Série “Brasileiros na Dance Music Parte 3”:
ANY SECOND - "WANNA BE WITH YOU" (1997)
Homenagem ao extinto, mas inesquecível: ANY SECOND!
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
A música "Wanna Be With You" é mais uma produção de Dance Nacional, totalmente produzida em território brasileiro e que definitivamente marcou o ano de 1997 - sendo até tocada na novelinha "Malhação". Quem aí se recorda dessa maravilhosa faixa do Any Second???
Na época a música era um tremendo hit na Jovem Pan 2 (tocava muito, principalmente no programa “Ritmo da Noite”) e eu, todo inocente, achava que fosse uma produção europeia, porém, a surpresa veio depois...
Como eu consumia muito a revista DJ Sound, logo fui informado que o Any Second era um projeto 100% brazuca, e lembro que isso me encheu de orgulho naquele final de 1997, sentindo até ainda mais admiração por eles.
Os integrantes do Any Second (também conhecido como N-Second) eram Alex, Papinha, Giovanni e a linda vocalista Roberta Ayres, que juntos formaram o projeto no ano de 1995. O produtor era o talentoso Sandro Tausz, muito conhecido na cena dance brasileira e que produziu ainda várias músicas para outros nomes bem populares, como Taleesa ("Jambalaya" e "Internet Love"), Adriana Mezzadri ("Te Amaré"), Sect (álbum), Be Positive ("Stay With Me Tonight"), entre vários outros...
"Wanna Be With You" foi produzida por Alessandro (Sandro) Tausz em seu estúdio MDS Music, localizada na Vila Nova Conceição em São Paulo. Ou seja, diferente dos cariocas Gottsha e Mr. Jam, o Any Second era 100% paulistano e "conterrâneo" do também conhecido Sect.
O APOIO DA SPOTLIGHT RECORDS:
A Spotlight Records foi a gravadora "dance" que mais investiu nesses projetos nacionais, dando todo o suporte necessário para essa galera citada, então, com o Any Second não foi muito diferente...
A Spotlight apresentou "Wanna Be With You" ao público pela primeira vez em julho de 1997, não demorando muito para se tornar uma das faixas mais tocadas em todo o Brasil, principalmente no eixo SP-RJ.
A gravadora de René Michel ainda incluiu "Wanna Be With You" em algumas coletâneas famosas entre os "dancemaníacos", como os CD's "Ritmo da Noite Volume 6" e "Perfil - 10 anos" (programa noturno de Otávio Mesquita e transmitido pelo SBT). Aposto que você tem um destes dois discos clássicos em sua estante, não é mesmo?
Lembro-me ainda de uma revista chamada DJ World, que numa de suas edições nos trouxe um CD intitulado "Dance Mix", este contendo “Wanna Be With You” em sua rara versão extended mix, que aliás, é a que toca no video acima. É simplesmente sensacional essa estendida de “Wanna Be With You”!!! E era tão difícil de conseguirmos esses registros naqueles anos 90, né...? Quem também sofria para ter essas "extendeds"??
Voltando a falar na produção de "Wanna Be With You", a música foi composta por Sandro Tausz, Roberta Ayres, Alex, Giovanni e Papinha, e nos oferecia uma proposta totalmente romântica em sua letra. Ou seja, bem diferente do que os jovens buscam para se divertir em tempos atuais...
Confira um trecho da letra traduzida para o português:
"Você entrou na minha vida
Não desperdice meu tempo
Oh, baby
Eu encontrei o amor na minha vida
Ah, eu não posso negar
Seu amor já tomou conta do meu coração
eu preciso de você
Eu quero estar com você
Eu nunca vou deixar você ir
Vou fazer você me amar, baby"
Foi nesse período que o Any Second afirmou ser bastante influenciado por bandas respeitadas do sinth-pop, como Pet Shop Boys, Depeche Mode e New Order, mas o produtor Sandro Tausz nitidamente também se mostrou bastante influenciado por um outro projeto da Dance Music, ao criar toda a estrutura dançante para "Wanna Be With You"...
Na verdade, a base e as batidas eletrônicas de "Wanna Be With You" aparentemente foram "retirados" (ou inspirados, se você preferir assim) do hit "Want Love" do Hysteric Ego, que com certeza você ouviu muito em 1996. Sem dúvidas, foi uma ideia criativamente bem aproveitada por Sandro Tausz.
Escute e tire suas próprias conclusões:
Sobre a Dance Music nacional, nesse ano de 1997 muitos jovens brasileiros estavam ouvindo diversos outros artistas do estilo, como Gottsha, Mr. Jam, Karina (apesar da moça ser argentina, mas a produção era nacional), Claudja, Sect, entre muitos outros.
Quem não conhece os singles dançantes deste pessoal, recomendo um "garimpo" pois o som deles é muito bom e todos foram produzidos com bastante qualidade, dedicação e talento. Foi um momento que a "dance" estava tendo um bom destaque na cena brasileira, e até quem não cantava exatamente Dance Music encomendava seus remixes com diversos profissionais da área, como faziam os cantores Lulu Santos, Skank, Rita Lee, Sandra de Sá, Barão Vermelho, Kid Abelha... entre muitos outros, já que a demanda e o espaço eram realmente grandes para o gênero Dance-Pop.
O sucesso do Any Second foi enorme nos clubs, assim então logo ele esteve presente em diversas FM's e tocando também em alguns programas famosos de TV, como na temporada 1997 de "Malhação".
