quinta-feira, 25 de abril de 2024

SECT - "FOLLOW YOU (CRAZY FOR YOU)” 30 ANOS!

 SECT: BANDA BRASILEIRA DE DANCE MUSIC LANÇOU HIT "FOLLOW YOU (CRAZY FOR YOU)” HÁ 30 ANOS

Sect - "Follow You": 30 anos seguindo este grupo!

Acho que todos aqui se lembram do Sect, aqueles do mega-hit "Follow You", certo?

O Sect foi uma banda brasileira de Dance Music dos anos 90 que lançou sucessos inesquecíveis em rádios, coletâneas e pistas de dança para o público jovem daquela década.

Traduzidamente em português como “Seita”, eles ganharam reconhecimento entre os fãs de Dance Music a partir de 1995, mas foi no final dos anos 80 que começaram a se lapidar para se tornar um grupo musical. O produtor Jorge Boratto (Tchorta) foi o fundador do Sect juntamente com seu irmão Gui Boratto (o Guillie), e lá nesse comecinho tudo era ainda bem diferente...

Guillie começou atuando numa banda de Rock e foi lá onde obteve alguma experiência tocando guitarra. Com o tempo, ele também se aperfeiçoou no teclado, além de saber tocar piano, levando então estes seus atributos artísticos ao Sect, e assim, ajudando a criar canções marcantes como a maravilhosa "Follow You".

Sobre o seu irmão, o Tchorta, este morou por dois anos na Inglaterra e França (entre 1984 e 1986), onde se antenou sobre as tendências da Dance Music européia, além ainda de se tornar um programador eletrônico. Quando voltou ao Brasil, Tchorta começou a inserir a bateria eletrônica em suas primeiras experiências musicais, nascendo na sequência o Sect


Sect em 1995 - O ano da consagração nacional


Nesse início, o Sect precisava de uma voz feminina, então a loira Patrícia Coelho foi contratada por intermédio de amigos para ser a vocalista.

"Estávamos a procura de uma vocalista, tinha que cantar em inglês e ser bonita", disse Tchorta à revista DJ Sound (em janeiro de 1996). Como a Patrícia Coelho era linda (ela é até hoje!) e havia morado nos EUA, isso então não foi muito difícil para ela... 

Patrícia Coelho sabia falar em inglês, inclusive, também morou no México, onde formou a sua primeira banda musical com apenas 14 anos de idade, e onde ainda participou de alguns festivais mexicanos. Quando voltou ao Brasil, Patrícia obteve outras experiências cantando em jingles publicitários, além de ter realizado alguns backing vocals para bandas daqui de São Paulo. Todos estes conhecimentos e experiências adquiridos formaram a cantora, compositora, dubladora, locutora e atriz de musicais Patrícia Coelho. Em 1994, P.C.  como ela foi creditada no álbum "Eleven"—  já estava prontinha para começar a trabalhar com Tchorta e Guillie, e assim então o fez.

Sect: Patrícia Coelho se torna vocalista do Sect em 1994


O primeiro contato da vocalista com a dupla de irmãos aconteceu na escola onde estudavam. Tchorta e Guillie estavam buscando uma cantora, então a indicação surgiu através de seus colegas de escola, aqueles que conheciam o potencial da Patrícia e de sua capacidade de cantar em inglês. Tchorta e Guillie gostaram muito dela e rapidamente começaram a criar os seus primeiros trabalhos, tudo feito no quarto dos irmãos, e onde improvisavam um "estúdio" que ficava debaixo da beliche (!).

Juntos, o trio Sect lançou o seu EP chamado "F & D", em 1994, através da extinta gravadora Velas  uma empresa pertencente ao cantor Ivans Lins e que representou o grupo nesse período. O tal lançamento saiu de forma tímida e continha apenas 4 faixas, porém, todas bem promissoras e com muitos elementos eletrônicos   algo que era praticamente inédito nas produções brasileiras. Dentre estas canções, uma já chamou a atenção logo de cara: "Follow You" (em sua primeira versão).


