NUMA ERA COM POUCAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA INTERNET, JOVENS RECORRIAM AO DATA CLIPE DA FINADA MTV BRASIL
MADONNA - TAKE A BOW
A MTV Brasil nasceu em 1990 e teve suas atividades encerradas no ano de 2013. Durante a sua jornada televisiva, muito material interessante e criativo foi oferecido ao seu público, formado basicamente de jovens ouvintes de música pop / rock. Quando eu tinha 20 anos, gravava muito da programação da MTV em vídeo-cassete, e um dos programas que eu mais gostava de assistir era o saudoso "Data Clipe", chegando a gravar o vídeo abaixo em 2001. Trata-se do clipe "Take a Bow" da Madonna, com algumas informações de sua produção adicionadas ao vídeo. Para quem não se lembra - ou não vivenciou isso - o programa exibia os vídeos dos artistas e também incluía diversas curiosidades e acontecimentos da época, que marcaram ou impactaram de alguma forma, o vídeo-clipe em questão. Era muito interessante ler as curiosidades que acercavam estes vídeos, ainda mais naquela época, onde a internet ainda não era tão acessível e poucas informações eram encontradas nos websites.
Considerações: *Como não consegui postar o vídeo abaixo no Youtube (a plataforma bloqueou), eu resolvi então publicar esta super raridade aqui no Blog. Apenas não sei até quando o vídeo ficará disponível, já que os direitos autorais podem solicitar a remoção da publicação a qualquer momento. *Sobre os episódios do programa "Data Clipe", apesar de já terem completado mais de 17 anos, é ainda muito instigante acompanhar os vídeos que foram exibidos nesta atração da MTV Brasil. *Aqui no vídeo de "Take a Bow", é mencionado sobre a polêmica com os protetores dos animais que a Madonna teve que enfrentar. *É citado também fatos conhecidos apenas pelos paparazzis da época, como também algumas curiosidades em torno dos personagens do vídeo, sobre a cidade onde o vídeo foi filmado... enfim! Informações valiosas!
"Take a Bow" de Madonna, transmitido em 2001, no nostálgico "Data Clipe":
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
ESCLARECENDO E CREDITANDO A VERDADEIRA VOCALISTA DO BLACK 4 WHITE
EDIT: Donos de fóruns fechados passaram a usar recentemente essa informação (publicada aqui em 2018), mas você soube aqui primeiro, em nosso Blog. Antes, estes "pesquisadores" diziam se tratar da cantora Clara Moroni nos vocais do Black 4 White...
Verifiquem a data desta postagem e também o histórico de pesquisa usado abaixo para chegar ao nome da cantora. Todas as informações abaixo, incluindo a entrevista exclusiva com a cantora, deram trabalho para serem realizadas e concluídas.
A exclusividade surgiu aqui primeiro... depois ficou "mamão com açúcar" para certos oportunistas ...
Obs.: Curioso que estas pessoas imploram para serem creditadas, mas depois não fazem o mesmo... Certamente é mais vantajoso para elas me excluírem de seus fóruns fechados e depois ficarem com todos os créditos do trabalho já feito, não é mesmo? Ah, a hipocrisia...
WELCOME TO THE JUNGLE
Os italianos são cheios de segredos e truques profissionais inimagináveis, não é mesmo? Eles não medem esforços para conquistar o seu espaço entre a concorrência, seja ela qual for! Na década de 90, era uma competição muito grande entre os produtores de eurodance, pois precisavam destacar as suas inúmeras músicas nos charts e pistas de dança, então rolava muita divulgação, vários trabalhos com diversos pseudônimos, parcerias com muitos djs, entre outros. Era um momento totalmente "selvagem" entre os produtores e gravadoras de eurodance, onde sobreviviam nas FM's e Clubs apenas os mais fortes! E este estilo italiano de ser também está presente no cinema, pois se você pesquisar vai perceber que eles são espertos também quando se trata de seus filmes. Eu não sei informar se isso acontece atualmente, mas em épocas passadas, eles avistavam um sucesso cinematográfico americano e logo já corriam para fazer as suas versões italianas. Um exemplo disso, é o filme clássico "Tubarão" de Steven Spielberg. Este longa de suspense, lançado em 1975, inspirou uma versão italiana chamada "L'Ultimo Squalo" (1980), que de tão parecida, levou um baita processo por plágio e não circulava, até então, em nenhum lugar do mundo, sendo totalmente proibido de ser lançado em DVD, cinemas e de ser transmitido em TVs. Os italianos definitivamente são muito atrevidos, mas ao mesmo tempo também são muito ousados, criativos, talentosos, determinados, e lógico: interessantes pela sua coragem e bravura. Talvez seja por isso que eles conseguem sempre atrair tantos holofotes quando o assunto é arte, cultura e espetáculos.
