coletâneas da Paradoxx Music, assim como a já citada "Givin' All My Love".
Com certeza, Whigfield foi um dos mais importantes nomes do eurodance anos 90, e por isso, você encontrará em breve mais publicações sobre este projeto aqui no Blog.
Aguardem!
Leia mais sobre o que já foi postado de Whigfield aqui Blog:
-Annerley Gordon: A voz mágica do Euro
A voz real dos projetos Whigfield, Ann Lee, TH Express ("I'm Your Side"), Ally & Jo, entre outros.
-Sannie Carlson, a modelo do "Whigfield", faz aniversário em 11/04/2018
A modelo faz aniversário na mesma data que a talentosa cantora Sandra Chambers.
-Ally & Jo: Mais um projeto na voz de Annerley Gordon
Annerley Gordon com suas backing vocals lançam 4 singles
com certeza teve influencia !! parabéns pelo blog !!
ResponderExcluirAté a maquiagem do clipe do Siouxsie. Sannie ai fica dificil te defender...kkk
ResponderExcluir@cruvineljason