Sect - "F & D" (Gravadora: Velas)

Confira a track-list do primeiro disco do Sect:

1 - "Fly" (4:01)

2 - "Follow You" (5:20)

3 - "Dance" (3:58)

4 - "Deep Inside" (4:16)

Alguns meses depois, Gui Boratto (com apenas 21 anos), Tchorta (26) e Patrícia Coelho (22), assinaram um contrato com a Spotlight Records  gravadora carioca que já havia investido na brasileira Gottsha e colhia bons frutos no mercado da Dance Music. 


Tchorta, Christovan Neumann (Spotlight Records), Patrícia Coelho e Guillie

Logo no primeiro semestre de 1995, o Sect surgiu pela primeira vez ao grande público e entregou hits delirantes e atmosféricos aos nightclubs, como "Wasting My Life" (1995)  um de seus primeiros sucessos a se destacar por todo o território nacional. 

Mas, o maior sucesso do Sect foi a faixa "Follow You", que como citado anteriormente, já constava em seu primeiro disco "F & D" (1994). A faixa em questão foi regravada e relançada em 1995 pela Spotlight Records e se tornou um estouro que não saía por nada das FMs e discotecas! Você ligava o rádio e lá estava ela!

"Follow You" estreou na Jovem Pan 2 em abril de 1995, numa época que a Eurodance imperava entre o público jovem e também quando a rádio era sinônimo em "lançar tendências". Logo depois estreou nos clubs de SP e RJ e causou um agrado enorme, principalmente no RJ, onde a música alcançou o #3 no TOP 30 RIO CLUB TRACKS (agosto de 1995).

Entretanto, a consagração absoluta se deu quando "Follow You" entrou para a trilha sonora internacional da novela "História de Amor" (TV Globo). Aí a coisa ficou séria.

Diante de toda a abrangência que alcançou, foi distribuído em dezembro de 1995 o álbum "Eleven" do Sect, através da Spotlight Records e com a excelente produção de Alessandro Tausz.                  

Depois, foi a vez da gravadora investir numa outra faixa de trabalho do trio, lançando então a dançante "I Can't Stop Loving You", que foi mais uma canção muito bem executada e, até hoje, uma das mais queridas pelo público da Dance Music. A música nos apresentou um andamento mais acelerado em comparação aos dois hits anteriores, mas não deixou de trazer (mais uma vez) o seu belo e super cativante refrão.


Sect com René Michel (da Spotlight Records)... na época, "Get Away" era a faixa de trabalho do grupo e tinha entrado para o repertório do CD "Ritmo da Noite Vol.5"

"Get Away", é outro famoso trabalho do Sect e possui muitos fãs até hoje. Apesar de ter invadido as pistas e FMs no ano de 1997, esta é mais uma produção que está presente no primeiro álbum do Sect -  "Eleven", lançado em 1995 e contendo os sucessos já citados. 

E vale destacar que, nestes 30 anos, o Sect sempre nos mostrou um visual interessante e focado num estilo dark, com roupas pretas e com estampas de caveiras, sendo estes elementos mais vistos em grupos de pós-punk ou em bandas góticas. Tchorta também carregava consigo um adereço bem distinto nas imagens promocionais do Sect, que era um cajado  complementando uma estética ainda mais enigmática ao seu projeto. 

Essa ideia em torno do visual da banda veio basicamente do próprio Tchorta, mas também teve uma colaboração muito importante do estilista Alexandre Herchcovitch, um amigo da irmã de Tchorta e quem passou a vestir a banda.

Alexandre Herchcovitch, o estilista que ajudou a criar o visual do Sect

"Nós procuramos fazer algo teatral, pois todo mundo tem um lado meio místico, e esse clima atrai as pessoas" - Tchorta disse à revista DJ Sound em 1995, quando o Sect se apresentou no antigo Palace na festa do 2º Aniversário do programa "Rítmo da Noite" (Jovem Pan).

"Isso é incrível, eu não sabia que Jorge Boratto foi um Warlock (feiticeiro)" - Disse Alyssa Cavin, a vocalista americana ao ver a capa do álbum "Eleven" (ela trabalhou no Sect após a saída de Patrícia Coelho).