Shows de Eurodance no Brasil, em agosto de 1995 (Babel Itatiba - SP)
UM POUCO DA HISTÓRIA DO BLACK 4 WHITE
Bom, eu não sei quem foi a pessoa que achou a voz de Clara Moroni idêntica com a do projeto Black 4 White (concordo que lembra sim, em alguns momentos) e saiu dizendo por aí que ela seria a vocalista real do projeto. A tal informação se espalhou feito pólvora, fazendo com que muitos retransmitissem este dado incorreto, sem averiguar se a informação era verdadeira ou não. Eu, particularmente, sempre encontrei divergências nas vozes de ambas as vocalistas, e posso afirmar aqui com toda a certeza: Clara Moroni nunca cantou as músicas do Black 4 White. Na verdade, a própria artista chegou a afirmar isso há um tempinho atrás, com o seguinte comentário no youtube:
"Não sou eu quem canto estas músicas e infelizmente não sei quem canta também"
Para mim, ler esta declaração de Clara Moroni não foi surpresa ou novidade alguma, pois como eu disse, nunca acreditei que fosse dela a voz nas músicas do Black 4 White. Mas, a partir daquela sua afirmação, passou a pairar no ar uma grande dúvida: "Quem é a vocalista, afinal?" Outra dúvida era: "Será que Clara Moroni está realmente falando a verdade?" E a pergunta continuava: "QUEM É A CANTORA ENTÃO??"
Os produtores do Black 4 White: Massimo Traversoni e Roberto Calzolari.
Vale lembrar que a dupla produziu também um outro sucesso do eurodance em 1995: Lorenz D (Mistery)
O Black 4 White nasceu em 1994, através dos produtores Massimo Traversoni (04 de julho de 1959)e Roberto Calzolari (01 de maio de 1955). Inclusive, a origem do nome "Black 4 White" se deu através desta dupla de produtores, já que eles tem um pseudônimo intitulado de Max Black & Robert White. O projeto teve o seu último single lançado em 1996, tendo no total 3 singles lançados: "Do You Know"(1994), "Cannibal" (1995) e "So I Love You Baby" (1996). O curioso, é que no início o projeto chamava-se Black and White, e com este nome chegaram a lançar a música "Do You Know", sendo este um grande sucesso na época.
Black and White - Do You Know
Os fãs perceberam também que a música lembrava muito a produção de "Think About The Way" do Ice MC, uma grande febre no período, inspirando várias outras músicas do gênero. Este trabalho foi lançado pela competente DWA (Dance World Attack) e foi escrita por Claudio Malatesti, Roberto Calzolari e Massimo Traversoni. No Brasil, a faixa saiu em algumas coletâneas como a excelente "Dance Floor" de 1994, lançada pela Spotlight Records e trazendo a versão Milano Mix de 06:26 min.
Black 4 White - Cannibal
Não sabemos por qual motivo, mas o projeto teve o seu nome alterado para Black 4 White, em 1995, já trazendo um single novo também: "Cannibal", que foi um grande hit aqui no Brasil. Seus compositores são Laurent N'Diaye, Massimo Traversoni, Roberto Calzolari, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani. O sucesso da música foi tanto que o projeto veio fazer alguns shows e apresentações na TV brasileira, em agosto de 1995. Ah, e essa música foi lançada pela conhecidíssima Italian Style Productions, sendo facilmente encontrada em algumas coletâneas da época, tais como "Maxi Dance 2".
Black 4 White - "So I Love You Baby"
Já em 1996, tivemos então o último single do Black 4 White sendo colocado no mercado. Era a canção "So I Love You Baby", escrita por S.D.P., Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani. Apesar de ter feito sucesso, não o repetiu na mesma proporção das faixas anteriores. Aqui no Brasil, teve mais destaque no início de 1997 e saiu (novamente) pela Spotlight Records. Uma das coletâneas que tem a faixa disponível é "Super Pista" da Radio Educadora FM de Campinas, SP.
Este single foi lançado oficialmente pela italiana Due Records, sendo um selo fonográfico fundado pelos produtores que trabalharam na DWA, então o Black 4 White, junto de outros projetos que eram da DWA (como o Po.Lo.), migrou para a DUE.
"AS COISAS BOAS CHEGAM COM O TEMPO.
AS MELHORES, DE REPENTE"
O fato é que sempre estamos falando de modelos que dublam as músicas de eurodance, certo? Mas, já pararam pra pensar que, podemos estar sendo injustos com quem canta de verdade?
Eu mesmo, nunca achei que a cantora fosse a Clara Moroni, mas também pensava que garota que performava no Black 4 White fosse apenas uma modelo, mas não é bem assim... O blog também quer esclarecer e botar alguns pingos nos is, pois é necessário dar o merecido reconhecimento àqueles que tem talento, mas que acabam sendo confundidos com os inúmeros "trapaceiros" do eurodance... É o caso da vocalista italiana Francesca Ceselli, que muitos acham que é apenas mais uma do time das modelos - que só dublam - e que tanto infestam a dance music européia. Mas, ELA É A CANTORA REAL!
