Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Depois de Annerley Gordon e Taleesa visitarem o Brasil em 2023, agora é a vez da belga Evi Goffin (ex-Lasgo) de se apresentar em nosso solo com mais uma turnê elogiada por diversos estados brasileiros. Mas, e depois? O que poderemos esperar para os próximos meses? Bom, podemos adiantar que vem aí mais uma grande atração internacional da Dance Music... e a sua agenda de shows já está oficialmente aberta aos donos de casas noturnas e produtores de eventos, aqueles que, é claro, quiserem aproveitar e celebrar uma noite realmente muito especial com, simplesmente, uma das mais requisitadas e respeitadas Divas da Dance Music Mundial: SANDY CHAMBERS!
SANDY CHAMBERS - A MEGA STAR DA DANCE MUSIC VEM AO BRASIL EM AGOSTO E ABRE TEMPORADA DE SHOWS
Segundo o Relatório de Negócios IMS 2024 - publicado em 24 de abril de 2024 - a demanda por shows de Dance Music aumentou consideravelmente nos últimos 12 meses, assim como também os fãs deste gênero cresceram numerosamente, mais que fãs de qualquer outro gênero musical. Resumidamente, a indústria da Dance Music está forte, extremamente favorável e avaliada neste momento em US$ 11,8 bilhões (17% em relação aos 12 meses anteriores).
Pois é, a cena eletrônica está num momento de sólido crescimento, onde notamos uma ampla velocidade em seus acontecimentos e um visível interesse do público, inclusive, se avaliarmos a necessidade e o desejo deste público, um dos shows mais aguardados de todos os tempos tem sido o de Sandy Chambers, a Mega Star da Dance Music e quem deu voz a centenas de singles que agitaram os clubs e FM's nos últimos 30 anos.
O LEGADO DE SANDY CHAMBERS
Em agosto de 2024 o Brasil receberá a super talentosa Sandra "Sandy" Chambers, uma cantora e compositora que nasceu na cidade de Birmingham, na Inglaterra, e que brilhou na cena Dance Mundial após se instalar na Itália. Sandy Chambers se tornou uma lenda da Eurodance ao gravar hits lançados como Sandy, Corona, Netzwerk, J.K., Aladino, Sasha, Jinny, Orange Blue, entre muitos outros projetos que marcaram a era de ouro da Dance Music. Como se não bastasse, Sandy ainda emprestou a sua estrondosa voz para as diversas partes femininas de Double You, Charles Shaw (Ex-Milli Vanilli), Benassi Bros, A.C. One (Alberto Carpani), Bobby Farrell (ex-Boney M.), e em dezenas de outros nomes importantes das pistas de dança.
Para se ter uma idéia, Sandy colaborou para mais de 150 produções musicais, e tenho a absoluta certeza de que você conhece muitos destes singles, já que foram populares em muitas danceterias e FM's na década de 90.
A cantora - que é um grande símbolo da cultura da Dance Music - nasceu no dia 11 de abril de 1967 e teve o seu primeiro contato com a música aos 5 anos de idade, quando formou um trio-infantil com seus dois irmãos: um menino de 9 e uma menina de 7 anos. Neste trio, as crianças cantavam músicas de Jackson Five, Doobie Brothers, Three Degrees, entre outros.
Influenciada por grandes cantoras como Patti Labelle e Aretha Franklin, Sandy Chambers começou a se destacar em relação aos seus dois irmãos, então rapidamente alguns empresários começaram a lhe oferecer algumas propostas musicais, porém, nessa época os pais da pequena Sandy queriam que ela apenas se dedicasse aos estudos.
Já em sua juventude, Sandy Chambers começou um curso de Idiomas numa universidade da Inglaterra e precisou fazer uma espécie de intercâmbio na Itália, tendo que morar naquele país por um período de 1 ano (com a finalidade de estudar o idioma italiano). Foi nesse país que a inglesa acabou conhecendo Roberto Zanetti - um dos maiores produtores de Eurodance da Itália - e que viu nela um futuro promissor na música dançante.
SANDY CHAMBERS: DA UNIVERSIDADE PARA OS ESTÚDIOS DA DANCE MUSIC
Roberto Zanetti era conhecido também como Savage (seu pseudônimo para atuar como cantor) e apesar do artista ter gravado o hít "Don't Cry Tonight" em 1983, Sandy Chambers não o reconheceu quando foi abordada por ele. Sandy leu "Savage" no cartão que ele lhe entregara e só se perguntou que tipo de nome era aquele...