SOBRE O ÁLBUM ELEVEN (SECT)

SECT - CD Album "Eleven" (1995)

O álbum "Eleven" foi lançado em dezembro de 1995 pela gravadora Spotlight Records, e apresenta em seu repertório as clássicas "Wasting My Life", "I Can't Stop Loving You", "Get Away", "Follow You" (a única que estava no disco anterior, retornando agora regravada) e "Dance Across the Floor" (regravação de Jimmy Bo Horne). O álbum, que está prestes a completar 30 anos de aniversário, contem ainda as ótimas "Face" e "Walk Away"  ambas chegaram a figurar em alguns charts de clubs e coletâneas da Spotlight Records.

Confira a track-list completa do clássico disco "Eleven":

1 - "Wasting My Life" (4:23)

2 - "Little Brother" (4:58)

3- "I Can't Stop Loving You" (4:15)

4 - "Get Away" (4:02)

5 - "Face" (3:52)

6 - "Follow You" (4:27)

7 - "Light" (3:53)

8 - "Walk Away" (4:32)

9 - "Things I Say" (3:40)

10 - "Dance Across The Floor" (3:45)


Sect - CD relançado em 1997

Já em 1997, quando "Get Away" era ouvida nas rádios e danceterias, tivemos o relançamento deste mesmo álbum do Sect nas lojas de CDs. A Spotlight Records promoveu novamente o disco, mas desta vez com uma capa diferente... Substituindo os integrantes, tínhamos agora o nome "Sect" em destaque, uma arte gráfica de fundo azul, e os títulos das músicas realçados.

Sem dúvidas, "Eleven" é um álbum que marcou a história da Dance Music brasileira e contem ótimas faixas dance/pop influenciadas por Pet Shop Boys, Depeche Mode, New Order, além da forte sonoridade que também agradou aos fãs de DJ Bobo e Ace Of Base.

"Eleven" rendeu no mínimo 4 hits absolutos de 1995 até 1997, entrando em diversos charts de rádios, clubs e coletâneas da Spotlight.

A sempre bela e talentosa Patrícia Coelho (1997)

Mas, apesar do sucesso e do futuro promissor do trio, Patrícia Coelho acabou se desligando do Sect, em 1997, para seguir a sua sonhada carreira solo. Naquele mesmo ano, ela apareceu em cena já com o seu primeiro álbum: "O Fim da Inocência".

Tchorta e Guillie também não fizeram por menos. Os irmãos embarcaram juntos em outras aventuras musicais e nos trouxeram muitos projetos bacanas e populares, como Marion K., Michelle Winter, Leila Moreno, Gabrielle, Kaleidoscópio, Prisma, e ainda lançou novas músicas do próprio Sect (desta vez com a cantora americana Alyssa Cavin), além de produzir Manu Chao, Des’ree, e uma enxurrada de outros artistas...

Para se ter uma idéia, a dupla Boratto esteve envolvida ainda na produção do grupo Detentos do Rap em seu álbum "Apologia Ao Crime" (1998 / Fieldzz Discos). Eles co-produziram, tocaram teclados e fizeram os arranjos para quatro faixas em seu estúdio pessoal Sect Industry

Em 2002, Tchorta e Gui criaram também a sua gravadora Mega Music, onde passaram a lançar seus trabalhos voltados às produções eletrônicas (Sect, Kaleidoscopio, Leila Moreno, Marion K, Crossover, e etc). E assim como as gravadoras veteranas da Dance Music, a Mega Music também lançou algumas coletâneas com vários híts pelas lojas brasileiras.


COMO ESTÃO OS MEMBROS DO SECT?

Patrícia "PC" Coelho atualmente

Patrícia Coelho nasceu em 10 de outubro de 1972 em São Paulo (alguns sites informam que ela é de Curitiba, mas ela é paulistana). Ela lançou quatro álbuns de 1997 até 2019 ("Pat Labin" é o seu último registro até agora), e também é muito lembrada por ter participado da famosa primeira edição da "Casa dos Artistas" (SBT). Fora isso, Patrícia continua com seu timbre inigualável, carismática como sempre e muito grata e orgulhosa por ter participado do grupo Sect. 

"PC" está com 52 anos de idade e recentemente esteve apresentando aqui em São Paulo o espetáculo “Patricia Coelho Canta Top Hits”. E quem tiver a oportunidade de assistir a um show dela, não perca!