Black 4 White "Cannibal"
Vocais by Francesca Ceselli
Francesca Ceselli nasceu na cidade de Sestri Levante, na Itália, no dia 12 de fevereiro de 1974. Seu apelido é Asha e atualmente mora na cidade de Módena. Asha trabalha em um banco (chamado Bper) e sim, ela ainda continua cantando firmemente com uma banda chamada Spending Review, em seus momentos livres. Quando ela deixou de ser vocalista de eurodance, Francesca começou a trabalhar como hostess no Mc Donalds, isso ocorreu de 1998 até 1999.
Atualmente ela é noiva de um italiano, faz shows periodicamente com a banda citada acima e seu repertório é mais puxado para o rock / pop.
Ela define cantar como: "Uma grande paixão! Comecei aos 16 anos e não parei mais... Graças à minha mãe e ao meu pai".
Confira neste vídeo, alguns momentos em que Francesca Ceselli nos prova que é dela a voz presente nos hits do Black 4 White.
Quer saber mais a respeito desta adorável vocalista? Além de talentosa, ela é muito simpática e gentil, inclusive, concedeu uma entrevista bem bacana ao blog. Confira:
ENTREVISTA COM
FRANCESCA CESELLI
Francesca Ceselli a.k.a. Asha, atualmente
-Olá Francesca, primeiramente é um grande prazer realizar esta entrevista com você...
-Olá Rikardo, obrigado à você por me dar esta oportunidade de lembrar momentos muito bonitos da minha carreira musical!
Rikardo: Francesca, com quantos anos você começou a cantar? Francesca: Eu comecei a cantar quando criança, mas me considerei cantora com 16 anos. Rikardo: Sua voz é muito bonita e agradável. Você herdou este talento de alguém da sua família? Francesca: Certamente herdei esse talento da minha mãe que sempre cantou para nós, mesmo não sendo profissionalmente. E meu avô também era músico, ele tocava violino. Rikardo: Aqui no Brasil o projeto Black 4 White foi muito bem sucedido com "Do You Know" (1994), "Cannibal" (1995) e "So I Love You Baby" (1996). Black 4 White gravou outras músicas ou apenas estas 3? Francesca: Para o projeto Black 4 White eu apenas gravei estas 3 músicas. Rikardo: Quantas músicas de "dance music" você gravou? (Eu vou procurar por todas, pois sua voz é adorável...) Francesca: Então eu colaborei também com outros produtores, gravando outros dois singles, "La noche de la luna" e "So i love you baby", para o projeto Francisca. (Acredito que Francesca Ceselli deva ter se confundido com o título do 2º single "So I Love You Baby" do projeto Francisca. Este, na realidade, é o título do 3° single do Black 4 White. Pesquisando as músicas do projeto Francisca, encontrei a canção "Symbol of love", esta sim deve ser a que ela se refere. A voz confere também.)
Francesca Ceselli "bambina", com o gatinho em suas mãos. A senhora de vestido vermelho é a sua mãe, que lhe influenciou a cantar.
Rikardo: Que lembranças você tem quando estava no Brasil? Francesca: A turnê no Brasil foi certamente o momento mais emocionante da minha carreira. Lembro-me do carinho e do calor do público brasileiro! Rikardo: Qual é o seu cantor de dance music favorito dos anos 90? Francesca: A minha artista favorita deste período é certamente a minha compatriota Alexia. Nós duas já até dividimos juntas uma turnê. Ela tem uma grande voz e é muito talentosa. Rikardo: Qual é o seu filme favorito? Francesca: Meu filme favorito é "Dirty Dancing" (1986). E minha série favorita é "Fame" (1982). Rikardo: Francesca, qual foi o último CD que você ouviu? Francesca: O último CD que ouvi é do cantor e compositor italiano Cesare Cremonini. Rikardo: Eu ouvi uma canção cantada por você, muito bonita, que se chama "Prima della pioggia" (Totem). Quem escreveu esta música? Francesca: Totem é um grupo de músicos da Ligúria (região do noroeste da Itália e sua capital é Gênova), cujo líder e autor das músicas é o cantor Roberto Frugone. Rikardo: Com quem você gostaria de fazer um dueto? Francesca: Meu sonho é fazer um dueto com Joss Stone. Rikardo: Eu adorei ouvir o cover de "Hot Stuff" (Donna Summer) que você fez. De todas as músicas que você canta nos seus shows, qual é a que você mais gosta de cantar? Francesca: A música que eu prefiro cantar no momento é "Piece of my heart" de Janis Joplin. Rikardo: No Brasil ficamos muito tristes quando descobrimos que o projeto Corona não era cantado pela brasileira Olga de Souza (ela era apenas a modelo). É a sua voz de verdade no projeto Black 4 White? (Parecia-me uma pergunta muito óbvia, ou "abusada" demais, mas achei extremamente importante perguntar, mesmo soando "idiota" ou grosseiro). Francesca: Realmente é a minha voz, sempre foi a minha voz no Black 4 White ... Primeiramente eu gravei as demos e através delas eu fui escolhida para dar voz ao projeto. Rikardo: Sua turnê no Brasil foi um sucesso e super elogiada. Você não voltou ao Brasil nunca mais? Francesca: Após a turnê de 95 não retornei ao Brasil, mas gostaria muito de fazê-lo. Rikardo: Francesca, você pode deixar um recado aos seus fãs brasileiros? Francesca: Obrigado a todos os fãs do Brasil pelo carinho que vocês me deram quando estive aí em 1995, vocês são um povo maravilhoso, genuíno e caloroso! Um abraço!