A primeiras gravações na DWA foram "Send Me An Angel" do Netzwerk e "We All Need Love" de Double You, ambas de 1992 e lançando Sandy Chambers pela primeira vez ao mercado da Dance Music de maneira profissional. No mesmo ano, Sandy gravou um 2º single para o Netzwerk chamado "Breakdown", que também foi muito bem aceito pelos DJ's e sendo um novo estouro nos charts.
Sandy Chambers ainda cantou outras músicas nos dois primeiros álbuns de Double You (“We All Need Love” e “Blue”), além de dar sequência num projeto iniciado pela cantora Alexia chamado Babyroots - gravando os singles "Rock Your Baby" (1992) e "Gimme Some" (1992).
Quando o Milli Vanilli foi exposto sobre a sua farsa, um dos cantores reais do grupo - Charles Shaw - resolveu focar em sua carreira solo, e então, em 1994 fez uma parceria com Sandy Chambers, lançando juntos a euro-ragga "I'm Feeling" (1994).
Ainda em 1994, a cantora Simone Jackson (conhecida artisticamente como Simone Jay) foi convidada para gravar "Passion" - 3º single do Netzwerk - pois Sandy estava muito ocupada em muitas produções. Além da parceria com Charles Shaw, Sandy lançou um single altamente dançante com o seu nome próprio Sandy Chambers - "Everybody's Dancing" (1994), e no ano seguinte se juntou a equipe de seu projeto mais famoso e emblemático, o Corona.
A vocalista da Inglaterra e radicada na Itália emprestou a sua estupenda voz ao Corona entre os anos 1995 e 1998, onde gravou todos os híts dos dois primeiros álbuns (exceto a faixa "The Rhythm Of The Night", que foi interpretada na voz de outra grande estrela: Jenny B.).
Sucessos como "Baby Baby", "The Power Of Love", "When I Give My Love", "I Don't Wanna Be A Star", "Try Me Out", "I Gotta Keep On Dancin'", "Baby I Need Your Love", "Magic Touch", "Walking On Music", e tantos outros do Corona foram gravados por Sandy Chambers, e ainda nessa época, a cantora encantou novamente o mundo da Eurodance com um outro projeto muito querido e popular: o J.K.
O J.K. teve a participação de Jenny B. em seus dois primeiros singles, mas em 1995 foi a vez de Sandy Chambers gravar com a sua bela e poderosa voz a contagiante "My Radio", que esteve, inclusive, na trilha sonora internacional da novela global "Quem é você?" (TV Globo).
Neste mesmo projeto, Sandy ainda cantou os singles "Deep In The Night" (1999) e "You Got Me Dancing" (2000), mas não antes de nos presentear com estes outros incríveis trabalhos:
Dana Tusk - "Come On (Make My Day)" (1994)
Vangelo - "Can U See" (1994)
Kathy Read - "Tonight" (1995)
Sasha - "I Want My Freedom" (1995)
Barcode - "Gonna Get A Moving" (1995)
Dream Project - "Take A Chance" (1995)
Aladino - "Stay With Me" (1995)
Alexia - "Carry On" (1995)
Jinny - "Wanna Be With You" (1995)
Trivial Voice - "Stay With Me" (1995)
Fa-Ta - "You Know What I Want" (1995)
Cobra - "Born 2 To Love You" (1995)
B.U.S. - "Maybe" (1995)
Blume - "Everynight (Dada Am - Bada Eh)" (1995)
Sobre estas músicas gravadas por Sandy Chambers (citadas acima), é claro que ficaram várias outras de fora, afinal a cantora emprestou a sua voz para incontáveis projetos.
Em maio de 1995, Sandy teve a oportunidade de trabalhar novamente ao lado do grande mago William Naraine - Double You, e nos trouxe a mágica "Dancing With An Angel" (1995), uma faixa melódica e muito vibrante que se consolidou em todos charts de clubs e FMs:
Tivemos ainda o seu single lançado apenas como Sandy - "Bad Boy" (1995) e sendo um enorme sucesso. A música tem um refrão marcante, além de apresentar um rap no estilo jamaicano reproduzido pela própria Sandy (!).
"Bad Boy" alcançou o top 20 na Itália e foi muito bem nas paradas de muitos países europeus, e é claro, também foi um hít aqui no Brasil, principalmente no verão de 1995. A música esteve ocupando ainda as melhores posições no Canadá, além de ganhar um cover feito pelo projeto Underground Hammer Man.
No mesmo ano de 1995 - um dos anos mais produtivos da cantora - Sandy substituiu a italiana Taleesa no projeto de Diego Abaribi - Aladino, e gravou a empolgante track "Stay With Me" (1995), single que a Paradoxx Music licenciou por aqui através da Time Srl. Outra faixa na voz dessa fascinante cantora que a Time produziu (e que Paradoxx nos trouxe nessa mesma época) foi a estrondosa Jinny - "Wanna Be With You" (1995). Exatamente, só hinos inesquecíveis, não é mesmo?!!!
