MILKY - "JUST THE WAY YOU ARE", "IN MY MIND" E "BE MY WORLD" - OS HIT-SINGLES DO COMEÇO DOS ANOS 2000
Giuliano Sacchetto e Giordano Trivelatto
Milky foi um projeto italiano dos anos 2000 composto pelos produtores Giordano Trivellato e Giuliano Sacchetto, veteranos da boa e velha eurodance. Os vocais do projeto Milky ficaram a cargo da cantora italiana Giuditta Gazza (Foto ao lado), aliás, a sua voz é aveludadamente linda e com um tom sereno e apaixonante de se ouvir.
Creio que o querido leitor deste blog conhece muito bem os três maiores sucessos deste projeto, "Just The Way You Are", "In My Mind" e "Be My World", mas, você sabia que eles até lançaram um álbum completo incluindo outras músicas inéditas??
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Os criadores do Milky, Trivellato e Sacchetto, são responsáveis por uma longa lista de sucessos da dance music. Em 1995, eles co-escreveram "Don't Stop" do The Outhere Brothers, que se tornaram ouro no Reino Unido e em muitos outros países. Eles também colaboraram no single “Boom Boom Boom” do mesmo projeto citado. Para se ter uma noção da importância destes caras na cena dance, eles chegaram a produzir e escrever mais de 200 músicas para diversos artistas de eurodance, e muitos destes nomes se tornaram sucessos mundiais, tais como Taleesa, Nevada, Jinny, Silvia Coleman, Carol Bailey, entre muitos outros.
Já com o Milky, eles também fizeram bastante sucesso no mundo (principalmente na Europa) e aqui no Brasil também tiveram 3 músicas bastante executadas, mesmo fugindo um pouco da tendência da época, que eram músicas mais voltadas ao trance.
E de trance, o Milky não tinha nada. Era um projeto totalmente dance-pop e seguia um estilo bem parecido com Kylie Minogue e Sophie Ellis-Bextor, que eram febres naquele início de anos 2000. A propósito, quando o assunto é sobre a dance music dos anos 2000, percebo que muito se fala sobre Alice DeeJay, Ian Van Dahl, Magic Box, Astroline, Lasgo, Erika, e etc, mas poucos mencionam o Milky, sendo que tiveram músicas memoráveis e bem executadas, então considero este um projeto até um pouco "injustiçado" entre os amantes do eurodance.
O INÍCIO
Tudo começou quando a cantora Giuditta (também conhecida como Guidy) conheceu os dois produtores em uma loja de discos em sua cidade natal, Padova, na Itália. A dupla procurava por uma voz para o seu novo e excitante projeto, então a química entre eles aconteceu e se juntaram imediatamente.
Eles começaram a trabalhar no estúdio e dessa relação de amizade e trabalho saiu a gravação de seu primeiro álbum de estreia, “Star”, mostrando os versáteis vocais de Giuditta e as excelentes técnicas de produção de Milky. O resultado é um ótimo álbum de clássicos europop e baladas sensuais.
OS SINGLES
Deste álbum tivemos o 1º single lançado “Just The Way You Are”, uma faixa conhecida como um dos grandes hits de 2002, graças ao incrível sucesso nas rádios e clubs que a música alcançou. Nesta música, Giuditta explica como aceitar as pessoas como elas realmente são, tendo uma letra bacana e com uma mensagem bem positiva. A faixa conta com as palavras líricas "do-do-do" e compõem a linha de refrão mais memorável da música, com uma batida de guitarra influenciada por Ibiza e samples de "Streets of Your Town" do grupo pop australiano The Go-Betweens, e "Listen To What The Man Said", de Paul McCartney & Wings.
Obs.: McCartney e sua falecida esposa, Linda, recebem os créditos de composição e produção no single por causa do uso dos elementos da música.
Apesar de ser um lançamento de 2002, seu sucesso aconteceu na maioria dos países somente em 2003, como no Brasil, por exemplo
Já com o 2º single "In My Mind", Giuditta faz uma declaração romântica - e verdadeira - para o seu novo amor. A música também fez sucesso e foi muito bem tocada, inclusive no Brasil. É uma faixa que apresenta uma combinação clássica de trombetas, guitarras italianas e tambores de aço, criando o cenário perfeito para a declaração romântica de Giuditta para seu novo amante. Com estes dois hits, já percebíamos que os produtores não estavam querendo abusar das batidas eletrônicas neste projeto, mas sim trabalhar mais focados em cima dos vocais da cantora e trazer também letras mais poéticas e românticas.
Já no 3º single, Giuditta nos conta mais sobre o seu infinito amor com “Be My World", sendo outra faixa que foi hit e que acabou ganhando também uma versão cantada em francês chamada "Non So Perché". Só tivemos 3 singles extraídos deste ótimo álbum, mas todos agradáveis e bem sucedidos. Os dois 1ºs singles eventualmente se tornaram sucessos nos Estados Unidos; "Just the Way You Are" alcançou o posição #1 na parada da Billboard Hot Dance Airplay em 17/10/2003. A faixa também alcançou o 8º lugar na UK Singles Chart . Em setembro de 2005, "Be My World" alcançou o 6º lugar na parada Hot Dance Airplay e também se destacou na Suécia.
A TRADICIONAL FARSA DA EURODANCE
Embora Giuditta tenha sido a cantora nas gravações, uma modelo chamada Sabrina Elahl, nascida no Egito e criada na Alemanha, foi usada para se apresentar ao público, shows, imprensa e TV's (como a sua apresentação acima, na famosa atração "Top Of The Tops").
A modelo também aparece no videoclipe do single "Just The Way You Are". Isso mesmo, os italianos sendo italianos... e cantora real ficou totalmente de fora desse sucesso.
1º sucesso: "Do jeito que você é"... Hipocrisia, hahaha ela não é desse jeito!
A mesma modelo ainda estampou a capa do single deste hit, sendo que a sua voz não apareceu em nenhuma das gravações de Milky; todas as músicas foram cantadas por Giuditta.
Felizmente, não demorou muito e Giuditta começou a aparecer no projeto, começando pela sua imagem na capa do single de "Be My World". Ela também apareceu no vídeo de "In My Mind". Era como se os produtores tivessem desistido de prosseguir com a farsa.
Capa do single "Just The Way You Are". A modelo Sabrina Elahl aparecia na capa.
CURIOSIDADE
Se você gostou da voz de Giuditta cantando no Milky, pode ser que você também goste de ouví-la cantando na música do artista eletrônico Joe Pacino, "Miss You So Bad".
O 3 º single "Be My World": Giuditta de forma justa ganhando o seu destaque na capa
O ALBUM "STAR"
Como eu já gostava muito do projeto desde 2003, finalmente eu decidi comprar o álbum "Star" do Milky, importado da Polônia e lançado por lá em 2003, pela Magic Records. Compensando todo o estresse que sofri com a demora da última compra (álbum do Newton levou 10 meses para chegar em minha residência), este CD do Milky estranhamente chegou com menos de 30 dias depois de comprado (!).
Posso dizer que foi uma das melhores compras que já fiz para adicionar à minha coleção de músicas, pois é o Dance-Pop Europeu no seu melhor estilo. Abrindo com o riff de guitarra sampleado de "Streets of Your Town", "Just The Way You Are" define o tom de um grande álbum, também alternando com samples do hit de 1975, "Listen To What The Man Said".
"In My Mind" também está presente no único álbum do Milky. É outra faixa que não vai sair da sua mente.
E outras canções, que não foram singles, também são muito boas e merecem serem descobertas pelos amantes do eurodance. Algumas músicas possuem um clima bem lounge, já outras são bem românticas, e até mesmo um pouco de bossa-nova você irá encontrar neste interessante e agradável álbum.
A versão que comprei contem ainda a bonus track "Non So Perché" (a versão francesa de "Be My World"). E lógico, tem também aquelas faixas que lembram a produção do 1° sucesso "Just The Way You Are". Um disco muito bom de se ouvir, dançar, e porque não, fazer até algumas reflexões...