"Uma das minhas maiores paixões é CANTAR"
- Francesca Ceselli
Bom, Francesca Ceselli se demonstrou muito feliz por estar sendo lembrada por nós, brasileiros. Inicialmente, eu não iria realizar esta entrevista com ela. A minha intenção era apenas perguntar se é dela, a voz na música "Como El Viento" do projeto Lullaby, onde os vocais são parecidos com os dela (A Aninha do Blog Aninhahy Dance me deu este desafio, de descobrir quem canta esta música, rs). Fiz a tal pergunta à Francesca, que foi muito rápida na resposta (dizendo que não é dela a voz na canção). Ela foi sem frescuras, sem enrolação, muito prestativa e muito direta também. Através desta humildade e agilidade nas conversas, tive a idéia de aproveitar este momento para entrevistá-la. Quando perguntei à ela, se topava, no ato disse que sim e ficou bem animada em responder as perguntas. Ela demorou 4 dias para responder todas as perguntas enviadas, e neste tempo eu comecei a imaginar que ela poderia ter desistido, afinal eu lhe havia informado anteriormente que seriam apenas 10 perguntas, mas acabei enviando 16, rs. Das 16 perguntas, ela apenas deixou de responder duas. Uma destas questões, eu perguntava se ela tinha filhos (talvez uma pergunta "pessoal" demais) e a outra questão era sobre video-clipes, se foi filmado algum vídeo para o Black 4 White. Acredito que esta última, ela tenha esquecido de responder. A pergunta em que cito o projeto Corona, também achei "arriscada" e imaginei que ela pudesse desistir da entrevista... Felizmente, tudo deu certo e a entrevista está aí, aos amantes do eurodance. Espero que todos tenham curtido, pois para mim foi surreal conversar com um ídolo da minha adolescência.
A banda de Francesca Ceselli tem uma página no Facebook: Spending Review, com fotos, vídeos, novidades, entre outros. Vale a pena conhecer!
Realizei esta publicação ao som de Black 4 White"Cannibal"/ "Do You Know" / "So I Love You Baby", Francisca "La Noche de La Luna"/ "Symbol Of Love", Totem "Prima della pioggia", Ice MC "Thinking About The Way", Gottsha "No One To Answer", Lullaby "Como El Viento", Lobão "Me Chama", RPM "Revoluções por Minuto", Kriss Grekò "Surrender", Laura Pausini "La Solitudine", Alexia "Me And You", Martine "Tough Girl", Citizen Kane "Everybody May Be Wrong", O Surto "A Cera", Stereophonics "Dakota", 4 Non Blondes "Whats Up", Ramones "Pet Sematary" e Linkin Park "Crawling".
Francesca Ceselli, a dona da voz do Black 4 White agora recebendo os seus merecidos créditos pelos seus belos vocais.
Gostaria de agradecer à Francesca Ceselli por ter cedido um pouco do seu tempo para responder estas 14 perguntas. Os créditos das fotos são todos de Francesca Ceselli.
Para ver fotos raras dos shows do Black 4 White no Brasil (com Francesca Ceselli e Lorenz D.), clique aqui
Clique aqui para acessar o canal no Youtube de Francesca Ceselli (por enquanto só um vídeo publicado).
CITIZEN KANE: MAIS UM TRABALHO NÃO CREDITADO DA DANCE MUSIC, COM UMA DAS VOZES MAIS INCONFUNDÍVEIS DO GÊNERO
"A VOZ É SUA, MAS AS REGRAS SÃO MINHAS!"
A música "Everybody May Be Wrong" do projeto Citizen Kane foi produzida na Itália, pela gravadora Energy Productions, no ano de 1991. Os vocais da música claramente são da cantora Emanuela Gubinelli (19 de outubro de 1960), mas ela aqui não é creditada em nenhum momento. Quem conhece os diversos trabalhos desta magnífica cantora, consegue identificar no ato a sua linda e marcante voz. Para quem não sabe, ela atende também pelo nome artístico de Taleesa. Agora você se lembrou, né? Apesar da capa do single francês apresentar uma modelo totalmente diferente, é a voz da talentosa Taleesa que você ouve nesta música, que fez pouco sucesso em terras brasileiras mas se destacou em alguns países europeus, como Itália, Espanha e França. Esta prática, de contratar um cantor e não dar os seus devidos créditos, é bem comum na Europa...