Sandy Chambers foi também a responsável pelos vocais em outros trabalhos importantes dentro da Eurodance, tais como os projetos Luna – "You And I" (1996), Elena Becker - "Woman" (1996), Celine – "All I Need Is Love" (1997), Sasha - "Miracle" (1997) e Seffe - "E vivva la vida" (1997) (no Brasil esta última canção saiu em algumas coletâneas da Fieldzz Discos como se fosse do projeto Sasha); sendo no geral, trabalhos muito bem quistos pela plateia da Dance Music.
Espera aí... Que tal se melhorarmos isso aqui? Dê o play no vídeo abaixo e veja o show recente de Sandy Chambers realizado no Festival "Yo Amo Los 90s" (Peru), onde ela cantou alguns de seus mais memoráveis trabalhos:
Em 1996 Sandy se dedicou bastante ao grupo Double You, então gravou o 3º álbum "Forever", além de ter participado de uma enorme turnê brasileira com os músicos, sendo esta a primeira e única visita da icônica Sandy Chambers ao nosso país (até então).
Neste ano de 1996 a voz de Sandy foi ouvida em várias músicas de Double You, tais como "Because I'm Loving You", "Gonna Be My Baby", "Send Away The Rain", "If You Say Goodbye", entre outras que estão no disco "Forever" (1996) - um CD que vendeu 100 mil cópias e conquistou o disco de ouro com apenas 7 dias de lançamento (dados da Spolight Records).
Apesar de ter sido produzida em 1995, a música "I Want My Freedom" foi muito ouvida em 1996 aqui no Brasil. Trata-se do excelente projeto Sasha, produzido e lançado pelo selo Satellite Records e onde Sandy Chambers gravou também outros clássicos, como Blume - "Everynight (Dada Am - Bada Eh)" (1995) e Barcode - "Gonna Get A Moving" (1995).
Sasha - "I Want My Freedon" (1995) é extremamente deliciosa e tocou muito na época, tanto nas FMs quanto nos clubs. A faixa saiu ainda em várias coletâneas da extinta Fieldzz Discos, como "Parô Ficô" da Jovem Pan Sat, além da Som Livre ter "raptado-a" para a conhecidíssima compilação "Top Surprise 3", e com direito a uma propaganda que circulava frequentemente nos intervalos comerciais da TV Globo.
O teclado está fantástico, muito bem utilizado e provavelmente veio inspirado de uma outra obra-prima das pistas: Sound Factory - "Understand This Groove" (1992). Sentiu?
A enérgica "I Want My Freedom" esteve também por diversas vezes no programa "Passa Ou Repassa" do SBT... quem se lembra?? Tocou ao lado de outras pérolas do gênero, como J.K. - "You And I". Que nostalgia!
Voltando nos inúmeros trabalhos desta super artista, em 1997 Sandy Chambers foi a backing vocal para Double You no hít "Somebody", mas também foi ouvida em "Do You Want My Love" do ótimo projeto K-Box. Lembrou dessas duas? A primeira saiu aqui pela Spotlight Records, e a segunda pela Paradoxx Music. No mesmo ano, Sandy também contribuiu com DJ Dado na épica "Coming Back", onde podemos ouví-la como backing vocal em sua edição Extended Mix (que por sinal, é um tremendo espetáculo de versão!).
Já o ano de 1998, este foi um ano em que Sandy aproveitou para colaborar musicalmente com seus outros colegas da Eurodance... Sandy foi a backing vocal para a música "Gimme Love" de sua grande colega Alexia, uma outra diva do gênero e que também era produzida por Roberto Zanetti. Sim, essa música foi um arraso nas rádios e nas pistas de dança da época!
No mesmo ano, a inglesa colaborou novamente com Double You, que agora trabalhava como produtor musical. A música se chama "Baby Stay" (1998) e o nome do projeto ficou como Infinity Feat. Sense.
E sabem a Clara Moroni, do projeto Antares? Sandy também gravou com ela no projeto Tuttifrutti - "Superboy" (1998).
Continuando, em 1998 tivemos Jhava - "Don't Tell Me Lies", que trazia mais uma vez para as danceterias a potente voz de Sandy Chambers. A vocalista também marcou presença no segundo álbum do Corona "Walking On Music" (1998), onde se dedicou inteiramente, tanto como cantora, quanto como a compositora das faixas. Nesse período era a Paradoxx Music que distribuía alguns destes fonogramas em coletâneas conhecidas, como "As 7 Melhores Vol. 7" ("The Power Of Love") e "As 7 Melhores Vol. 8" ("Magic Touch").