DOWNLOAD
Capa do álbum "Star" do Milky. Na frente, possui estes desenhos simples de estrelas , e internamente, apenas as letras das 13 canções.
TRACK-LIST:
1. Just The Way You Are 3:32 2. Be My World 3:45 3. Of You 2:45 4. Can I Do 3:54 5. In My Mind 3:45 6. Move Closer 3:50 7. Gold 4:00 8. Mistery Of Love 4:04 9. I Want You 3:40 10. I Will Find You 3:46 11. Anytime 3:49 12. How Much I Care 2:50 13. Non So Perce (Be My World) 3:50
A vocalista Giuditta Gazza em 2017
ATUALIZAÇÃO:
O projeto Milky voltou à ativa recentemente. Isso mesmo! Ao menos até ao início dessa pandemia, o Milky estava realizando algumas apresentações em casas noturnas.
A cantora Giuditta Gazza está a frente do projeto (ainda bem que a cantora verdadeira foi a escolhida), então ela esteve se apresentando e até autografando aos fãs. Até vir a pandemia... e...
Bom, vocês já sabem o final dessa história...
Veja abaixo algumas fotos de eventos realizados no finalzinho de 2019. Algumas dessas apresentações ocorreram nas Filipinas, e as fotos e vídeos são referentes a shows de outubro e novembro de 2019:
Crédito da foto: Andru William
Crédito da foto: Andru William
Crédito da foto: Andru William
Crédito da foto: Linette Reodica
Crédito da foto: Luis Jefferson Co
Crédito da foto: Giuditta Gazza
Crédito da foto: Julio Kim Chua
Crédito da foto: Giuditta Gazza
Crédito da foto: Linette Reodica
VÍDEOS:
Autografando aos fãs
Crédito do vídeo: Andru William
Publicidade do show num outro evento
Crédito do vídeo: Massimiliano Duse
Algumas cenas do show, do palco, do público, da noite... É uma montagem, então o áudio aqui não está ao vivo, mas há sim uma mescla com o áudio original em alguns momentos do vídeo.
O aniversário de uma das maiores estrelas da boa música internacional
Hoje, 22/06, é o aniversário daquela garota que nos ensinou
a expor com muito orgulho, as nossas cores reais ao mundo, por mais cruel e
assustador que ele possa parecer! Hoje ela completa seus inacreditáveis 65 anos de idade, mas ainda com sua encantadora alma de criança serelepe e feliz.
É um equívoco dizer que sua música "True Colors" é apenas uma música.
"True Colors" é o que poderíamos chamar de verdadeiro hino motivacional.
Ela ficou numa espécie de memória genética das pessoas, de
forma que, quando tocada, até os mais jovens sentem algo emergir no fundo do
coração.
CORES REAIS: TRUE COLORS
Lindo vídeo motivacional da estrela Cyndi Lauper
Cyndi Lauper nasceu em 22/06/1953 e é uma das maiores estrelas do Pop de todos os
tempos. Além de ser uma artista extremamente talentosa e premiada, ainda é um
ser humano iluminado, sempre apoiando e encorajando outras pessoas que estão ao
seu redor ou até onde a sua voz conseguir alcançar.
Uma cantora que nasceu com
o dom de brilhar, cantar e fazer o bem, sempre motivando e ajudando outras
pessoas a seguirem em frente. Um verdadeiro exemplo a ser seguido.
Viva Cyndi Lauper!
"As pessoas que chegam ao sucesso, são as pessoas que
não desistem"
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Quem é fã de eurodance deve se lembrar do britânico Newton, nome artístico do ex-bombeiro que se tornou cantor de eurodance e que fez bastante sucesso na década de 90.
Seu outro nome artístico é Billy Myers (que mania que os cantores de eurodance tem, hahaha) e seu nome real é William Rowland Myers, nascido em 3 de junho de 1967.
Newton, que completou recentemente 51 anos de idade, é mais
conhecido por ser um artista de regravações. A Austrália, Japão e Reino Unido foram os países que o artista fez mais sucesso, apesar de suas músicas serem conhecidas em vários lugares pelo mundo.
O loiro marcou vários híts em club's e FM's entre 1994 até 1999, e seu primeiro sucesso foi a super executada "Sky High", um cover de 1975 do grupo Jigsaw.
Esse single em questão foi produzido em 1994 por ninguém mais que Mike StockeMattAitken, os mesmos produtores de Tatjana, Nicki French, Kylie Minogue, e etc... Ou seja, os magos das boas produções dos anos 90!
Assim como a loira Nicki French, Newton fez muito mais sucesso com suas regravações, embora também tenha em seu repertório algumas músicas originais, das
quais ele escreveu ou co-escreveu.
Newton: O romantismo dançante da Eurodance.
O INÍCIO
Newton começou a sua carreira de cantor em sua cidade natal, Manchester, cantando tanto como artista solo quanto como vocalista de várias bandas. Como foi bem elogiado, ele então largou o seu emprego atual de bombeiro para focar em sua carreira de cantor.
Ele foi visto cantando num club e em duas semanas ele já estava assinando um contrato com a gravadora Love This (o selo de Mike Stock e Matt Aitken), apresentando o seu primeiro single "Sky High".
Essa música ficou no Top 10 da Austrália e se tornou um clássico da dance music em muitos países, incluindo o Brasil. O single contem as versões "Radio Edit", "Hiza Kite Mix", "Kaiser Height Mix" e um B-side chamado "Up, Down Round & Round". Newton também lançou dois videoclipes diferentes para a música.
Aqui no Brasil, a música tocou muito nas rádios e danceterias, chegando inclusive ao topo entre as mais tocadas da rádio Jovem Pan SAT e em todas as boates cariocas e paulistanas. Ah, e também saiu em diversas coletâneas da Paradoxx Music, como exemplo "As 7 Melhores da Pan Volume 2".
Apesar de Newton ganhar um certo reconhecimento das rádios e djs, a falta de interesse da gravadora em investir em sua carreira persuadiu-o em procurar a Dome Records, uma empresa independente do Reino Unido. Foi lá que Peter Hammond (um lendário mestre de mixagem) produziu seu 2º single, em 1996: "Sometimes When We Touch".
Este era mais um cover, agora de Dan Hill e que fez sucesso aqui no Brasil, saindo também em algumas coletâneas da Paradoxx Music (como exemplo, Hot Nine Seven Vol. 5). O single foi bem nas paradas, alcançando a posição 32 no Reino Unido e ainda vendendo 35.000 unidades na Austrália.
Através deste seu novo trabalho, Newton teve sucesso em quase todos os países onde a eurodance estava no auge, principalmente no Japão, África do Sul e na Tailândia.
DISCOGRAFIA
Após a repercussão positiva destes seus 2 primeiros singles, seu álbum de estréia foi finalmente lançado no início de 1997.
Na Austrália esse disco recebeu o nome de "Sweetest Secret" (foto acima). Também foram lançados 5 vídeo-clipes, todos filmados em Sydney.
O álbum foi lançado também no Reino Unido, mas com outro título: "Sometimes When We Touch". No Japão, este mesmo álbum também foi lançado, mas com o título de "We're All Alone" (foto abaixo). Vale observar que todos estes títulos remetem às faixas deste seu álbum.
Nesse seu disco você ouvirá ainda um remake do clássico "Free To Love Again", de Stock-Aitken-Waterman e cantado por Suzette Charles, em 1993. Regravações é o que não falta aqui!! Outro cover que integra o álbum é "Oxygen", de Nik Kershaw.
Ainda vale destacar "How Long", que foi escrita por John McLaughlin e Dave James, que inclusive já escreveram sucessos para alguns artistas britânicos, como 911 e Michelle Gayle.
Sobre o single de "Don't Worry", foi lançado em 1997, em duas edições físicas: A 1ª edição tinha as versões "Radio Edit", "Paradise Mix", "Handbaggers Mix", incluindo ainda uma versão estendida de "Sometimes When We Touch", como B-side.