"Estou aqui apenas para enfeitar esta capa! Faça de conta que eu canto!"
Diversas gravadoras de eurodance tinham o costume de contratar um cantor profissional, e logo em seguida, terminavam por descartar totalmente a presença física do artista, apenas usufruindo de sua voz e não criando vínculo algum com ele. Vale lembrar que esta não era uma prática abusiva, ou que feria os direitos do contratado. Se ele estivesse sendo remunerado pelo seu trabalho e tudo estivesse dentro do combinado entre ambas as partes (contratante e contratado), não tinha reprovação ou desacerto algum.
A vocalista é a Taleesa
Essa prática também não deixava de ser interessante para o cantor freelancer, pois ele podia emendar outros diferentes trabalhos, assim como gravar em diversos estúdios, por exatamente não ficar preso a contratos. Mas por outro lado, é triste você não ganhar créditos e reconhecimento por aquilo que participou, que você ajudou a criar. Dilemas e histórias que a Dance Music não nos conta...
TALEESA EM UMA DAS CAPAS DO SINGLE
Mas pesquisando em diversos sites internacionais, descobri que o single de Citizen Kane "Everybody May Be Wrong" foi lançado duas vezes na França, e nesta 2ª edição francesa tivemos a imagem de Taleesa adicionada na capa. Ela não recebeu os devidos créditos pelos seus vocais, nem pela sua imagem, mas ao menos a modelo do single foi "despachada", dando lugar a Taleesa (onde se apoia a um piano):
Quanto a música, "Everybody May Be Wrong" foi composta e produzida por Alessandro Procacci, Giuseppe Danelli, Paolo Michelin e Stefano Colombo (ele trabalhou também em outras pérolas, como ADAM feat. Amy"Zombie" e TH Express"I'm Your Side"). Felizmente, consegui adquirir este CD-Single francês (que é uma raridade!)
SE NOS ANOS 80, MADONNA E CYNDI LAUPER ERAM RIVAIS NA MÚSICA, ENTÃO OS ANOS 2000 FORAM DE BRITNEY SPEARS E CHRISTINA AGUILERA
A maior rixa dos anos 2000
Quem foi adolescente nos anos 2000 deve se lembrar de toda a rivalidade que comentava-se a cerca de Christina Aguilera e Britney Spears, certo? As duas cantoras estavam sempre disputando os melhores prêmios, as melhores posições nos charts musicais e as melhores capas de revistas daquela era de ouro da música pop. Nesta disputa, eu posso dizer que elas se rivalizavam muito, mas não sei ao certo se elas se "detestavam" realmente, ou se era só marketing inventado pela imprensa para vender notícias. O fato é que a mídia usava muito destas "picuinhas", muitas vezes inventadas, para vender suas manchetes, revistas e tablóides, já que tudo isso era muito rentável naquela época. As duas cantoras eram simplesmente as maiores sensações da música pop e muito consumidas pelos adolescentes / jovens do início dos anos 2000, daí então a alta procura por estas informações.
Mas... E a possível treta entre elas, que rolou em 1999, no ensaio fotográfico da MTV? Quem lembra disso? Lembro-me que foi muito comentado (na época), mas até hoje, nunca ninguém esclareceu isso direito.
ENTENDENDO A POSSÍVEL TRETA
No final de 1999, a MTV americana juntou os maiores nomes da emissora para fazer um ensaio fotográfico, e entre eles estavam Christina Aguilera, Britney Spears, N* Sync, Jennifer Lopez, Fred Durst (Limp Bizkit), Lenny Kravitz, Destinys Child e tantos outros artistas. Como a Christina Aguilera era uma das mais queridinhas da emissora, então reservaram um lugar especial que favorecia a artista, simplesmente lhe dando um destaque especial diante de tanta gente que apareceria na foto.
As más línguas contam que, no dia do ensaio fotográfico, Christina Aguilera se atrasou ao chegar. Como todos os demais chegaram no horário combinado e nada da cantora comparecer, então a produção da emissora colocou Britney Spears para ocupar o seu privilegiado lugar. Só que, quando todos já estavam prontos em seus devidos lugares, eis que Christina Aguilera chega ao evento e se depara com uma outra pessoa em seu lugar, hahaha. E olha, justo quem? Apenas a sua maior rival na música!! Aí começa a confusão, em meio a todos que estavam ali presentes...
Este lugar é meu minha filha, saia daí agora mesmo! hahaha
INTENSIFICO: Não sei da veracidade desta história, só estou reproduzindo esta notícia (que deu o maior comentário na época). Olha a cara de "oba, vai ter barraco" da Jennifer Lopez. Impagável!
Perdeu, Christina!