Em 1999 foi lançada a canção "Sing A Song Now Now" do projeto A.C. One, e esta trazia a voz de Sandy Chambers no refrão. Aliás, esta foi uma produção muito tocada nas rádios e clubs no ano de 1999. E nada de Spotlight ou Paradoxx, desta vez era a Building Records que apresentava aos brasileiros uma Eurodance na voz de Sandy Chambers! E o seu produtor foi simplesmente Alberto Carpani, um dos grandes nomes da Italo Disco, e que, infelizmente, faleceu em 2020.
A "fábrica de híts" Sandy Chambers depois teve uma filha e por consequência interrompeu a sua colaboração na Eurodance, principalmente com o projeto Corona. Quando sua filha já estava mais crescida, Sandy retornou para a cena dançante em 2003, assinando um contrato com a X-Energy Records, e assim, contribuindo como a cantora do single "Get Better" do KMC.
Desde então, Sandy Chambers trabalhou com a equipe dos Benassi Bros - "Illusion", "Feel Alive" e "I Feel So Fine", além de apresentar outros trabalhos impecáveis como Sandy Chambers – "Give It Time" (2005), "Play My Music" (2007), "This Is Me" (2009), "Cloud N°9" (2010) e "Welcome To My World" (2013). Recentemente, ela também esteve com a equipe de Annerley Gordon (a voz de Whigfield) para produzir o seu último single: L.A. Project Feat. Sandy Chambers - "Deja Vu" (2023).
Sandy Chambers é uma dessas grandes divas da Eurodance que ainda causam muita euforia entre os fãs da cena eletrônica dos anos 90, e aposto que muitos irão ao delírio quando ela subir aos nossos palcos para interpretar seus numerosos híts.
Em 1996, a cantora agradeceu o público brasileiro pela presença maciça nos shows do Double You e aproveitou para dizer à Revista DJ Sound que sonhava muito em fazer uma turnê também por aqui - em sua carreira solo. A revista finalizou a matéria com: "qualidade para isso ela tem" e "vamos esperar..."
Simplesmente esperamos por quase 30 anos, e agora, finalmente podemos dizer: Sandy Chambers está de volta!!
AGENDE: (41) 99736-0819 (DJ KICA)
DATAS JÁ VENDIDAS:
03 DE AGOSTO - BOA VISTA - RR
10 DE AGOSTO - MANAUS - AM
DATAS DISPONÍVEIS:
02 DE AGOSTO
09 DE AGOSTO
16 DE AGOSTO
17 DE AGOSTO
Que sensacional... Eu não estou acreditando que ela vem para as pistas da minha Cidade. Nós aqui de Manaus respiramos Dance music. Na verdade toda região Norte do Brasil.
ResponderExcluirQue sorte vc tem!! Vai assistir a este grande show da Sandy Chambers!!! Só hits da Eurodance!! Isso é um enorme provilégio!! Curta bastante!!! Tenho certeza absoluta que irá!!
ExcluirÓtimo artigo, como sempre. Em relação à vinda dela para o Brasi em 2024, fiquei sabendo por um amigo que é DJ em Boa Vista ainda em março. Ele até me convidou para aparecer por lá em agosto que é quando ela também estará por lá. No norte do país, a Eurodance ainda é muito forte. E você, Rikardo? Vai para algum show dela????
ResponderExcluirEsqueci de dizer, o comentário acima foi eu (jlc) quem o fez. Não consigo mais logar no blog.
ExcluirOlá JLC, tudo bem? Não sei ainda se assistirei ao show da Sandy Chambers... porém, desejo muito!
ExcluirEstou torcendo para que ela faça algum show aqui em São Paulo, mas se não rolar, vou tentar ir para algum show mais próximo de mim... mas vamos ver!! Grande abraço!
Ótimo post, Rikardo!
ResponderExcluirInclusive, está circulado no youtube um trecho de uma música eurodance brasileira e supostamente "perdida" por ninguém reconhecer a letra ou cantora. Lembrei do seu blog. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=fR0LPEeTzAU
Xiii... eu não consegui reconhecer essa música... acho que nunca ouvi....
ExcluirQue venha para Curitiba, ansiedade a mil ❤️ com certeza o DJ KICA fará o possível pra isso acontecer já que EVI GOFFIN por aqui foi um sucesso maravilhoso .
ResponderExcluirSim, William!! eu espero que ela vá para Curitiba -PR, mas que venha aqui para São Paulo - SP também hahahahaha grande abraço!!
Excluir