Outra versão deste single inclui a versão "Northern Noise Boys Extended Mix", "Tyme NRGMix", "Dreamin 'Dub" e um B side tendo "All Out of Love". Foi muito popular nos club’s da Coréia, mas aqui no Brasil esta música mal foi tocada.
No mesmo ano de 1997, Newton lançou ainda o single do belo cover de Boz Scaggs: "We're All Alone". Aqui no Brasil, a faixa fez um relativo sucesso e esteve em diversas coletâneas da Paradoxx Music, além de ter sido executada em algumas rádios e discotecas da época.
Em 1998, essa mesma música ainda foi faixa do CD "TV Dance Volume 3", e também teve o seu clipe inserido na fita de vídeo que acompanhava o CD da Paradoxx Music.
Já "All Out of Love" foi lançado em 1998, não obtendo muito sucesso e com pouquíssima divulgação. Essa track saiu em algumas coletâneas, como a "Hot Nine Seven Volume 7", e trata-se de uma versão cantada originalmente pela banda Air Supply. Sobre o single desta música, havia apenas duas versões nele: "Radio Version" e "Mark Duffy Club Mix".
Verso do 1º álbum de Newton, lançado no Japão em 1997
Por último, Newton lançou o single de "He Don't Love You (Like I Love You)", contendo nada menos que 5 versões diferentes e um lado B com outra faixa de seu álbum, a música "Free To Love Again". Apesar de conter diversas versões, a música não emplacou, principalmente aqui no Brasil.
O último registro de Newton que encontramos na internet é relacionado ao ano de 2012. Newton e sua banda (formada pelo guitarrista Matt Hadfield, o baixista Dave Lloyd e o baterista Pete Akid)assinaram um contrato com a gravadora U4iA em 2008, e trabalharam durante 4 anos gravando novas músicas para seu novo álbum chamado "Time to Believe".
Este último trabalho foi finalmente lançado em 2012, e Newton também o promoveu realizando uma turnê pelo Reino Unido, mas infelizmente, sem muito êxito como o seu primeiro disco.
Como podemos ver na foto abaixo, a capa do tal disco não apresenta nenhuma imagem do cantor como nas capas anteriores:
"Time To Believe" - 2º Álbum do Newton, lançado em 2012
NEWTON E SEUS COVERS
Como salientamos muitas vezes, após ao grande sucesso de "Sky High" em 1994/1995, Newton regravou várias outras faixas que também se tornaram destaques...
Confira abaixo, a relação dessas regravações mais conhecidas do intérprete:
"Sky High" cover de JigSaw; "Sometimes When We Touch" cover de Dan Hill;
"All Out of Love" cover da Air Supply;
"Do You Really Want Hurt Me" cover de Culture Club;
"How Am I Supposed to Live Without You" cover de Michael Bolton;
"We're All Alone" cover deBoz Scaggs;
"He Don't Love You (Like I Love You)" cover de Tony Orlando & Dawn;
"How Long" cover de Ace;
"Oxygen" cover de Nik Kershaw;
"Free To Love Again" cover de Suzette Charles.
CURIOSIDADES
-Ao todo, Newton lançou até hoje, 2 álbuns;
-Existiu também um projeto chamado "Newton" durante os anos de 1994/1995, mas que não tinha nenhuma relação com o nosso conhecido ex-bombeiro. Este projeto também produzia dance music e se tornou conhecido por aqui com a música "Streamline", uma faixa da famosa coletânea "Maquina Total Vol. 2" (A Sony Music distribuiu-a aqui no Brasil e tinha outros sucessos, como Taleesa - "Let Me Be").
Nesta mesma época, o britânico estava estourado com "Sky High", entãoquando adquiri essa coletânea achava que "Streamline" fosse do mesmo Newton, pois não tínhamos acesso às informações técnicas, sendo então constantes essas confusões... Ainda confundimos muito também com outros artistas nessa época, haviam outras Alexias, Angelinas, Serenas...;
-Infelizmente, o 1º álbum do Newton não saiu no Brasil, embora as suas músicas tenham feito sucesso por aqui e tendo diversas inclusões em coletâneas da Paradoxx Music. O 2º álbum de 2012, tão pouco;
-Alguns fãs de eurodance achavam que a voz presente em "Sky High" fosse de uma vocalista feminina. Como naquela época não tínhamos internet, muitos levaram um bom tempo para descobrir que se tratava, na verdade, da voz de um homem;
-Em outubro do ano passado (mais precisamente em 20/10/2017), Newton fez uma aparição numa casa noturna inglesa chamada Cheerz Bar, ou seja, ele ao menos está se apresentando e fazendo algumas lives esporadicamente;
Publicidade de 2017, referente a noite que tinha NEWTON como atração
Filmagem completa desta sua recente apresentação de 2017, cantando vários de seus singles A POLÊMICA QUE POUCOS CONHECEM
Mas como de costume, nem tudo são flores para os amantes da dance music. Decepcionantemente, a voz que ouvimos na versão dance de "Sky
High" não é a voz real do nosso cantor britânico. Infelizmente os vocais presentes neste remake são os mesmos da sua versão original, ou
seja, é a voz do vocalista Des Dyer (foto abaixo), o líder da banda Jigsaw.
Apesar de Newton cantar bem ao vivo e de ter o talento necessário para gravar com a sua voz, resolveram manter os vocais originais do hit setentista, e acredito que essa decisão partiu de sua gravadora na época (Love This Records). Os produtores Stock e Aitken eram muito bons e talentosos, porém, cheios de segredos e não deixavam muito os artistas terem autonomia em seus trabalhos. Tudo isso, creio que colaborou na insatisfação e desligamento do cantor....
Newton então foi contratado pela Dome Records, e em seguida gravando "Sometimes When We Touch", onde desta vez sim, gravou com a sua voz real (assim como todos os seus demais singles lançados
posteriormente).
Des Dyer: A voz real de "Sky High" CRÉDITOS DA INFORMAÇÃO: ANDREW ALVES
EDIT 05/06/2021: Na verdade, essa informação foi encontrada num site russo em meados dos anos 2000, eu não descobri através do Sr. Alves, mas ele veio até a mim e pediu para que eu lhe desse os créditos, argumentando que tinha uma comunidade no orkut e que havia divulgado essa informação por lá.
Bom, penso eu que, a pessoa da Rússia foi até ao seu orkut e "roubou" o nome real do artista, lançando depois no site russo. Como faz muito tempo, e o site não existe há vários anos, então estou dando os créditos ao solicitante. Eu prezo pelo trabalho alheio e não gosto de obter créditos que não são meus (diferente de alguns aí, né?). Recebo cada print de grupos fechados que fico estarrecido com a tamanha falsidade e hipocrisia de certas pessoas... Enfim...
VÍDEO AO VIVO
Vale ressaltar que tem vídeo do Newton cantando "Sky
High" ao vivo no Japão, numa apresentação bem animada, levando diversos
japoneses a loucura. Neste vídeo (que está disponível no YouTube), conseguimos ver que
ele canta realmente bem ao vivo e que também tenta aproximar a sua voz com a do vocalista
original.
Acho que ele não curtiu muito representar um single sem a sua voz real, então se desligou do selo fonográfico (este que também já havia produzido algumas farsas na época).
Pelo menos Newton seguiu depois oferecendo a sua voz real nos demais singles, atitude bem diferente de tantos outros projetos fakes, como Milli Vanilli, Whigfield, Corona, J.K... que ficaram anos e anos se
dedicando puramente em enganar o público.
ÁLBUM "WE'RE ALL ALONE"
NEWTON
Finalmente em mãos, o álbum do Newton lançado no Japão.
Assim como diversos artistas de dance music dos anos 90, Newton não tem apresentado mais músicas novas, tendo o seu último registro gravado há mais de 06 anos. Mas aparentemente, e felizmente, ele ainda se encontra em atividades. Esperamos que Newton possa retornar em breve com seus novos e agradáveis trabalhos!!
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
"O mal nunca tinha soado tão bem"
O 1º álbum da barbadiana Rihanna (20 de fevereiro de 1988) foi "Music Of The Sun" (2005), mas o seu sucesso mundial só chegou mesmo com o seu 3º trabalho de estúdio intitulado de "Good Girl Gone Bad", lançado em 2007.
