Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Pois é meus amigos, neste ano de 2020 muitas músicas estão ficando mais velhinhas, como é o caso de "Let Me Be" da italiana Taleesa, que faz aniversário de 25 anos (!!). Mas, você sabe quem é o verdadeiro rapper desta música?
Depois de tanto pesquisar, eu não resisti e acabei perguntando à um dos produtores, Alessandro Gilardi, que acabou se pronunciando:
Asher Senator foi o verdadeiro rapper e registrou também outras músicas importantes da gravadora Time, como algumas produções do Antares, Copernico e Molella.
Depois desta informação obtida, fiz um vídeo contendo alguns trechos de seus diversos trabalhos, com a intenção de analisar melhor a sua voz:
No final dos anos 80, o artista montou a sua gravadora, a Senator Records, onde lançaria suas produções de reggae.
Já nos anos 90 ele participou de muitos projetos, incluindo algumas famosas músicas de "eurodance" que tanto conhecemos.
O Antares tinha como vocalista a italiana Clara Moroni (03 de novembro de 1964), e com a sua voz doce e exuberante ela gravou todas as músicas do projeto, mas a Taleesa também gravou com ela em "Ride On A Meteorite". O rapper, como já citado, era Asher Senator.
Este projeto de eurodance ficou conhecido com o lançamento do seu primeiro single já citado "Ride on a Meteorite", gravado em 1994 e se tornando popular em 1995. Esta produção gerou um favoritismo muito grande entre muitos DJs e fãs de eurodance, valendo citar também que a sua letra foi escrita por Diego Abaribi, Roberto Arduini e Emanuela Gubinelli (a Taleesa, que também fez os vocais para essa música, juntamente com a Clara Moroni):
A fama deste primeiro hit impulsionou também o lançamento de um segundo single, para este mesmo ano de 1995: "You Belong To Me".
Com este trabalho, Giacomo Maiolini conseguiu agradar novamente, e a faixa entrou para diversas coletâneas assim como foi adicionada nas programações de diversas rádios. O sintetizador alucinante ganhou vida mais uma vez, que por si só, já valida essa música como uma Dance Music de elite:
No ano seguinte (1996) foi a vez de "Whenever You Want Me", mais uma bela produção do Antares, embora não alcançando o mesmo êxito das músicas anteriores. O rapper não participou aqui, apenas ouvimos os contagiantes vocais femininos de Clara Moroni.
Ainda em 1996, o Antares retornou com a poderosa "Let Me Be Your Fantasy", na minha opinião, uma das melhores músicas do projeto. A melodia dessa música é espetacular, sem dúvidas, um pilar imponente da grandeza do ítalo-dance:
Em 1997, o Antares lançou "I Want Your Love", mas essa faixa não foi muito bem. Depois do baixo desempenho deste último single (embora seja uma boa música), o projeto não apareceu mais em cena. Esse último trabalho também não traz o rapper Asher Senator e apenas ouvimos a bela voz de Clara Moroni.
Aliás, muita gente dizia que Moroni era a cantora em "Cannibal" do Black 4 White, mas aí nesta produção não é ela...mas sim, a voz real de Francesca Ceselli. Vejam o vídeo abaixo, onde ela não sabe o que dizer para um grupo de marmanjões, que ficam pedindo para ela cantar "Cannibal":
Já o rapper Asher Senator também trabalhou com Clara Moroni em Copernico - "I Believe" (1995), onde mais uma vez traz os fortes e característicos sintetizadores do Antares.
Com certeza, "I Believe" é mais um estrondo que o gênero eurodance exerce em seu arsenal:
Como eram todos uma grande equipe, a voz de Asher Senator também entrou em "Let Me Be" de Taleesa, mas não confunda pensando que em "I Found Luv" é a voz do britânico, pois aí se trata de um outro rapper...
É bom salientar que neste trabalho anterior de Taleesa, quem faz o rap é o alemão Michael Romeo, que também foi rapper do Le Click, do Warm Up, entre outros.
ESTÃO HOJE????
-Taleesa hoje mora no Panamá, adotou uma criança e se dedica mais como mãe e produtora de vídeo. Ela também realiza alguns shows pela Europa, mas o ritmo já não é mais o mesmo de antes. Sua última música gravada foi em 2012, onde ela lançou "I Can Feel U" (Voicebox):