Sinceramente, não acho que deva ter acontecido "barraco" nenhum. Mas como não estávamos lá para saber, fica difícil acreditar com 100% de certeza. Tem vídeos deste evento no Youtube (referente aos bastidores deste ensaio) e podemos ver claramente as duas artistas juntas, onde se conversam, se abraçam e tal, então acho meio que lenda urbana esta história toda (se bem que em frente as câmeras, qualquer um pode fingir). Christina fará seus 38 anos de idade e Britney fará 37 (ambas completarão no mês de dezembro / 18). Elas estão bem mais tranquilas e maduras em relação a tudo isso. Inclusive, fazem bons anos que elas não alcançam mais os topos das paradas musicais (e também demostram nem se importar mais com isso). As duas artistas tem hoje outras preocupações, outras prioridades, possuem seus filhos, seus relacionamentos particulares e um histórico de causar inveja em qualquer cantora "teen" da atualidade. Recentemente, Christina Aguilera elogiou Britney Spears e ainda disse "Não vou mentir, é sempre bom ver a Britney." As duas marcaram uma época, quando a música pop ainda tinha qualidade e conteúdo em seu repertório. Quem viveu isso, sabe!
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
X-POSED:
SALS8 FEAT. K-BIZARRE - "DOWNTOWN"
SALS8 a.k.a SALSOTTO
A história de uma linda parceria que está completando 18 anos!
Uma das minhas músicas favoritas do ano 2000 foi "Downtown", do projeto Sals8 feat. K-Bizarre. Lembram-se deste hit? Então, é deste projeto que iremos falar agora, após uma investigação que não terminou da forma como eu queria, mas mesmo assim tendo um resultado positivo pois o seu principal propósito foi alcançado. "Downtown" foi lançado após o grande sucesso de Alice DJ"Better Off Alone" (1999), inclusive, eu acreditava que a tal K-Bizarre do título fosse a mesma vocalista, pois as vozes e estilos eram muito parecidos.
No Brasil, a música começou a ser executada nas rádios Jovem Pan e Energia 97, não demorando muito para se espalhar pelo Brasil e se tornar uma faixa muito querida entre os amantes do "Vocal Trance", um estilo ainda novo e que começava a ganhar muita força naquele início de anos 2000.
"DOWNTOWN": Um lindo vocal melancólico e uma produção impecável.
É UMA MÚSICA PARA SER APRECIADA SEM MODERAÇÃO
Nessa época, eu lembro que comprei a coletânea "Metromix" só por causa desta música, sendo que as outras faixas do CD não eram muito interessantes ou expressivas (pelo menos, para mim). Então, a partir desta coletânea, eu quis descobrir mais informações a respeito da música, por exemplo: quem eram os seus produtores, seus compositores, quais eram as outras músicas do projeto, e lógico, quem seria a dona da voz que cantava - e encantava - em "Downtown". Mas, se atualmente já é difícil conseguir alguma informação sobre o projeto, imagina então naquela época, quando a internet ainda estava engatinhando? Felizmente o tempo passou, a internet ficou mais acessível e algumas informações foram aos poucos sendo inseridas aos sites de música, mas a cantora de "Downtown" ainda continuava sendo um mistério... Até o dia de hoje. "Downtown" foi lançada em single pela 1ª vez no dia 02 de maio de 2000. Meses depois, o single foi lançado também nos Estados Unidos, mais precisamente no dia 19 de setembro de 2000. Ao todo, o hit "Downtown" foi distribuído em mídia física nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, França e Suécia. Nos países em que o single não foi lançado, a música fez sucesso da mesma forma, e o Brasil foi um destes países. Felizmente eu consegui encontrar o CD-Single (importado dos Estados Unidos) e não pensei duas vezes em trazê-lo para a minha coleção. Bom, mas eu ainda nada sabia a respeito da misteriosa vocalista...Seria ela, a moça que está na capa do CD, que eu havia comprado? Os compositores da referida faixa são os irmãos Roberto Gallo Salsotto e Enzo Gallo Salsotto e a produção é inteiramente de Roberto Gallo Salsotto, aliás, ele foi responsável pelos arranjos, composição, mixagem e gravação.
Um dos melhores produtores da Itália!
Para quem não sabe, Roberto Gallo Salsotto (19 de maio de 1963) é um DJ / produtor italiano muito conhecido na cena eletrônica. O meu produtor favorito, diga-se de passagem!