Foi a era da Rihanna que mais marcou os anos 2000, quando o gênero "Black Music" estava em alta e muitas outras artistas femininas do estilo também faziam sucesso, como Beyoncé, Ciara, Alicia Keys, Ashanti, Fergie, Nelly Furtado, Pussycat Dolls, Keri Hilson, Jennifer Lopez, Mary J Blige, Keyshia Cole, Kelly Rowland, Cassie, Jordin Sparks, Jojo e uma infinidade de outros nomes, todos com os seus devidos espaços e com suas faixas tocando nas rádios. Com o passar dos anos, mais da metade destas artistas, infelizmente, foram deixadas de lado pelas suas gravadoras ou pelo próprio público, uma destas exceções é a Rihanna, que com o tempo só soube se inovar e trabalhar muito bem com o seu marketing artístico.
Sobre este seu trabalho, "Good Girl Gone Bad", ele foi lançado oficialmente no dia 05 de junho de 2007, e praticamente todas as suas faixas são hits radiofônicos. Também foi um álbum muito elogiado pela crítica e pelo público, que ficaram encantados com "Umbrella" (feat. Jay Z), "Dont Stop The Music", "Shut Up And Drive", "Hate That I Love You" (feat. Ne-Yo) e "Rehab" (linda faixa escrita por Justin Timberlake).
Diante deste enorme sucesso, Rihanna relançou este álbum logo no início de 2008, com o nome de "Good Girl Gone Bad: Reloaded", trazendo novas músicas e que também se tornaram hits, como "Take a Bow", "If I Never See Your Face Again" (Feat. Maroon 5) e "Disturbia".
Como foi uma fase bem lucrativa e de grandes êxitos, foi lançado também em janeiro de 2009 uma versão chamada "Remixes" deste mesmo álbum, trazendo todos os seus sucessos em versões remixadas, bem pista de dança, no melhor estilo "dance music".
Vale destacar que "Umbrella" ficou em 1º lugar na Billboard Hot 100 durante 8 semanas consecutivas; e um outro fruto deste incrível álbum foi o DVD "Good Girl Gone Bad Live", registro totalmente ao vivo e gravado em Manchester, na Inglaterra. Apesar da cantora ter lançado oficialmente outros DVD's, este consegue de longe ser o seu melhor trabalho audiovisual, com interpretações melhores ensaiadas, lives impecáveis e uma notável dedicação na sua produção.
Rihanna sobre "Good Girl Gone Bad"
"Você sente-se diferente a cada álbum, e nesta fase
sinto que quero fazer um monte de canções. Quero manter as pessoas dançando".
O 1º gramofone a gente nunca esquece
"Good Girl Gone Bad" também rendeu o 1º Grammy na carreira da Rihanna, quando venceu em 2008 a categoria Best Rap/Sung Collaboration, com o hit "Umbrella". No decorrer de sua trajetória e próximos trabalhos, foram mais 7 prêmios conquistados.
Este seu álbum (versão Reloaded) contém a seguinte track-list:
1. "Umbrella"
(com Jay-Z)
2. "Push
Up On Me”
3. "Don't
Stop the Music"
4. "Breakin'
Dishes"
5. "Shut
Up and Drive”
6. "Hate
That I Love You" (com Ne-Yo)
7. "Say
It"
8. "Sell
Me Candy"
9. "Lemme
Get That"
10. "Rehab"
11. "Question
Existing"
12. "Good
Girl Gone Bad"
13. "Disturbia"
14. "Take
a Bow"
15. "If I
Never See Your Face Again" (com Maroon 5 )
"POR FAVOR, NÃO PARE A MÚSICA"
Michael Jackson e Rihanna, numa premiação da MTV japonesa, em 2006
Antes mesmo de lançar "Good Girl Gone Bad" e de se tornar extremamente conhecida mundialmente, Rihanna já fazia sucesso e tinha também alguns hits que eram queridos pelo público, como "Pon the Replay", "SOS" (seu 1# na Billboard Hot 100) e a aclamadíssima "Unfaithful", frutos de seus álbuns anteriores "Music of The Sun" (2005) e "A Girl Like Me" (2006).
Michael Jackson foi uma dessas pessoas que reconheceu o brilho e o talento de Rihanna, antes mesmo da sua fase mais famosa, que veio a partir de 2007.
Os dois artistas ainda não se conheciam pessoalmente, e ambos estavam no Japão, para uma premiação da MTV, então foi aí que Michael Jackson teve a iniciativa de chegar na equipe da Rihanna e pedir para conhecê-la, isso em 2006.
Após este encontro, os dois ficaram sozinhos dentro de uma sala, conversando bastante tempo, só não sabemos o assunto pois jamais foi revelado.
Depois deste encontro especial, Carl Sturken e Evan Rogers escreveram a música "Dont Stop The Music" para a Rihanna, mas contendo também vocais da canção "Be Startin' Somethin", de Michael
Jackson (Mama Se Mama Sa Mama Coo Sa).
A faixa entrou para este 3º álbum da artista, sendo um grande sucesso em todas as rádios e pistas de dança do mundo, e também um dos maiores hits do "Good Girl Gone Bad".
Veja o vídeo abaixo de Rihanna emocionada, indo se encontrar com Michael Jackson:
Dia inesquecível para Rihanna, indo conhecer Michael Jackson
Meu DVD, Blu Ray e CD Álbum "Good Girl Gone Bad" da Rihanna.
Minhas relíquias e boas lembranças da década de 2000.
GGGB: Podemos dizer que foi o álbum mais aclamado e um divisor de águas na carreira da Rihanna. Com mais de 9 milhões de cópias vendidas mundialmente, o disco contém hits memoráveis como: "Take A Bow", "Don't Stop The Music" e o ganhador do Grammy, "Umbrella"!
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-RIKARDO ROCHA
A veterana cantora Taleesa, uma das vozes mais conhecidas da música dance européia, se apresentou no último dia 12 de maio na cidade de Madrid, cantando alguns de seus hits no Festival "Love The 90's" (2018).
Assim como no Festival "Yo Amo Los 90" (realizado no Peru, recentemente em março), Taleesa cantou os seus sucessos totalmente ao vivo e agitou a platéia.
O clímax desta sua apresentação, sem dúvidas, foi quando ela cantou "Because The Night", onde a plateia vibrou e cantou junto com ela, em alto e bom som.
Confira o vídeo desta apresentação:
Taleesa cantando com o público o hit "Because The Night"
Nesta mesma noite de apresentações, além de Taleesa, outros grandes nomes do eurodance se apresentaram também, como Alexia, Gala, Rozalla, Twenty 4 Seven, Just Luis, AliceDeejay, entre outros. Imaginem agora, que noite incrível estes espanhóis não tiveram?
Estou na expectativa de ver as fotos destes artistas reunidos, como aconteceu recentemente no Peru, quando Taleesa, Ice MC, La Bouche, Randy Bush e Anita Doth se reuniram e tiraram algumas fotos juntos:
Jornalista peruana com Taleesa, Ice MC e Randy Bush
Lane McCray (La Bouche), Taleesa, Randy Bush e Anita Doth (2 Unlimted), foto tirada no Peru - Festival "Yo Amo Los 90's" e postada no instagram da Anita Doth
Seguem as próximas datas do "Love The 90's" que contarão com as apresentações de Taleesa:
Sevilla 26/05/2018
Valencia 02/06/2018
Palma de Mallorca 11/08/2018
Zaragoza 06/10/2018
Bilbao 01/12/2018
BIOGRAFIA TALEESA
A VERDADEIRA HISTÓRIA
Poucas pessoas sabem mas, a cantora Taleesa era conhecida anteriormente no meio artístico como Marina Lai, e com este pseudônimo cantava músicas pop em italiano. Isso foi, mais ou menos, entre 1977 e 1984.