Um feito muito bacana para o Any Second ainda acabou acontecendo em outubro de 1997, quando "Wanna Be With You" atingiu a 6ª posição de um TOP 30 com as músicas mais tocadas pelos DJ's nas noites paulistanas… Era um resultado muito positivo para um "dance nacional", ainda mais se você analisar a quantidade de músicas boas que "invadiam" as pistas naquela época, como as produções épicas vindas da Itália, Alemanha, Reino Unido, França.... Foi ao mesmo tempo um período de transição do estilo "Dance Music", com muito favoritismo ao Tecno, Jungle e Speed Garage, ritmos mais radicais… Então, definitivamente podemos afirmar que o Any Second teve um excelente desempenho com seu 1º single "Wanna Be With You":
Uma das danceterias que mais detonavam os hits comerciais em suas pick-up’s era a saudosa Krypton, que sempre deu preferência para as "bábas" das FM's, às vezes mencionadas também como "charolas", ou músicas para "maurícios e patrícias". E é claro que a casa executou muito "Wanna Be With You" em suas noitadas de 1997! O Any Second, inclusive, se apresentou por lá ao vivo em 17 de agosto de 1997, "levando a galera à loucura", segundo a revista DJ Sound.
Um fato curioso, é que tinha muita gente que confundia e achava que a vocalista do Any Second era a mesma que cantava no projeto Ricco Robbit - "I Don't Let You Go" (1997), outro hit explosivo das pistas e também uma produção nacional que conquistou o Brasil inteiro.
Acontece que são duas cantoras diferentes, o "Any" do Any Second e o "Anny" da Ana C. Poli (cantora do Ricco Robit) mexia com a imaginação dessas pessoas. Na verdade, até hoje ainda surgem alguns indivíduos afirmando esse "delírio"…
Quanto ao sucesso do Any Second, estava mais que decretado e um segundo single era inevitável...
A popularidade do grupo foi tão significativa que rendeu à eles um 2º single: "Right Here Waiting", lançado em 27 de março de 1998.
Essa produção, diferente de "Wanna Be With You", não era de autoria própria... se tratava de uma regravação do cantor Richard Marx e não repetiu o mesmo "boom" do hit anterior. Mesmo assim essa "novidade" foi tocada em algumas FM’s e clubs no 1º semestre de 1998, e com toda a certeza, é uma linda regravação e numa roupagem que a gente sempre gostou: O eurodance!
Já em 2018, a pessoa que vos escreve montou e postou um video de "Wanna Be With You" no Youtube (publicado no topo dessa matéria), e para a minha surpresa a vocalista Roberta Ayres deixou este simpático comentário:
"Oi Rikardo!!! Tudo bem??? Nossa!!! Estou mega emocionada e feliz por essa lembrança lindaaaaaaa que vc colocou no seu canal!!! Já faz mais de 20 anos e é tão especial saber que continuamos sendo lembrados!!! Saiba que me fez MUITO FELIZ hoje!!! Ainda continuo nessa estrada da música. Passei por bandas e projetos e hoje sigo com o Beat 2 Sweet (projeto de deep house e lounge) e com o Luv Musik (projeto voltado para casamentos). São estilos diferentes do Any Second, mas espero que goste. 😉 Muito obrigada! 🙏🏻 E que continue firme com seu canal!!! - Roberta Ayres
Outro integrante do Any Second, o Alex, também deixou seu recado e atualizou-nos sobre o seu novo projeto:
"Nossa que demais isso !!! Sou o Alex, o que está no meio no começo do vídeo !! valeu pela lembrança, hoje formo o Technique, banda de SynthPop Eletronica !! abs" - Alex
Veja abaixo como Roberta Ayres continua linda e talentosa numa entrevista que ela cedeu ao canal Cia Aberto de Teatro, há pouquíssimo tempo (em novembro de 2021). A cantora conversa sobre os bastidores da dance music, dos projetos que criou durante a pandemia, fala de sua carreira atual (projeto Beat 2 Sweet) e de quebra canta "Wanna Be With You".
Vale a pena vê-la e matar essa saudade!
Que prazer foi publicar essa boa lembrança aqui no Blog... Algo diretamente da minha adolescência, da época que eu ouvia a Jovem Pan praticamente o dia todo, e também de quando eu vivia sempre na expectativa pelo próximo fim de semana - para poder dançar "Wanna Be With You" e outras belas faixas da Dance Music na pista de dança...
VALEU, ANY SECOND!
que legal essas paradas com as mais tocadas
ResponderExcluirSó clássicos!
ExcluirOlá, Rikardo! Nem sabia que Any Second era brasileiro! Aqui em Fortaleza o sucesso deles foi modesto, mas o suficiente para agradar. Assim como você, eu também escutava a jp o dia inteiro, além de consumir seus produtos. Coisas boas dos anos 90!!! Continue com suas matérias fantásticas. Dica para as próximas postagens: Delegation. Sempre tive curiosidade em saber da passagem deles pela dance music, por não se tratar de um projeto, mas de uma banda de estilo totalmente diferente da eurodance.
ResponderExcluirObrigado JLC! Desculpe a resposta tardia...ando entrando pouco no Blog devido a correria no trabalho... Delegation é demais! Também gosto muito!! Vou tentar trazer algo sobre eles... Grande abraço!
ExcluirOlha so estava eu revirando os meus "Baús" Acho um CD Do Any second e resolvi ver se tinha algo à respeito deles mais recentemente!Voilà,olha onde eu vim parar!Tinha que ser o senhor mesmo.nosso.caro Rikardo.Abraços e.Parabens por mais essa bela matéria!
ResponderExcluir