Nos anos 90, ele produziu e remixou diversos artistas como Alexia, J.K.,Whigfield, DJ Dado, Irene Cara, Molella, Fabrica, entre outros grandes nomes. Em 1999, Salsotto foi indicado ao GrammyAwards com a sua versão remixada de Boy George"When Will You Learn", na categoria "Melhor Gravação Dance". Deve ter sido muito gratificante para Salsotto receber essa indicação, pois este simplesmente é o mais relevante prêmio da música mundial. Um grande reconhecimento! Já nos anos 2000, o italiano trabalhou com Billy More, Paps'N'Skar, DJ Stella, Kriss Grekò (em breve teremos um artigo sobre este projeto tão raro e de informações dificilíssimas), Souvenir D'Italie, e etc. Particularmente, eu gosto muito desta safra (anos 2000) do Salsotto. Nesta época, foram surgindo novos artistas como Lasgo, Ian Van Dahl, Sylver, Deal, Dee Dee, Madelyne, Milk Inc, Grenada, entre outros fortes nomes do "Vocal Trance", estilo agora já em alta, em pura ascensão no ano de 2002. Mas, apesar de tantas opções e tantos artistas novos, nada me fazia esquecer de "Downtown", que surgiu antes de todos estes. E eu, insistentemente me perguntava: "Será que este enigmático projeto ainda tem mais músicas para nos oferecer?"
EXPLORANDO OUTRAS MÚSICAS
DE SALSOTTO
"No Times For Lies"
Após pesquisar várias músicas de Roberto Gallo Salsotto, fui percebendo semelhanças nos vocais de algumas de suas outras produções. Quem não se lembra do projeto Salsotto Feat. DJ Stella com a música "No Time For Lies"? A música foi gravada em 2000, mas fez sucesso aqui em 2001/2002. A novidade que eu trago à vocês, é que esta música possui a mesma equipe de "Downtown" (Sals 8 Feat. K-Bizarre), ou seja: a mesma produção e a mesma vocalista estão presentes aqui também. Só o nome do projeto que mudou de Sals 8 Feat. K-Bizarre para Salsotto Feat. DJ Stella (uma mania muito comum dos italianos de trocar pseudônimos), mas trata-se exatamente do mesmo projeto. Vale lembrar que esta música foi lançada no Brasil pela Paradoxx Music e integrou algumas coletâneas da época ("Celso Portiolli Faz A Festa Vol.3", de 2001, é um caso).
Desta parceria, também nasceu "No Control", uma das minhas tracks favoritas
Como "em time que está ganhando não se mexe", então esta mesma equipe resolveu lançar um outro trabalho admirável. É a faixa "No Control", que desta vez se apresentou como Salsotto Productions Feat. DJ Stella. Essa música fez menos sucesso que as anteriores, mas ainda assim é ótima e muito contagiante. Mais um belo trabalho da dupla (produtor e vocalista), que recomendo a todos os amantes do "Vocal Trance"!
Último single: "Remains The Same" - Fechando a parceria com chave de ouro!
Tivemos também um quarto e último single desta fabulosa parceria, era a canção "Remains The Same" que saiu como Salsotto Meets DJ Stella. Esta canção foi lançada em algumas coletâneas brasileiras pela Paradoxx Music com o título simplificado: DJ Stella"The Same". Agradou bastante em 2002, nas pistas e rádios mais comerciais da época! Mais uma magnifica canção, com belos vocais e uma produção de primeira linha. Que saudades destes belos anos...
A CONSTATAÇÃO
Após diversas audições, eu já estava convicto de que se tratava dos mesmos vocais nas quatro músicas, mas nada melhor que confirmar a veracidade com o próprio produtor, não é mesmo? Foi aí que o simpático e querido Roberto Gallo Salsotto me respondeu que sim, é a mesma cantora nas músicas "Downtown", "No Time For Lies", "No Control" e "Remains The Same":
Eu perguntei ao grande Salsotto em italiano e ele me respondeu em português, hahaha
Algumas modelos estampavam seus rostos nas capas dos singles "No Control" e "Remains The Same", mas Salsotto me assegurou que o rosto na capa do single de "Downtown", é o rosto verdadeiro da vocalista. O nome dela? Ele informou também:
SILVIA LUCCHI.
Pronto! Após descobrir a identidade da vocalista, agora me restava descobrir quem seria ela, em meio a tantas outras mulheres com este mesmo nome.
Mas, diante da dificuldade me lembrei de um antigo ditado: "água mole e pedra dura, tanto bate até que fura"...
A TOCANTE E BELA VOZ DE
SILVIA LUCCHI
Alguém consegue identificar estes olhos? Eu consegui, rs
Uma coisa que odeio fazer é pedir informações aos artistas, pois detesto ser incomodado e também não desejo isso a ninguém, então quando eu necessito tirar alguma dúvida com um certo produtor, ou cantor, eu simplesmente tento ser o mais breve, prático e educado possível. Mas nem sempre o retorno vem... E com Silvia Lucchi, demorou um pouco para vir. Creio que - inicialmente - não deva ter sido falta de interesse ou falta de empatia da parte dela, apenas acredito que minhas mensagens não tenham chegado a ela, pois não constava como "visualizado". Silvia Lucchi nasceu numa cidade litorânea da Itália chamada Cagliari, localizada na Costa Esmeralda e capital de Sardenha. Quando gravou com Salsotto, ela chegou a utilizar dois pseudônimos: K-Bizarre e DJ Stella. Ela morou por 20 anos em Milão, mas voltou depois para a sua cidade natal, onde mora com seus familiares até os dias atuais. Foi nessa época, morando em Milão, que ela gravou com Roberto Gallo Salsotto as quatro músicas acima citadas, se tornando inesquecíveis aos fãs de eurodance, onde eu também me incluo, é lógico! Fico muito feliz em criar esta publicação, pois estas quatro canções marcaram muito aquele período da dance music, e infelizmente, não existem muitas informações disponíveis nos sites e nem em revistas da época sobre tais músicas, então me prontifiquei em trazer alguma informação aos amantes fiéis destas maravilhosas produções.