EDIT 2024: Sobre este projeto "Marina Lai", numa entrevista cedida para a rádio Energia 97 Taleesa negou ter sido a tal "Marina Lai", mas existem outras entrevistas em que ela confirma essa informação. Não ficou muito claro porque nesta específica entrevista ela negou ter sido a Marina Lai, no entanto, vocês mesmos podem verificar o video abaixo de sua apresentação como Marina Lai em 1982.
Seu nome real é Emanuela Gubinelli e nasceu em Matelica (Itália). A data verdadeira de seu nascimento é dia 19 de novembro de 1960. Algumas biografias da cantora espalhadas pela internet afirmam que seu ano de nascimento seria 1971, mas esta informação está totalmente incorreta. A verdade é que Emanuela Gubinelli nasceu em 1960, tendo hoje, exatos 57 anos de idade.
Sou muito fã da cantora, mas existem algumas incoerências em sua biografia oficial que merecem ganhar as suas devidas correções. Os fãs de eurodance precisam estar cientes dos fatos verídicos, não de notícias inventadas na época.
Além do ano de nascimento estar incorreto, em sua biografia também informa que ela nasceu em Santa Mônica, na California (EUA), mas essa é outra informação "fake".
Todos os detalhes informados em sua biografia (ou quase todos) são invenções para
criar "a artista Taleesa", sendo esta uma mania muito comum entre os italianos.
Emanuela dizia que era americana, mas na verdade sempre foi italiana
Michael Corkran (Sly-G), ex-namorado da Emanuela, este sim parece que é realmente americano de Santa Mônica (embora alguns fãs dizem que ele também é italiano). Ele a ajudou na composição de algumas músicas e também foi dançarino dela, além de dublar as suas músicas nos shows, nas partes dos rap's em ''I Found Luv" e ''Let Me Be".
Emanuela e Michael foram casados, tiveram uma longa parceria e convivência, mas não estão mais juntos.
Bem, deixando este momento "tv fama" de lado e voltando a falar sobre a veracidade de sua biografia, ao menos Emanuela não enganou ninguém em relação ao seu talento, já que a sua voz realmente é a que está nas músicas.
É sempre bom ressaltar que existiam vários projetos de eurodance nos anos 90 que enganavam o público com lindas modelos nos palcos e vídeos, mas estas moças apenas dublavam as músicas gravadas por cantoras profissionais (Whigfield, Randy Bush, New System, Corona, J.K., A.D.A.M.... só para citar alguns exemplos de vários).
TALEESA NO EURODANCE: O mundo dos pseudônimos e diversos projetos
Bela e talentosa - Taleesa
Ser artista de eurodance não é lá uma tarefa muito fácil. É difícil conquistar o seu espaço e marcar o seu nome na história do gênero. Alguns artistas precisam trabalhar arduamente, gravar com diversos produtores, se lançar com inúmeros pseudônimos, escrever para outros artistas, e se possível, até ajudar na produção de outros projetos. Para estas atividades, o artista precisa ter o seu devido talento, condição que a Emanuela provou ter fazendo tudo isso e mais um pouco.
Emanuela Gubinelli teve também outras centenas de nomes artísticos, incluindo: Angie Starr (2 singles, 1991-1992); Donna Luna (3
singles, de 1990 a 1992); Manuella (2 singles, 1987 e 1988); Karin Rex (1 single,
1991); Mandy Gordon (1 single, 1991); Paula Marsh (1 single, 1992); Ross ou Kim
Ross (11 singles, de 1985 a 1998); Talysha (1 single, 1991), entre muitos outros que, segundo ela mesma, nem se lembra mais pois foram muitos.
Com apenas 17 anos de idade, e se apresentando ainda como Marina Lai, ela ganhou o Festival Castrocaro, em 1977. Esta vitória deu bastante destaque a jovem Emanuela e assim vieram diversas participações em transmissões de rádio e
televisão. Ela começou então emprestando a sua linda e grave voz aos muitos jingles de publicidade televisiva na época. Em 1982, ela foi enviada para o Festival de Sanremo, onde cantou a música "Centomila Amori Miei". Um detalhe revelador, é que se ela tivesse nascido de fato em 1971, como diz a sua biografia oficial, ela teria a aparência de uma criança de 11 anos no vídeo abaixo, de 1982:
Segundo sua biografia "fake", Taleesa teria aqui, em 1982, 11 anos de idade
A música romântica "Centomila Amori Mieri", apesar de não chegar a
final, teve um bom sucesso em termos de vendas. É muito bonita essa interpretação da jovem Emanuela, onde já nota-se os poderosos vocais da cantora.
Já a partir da segunda metade dos anos 80, Emanuela quis se dedicar mais as músicas dançantes, e se envolveu com diversos produtores e artistas italianos, assim escrevendo diversas canções para muitos artistas da cena "dance". Emanuela também foi backing vocal de muitos artistas nessa época, inclusive de Den Harrow, que era só um modelo de fachada (tinha um cantor de estúdio - Tom Hooker - por trás das produções). O próprio modelo disse à um fã que também namorou a Emanuela, e ainda reforçou que na época ela "não era ainda Taleesa".
Em 1987, a italiana adotou o pseudônimo de Manuela e cantou músicas como "I'm Crazy For You" e "Love For Free" (1988), que foram muito bem nas paradas de ítalodisco. A propósito, se você sintonizar em alguma emissora de rádio especialista em italodisco, como a holandesa Stad Den Haag, irá ouvir muito essas faixas oitentistas na voz da Emanuela, sendo produções totalmente desconhecidas do público brasileiro.
Emanuela ganhou ainda muita credibilidade como compositora para alguns artistas... Principalmente quando ela escreveu para o projeto Orlando Johnson, responsável por alguns hits europeus. Um exemplo desse reconhecimento é a música "I Say Yeah", que foi uma de suas composições mais famosas, lançada pela gravadora X-Energy, em 1990.
Emanuela Gubinelli, uma das principais vozes da Italodance
A cada novo trabalho, Emanuela conhecia novos profissionais da música e se via cada vez mais inserida na dance music.
Um fato curioso, é que alguns de seus vários pseudônimos não faziam tanto sucesso na Europa, mas agradavam muito no Japão, como Linda Ross, Morena, Jilly, Ann Sinclair, Vanessa, Giselle, Paula Marsh, Maggie Sue, entre outros diversos.
Outro fato que percebi - e que merece atenção- é que o pseudônimo de Ann Sinclair teve vocais de uma outra experiente e talentosa vocalista: a Annerley Gordon. Emanuela gravou diversas músicas com este pseudônimo, como "Don't Drop Me" (1995) e "Love and Fire" (1996), mas este projeto teve a sua primeira música gravada pela inglesa Annerley Gordon, em 1993, na canção "Help Me". Todos esses trabalhos do Ann Sinclair foram lançados pela competente gravadora Time S.r.l.
Annerley Gordon (Whigfield) e Emanuela Gubinelli (Taleesa)
Donas do Eurodance - Essa imagem tem um peso muito grande... Foram tantos hits nas vozes e letras dessas grandes estrelas da Dance Music...
Outra colaboração que deve ser mencionada aqui é a música "Come On Come On", que Emanuela gravou no projeto Olimpia (1992), apesar de constar uma outra mulher na capa do single.
A italiana gravou também com o pseudônimo de Emanuella (bem parecido com o seu nome real) a canção "Satisfied" (1992), faixa muito querida entre seus fãs. Ela trabalhou ainda nessa época com o grupo Novecento; dividindo seus vocais com Dora Nicolosi no projeto Jackie Moore, escrevendo músicas para o álbum "Leaving Now" (Novecento) e para o projeto Angie (uma produção de Novecento também).
Essas produções do Olimpia, Jackie More, Novecento, Angie... foram trabalhos feitos na Discomagic, selo que trabalhava também com a Maria "Martine" Capri (por isso você ouve a voz dela também em algumas dessas faixas do Jackie Moore, Olimpia...).
Mas o grande reconhecimento da artista Emanuela Gubinelli só chegou quando ela adotou o seu nome artístico: Taleesa.
Em 1992, a bela italiana gravou como “Taleesa”, a música "Because the Night" com o CO.RO.
que obteve grande sucesso em todo o mundo.