Gui "Guillie" Boratto atualmente

Guilherme Augusto de Lima Boratto (Gui Boratto) nasceu no dia 03 de janeiro de 1974, em São Paulo, possui atuais 50 anos de idade, e é muito conhecido na cena eletrônica até hoje como um produtor de EDM. Apesar de "Guillie" não mencionar o Sect em sua biografia, ou até mesmo em várias entrevistas, ele respeita muito o legado do grupo e a dupla Tchorta e Patrícia. Inclusive, nos shows atuais, Tchorta e Patrícia performaram a faixa "Beautiful Life" que Guillie lançou apenas como Gui Boratto (2007), mencionando ainda à platéia que aquela era uma homenagem ao querido Gui Boratto. Já li relatos que os irmãos brigaram, mas isso não procede com a realidade, sempre houve muito respeito e carinho entre eles.

Jorge "Tchorta" Boratto atualmente

Jorge Humberto Teixeira Boratto Filho (Tchorta) nasceu em 23 de setembro de 1968, São Paulo, e tem atuais 54 anos de idade. Tchorta mora atualmente com sua esposa Fernanda e seu filho em Vinhedo / SP (interior de SP) e resolveu seguir o empreendedorismo do pai. Tchorta é um empresário bem sucedido no ramo da gastronomia (desde 2010), no entanto, como vocês bem sabem, a música nunca saiu dele. Ele também é DJ e toca em algumas casas, bares e festas particulares. Fã assumido de New Order e Depeche Mode, Tchorta fez algumas apresentações ao vivo recentemente com sua antiga companheira de palco, Patrícia Coelho, cantando as músicas de seu inesquecível grupo Sect. Que sorte, de quem foi vê-los!!


SHOWS RECENTES DO SECT

Tchorta e Patricia Coelho retornam ao Sect 

A volta do Sect aconteceu no dia 16 de dezembro de 2023, na 8ª edição da festa Biosphera, evento realizado na Casa Bossa, em São Paulo. Infelizmente Gui Boratto não participou deste reencontro, talvez por conta de seus outros compromissos profissionais, mas mesmo assim Pat e Tchorta conseguiram dar "conta do recado" e fizeram um show incrível aos ali presentes. 

Já o segundo show, aconteceu em 16 de março de 2024, no Café Hotel, e aí eu também consegui marcar presença! Foi simplesmente emocionante e nostálgico estar frente a eles e escutar ao vivo todos aqueles sucessos!!

Além das canções próprias que todos cantaram juntos, Pat e Tchorta ainda apresentaram ao vivo músicas do New Order, Kylie Minogue, Moloko, Gala, Lykke Li (neste momento não tem como não associar o hit da cantora sueca com a “Follow You” deles), Sophie Ellis Bextor, e até o “little brother” Gui Boratto foi homenageado (na excelente “Beautiful Life”).


Feliz aniversário, Sect!

Saí de lá extremamente feliz, realizado e agradecido por ter ganho essa experiência fascinante com o grupo da minha adolescência, o eterno Sect. Além de talentosos e pioneiros no segmento da Dance nacional, pude constatar que eles também são calorosamente receptivos e muito amáveis com os fãs!

Patrícia Coelho disse em suas redes sociais: "Foi uma experiência incrível poder voltar a cantar nossos sucessos e ser tão bem recebidos pelo público! Além disso, tivemos a oportunidade de resgatar outros sucessos dos anos 90 e também tocar ao vivo algumas músicas de pista que adoramos. A energia estava contagiante e a noite foi memorável. Agradecemos a todos que estiveram presentes e nos proporcionaram esse momento especial. Que venham mais shows e mais momentos como esse!"

Obrigado por todos estes sucessos, Sect... e Parabéns pelos 30 anos de "Follow You" e do disco "Eleven" (lançado em dez/95)!


Para ler mais sobre o Sect aqui no Blog:

X-POSED: NATASHA WILLS, TATIANAA, SECT, CROSSOVER...


MICHELLE WINTER - "WAITING FOR YOUR LOVE"


Nenhum comentário:

Postar um comentário