Silvia Lucchi: A voz de vários hits de Salsotto
Silvia Lucchi hoje tem uma vida normal e é muito discreta atualmente. Ela é balconista do Costa Rei Free Beach, que é mais ou menos um hotel / campo de férias que recebe muitos turistas que chegam para visitar a cidade praiana. Pelo que notei, este recinto aparentemente é de sua família, mas não consegui informações que comprovam isso. Seu pai se chama Enrico Lucchi (69 anos) e é um senhor aposentado. Já seu irmão se chama Christian Lucchi e tem 44 anos. Apesar de ter uma voz muito envolvente, Silvia Lucchi nunca foi uma cantora profissional, de gravar discos. Salsotto informou que ela não tinha gravado com ninguém antes dele. Sua prima Francesca Lucchi, estudante de psicologia, também conversou muito comigo e informou que a Silvia realmente apenas gravou estas quatro músicas com o produtor Salsotto. "Oi! Eu tenho uma prima chamada Silvia Lucchi, sim. Ela gravou um disco no passado. Você pode encontrá-la entre meus contatos do Facebook e conversar diretamente com ela". Mas Francesca não sabia que eu já havia tentado este contato, sem sucesso, rs.
"Nós deixamos nossa semente crescer, e lentamente, dia após dia, começamos a morrer."
Remains The Same (Salsotto Meet DJ Stella) A cidade natal de Silvia Lucchi: a paradisíaca Cagliari
Perguntei à Francesca sobre a idade atual de Silvia e ela me respondeu "Não me lembro a data exata do nascimento de Silvia, mas creio que tenha 40 anos". Francesca ainda complementou: "Tenho certeza de que Silvia adoraria descobrir que tem fãs aí no Brasil e também que você publicará algo sobre ela em seu blog. Ela é uma garota sociável". Sinceramente, eu apenas queria saber a sua idade real e se ela havia gravado alguma outra música. Não queria importunar. Queria ser rápido e bem objetivo. Francesca me disse também: "Vamos fazer o seguinte, amanhã eu escrevo para a Silvia e digo a ela o que conversamos e pergunto se ela pode adicionar você no Facebook, para que você possa escrevê-la diretamente. Eu acho que não haverá problemas. Eu espero poder te ajudar... Estou cruzando os dedos!" Bom, mas nesta semana (exatos 30 dias após o meu primeiro contato) Silvia Lucchi finalmente me respondeu, mas pedindo para que eu parasse de entrar em contato com seus familiares, pois segundo Silvia, isso era "embaraçoso" para ela. Disse também que estava fora da música e que eu já havia conseguido as informações que eu precisava com o Salsotto. Então, em respeito a sua vontade, privacidade e discrição, eu disse que não a incomodaria mais.
Silvia Lucchi e seu pequeno "bambino", de 6 anos
Pelas informações que apurei, Silvia Lucchi atualmente é casada, tem um filho pequeno chamado Marco (6 anos de idade) e prefere ter contatos apenas com pessoas que pertençam ao seu círculo de amigos, familiares e colegas de profissão. Respeito muito o ponto de vista dela, mas também espero muito que ela não se incomode com esta minha publicação, ou me peça para excluí-la. A impressão que eu tive de Silvia Lucchi, é que ela não gosta de comentar sobre o seu breve passado na música. Ela teve uma curta, mas respeitável carreira na Dance Music, marcando lindamente o início dos anos 2000. Então, obrigado Silvia Lucchi!
CD-SINGLE
Meu CD original do Sals8 Feat. K-Bizarre- "Downtown":
Escrevi este artigo ao som de Sals8 Feat. K-Bizarre"Downtown", Salsotto Feat. DJ Stella"No Time For Lies", Salsotto Productions Feat. DJ Stella"No Control", Salsotto Meets DJ Stella "Remains the Same", Kriss Grekò "Surrender", Dee Dee "The One", Lasgo "Pray", Metallica - "One", Queens Of Stone Age"I Sat By The Ocean" e Depeche Mode "Strange Love".
AGRADECIMENTOS: Ao competente produtor Roberto Gallo Salsotto, pela gentileza, prontidão e simpatia. À Francesca Lucchi (prima de Silvia), sempre solícita, prestativa e dedicada com este artigo.
Eu não conseguiria concluir esta investigação sem a ajuda deles.