Segundo informações da época, o grupo CO.RO. tinha uma outra vocalista escalada para gravar com eles, mas a dispensaram pois não estavam muito satisfeitos com a voz dela. Foi quando avistaram a Taleesa no estúdio ao lado e a convidaram para um teste. Quando Taleesa foi finalmente gravar a canção, que seria uma regravação do Depeche Mode - "Master and Servant", ela fez o seu aquecimento vocal com a música de Patti Smith - "Because The Night", impressionando a dupla CO.RO., que no ato resolveu mudar de ideia e decidiu regravar a tal música cantada.
EDIT 2024: Bom, esta é a história que muitos contam há anos, mas a própria Taleesa afirmou que não foi bem isso. Na rádio Energia 97, a cantora disse que foi chamada pelo produtor Massimo Gabutti para regravar "Because The Night", reforçou também que não havia planos para gravar qualquer canção do Depeche Mode, e que não teve essa mudança repentina para "Because The Night". Ela confirma que o produtor não estava muito satisfeito com a cantora que havia escalado, e que ele a viu no estúdio e pediu para que cantasse a música. Taleesa ainda adicionou algo curioso, ela contou que nem conhecia a dupla do CO.RO. nessa época, e que só foi conhecê-los no dia de uma apresentação ao vivo, só depois que o single já havia estourado!
Taleesa com Raymond Lothar Slijngaard (2 Unlimited)
Ela sempre fez questão de estar envolvida com os seus colegas do Eurodance.
O single de "Because The Night" foi lançado em 1992 e vendeu mais de
660.000 cópias em todo o mundo, subindo vários rankings. Depois desse estupendo sucesso, no
ano seguinte, em 1993, ela gravou novamente com o CO.RO. outros dois singles que também foram hits: "There's Something Going On" e "4 Your Love". Sendo requisitada por diversos produtores, também em 1993 ela gravou com Stefano Secchi a música "A Brighter Day", cover de "Una
storia importante" de Eros Ramazzotti, que alcançou sucesso nas rádios e pistas de dança.
Mais tarde, Taleesa gravou novamente com o seu parceiro Stefano Secchi, desta vez a música "We're Easy To Love". Vale destacar também a parceria de 1991 entre Taleesa e Stefano Secchi em "One Love In My Life Time".
O 1º e único álbum do CO.RO.
Além dos hits já citados, Taleesa cantou outra música menos conhecida mas igualmente maravilhosa: "I Break Down And Cry", também presente no disco. Recomendo muito esta pérola!
Taleesa também gravou com o produtor do projeto Aladino, embora não tenha sido creditada em nenhum desses singles... Foi no verão de 1993 que foi lançado o single de sucesso, "Make It Right Now", que tocou em todas as discotecas, tornando-se um grande
êxito. O mesmo vale para o próximo single intitulado "Brothers In The Space", lançado em 1993/1994,
que hoje ainda é considerado um importante single de eurodance dos anos
90. Novamente com Aladino, em 1994 ela ressurge com "Call My Name".
Vale ressaltar ainda a curiosa estratégia que Taleesa passou a usar, após aos sucessos com o projeto Aladino. Na verdade, Aladino é um projeto do produtor italiano Diego Abaribi, mas a vocalista passou a apresentar à plateia o seu dançarino / namorado como "Aladino". Tem vídeos na internet e até entrevistas em revistas, onde ela diz ao público que Michael Corkran é o "Aladino", mas isso foi apenas uma tática da cantora para se "apropriar" mais dessas músicas (ela não foi creditada nesses singles, embora o público reconhecesse facilmente a sua voz).
Talvez, quem deve não ter gostado muito foi o produtor, o verdadeiro Aladino, que numa entrevista ao Lozio Peter não citou nenhuma vez o nome da vocalista... e olha que os maiores sucessos dele são cantados por ela.
No outono de 1994, Taleesa lançou
o seu primeiro single solo, "I Found Luv", com a produção dos alemães do Le Click Productions e contendo a participação do rapper Michael Romeo (Le Click). Taleesa contou que "I Found Luv" foi gravada em Frankfurt, nos incríveis estúdios que produziram o Milli Vanilli.
Interessante que, neste single a Taleesa foi produzida pela mesma equipe que produzia o La Bouche, enquanto que, olhem só, a cantora do La Bouche foi trabalhar com os produtores italianos da Taleesa... Melanie Thornton então gravou "If You Wanna Be (My Only)" para o projeto Orange Blue, que é uma ótima faixa dance lançada pela Time / Italian Style Production.
Edit 2024: Taleesa disse que Melanie Thornton foi uma boa amiga, e que até ajudou ela quando esteve na Itália com sua turnê.
"Melanie foi uma boa amiga, e nós ajudamos ela com seus shows na Itália. Ela também foi uma boa amiga de Simone Jay, a cantora (minha irmã :)) que produzimos!" - Taleesa via instagram
Apesar de estar super em alta e bem atarefada em 1995, Taleesa também estava produzindo nessa época alguns projetos de eurodance, como exemplo o She’s Ah Rebel, que trazia a sua colega Maria Capri nos vocais. A música “Piece Of My Heart” é uma regravação de Janis Joplin e foi distribuída no Brasil através da coletânea “Máquina Total Vol. 2”, que também contem o seu hit “Let Me Be”.
Edit 2023: Taleesa esteve no Brasil em julho / agosto de 2023, e falou a respeito da cantora Maria Caprì neste vídeo, numa pergunta que eu formulei e pedi para que o amigo Emilio fizesse à ela:
A eterna vocalista do Martine me escreveu em dezembro/23: "Oi Rikardo! Que gentil de sua parte! Obviamente, lembro-me sim da Emanuela e agradeço-lhe por perguntar sobre mim à ela!
Te mando um abraço da Itália 🙂! Um feliz natal!" (Maria Caprì, 21/12/2023)
No início de 1995 Taleesa lançou "Let Me Be", com a participação do rapper Asher Senator (o blog conseguiu exclusivamente essa informação com o produtor Alessandro Gilardi). Esta ainda é considerada uma de suas músicas mais famosas, inclusive, a vocalista veio ao Brasil nesta época e performou-a em alguns programas de TV (Xuxa, Raul Gil, Clip Trip).
Uma curiosidade interesssante e que poucos sabem, é que "Let Me Be" foi inspirada levemente no clássico do assobio "Patience" do Guns N' Roses. Percebam o trecho mais calmo e cantado na mesma melodia"This is now 'cause I'm missing you". Bacana, né?
EDIT 2024: A própria Taleesa afirmou isso no programa "Morde e Assopra" da rádio Energia 97.
"Let Me Be" tem um pouquinho de influência de Guns N' Roses, apesar de ser uma música original e escrita por Taleesa
No verão de 1995 Taleesa gravou ainda "Burning Up", que possui o mesmo ritmo aeróbico do sucesso anterior, e quem ouviu as suas últimas canções, já nos primeiros segundos de "Burning Up" conseguia identificar esta como uma música de Taleesa. Ficou bem característica, como se ela tivesse criado o seu próprio estilo. Sem dúvidas, uma de suas canções mais conhecidas e saiu também em diversas coletâneas famosas, como “TV Dance”, “As 7 Melhores Vol. 3”, entre outras. Ainda em 1995, Taleesa gravou "Open Up Your Heart (Today)" com letra escrita por sua amiga Annerley Gordon. Essa música foi lançada com o pseudônimo Rose.
EDIT 2022: No vídeo abaixo, Annerley fala sobre Taleesa no programa de Lozio Peter, assim como vemos Taleesa participando de uma live no facebook de Annerley - a verdadeira cantora do projeto Whigfield:
Taleesa & Whigfield
Enquanto Taleesa se dedicava em sua carreira solo, o Aladino precisava também de novos vocais femininos para seu novo single de trabalho, então o produtor resolveu convidar outra diva da eurodance para gravar com ele, no caso, a convidada agora era a inglesa Sandra Chambers, nascendo a música "Stay With Me" (1995).
Já no verão de 1996, Taleesa lançou "Falling In Love", um sucesso naquele ano e sendo considerada por muitos como uma de suas melhores canções. Também foi um de seus últimos sucessos a nível mundial.
Nesta época (1996) ela já tinha bastante amizade com Clara Moroni (uma outra talentosa vocalista do gênero dance), mas quando Clara partiu para outros projetos pessoais, Taleesa substituiu-a em seus diversos pseudônimos, como Anika, Jilly, Vanessa, Maggie Mae, entre outros. Detalhe: Muitos destes trabalhos eram direcionados com ênfase no mercado asiático.
Ainda no mesmo ano de 1996, Taleesa decidiu trabalhar com o produtor brasileiro Alessandro Tausz, e lançou algumas músicas somente no Brasil, como "Jambalaya (On the bayou)" (1996) e "Internet Love" (1997).
Essa parceria de Taleesa com o músico brasileiro se deu entre as suas vindas ao nosso país, quando ela se apresentou por aqui e conheceu muitos DJ’s e produtores. As duas faixas foram produzidas na MDS Productions (que produziu muita dance music de qualidade, como por exemplo o Sect).
Taleesa e seus dois dançarinos, Patrick e Michael (ex-namorado) no Brasil, no "Dance Philco Music" (1996)
As músicas "Jambalaya (On the bayou)" e "Internet Love" tocaram bastante por aqui, mas não chegaram em outros países.
No final de 1996 ela voltou a trabalhar na Itália lançando um trabalho mais ousado e que fugia bastante de seu habitual estilo. Era a música "I Wanna Give", que como ela dizia em entrevistas, seguia uma linha mais direcionada para a vertente "Garage". Taleesa gostava muito desse estilo musical e quis fazer algo dentro dessa temática.
Infelizmente essa canção foi bem menos sucedida, justamente por não ser tão comercial como os hits anteriores. Uma curiosidade, é que no Brasil esta música recebeu uma versão não oficial, produzida provavelmente por produtores brasileiros onde simplesmente "mixaram" a versão instrumental de Gina G - "Ooh Aah... Just a Little Bit" com a acapella de "I Wanna Give", deixando a música com um caráter bem mais comercial, sendo que a intenção de
Taleesa para este single era totalmente a oposta. Essa referida versão saiu no CD "Ritmo da Noite Volume 5" (Spotlight Records).
Ainda em 1997 Taleesa voltou a lançar músicas somente no Brasil, como "Kisses Kisses, Bye Bye" e "You And Me", mas somente a última fez sucesso, tocando muito em rádios, pistas de dança e sendo lançada em diversas coletâneas de dance music do país.
Nesse ano de 1997 Taleesa produziu ainda a sua amiga Simone Jackson,e lançou “Wanna B Like A Man” sob o nome de Simone Jay. Foi um outro grande sucesso!
Taleesa sendo entrevistada pela Revista DJ Sound, em 1996. Também fizeram uma matéria contando a sua trajetória, mas infelizmente baseando-se na sua biografia "fake".
No ano seguinte, Taleesa inaugurou oficialmente o seu tão sonhado selo fonográfico, o Luv-En Colors Records. Em 1995, ela já adiantava em entrevistas sobre este seu plano de lançar seu selo próprio...
Taleesa continuou também produzindo outros singles com Simone Jay, além de citar muitas vezes em entrevistas ter a vontade de produzir mais outros artistas. No mesmo ano de 1998 ela veio ao Brasil pela 4ª vez, mais precisamente em agosto, onde passou o mês todo fazendo shows por diversas cidades. Vale destacar que nestes shows ela apresentava a que seria sua nova música, "Beach Boy", também lançada só no Brasil, mas não tendo nenhum sucesso...
Para seus fãs de outros países, todas estas últimas músicas (exceto "I Wanna Give") eram desconhecidas do público já que não foram lançamentos mundiais e não figuraram por lá (na época a internet ainda não era tão poderosa como é atualmente).
A partir deste momento, Taleesa resolve dar uma pausa em sua carreira por dois anos. Em
2000, junto com os irmãos De La Cruz ela lança a música "My Love is a Dj", e nos anos seguintes permanecendo com a mesma parceria, lança "Listen To My Heart" (2001), "There’s No Right" (2002) e "In My Mind" (2003). Essas músicas seguem um estilo mais "Trance", muito popular na época, início dos anos 2000. Foram músicas bem produzidas, com grande qualidade e com todos os ingredientes necessários para serem enormes sucessos, mas fizeram um sucesso relativo apenas na Espanha.
Posteriormente, ela gravou músicas promocionais como "Over
You", mas infelizmente sem sucesso a nível mundial. Vale ressaltar que esta faixa possui uma instrumental idêntica ao hit de Kylie Minogue -"Can't Get You Out Of My Head" (2001). Ainda em 2003, Taleesa fez uma parceria com DJ Stefy, onde cantou a música "The Promise You Made". Apesar de ser uma ótima música, também não foi muito executada e poucos tiveram conhecimento deste "featuring".
Após a estes trabalhos, Taleesa então não lançou mais nada comercialmente com o seu nome, porém ela focou mais em produzir novos artistas da sua gravadora Luv-En Colors, como Mark Lopez.
Mark Lopez, uma produção da Taleesa... Conquistou alguns fãs na Europa e até um video-clipe ganhou na época...
Em 2009 Taleesa finalmente voltou a cantar! Ela realizou uma parceria com o Muthagroove, gravando um cover de "My Body and Soul", pouco conhecida embora sendo um ótimo trabalho. É também um de seus últimos trabalhos lançados.
A última música da Taleesa tem sido "I Can Feel U", de 2012, com o pseudônimo de VoiceBox e tema de um filme na Itália, chamado "Poker Generation". Essa música segue um estilo "trip-hop", lembrando muito a música do Portishead - "Glory Box".
DISCOGRAFIA
Apesar de Taleesa ser considerada uma cantora bem sucedida do gênero eurodance, por incrível que pareça a italiana não conseguiu gravar um álbum solo com seus hits. É um tanto decepcionante saber que uma cantora de seu nível, tendo tantos sucessos em singles, não tem nenhum registro em álbum oficial.
Entre 1997 e 1998, a gravadora Paradoxx Music até chegou a informar que iria lançar um álbum dela, mas infelizmente isso nunca veio a acontecer. Vale lembrar também que neste mesmo período, a mesma gravadora cancelou alguns lançamentos que iriam ocorrer, como o álbum "French Revolution" da Nicki French, devido a crise que assolava a dance music.
Como nunca tivemos um álbum da Taleesa, e seus singles e projetos foram diversos, então relacionei abaixo alguns de seus trabalhos mais importantes para o Eurodance.
Obs.: Deixei de citar trabalhos de outros artistas produzidos por ela, como Simone Jay, She's a Rebel (com Maria Capri) e Mark Lopez, talvez ficando para uma próxima publicação. Segue a lista das suas canções mais expressivas, nestes mais de 40 anos de carreira:
MÚSICAS
1979 - Io vivo/Mi manchi un po' (como Marina Lai)
1982 - Centomila amori miei/Mi piaci di più (como Marina
Lai)
1984 - Vola/Romantico animale (como Marina Lai)
1987 - I'm crazy for you (como Manuella)
1988 - Love for free (como Manuella)
1990 - I Say Yeah (como Orlando Johnson)
1990 - I will never try to change you (como Donna Luna)
1990 - Love is on my mind (como Ross)
1991 - Come On Come On (como Donna Luna) 1991 - Baby Don't Stop (8 pm) 1991 - Come on come on (como Donna Luna)
1991 - Everybody maybe wrong (como Citizen Kane)
1991 - Hold me in your arms (como Karin Rex)
1991 - Hold me please (como Angie Starr)
1991 - Living for love (como Talysha)
1991 - Tokyo night (como Mandy Gordon)
1991 - Somebody Tonight (como Alexis)
1991 - Shake shake (como Macho Gang)
1992 - If I Can't Have You (como Donna Luna)
1992 - Baila macho (como Paula Marsch)
1992 - Me and you (como Helen K)
1992 - Shy Boy (como Dolly)
1992 - Hot Summer Nights (como High Frequency)
1992 - If I can't have you (como Donna Luna)
1992 - I promise my heart (como Ross)
1992 - Can You Do It Forever (como Virgin)
1992 - A Reason To Love (como Bella & Blue - dupla com Claudio Magnani)
1992 - Just in time (como Angie Starr)
1992 - Satisfied (como Emanuella)
1992 - Everyday (como Morena)
1992 - Secret Lover (como Anika)
1992 - Only you (como Ross)
1992 - Day all (como Kate & Karen - dupla com Clara Moroni)
1992 - Toy Joy My Boy (como Maggie Sue)
1993 - You're So Crazy (como Virgin)
1993 - Fly Up In The Sky (como Dolly)
1993 - Make it right now (como Aladino)
1993 - Brothers in the space (como Aladino)
1993 - Call my name (como Aladino)
1994 - Promise (como No Name)
1994 - I found luv (como Taleesa)
1994 - Do't Drop Me (como Ann Sinclair)
1995 - Open Up Your Heart (Today) (como Rose) (letra de Annerley Gordon)
1995 - Burning up (como Taleesa)
1995 - Let me be (como Taleesa)
1996 - Bye Bye Japan (como Vanessa)
1996 - Falling in love (como Taleesa)
1996 - I wanna give (como Taleesa)
1996 - Turn This Beat Around (como Dolly)
1996 - Jambalaya (on the Bayou) (como Taleesa)
1996 - Suit Case Sally (como Sally Rendell) 1997 - Internet Love (como Taleesa) 1997 - I Wanna Give (como Taleesa) 1997 - Kisses Kisses, Bye Bye (como Taleesa) 1997 - You And Me (como Taleesa)
1997 - Let The Music Take Control (como Serena) 1998 - Beach Boy (como Taleesa)
1998 - Riding in the sky (como Linda Ross) 2003 - Over You (como Taleesa) 2012 - I Can Feel U (como VoiceBox)
1991 - Stefano Secchi featuring Taleesa One Love in My Life Time 1993 - Stefano Secchi featuring Taleesa A brighter day 1994 - Stefano Secchi featuring Taleesa We're Easy To Love
1994 - CO.RO. The Album
2000 - De La Cruz featuring Taleesa My Love Is A DJ
2001 - De La Cruz featuring Taleesa Listen To My Heart
2002 - De La Cruz featuring Taleesa There's no right 2003 - De La Cruz featuring Taleesa In My Mind
2003 - DJ Stefy featuring Taleesa The Promise You Made
2009 - Javi Crescente featuring Taleesa In my mind
ENTREVISTAS E ALGUMAS APRESENTAÇÕES
"You And Me" (1998)
"Burning Up" (1995)
Mais de 40 minutos de entrevista (1998)
"Let Me Be" (1995)
Entrevista e flashes de seu show (1998)
Taleesa fala sobre Whigfield, Alexia, Simone Jay e cita Captain Hollywood, Raymond Lothar Slijngaard (2 Unlimited), entre outros cantores de "dance"
Antares - "Ride On A Meteorite"
Apesar desta música ser cantada por Clara Moroni, temos aqui o backing vocal da Taleesa. A cantora disse: “Apesar de vocês ouvirem mais a voz da minha amiga Clara Moroni, a minha voz também está nesta música, que eu adoro e tem muita energia”.
Esse single foi uma composição de Taleesa; ela escreveu várias músicas para diversos artistas nos anos 80 e 90.
ARTISTA.
FILANTRÓPICA.
HUMANA.
Já nos anos 2000, Taleesa lançou poucas músicas se compararmos com seus lançamentos dos anos 90, mas a italiana não parou de trabalhar. Seu amor continuou sendo a música, então ela gravou algumas canções, apenas não lançou todas em singles.
Seu outro amor é ajudar crianças carentes e tentar reservar um futuro melhor para elas. Muitos fãs de eurodance apenas conhecem a "cantora" Taleesa, mas não conhecem a filantrópica Emanuela Gubinelli, um ser humano que ajuda o seu próximo e é sempre muito generosa com todos. Uma destas músicas que ela gravou, mas não comercializou, foi a tocante "Children Alone" (2007), pouco conhecida entre os fãs de eurodance. Recomendo que a ouçam, pois além de ser uma bela música, é claramente inspirada nestas suas atividades humanitárias, como suas visitas em lares com crianças soropositivas. Música feita com amor e nem foi lançada comercialmente:
Ouçam esta música pouco conhecida entre os fãs: "CHILDREN ALONE"
Emanuela Gubinelli, além de ser uma excelente profissional na arte de compor, cantar e produzir, é um ser humano que se preocupa com o seu próximo.
Ela não teve filhos, mas tem um amor excessivo pela humanidade e está sempre dando exemplos de altruísmo.
TALEESA EM 2018
Taleesa se apresentando na Itália, após um longo período sem realizar apresentações em público (2017)
Uma pena que Taleesa não seja adepta das redes sociais, bem diferente de Anita Doth, Alexia, Gala, Nicki French, Sandy Chambers e tantas outras importantes artistas dos anos 90, que estão sempre atualizando novidades para seus fãs.
Na verdade, Taleesa não tem uma página oficial, sequer, disponível na internet. Se a cantora tem uma conta no twitter, é bem pessoal e sigilosa, assim como seu instagram e facebook, mas duvido que ela tenha tudo isso, por já ter admitido que simplesmente não gosta mesmo. EDIT 2023: Depois de muitos anos, Taleesa recentemente criou uma conta no instagram:
Taleesa na casa noturna Donoma, na Itália, em 2017
Mas diante destes fatos, eu só consigo deduzir que é exatamente isso que a italiana busca neste momento. Provavelmente Taleesa quer mais tranquilidade, ter mais privacidade e estar cada vez mais longe dos holofotes. Eu, como fã de mais de 25 anos, vejo muito isso nela atualmente: Deseja paz e anonimato.
Segundo informações recebidas, Emanuela Gubinelli hoje mora no Panamá e tem uma filha pequena (adotiva), e nitidamente quer se dedicar nesse seu novo e calmo estilo de vida. Taleesa se encontra atualmente com 57 anos de idade, não que a idade seja um empecilho, mas ela não deve seguir mais o mesmo ritmo de antes, assim também como não precisa mais fazer inúmeros shows, turnês longas e enormes vendagens de músicas. Na minha opinião, Taleesa deve se sentir realizada perante ao que já conquistou, desde o fim da década de 70 até aqui. São mais de 40 anos puramente dedicados à arte.
Taleesa trabalhou e contribuiu muito com várias músicas, cantando e escrevendo também para muitos artistas, tendo o seu reconhecimento e sendo bem querida entre muitos produtores, DJ's e pelo público do eurodance. Com tantos feitos e sucessos, o nome TALEESA está mais que marcado na história do eurodance.
Em foto recente, temos as cantoras Clara Moroni, Taleesa (com sua filha no colo) e Patrizia Cavalieri, a modelo do projeto Randy Bush
Por isso que, quem conseguir ver estas apresentações de Taleesa no "Love the 90's" só tem a ganhar, pois estas suas aparições são muito raras e não sabemos se voltaremos a vê-la novamente. Para ser bem sincero, acho muito provável que ela se afaste totalmente dos palcos em breve. Sem querer ser pessimista, mas apenas realista. E é uma pena que aqui no Brasil não rolam estes festivais, senão, com certeza, eu seria o 1º da fila para ver esta maravilhosa artista e ser humano que é a TALEESA!
EDIT 2023: Depois de 4 anos após esse artigo, DJ Kica conseguiu convencer a Taleesa para vir ao Brasil realizar uma turnê, que foi realizada e muito bem sucedida. Não fui exatamente o primeiro da fila como escrevi acima, mas estive lá, vibrando, feliz, segurando os meus discos e recebendo o carinho da cantora pessoalmente. Se quiser ler sobre essa minha "aventura", um dos meus momentos mais marcantes de 2023, leia aqui: